Navegando por Palavras-chave "Percepção Social"
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- ItemSomente MetadadadosCongruencia entre o enfermeiro e o paciente com sindrome da imunodefiCiência adquirida quanto aos conceitos: percepcao de doenca e imagem corporal(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1998) Repetto, Maria Angela [UNIFESP]O numero de pessoas contaminadas pelo HIV no mundo tem se elevado de modo alarmante. Apesar dos tipos de tratamentos, a AIDS ainda e uma doenca incuravel. Assim, os pacientes com AIDS devem ser providos de cuidado de enfermagem nos aspectos fisicos, psicologico e social. A congruencia entre o enfermeiro e o paciente com AIDS em relacao a doenca e a imagem corporal do paciente e essencial para estabelecer metas mutuas e meios para alcanca-las. Tendo como base o referencial teorico de Imogene King o presente estudo foi realizado com o objetivo de identificar e comparar as percepcoes do enfermeiro e pacientes com AIDS, frente a doenca e, de ambos frente a imagem corporal do paciente. Os dados foram coletados utilizando a escala de Diferencial Semantico de Osgood, instrumento representado por adjetivos antonimos numa escala bipolar com sete intervalos. O instrumento incluiu 15 pares de adjetivos com cinco pertencentes a cada um dos fatores: avaliacao, potencia e atividade. Setenta e cinco sujeitos aceitaram participar do estudo: 30 enfermeiros que prestam assistencia a pacientes com AIDS, 30 enfermeiros que nao prestam assistencia a pacientes com AIDS e 15 pacientes com AIDS. O tratamento dos dados foi feito pelo calculo da media (X) e desvio padrao (DP) das respostas dos sujeitos; o diferencial semantico foi calculado com D (Distance Function) pela formula Dij=Oa dij2. A percepcao da doenca e a imagem corporal foram semelhantes negativas entre os tres grupos de sujeitos. A congruencia encontrada entre os enfermeiros e pacientes com AIDS investigados foi manifestada nas tres dimensoes: AIDS: fator avaliacao: ma, inutil, desagradavel e triste. fator potencia: profunda, pesada, grande e forte. fator atividade: mortal, dificil, nervosa e verdadeira. Imagem Corporal: fator avaliacao: trite. fator potencia: profunda e pesada. fator atividade: mortal e verdadeira. Os resultados encontrados neste estudo mostram a necessidade de estudos adicionais e a participacao de enfermeiros para estabelecer metas mutuas e determinar significados para qualidade de vida do paciente com AIDS e tambem aumentar sua expectativa de vida gerada pelo tratamento
- ItemSomente MetadadadosMapeamento da producao de sentidos atribuidos a Saúde mental e avaliacao da percepcao sobre o programa psicoeducacional æProjeto Cuca LegalÆ entre professores e alunos de Escola Publica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Soares, Amanda Goncalves Simoes [UNIFESP]As atitudes dos individuos em relacao aos transtornos mentais influenciam a busca de ajuda e o acesso ao tratamento. Para intervir no sentido de melhorar estas atitudes e preciso ter conhecimento sobre como o grupo social compreende e se relaciona com a Saúde e os transtornos mentais. Objetivo: Mapear a rede de producao de sentidos dos professores e dos alunos do ciclo II do ensino fundamental e do ensino medio sobre a Saúde mental em uma instituicao de ensino publico e avaliar a percepcao dos alunos em relacao ao programa psicoeducacional aProjeto Cuca Legal‟. Material e Metodos: Foram avaliados 31 professores e 155 alunos do ensino publico fundamental e medio de uma Escola Estadual da Regiao do Bairro da Vila Mariana, Municipio de São Paulo. Dois meses apos a intervencao educativa do Projeto Cuca Legal, alunos e professores foram convidados a participar da pesquisa. Os professores responderam a um questionario com perguntas abertas sobre o conceito de Saúde e Saúde mental, acesso as informacoes veiculadas atraves dos meios de comunicacao e o uso de material educativo sobre Saúde mental como instrumento auxiliar. Os alunos responderam a um questionario com perguntas abertas sobre o conceito de Saúde, Saúde mental e percepcoes sobre o Projeto Cuca Legal. Os dados foram processados com o software QUALIQUANTISOFT1 e analisados atraves da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Da perspectiva do professor, o significado de Saúde esta relacionado a ter um corpo equilibrado, capaz de ter seus orgaos funcionando perfeitamente, para que a pessoa seja capaz de realizar todas as suas atividades. A Saúde mental esta ligada ao equilibrio entre a mente e o corpo, como um requisito para ser feliz; 6,45% dos professores entendem Saúde mental como uma doenca da mente; 80,65% dos professores demonstram grande interesse em adquirir conhecimento sobre Saúde mental e receber materiais educativos para auxiliar o processo de aprendizagem. Para os professores, a falta de informacao gera inseguranca e prejudica a forma como eles lidam com os assuntos sobre transtornos mentais no seu dia-a-dia. A TV e o veiculo de comunicacao que mais produz informacao sobre o tema, na opiniao de 61,29% dos professores. Os alunos descrevem Saúde como algo fundamental para viver. Para 52,90% deles, Saúde mental e ter uma mente saudavel. Uma minoria associa Saúde mental a loucura (10,97%) e apresentavam atitudes preconceituosas em relacao ao programa, pois tinham pouco conhecimento previo sobre Saúde mental. A vergonha e um dos sentidos produzidos que mais dificulta a promocao da Saúde mental na escola e tambem esta associada a falta de informacao sobre o tema (16,13%). Apesar de o preconceito permear esse contexto, a maior parte dos alunos aceitou participar do Projeto Cuca Legal e 79,35% relataram que ficaram satisfeitos com a atividade educativa. Os alunos que participaram do Projeto Cuca Legal apresentaram um discurso mais articulado, reproduzindo parte do conteudo apresentado na atividade educativa quando comparados aos que nao participaram. Conclusao: O estudo permitiu uma visualizacao ampla dos sentidos atribuidos a Saúde mental entre professores e alunos. Percepcoes negativas dos alunos em relacao aos transtornos mentais estao associadas a falta de informacao. O professor tem interesse em adquirir conhecimento sobre o tema da Saúde mental, pois acredita que isso pode ser util no seu dia-a-dia com os alunos. Os dados mostram com clareza que existe pouca informacao disponivel para os professores e uma grande necessidade de desenvolver estrategias de promocao da Saúde mental na escola
- ItemSomente MetadadadosPercepcao de risco por morte por violencia urbana, acidentes de modo geral e morte por doencas no Brasil na visao dos medicos da Escola Paulista de Medicina UNIFESP(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008) Melo, Juliana Carrijo [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosPercepções sobre o trabalho de um grupo de manipuladores de alimentos de um serviço de nutrição e dietética(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Bertin, Cilce Helena de Figueiredo Preza [UNIFESP]; Morais, Tania Beninga de [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosO significado de ter incontinência urinária e ser incontinente na visão das mulheres(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Borba, Alessandra Maria Cotrim de [UNIFESP]; Brêtas, Ana Cristina Passarella [UNIFESP]