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- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da aprendizagem nas escolas e suas possíveis relações com a prova São Paulo: histórico e problematizações(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-13) Machado, Bruna Acioli Silva [UNIFESP]; Stoco, Sergio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1841861158078886; http://lattes.cnpq.br/9996059261104287A Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME-SP) dispõe de diferentes instrumentos avaliativos externos que têm como propósitos acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes e fornecer subsídios para as ações pedagógicas nas unidades escolares. As avaliações externas na RME-SP são também utilizadas para definir as políticas públicas, em diversos aspectos, tais como os processos formativos e o planejamento de recursos para os estudantes. Nesses termos, considerando que a avaliação é parte integrante da Proposta Curricular da RME-SP, sabemos que ela pode fornecer subsídios para o professor delinear sua trajetória de trabalho, por meio do planejamento e replanejamento contínuo das propostas pedagógicas, a partir dos objetivos curriculares desejados, considerando a integralidade dos estudantes e seus percursos de aprendizagem. Uma das dimensões fundamentais nessa análise é compreender as representações e as apropriações, construídas nas unidades educacionais, sobre as informações advindas de avaliações externas, com ênfase na Prova São Paulo e como se relacionam com o processo formativo e ações pedagógicas realizados pelas escolas. Na dissertação, são abordados aspectos históricos da avaliação da aprendizagem e as concepções de avaliações externas no Brasil, com o intuito de compreender como essas avaliações foram se constituindo e como influenciaram a construção das avaliações externas na Rede Municipal de São Paulo, especificamente na Prova São Paulo. Para complementar nossa investigação, foi realizada uma análise documental da concepção de avaliação educacional desde 1990 para compreender a constituição dos processos avaliativos que, atualmente (2024), são constituintes da rede por diferentes gestões e a construção de avaliação presente nas Escolas Municipais de São Paulo. Para tanto, compreender essa constituição da concepção avaliativa na RME-SP é necessário investigar junto a equipes gestoras e professores da rede para entender quais são as contribuições da avaliação externa para os processos de ensino e aprendizagem. Para isso, foi realizada a pesquisa qualitativa em duas unidades escolares de territórios diferentes, considerando a documentação pedagógica da unidade escolar e entrevistas com professores e gestores. Dessa forma, o intuito da pesquisa foi compreender como as unidades educacionais utilizam os dados avaliativos fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação e se essa análise dos dados contribui para as ações pedagógicas realizadas nas escolas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Intragraft transcriptional profiling of renal transplant patients with tubular dysfunction reveals mechanisms underlying graft injury and recovery(Bentham Science Publ Ltd, 2016) Azevedo, Hatylas; Renesto, Paulo Guilherme [UNIFESP]; Chinen, Rogerio [UNIFESP]; Naka, Erika [UNIFESP]; Carvalho de Matos, Ana Cristina [UNIFESP]; Cenedeze, Marcos Antonio [UNIFESP]; Moreira-Filho, Carlos Alberto; Saraiva Camara, Niels Olsen [UNIFESP]; Pacheco-Silva, Alvaro [UNIFESP]Background: Proximal tubular dysfunction (PTD) is associated with a decreased long-term graft survival in renal transplant patients and can be detected by the elevation of urinary tubular proteins. This study investigated transcriptional changes in biopsies from renal transplant patients with PTD to disclose molecular mechanisms underlying graft injury and functional recovery. Methods: Thirty-three renal transplant patients with high urinary levels of retinol-binding protein, a biomarker of PTD, were enrolled in the study. The initial immunosuppressive scheme included azathioprine, cyclosporine, and steroids. After randomization, 18 patients (group 2) had their treatment modified by reducing cyclosporine dosage and substituting azathioprine for mycophenolate mofetil, while the other 15 patients (group 1) remained under the initial scheme. Patients were biopsied at enrollment and after 12 months of follow-up, and paired comparisons were performed between their intragraft gene expression profiles. The differential transcriptome profiles were analyzed by constructing gene co-expression networks and identifying enriched functions and central nodes in each network. Results: Only the alternative immunosuppressive scheme used in group 2 ameliorated renal function and tubular proteinuria after 12 months of follow-up. Intragraft molecular changes observed in group 2 were linked to autophagy, extracellular matrix, and adaptive immunity. Conversely, gene expression changes in group 1 were related to fibrosis, endocytosis, ubiquitination, and endoplasmic reticulum stress. Conclusion: These results suggest that molecular networks associated with the control of endocytosis, autophagy, protein overload, fibrosis, and adaptive immunity may be involved in improvement of graft function.