Navegando por Palavras-chave "Patient"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEmbargoAdesão às práticas preventivas para linfedema secundário ao cêncer de mama: estudo qualitativo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-27) Fantinatti, Giovana Dividino [UNIFESP]; Amaral, Maria Teresa Pace do [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2305678329011722; http://lattes.cnpq.br/2356600396987581; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: o linfedema secundário ao câncer de mama é uma condição crônica que tem grande impacto negativo na qualidade de vida das mulheres. Os principais fatores de risco para o seu desenvolvimento, na mulher em tratamento oncológico, são a dissecção axilar, radioterapia, quimioterapia, obesidade e infecção no membro homolateral à cirurgia. As práticas preventivas orientadas às mulheres, por profissionais da saúde, podem minimizar as chances do desenvolvimento do linfedema. Ainda que elas tenham acesso a essas orientações, observa-se dificuldade de adesão às práticas. Objetivo: compreender como as mulheres se comportam no dia a dia em relação às práticas preventivas para linfedema, identificando barreiras e facilitadores para a adesão à prevenção. Método: estudo descritivo de abordagem clínico qualitativa com amostragem sequencial e intencional de mulheres recrutadas por meio do método bola de neve. A saturação teórica dos dados definiu o tamanho amostral. Utilizou-se entrevista semidirigida de questões abertas e a análise dos resultados foi feita a partir do método dedutivo de análise de conteúdo. Resultados: sete mulheres participaram do estudo e identificou-se quatro categorias temáticas, sendo o conhecimento e a compreensão sobre linfedema; as crenças e as expectativas; a adesão às práticas preventivas; e o papel dos profissionais da saúde como determinantes para a adesão. Conclusão: o conhecimento sobre linfedema pelas mulheres mostrou-se basicamente acerca da dissecção axilar e das práticas preventivas. As crenças e expectativas das mulheres sobre o risco do linfedema demonstraram que a percepção desse risco e a visão positiva na capacidade em manejar os sintomas são importantes fatores para a adesão à prevenção. As principais barreiras para a adesão foram o esquecimento, a dificuldade da incorporação das práticas na rotina, a indisposição e a dependência de outras pessoas. O compartilhamento de informações equivocadas por profissionais de saúde destacou-se como prejudicial no processo de autocuidado das mulheres. O acesso a uma rede de apoio e a bons profissionais de saúde, e sentir-se pertencente a um grupo de mulheres que passaram pelo tratamento oncológico, foram considerados facilitadores para a adesão às práticas preventivas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Busca por informações em saúde dirigidas à UNIFESP por meio do serviço “fale conosco”: um estudo exploratório(Universidade Federal de São Paulo, 2015) Sotero, Rosa Malena Bergamo [UNIFESP]; Gerab, Iraní Ferreira da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9856708542355032; http://lattes.cnpq.br/2808787853025159A cada dia, a Internet vem se reafirmando como um meio tecnológico de informação tanto social quanto educacional. Nessa esteira, a Universidade Federal de São Paulo oferece um canal de comunicação denominado “Fale Conosco”, pelo qual o usuário pode solicitar informações, inclusive quanto a saúde. Assim, o objetivo desta pesquisa consiste em identificar e caracterizar as solicitações dos usuários do “Fale Conosco” saúde, do Portal da Unifesp, no intuito de aperfeiçoar esse canal de comunicação. Para tanto, foram analisados portais das universidades federais brasileiras, no que se refere a oferta de cursos e/ou atendimento na área da saúde, disponibilidade de dados sobre saúde e serviços do tipo “Fale Conosco”, a fim de levantar a existência de ferramenta semelhante para obtenção de informações sobre saúde. Todas as universidades oferecem um portal, 50 oferecem atendimento na área da saúde, e somente a Unifesp oferece um canal para solicitações de informações. Da mesma forma, foram submetidos a análise documental 684 e-mails enviados à seção “Dúvidas de Saúde/Tratamento Específico” e “Procura por Profissionais da Unifesp”, do “Fale Conosco”, entre 1º. de fevereiro de 2013 e 31 de janeiro de 2014, dos quais verificou-se que 60% apresentaram conteúdos incompatíveis com a solicitação enviada. Assim, após a leitura, foram selecionadas 384 mensagens relativas ao assunto “Dúvidas de Saúde/Tratamento Específico”. A maior parte dos usuários (83%) que procuram a área da saúde pelo “Fale Conosco” da Unifesp está em busca de tratamento de saúde. Esse fato, ao mesmo tempo em que evidencia a confiança que o público tem na instituição, também ressalta o desconhecimento quanto ao fluxo de atendimento disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para que isso não ocorra, é necessário organizar essa informação no portal de modo mais claro e acessível. Quanto às dúvidas sobre saúde, observa-se o predomínio de questões sobre as especialidades Ginecologia e Oftalmologia; e, com menor expressão, as áreas de Neurologia, Cirurgia Plástica e Psiquiatria. Este estudo possibilitou mapear áreas em que há necessidade de disponibilizar informações de modo mais abrangente e efetivo. Além disso, gerou um relatório técnico, a ser encaminhado à Comissão do Portal da Unifesp, para subsidiar o processo de reformulação do portal da universidade, que está em andamento.
- ItemSomente MetadadadosGuidelines for the management and treatment of periodic fever syndromes familial mediterranean fever(Elsevier science inc, 2016) Terreri, Maria Teresa R. A. [UNIFESP]; Bernardo, Wanderley Marques; Len, Claudio Arnaldo [UNIFESP]; Almeida da Silva, Clovis Artur; Ribeiro de Magalhaes, Cristina Medeiros; Sacchetti, Silvana B.; Leme Ferriani, Virginia Paes; Petry Piotto, Daniela Gerent [UNIFESP]; Cavalcanti, Andre de Souza; de Moraes, Ana Julia Pantoja; Sztajnbok, Flavio Roberto; Feitosa de Oliveira, Sheila Knupp; Arruda Campos, Lucia Maria; Bandeira, Marcia; Sena Teixeira Santos, Flavia Patricia; Magalhaes, Claudia SaadObjective: To establish guidelines based on scientific evidence for the management of familial Mediterranean fever. Description of the evidence collection method: The Guideline was prepared from 5 clinical questions that were structured through PICO (Patient, Intervention or indicator, Comparison and Outcome), to search in key primary scientific information databases. After defining the potential studies to support the recommendations, these were graduated considering their strength of evidence and grade of recommendation. Results: 10,341 articles were retrieved and evaluated by title and abstract
- ItemAcesso aberto (Open Access)A influência da tecnologia na atenção farmacêutica(Universidade Federal de São Paulo, 2020-09-25) Cordeiro, Tainan Ribas [UNIFESP]; Ferraz, Helena Onishi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8050506821347153As tecnologias e os meios de comunicação estão em constante mudanças. As pessoas buscam cada vez mais por conhecimento, compreensão e interação entre si. Os aplicativos e redes sociais são utilizados com mais frequência, como uma forma de comunicação, pesquisa e de monitoramento da rotina diária. Estas mudanças refletem na área da saúde e no perfil dos pacientes. Na área da saúde, existe diversos usos dessa tipo de tecnologia, denominados de mHealth’s (mobile healths), em inglês, algumas são voltadas exclusivamente para profissionais de saúde e outros voltados para pacientes, ou ambos. Neste contexto, esta revisão bibliográfica avalia a influência de m-Health’s na rotina do farmacêutico e na interação farmacêuticopaciente. Os estudos avaliados descrevem e analisam aplicativos voltados para adesão do tratamento do paciente, acesso a informação técnico-cientifica por profissionais de saúde, redes sociais que promovem as atividades farmacêuticas, informação de saúde com segurança e estimulam a comunicação com o paciente. Além de formas diferentes de dispensação, como vending machines. O farmacêutico pode se beneficiar desses recursos podendo auxiliar na atenção farmacêutica através de lembretes diários, respondendo dúvidas e aconselhando o paciente. Esse tipo de abordagem permite que o paciente tenha um acesso mais fácil ao medicamento e a informações do seu quadro clínico, apesar da distância, reforçando a importância desse profissional na área da saúde.
- ItemSomente MetadadadosPrimary immunodeficiency association with systemic lupus erythematosus: review of literature and lessons learned by the rheumatology division of a tertiary university hospital at sao paulo, brazil(Elsevier science inc, 2016) Errante, Paolo Ruggero [UNIFESP]; Perazzio, Sandro Felix; Frazao, Josias Brito [UNIFESP]; da Silva, Neusa Pereira; Coelho Andrade, Luis Eduardo [UNIFESP]Primary immunodeficiency disorders (PID) represent a heterogeneous group of diseases resulting from inherited defects in the development, maturation and normal function of immune cells