Navegando por Palavras-chave "PCK"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estratégia de formação continuada para acessar domínios de conhecimento pedagógico no pck dos professores sobre modelos atômicos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-24) Lacerda Junior, Marcos Pereira de [UNIFESP]; Lourenço, Ana Valéria Santos de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5210899977507748; https://lattes.cnpq.br/4952133239253793A escola é um espaço formativo de professores, considerando que a própria atuação docente estrutura conhecimentos que favorecem o processo de ensino e aprendizagem. Tais conhecimentos são estruturados e desenvolvidos a partir da reflexão do professor durante sua prática, por meio da verificação de ações que foram exitosas ou não. Com o intuito de potencializar e favorecer a formação continuada de professores no ambiente escolar, esta pesquisa foi estruturada em uma intervenção com o objetivo de sistematizar os domínios de conhecimento pedagógico a partir da reflexão estimulada no PCK de professores de química. A intervenção baseou-se no conteúdo de modelos atômicos e contou com a participação de dois professores de Química que lecionam para o ensino médio em uma escola de ensino público contemplada pelo programa de ensino integral, na região norte do município de São Paulo. A coleta de dados iniciou com a entrevista semiestruturada para identificar a formação inicial dos professores participantes, na sequência a entrega do plano de aula e a gravação de uma aula sobre modelos atômicos de cada professor. Após assistirem suas próprias aulas com o intuito de iniciar a reflexão estimulada, os professores preencheram os instrumentos CoRe e Ciclo reflexivo de Smyth para concluírem o processo reflexivo. Na sequência os professores elaboraram um novo plano de aula sobre o tema modelos atômicos. Finalizou-se a coleta de dados com a entrevista aberta para verificar suas autopercepções dos professores após o processo de reflexão estimulada. Para a análise dos dados dos planos de aula foi realizada a intercorrelação dos itens presentes. De forma geral, os demais dados foram sistematicamente organizados individualmente para cada professor por meio da categorização dos dados. A sistematização dos domínios de conhecimento no PCK de cada um deles foi identificada pelos planos de aula que apresentaram antes e após a intervenção e pelos instrumentos CoRe e Ciclo reflexivo de Smyth. Após o processo reflexivo, foi observado que o professor A implementou a história da ciência em sua aula e o professor B estruturou sua aula com o foco no protagonismo juvenil dos estudantes. Levando em consideração a autopercepção dos professores no término da intervenção, verificou-se que o professor A apontou a importância da reflexão na prática pedagógica e o professor B expôs a relevância do planejamento de sua atuação docente na rotina escolar, possibilitando o uso deste conjunto de instrumentos para a formação de professores e colaborando no fomento de estratégias formativas para coordenadores pedagógicos.