Navegando por Palavras-chave "Occupational risks"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosAcidentes ocupacionais e situação de risco para a equipe de enfermagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1999) Souza, Marcia de [UNIFESP]; Vianna, Lucila Amaral Carneiro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6124111600274508; http://lattes.cnpq.br/5582803854689230Realizou-se um estudo baseado nos referenciais da Epidemiologia e da psicopatologia do trabalho, em tres hospitais da rede publica e dois da rede privada do Municipio de São Paulo, com os objetivos de verificar e comparar os coeficientes de incidencia dos acidentes relacionados com materiais perfuro-cortantes, ocorridos no ano de 1996, assim como os fatores de risco que interferiram em tais acidentes. Os dados foram coletados diretamente das fichas de acidente de trabalho e atraves de entrevistas com as/os acidentadas/os, tendo sido observadas 373 fichas de acidentes e realizadas 89 entrevistas. Os hospitais da rede privada apresentaram coeficiente de incidencia significantemente maior (91,9/mil) que os hospitais da rede publica (33,2/mil). Em relacao ao numero de empregos, 93 por cento das/os acidentadas/os provenientes da rede privada, possuiam apenas um emprego, contra 30,4 por cento das/os da rede publica. A maioria eram mulheres (89O/o), cuja media da faixa etaria variava entre 37,3 e 47,2 anos; a media do tempo de formacao profissional nos hospitais privados era inferior a oito anos. Os acidentes ocorreram, em geral, apos quatro horas trabalhadas, nas unidades de intemacao, nao sendo observada diferenca entre os turnos de trabalho. As agulhas foram responsaveis por 77,5 por cento dos casos e em apenas em 46,1 por cento dos acidentes, as/os profissionais estavam utilizando luvas. Os acidentes ocorreram durante (28,4 por cento ) ou apos (37,0 por cento ) a execucao de um procedimento e, em 26,7 por cento dos casos, o objeto causador havia sido desprezado ou r 4 esquecido em local improprio. Os fatores de risco que interferiram nos acidentes foram relacionados as situacoes de risco real (falta de material apropriado, sobrecarga de atividades - responsabilidade do empregador); suposto (falta de conscientizacao apesar dos programas de educacao continuada - empregador supoe que se conhece as normas) e, residual (falta de observacao das medidas de biosseguranca - responsabilidade das(os) profissionais)
- ItemAcesso aberto (Open Access)Distúrbios da voz em docentes: revisão crítica da literatura sobre a prática da vigilância em saúde do trabalhador(Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012-01-01) Santana, Maria da Conceição Carneiro Pessoa de; Goulart, Bárbara Niegia Garcia de; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Residência Multiprofissional em Saúde da Família; Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Departamento de Psicologia Social e Institucional; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To analyze scientific bibliographic production on the practice of occupational health surveillance related to voice disorders in teachers. Search STRATEGY: The Cochrane Handbook precepts which involves the formulation of the question to be investigated, the location, the studies selection and articles' critical evaluation were followed. SELECTION CRITERIA: The articles published between 2000 and 2011 were selected in the PubMed, LILACS, MEDLINE database, and the Cochrane Library using the descriptors voice disorders; teachers, occupational health, workers' health surveillance. DATA ANALYSIS: Texts were analyzed, using a standardized form when the following data were collected: objectives, research design, characteristics of the study group, obtained results and discussion on the practice of surveillance related to voice disorder. RESULTS: Initially, 141 studies were identified. After reviewing the titles and abstracts, considering inclusion and exclusion criteria, verifying consistency with the topic researched and eliminating the ones which were concurrently in more than one database, 32 articles were effectively analyzed for relating in the findings and/or conclusions to the practice of surveillance related to voice disorders in teachers. CONCLUSION: The practice of monitoring workers' health was evidenced in this research mainly as the identification of risk factors associated with voice disorders in teachers, aimed at the transformation of the working conditions and the assurance of quality of assistance to these workers as professionals.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Lombalgia ocupacional(Associação Médica Brasileira, 2010-01-01) Helfenstein Junior, Milton [UNIFESP]; Goldenfum, Marco Aurélio; Siena, César; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Escola Superior de Gestão e Ciências da Saúde de Porto Alegre Curso de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho; Universidade Tecnológica Nacional Buenos Aires; Justiça Federal 3ª regiãoThe occupational low back pain presents multifactorial aetiology, important prevalence and incidence. Characterized by pain of varying duration and intensity, low back pain may lead to disability. Low back pain causes suffering to workers, implies costs to companies, to the social security and health assistance system. Because of the theme's relevance, the authors have elaborated this review of literature with emphasis on a theoretical and conceptual basis, as well as experience of experts.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Riscos ocupacionais da equipe de enfermagem no ambiente de trabalho em pronto socorro de hospital universitário(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-07-08) Angeli, João Carlos Pereira [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8695765272291430; http://lattes.cnpq.br/5349315444057642; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivos: Este estudo teve como objetivos identificar as condições do ambiente e a iluminação, ruído e temperatura nas instalações físicas de um pronto socorro universitário, investigar quais os riscos ocupacionais a que estão expostos os membros da equipe de enfermagem, verificando suas percepções quanto a estes e propor ações de melhoria. Método: Realizou-se uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa, dividida em 2 etapas. A primeira etapa foi feita com a utilização de observação sistematizada através de roteiro e medições de temperatura, iluminação e ruídos. A segunda etapa com um questionário aplicado à equipe de enfermagem dos diferentes horários de trabalho, cuja amostra consistiu de 48 enfermeiros, 37 técnicos de enfermagem e 52 auxiliares de enfermagem totalizando 137 (70,6% da população total). O questionário continha dados demográficos, de formação e de serviço e questão de múltipla escolha para os riscos, doenças adquiridas e sugestões para melhorias. O projeto foi aprovado pelo Comitê Científico do hospital e Comitê de Ética em Pesquisa institucional, e todos os sujeitos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: A observação sistemática demonstrou que algumas instalações do Pronto Socorro estavam em inconformidade em relação às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e as medições de temperatura, iluminação e ruído resultaram em valores acima dos índices recomendados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. A aplicação do questionário mostrou que dos respondentes a maior parte foi de mulheres (97=70,8%), com idade entre 26 a 40 anos (83=60,7%), formada entre 2006 e 2010 (41=29,9%), atuando neste Pronto Socorro há menos de 2 anos (50=36,5%). Os principais riscos a que estão expostos os trabalhadores de enfermagem foram biológicos (sangue, bactérias e secreções), físicos (material perfuro-cortante), e ergonômicos (levantar e sustentar pacientes), que tiverem os percentuais mais elevados apontados nas respostas dos profissionais. As doenças respiratórias (gripe e faringite) foram as mais citadas como tendo sido adquiridas neste setor (73=53,3%). Das 83 sugestões de melhoria para diminuir estes riscos, a maior parte refere-se ao espaço físico e organizacional com 61,3%. Conclusão: No Pronto Socorro estudado foram identificadas inconformidades na área física e em relação a ruídos, calor e temperatura nas instalações, bem como os riscos a que estão expostos os trabalhadores de enfermagem que os percebem e apontam múltiplas sugestões de melhorias. A reorganização dos espaços e processos de trabalho a partir das sugestões pode contribuir para melhorias significativas bem como oferecer melhores condições de trabalho à equipe de enfermagem que atua neste Pronto Socorro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Riscos ocupacionais no cenário do trabalho em enfermagem: proposta de prevenção pela convergência da pesquisa e prática educativa(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Loro, Marli Maria [UNIFESP]; Guido, Laura de Azevedo; Zeitoune, Regina Celia Gollner [UNIFESP]; Guido, Laura de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/5596501529376678; http://lattes.cnpq.br/5596501529376678; http://lattes.cnpq.br/9967441352483506; http://lattes.cnpq.br/2151955519016240; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Desenvolver atividades de enfermagem, em especial no ambiente hospitalar, representa exposição a riscos ocupacionais intrínsecos ao processo de trabalho. Sempre que há presença de risco faz-se necessária a adoção de medidas de proteção individuais ou coletivas. Isso implica em programar mudanças no ambiente de trabalho e, quando estas, tecnicamente, são inviáveis, torna-se obrigatório o uso de Equipamentos de Proteção Individual e coletivos, como meio de controle do risco no local de trabalho. Nesse contexto, os trabalhadores, potencialmente expostos, necessitam ter ciência da presença dos fatores de risco em seu ambiente laboral, possuir instrumentalização e ter atitude pró-ativa acerca dos mesmos, na perspectiva de evitar agravos para sua saúde. Os objetivos foram: descrever a percepção da equipe de enfermagem acerca do risco ocupacional no contexto de trabalho de enfermagem; discutir a percepção dos profissionais de enfermagem acerca das medidas de promoção da saúde frente aos riscos ocupacionais; aplicar ações educativas com vistas à redução de riscos à saúde dos profissionais de enfermagem; e discutir as intervenções de ações educativas acerca dos riscos ocupacionais na prática profissional da equipe de enfermagem. Para o enfoque metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa, utilizando o delineamento da Pesquisa Convergente Assistencial (PCA). O cenário da pesquisa foi a unidade de urgência e emergência de um hospital de porte IV, de um município da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os instrumentos para a coleta das informações foram: observação participante, entrevista individual e oficinas de práticas educativas. Participaram do estudo 24 trabalhadores da equipe de enfermagem que atuavam na unidade. A análise dos depoimentos resultou em três categorias de análise: Desvelando situações de riscos no contexto de trabalho da enfermagem; Saberes e práticas do trabalhador de enfermagem frente aos riscos ocupacionais e medidas de promoção e proteção à saúde: grupo de educação em saúde compartilhando saberes e propondo intervenções; Trabalhadores de enfermagem e os riscos ocupacionais: intervenções a partir de oficinas educativas. Os resultados evidenciaram que os trabalhadores conheciam os riscos inerentes ao processo de trabalho da enfermagem, bem como a necessidade do uso de dispositivos de segurança. Contudo, isso não garante o comportamento seguro frente aos riscos, pois a adesão ao uso dos dispositivos de segurança está fortemente relacionada à percepção que os profissionais têm acerca dos riscos do seu trabalho. Analisar a exposição da equipe de enfermagem em relação aos riscos ambientais em seu ambiente de trabalho faz-se importante para articular ações de promoção, proteção, bem como educativas com vistas ao cuidado do trabalhador. Na reflexão conjunta a partir das oficinas, foi possível que os sujeitos elencassem possibilidades de mudanças, para qualificar aspectos referentes à segurança do trabalhador de enfermagem, o que contribui para o desenvolvimento de uma cultura prevencionista. É importante e necessário que ações educativas permanentes envolvam a equipe de enfermagem, sejam implementadas, pois a inclusão dos atores sociais no processo reflexivo possibilita sua sensibilização e instrumentalização e o aprendizado de forma coletiva.