Navegando por Palavras-chave "Opacidade"
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- ItemSomente MetadadadosComparação Entre As Medidas Da Espessura E Da Profundidade Das Opacidades Da Córnea Aferidas Com Diferentes Instrumentos Diagnósticos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-12-20) Garcia, Patricia Novita [UNIFESP]; Allemann, Norma [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: Different Diagnostic Instruments Can Be Used To Determine Corneal Thickness And The Depth Of A Corneal Opacity. The Intensity Of The Corneal Opacity May Interfere With Quantitative Assessment. Objective: To Compare The Measurement Of Central Thickness And Depth Of Involvement Of Opacity-Bearing Corneas At Different Intensities (Mild, Moderate And Intense) Using Different Instruments: Visante And Optovue Optical Coherence Tomography (Oct), Ultrasound Biomicroscopy (Ubm) And Ultrasound Pachymetry (Only For Central Thickness). Participants: The Sample Consisted Of 102 Eyes: 70 Eyes (68.63%) With Corneal Opacity And 32 Eyes (31.37%) With Normal Corneas, Considered As A Control Group. Only One Eye Of Each Patient Was Included. The Degree Of Corneal Opacity Was Classified As Light [28 Eyes (40.00%)], Moderate [27 Eyes (37.57%)] And Dense Opacities [15 Eyes (21.43%)]. The Etiologies Attributed To Corneal Opacities Included: After Corneal Transplant, Except Bullous Keratopathy [10 Eyes (14.28%)], Herpet
- ItemAcesso aberto (Open Access)“Quem é que sempre costumava dizer...?”: uma (re)leitura de The Boys in the Band(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-20) Pereira, Renato Barreto; Lasch, Markus Volker; http://lattes.cnpq.br/0328823911897698; http://lattes.cnpq.br/8973092925615110Este trabalho propõe uma (re)leitura de The Boys in the Band [Os rapazes da banda], peça escrita pelo dramaturgo estadunidense Mart Crowley em 1967, com enfoque em sua pioneira encenação ocorrida no ano seguinte. A análise da obra é feita à luz de pressupostos teóricos relacionados aos estudos de cultura e, em especial, aos estudos queer. Trata-se de uma análise do texto que o posiciona como uma valorosa narrativa histórica e cultural, de forma especial para a população LGBTQIA+, destacando seu caráter contemporâneo a partir de uma amplitude de afetos e temporalidades. Busco contestar, assim, a imagem do “cadáver gay” comumente retirada de uma fala do texto e ampliada metonimicamente como insígnia de toda a peça. Ao fim, chega-se à conclusão do quanto aspectos políticos, ideológicos e históricos, especialmente no tocante a questões de representação suscitadas pelo desenvolvimento do Movimento Gay – com destaque para a Revolta de Stonewall, em 1969 –, influenciaram as leituras críticas sobre o texto da peça e suas adaptações ao longo dos anos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Vidas Gamificadas: um jogo no contemporâneo(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-21) Rossi, Pedro Henrique [UNIFESP]; Henz, Alexandre de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8635317893278680; http://lattes.cnpq.br/4741823104539256; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A questão da gamificação tem ganhado presença, seja nas abordagens de aplicativos, seja em modos de produzir indo até os menores gestos. Nessa perspectiva, este escrito tenta pensar com estes processos utilizando-se de narrativas, de episódios de uma noite qualquer, numa festa qualquer que de todo modo importa para problematizações. As narrativas estão entremeadas a questionamentos vitais, que exploram elementos para pensar o game e o jogo, diferenciação que não é meramente linguageira e desinteressada. No contemporâneo, seus cruzamentos, atravessamentos e tensionamentos se fazem presentes nos corpos, nas políticas, nas vidas, tudo isso está em jogo. Na análise comparecem as sociedades do controle, certos aliciamentos neoliberais do game, e uma vitalidade do jogo presente na vida, o agon e outras forças que podem permitir escapes. Há uma crítica acerca das bets e cassinos online, uma problemática que importa pensar para além da proibição, medicalização e psicologização, questão que passa por máquinas sem Deus e o Homem, que fazem desejar, modulando narrativas de si com excitações e cansaço, movimentações da vida média. Por fim, tudo isso coexiste com a corrupção da própria noção de futuro, e se houver saídas, alguns lances interessam para desajeitar processos, colocar areia nas máquinas bem azeitadas, e uma aposta na espessura do presente: malandragem, certa opacidade e ginga, com inutensílios, com a seriedade da criança com seus brinquedos, agonisticamente pelo meio do game.