Navegando por Palavras-chave "Percepção de fala"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação audiológica na doença falciforme(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-06) Lima, Vitor Romario de Oliveira [UNIFESP]; Gil, Daniela [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6363626867862971; http://lattes.cnpq.br/1761669675157931Introdução: A doença falciforme é uma das enfermidades genéticas e hereditárias mais comuns no mundo. A deficiência auditiva nesses indivíduos pode se dar devido à sensibilidade da cóclea à vaso-oclusão que pode gerar isquemia e anoxia coclear. Objetivo: Analisar os resultados da avaliação audiológica básica (audiometria tonal, audiometria vocal e medidas de imitância acústica), emissões otoacústicas por estímulo transiente e do efeito inibidor da via eferente em indivíduos com doença falciforme. Metodologia: Os critérios de inclusão foram: indivíduos acima de 6 anos, de ambos os sexos, com diagnóstico de doença falciforme. Foi realizada anamnese audiológica complementada com dados sobre a doença falciforme, meatoscopia, audiometria tonal liminar, logoaudiometria (limiar de recepção de fala e índice percentual de reconhecimento de fala), medidas de imitância acústica (timpanometria e limiar do reflexo acústico), emissões otoacústicas transientes e pesquisa efeito inibidor da via eferente. Resultados: Foram selecionados 31 indivíduos, dos quais, um foi excluído por apresentar perda auditiva condutiva e sete por apresentarem ausência das emissões otoacústicas transientes bilateralmente. Foram avaliados 23 pacientes (46 orelhas), sendo 16 do sexo feminino e 7 do sexo masculino, entre 11 e 18 anos. Quanto ao resultado da audiometria tonal liminar convencional, 100% dos pacientes apresentaram limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade. Na imitanciometria, foram observadas curvas timpanométricas dos tipos A (86,96%), Ar (8,69%) e C (4,35%). Nas emissões otoacústicas, 37 orelhas apresentaram emissões presentes em todas as frequências, 5 ausência em uma frequência, 2 em duas frequências e 2 em três frequências. Na avaliação do efeito inibidor da via eferente, na orelha direita, foram avaliadas apenas 20 orelhas, sendo que 9 apresentaram supressão presente e 11 ausentes, enquanto na orelha esquerda, foram avaliadas 17 orelhas e 9 apresentaram supressão ausente e 8 presente. Conclusão: indivíduos com doença falciforme apresentam avaliação audiológica básica dentro dos padrões de normalidade, no entanto na pesquisa das emissões otoacústicas por estímulo transiente e do efeito inibidor da via eferente apresentam alterações, sugestivos de alterações cocleares.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Percepção de fala em crianças escolares do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental: proposta de avaliação(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-02-21) Appezzato, Mariana Martins [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandao de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4265004102490366; http://lattes.cnpq.br/1114212941572013; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)To elaborate an protocol for assessment of speech perception, investigate its internal consistency, describe speech perception and phonological representation skills in typical school children, and investigate the presence of correlations between the studied variables. Method: Sixty typical children (60% female), regularly enrolled in the 3rd, (N=14), 4th (N=24) and 5th (N=22) grade of the Elementary School, with ages ranging between 08 years, 02 months to 11 years, 08 months old (99 to 136 months; M=120,05; DP = 10,26) were evaluated. A protocol included 06 tasks to assess reception skills of speech stimulus: (A) speech perception of verbal and non-verbal sounds; (B) discrimination of non-words with the structure of the Portuguese Language; (C) discrimination between the syllabic structure of the Portuguese Language and of the syllabic structure of another language; (D) perception of phonetic features that distinguishes words in Portuguese; (E) correlation between image and the pronunciation of the word in Portuguese; (F) reception of alliteration and rhymes; and (G) feedback. The evaluations occurred within the period comprised of the end of the 1st school semester and the beginning of the 2nd school semester of 2016. The data were analysed by Cronbach’s Alpha Coefficient, Spearman and Pearson’s Correlation Coefficient with significance level of 0,05. Results: The items of tasks (B) and (C) showed good internal consistency (α=0,84; α =0,80); the items of task (C) in the answers Portuguese/Non-Portuguese showed acceptable internal consistency (α=0,76). The other tasks showed poor and unacceptable consistency. It was observed the effect of the school year in the answers of children only in tasks (C), in the Portuguese/Non-Portuguese answers, in the equal/different (E/D) and in task (D). Conclusion: Considerable part of the proposed items to the speech perception evaluation showed internal consistency. The task of discrimination of non-words with the structure of the Portuguese Language and the task of discrimination between the syllabus structure of Portuguese Language and another language showed reliable to evaluate typical children’s skills. On the other hand, for other tasks it will be necessary some substitutions of excluded items, in order to adequate the protocol’s reliability. The older the children, or the more advanced the school grade, the better the auditory perception capacity and discrimination capacity for syllabic structure. Some items from the questionnaire predicted auditory perception skills and discrimination capacity for Portuguese syllabic structure.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Re (habilitação) por meio do uso do sistema FM e do treinamento auditivo acusticamente controlado em distúrbio do processamento auditivo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-01-28) Perez, Ana Paula [UNIFESP]; Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP]; Dias, Karin Ziliotto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0298547833385858; http://lattes.cnpq.br/0546134611213515; http://lattes.cnpq.br/5418595048700000; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Verificar a variação comportamental e eletrofisiológica (P300) do processamento auditivo, antes e após diferentes abordagens em adultos, com e sem distúrbio do processamento auditivo. Métodos. Participaram do estudo 21 jovens adultos, com idades entre 18 e 27 anos, sendo 10 sem distúrbio do processamento auditivo (Grupo Comparação) e 11 indivíduos com este distúrbio (Grupo Estudo). Os indivíduos do grupo estudo foram reunidos em três subgrupos segundo a abordagem e denominados GE1, GE2 e GE3. Os indivíduos do GE1 também foram submetidos a uma intervenção placebo e denominados nesse momento GE4. Todos os indivíduos foram submetidos, em dois momentos, à avaliação comportamental do processamento auditivo que avaliaram as habilidades de localização, fechamento, figura-fundo, ordenação e resolução temporal, e avaliação eletrofisiológica, por meio do potencial evocado auditivo de longa latência (P300). Um subgrupo com distúrbio foi selecionado aleatoriamente para a abordagem denominada sem intervenção, grupo estudo 1 (GE1). O GC e o GE1 foram orientados a aguardar em torno de um mês para serem reavaliados. Outro subgrupo com o distúrbio foi selecionado para participar do programa de treinamento auditivo acusticamente controlado (TAAC) durante oito sessões, grupo estudo 2 (GE2). Outro subgrupo com distúrbio foi adaptado com o sistema FM dinâmico, para uso em sala de aula de 4 a 10 semanas, grupo estudo 3 (GE3). Os mesmos indivíduos do GE1, em um segundo momento, participaram de uma abordagem de escuta passiva por um período de quatro semanas, grupo estudo 4 (GE4). Resultados. Na avaliação inicial as piores respostas para os testes comportamentais foram verificadas no grupo estudo. Na segunda avaliação as piores respostas para os testes comportamentais, com diferenças estatisticamente significantes, foram mantidas nos grupos sem intervenção (GE1) e com uso do sistema FM (GE3), enquanto que o grupo que fez o TAAC (GE2) apresentou respostas similares às do grupo comparação, demonstrando melhora e normalização das habilidades auditivas. Quando comparadas as habilidades auditivas no mesmo grupo, avaliadas em dois momentos, foram verificadas: melhora na habilidade de resolução temporal do grupo comparação (GC); melhora nas habilidades de ordenação temporal para uma sequência de sons com diferentes frequências e resolução temporal no grupo que não sofreu intervenção (GE1); melhoras nas habilidades de fechamento, figura-fundo, ordenação e resolução temporal, bem como na diminuição da latência da onda P300 com estímulo de fala, indicativo de aprimoramento na velocidade do processamento de fala, no grupo que fez o TAAC (GE2); melhora em figura-fundo para sons verbais e resolução temporal, com piora em fechamento, houve variação importante com diminuição da latência, para estímulo não verbal e o para estímulo verbal, em dois indivíduos que utilizaram o FM (GE3); o efeito placebo não apresentou respostas positivas em seus resultados (GE4). Conclusão. O programa de TAAC foi eficaz na melhora significativa das habilidades auditivas e da integridade funcional da via auditiva através da medida eletrofisiológica com estímulo de fala. A utilização do sistema FM interferiu em mudanças neurais positivas, com menores respostas de latência em dois indivíduos, sugerindo um processamento cogntitivo mais rápido.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Reconhecimento de fala em idosos: elaboração e aplicação de um teste considerando a previsibilidade da palavra(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-01-26) Calais, Lucila Leal [UNIFESP]; Borges, Alda Christina Lopes de Carvalho [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: To create and to verify the effectiveness of speech recognition assessment instrument, when the predictability of the word is considered in elderly with and without hearing loss. Methods: To create the instrument, initially, the words were taken from the Portuguese Language corpus. The concreteness and a association test were applied to assist the development of the instrument. It was determined that the sentences would be declaratives, affirmatives, with a simple period structure and extension control. Finally, it was applied a predictability test, in order to achieve sentences with high and low predictability. Following, four lists of sentences were chosen with low and high predictability. The speech recognition test using sentences with high and low predictability was recorded in a professional studio and applied in 36 elderly people with normal hearing thresholds up to 4 kHz or with sensorineural hearing loss mild to moderate degree. All elderly people were submitted to a clinical history, audiological conventional evaluation, as well as the elaborated speech recognition test. Participants were distributed in four groups, and two took the test under the condition of silence and masking ipsilateral noise in the signal/noise ratio + 5 dB, and the other two groups only in the noise condition in relations + 5 dB and 0 dB . Results: The concreteness test revealed a tri-modals distribution, with words grouped in categories of low, medium and high concreteness. In the semantic association test all words generated, at least, two associated words, both to verbs and nouns groups evoked. The predictability sentences test generated, in 191 sentences in the categories of low and high predictability. Considering the hearing evaluation and the Test of Speech Recognition with High and Low Predictability Sentences in Noise, the results showed the differences among the groups with worst thresholds and performance in the groups with hearing loss. In silence, the speech recognition test resulted in similar performance to the participants. In general, it was noticed that words scores was greater in high predictability sentences. The noise had a negative influence on speech recognition, meanly when more intense. The predictability support benefited the elderly mostly. There was no significant difference comparing the obtained responses for the right and left ears, according to the order of presentation of the test for the first and second ears. Conclusions: The instrument elaborated permitted to evaluate the speech recognition in the elderly people considering the predictability support, observing the negative impact of peripheral hearing loss and the competitive noise.