Navegando por Palavras-chave "Pedagogical content knowledge"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Conhecimento pedagógico de conteúdo do professor para o ensino de frações(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-01) Santos, Débora Erbert dos [UNIFESP]; Testoni, Leonardo André [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1385972728034443; https://lattes.cnpq.br/3992094413317735O ensino de frações parece ser algo desafiador em todo o ensino fundamental, tanto para professores pedagogos, bem como para professores especialistas. Como professora de matemática, essa situação de dificuldade dos alunos em compreender os conteúdos envolvendo números fracionários me despertou grande interesse. Deste modo, o objetivo principal da pesquisa é observar de perto quais elementos do conhecimento pedagógico de conteúdo os professores que lecionam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental lançam mão para facilitar a aprendizagem. Como referencial teórico, utilizamos o Conhecimento Pedagógico de Conteúdo de Shulman (1987) e as pesquisas de Ball et. al. (2008) referente ao conhecimento matemático para o ensino. Os saberes docentes de Gatti (2010, 2016) e Pimenta (1996) também compõe o aporte teórico, pois os estudos são desenvolvidos para a realidade de formação de professores do nosso país. A observação de aulas de uma professora do 5º ano do ensino fundamental foi o instrumento da pesquisa. A metodologia abordada nesse trabalho foi estudo de caso, para isso, a dissertação contou com a aprovação no Conselho de Ética e Pesquisa (CEP). A escolha dessa professora não foi feita de maneira aleatória, mas sim com base no referencial teórico saberes docentes. Uma professora com experiência, que está em constante formação e que sente prazer na profissão docente. Deste modo, conseguirmos observar o conhecimento pedagógico de conteúdo ao longo das aulas de ensino de frações e constatamos que seus subdomínios dificilmente podem ser analisados dissociados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estratégia de formação continuada para acessar domínios de conhecimento pedagógico no pck dos professores sobre modelos atômicos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-24) Lacerda Junior, Marcos Pereira de [UNIFESP]; Lourenço, Ana Valéria Santos de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5210899977507748; https://lattes.cnpq.br/4952133239253793A escola é um espaço formativo de professores, considerando que a própria atuação docente estrutura conhecimentos que favorecem o processo de ensino e aprendizagem. Tais conhecimentos são estruturados e desenvolvidos a partir da reflexão do professor durante sua prática, por meio da verificação de ações que foram exitosas ou não. Com o intuito de potencializar e favorecer a formação continuada de professores no ambiente escolar, esta pesquisa foi estruturada em uma intervenção com o objetivo de sistematizar os domínios de conhecimento pedagógico a partir da reflexão estimulada no PCK de professores de química. A intervenção baseou-se no conteúdo de modelos atômicos e contou com a participação de dois professores de Química que lecionam para o ensino médio em uma escola de ensino público contemplada pelo programa de ensino integral, na região norte do município de São Paulo. A coleta de dados iniciou com a entrevista semiestruturada para identificar a formação inicial dos professores participantes, na sequência a entrega do plano de aula e a gravação de uma aula sobre modelos atômicos de cada professor. Após assistirem suas próprias aulas com o intuito de iniciar a reflexão estimulada, os professores preencheram os instrumentos CoRe e Ciclo reflexivo de Smyth para concluírem o processo reflexivo. Na sequência os professores elaboraram um novo plano de aula sobre o tema modelos atômicos. Finalizou-se a coleta de dados com a entrevista aberta para verificar suas autopercepções dos professores após o processo de reflexão estimulada. Para a análise dos dados dos planos de aula foi realizada a intercorrelação dos itens presentes. De forma geral, os demais dados foram sistematicamente organizados individualmente para cada professor por meio da categorização dos dados. A sistematização dos domínios de conhecimento no PCK de cada um deles foi identificada pelos planos de aula que apresentaram antes e após a intervenção e pelos instrumentos CoRe e Ciclo reflexivo de Smyth. Após o processo reflexivo, foi observado que o professor A implementou a história da ciência em sua aula e o professor B estruturou sua aula com o foco no protagonismo juvenil dos estudantes. Levando em consideração a autopercepção dos professores no término da intervenção, verificou-se que o professor A apontou a importância da reflexão na prática pedagógica e o professor B expôs a relevância do planejamento de sua atuação docente na rotina escolar, possibilitando o uso deste conjunto de instrumentos para a formação de professores e colaborando no fomento de estratégias formativas para coordenadores pedagógicos.