Navegando por Palavras-chave "Processo seletivo"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Processo seletivo de ingresso no ensino médio integrado do instituto federal de São Paulo: análise crítica de dois modelos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-13) Castro, Fabio Oliveira de [UNIFESP]; Abreu, Claudia Barcelos de Moura [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3114393461757020Esta dissertação tem como objetivo principal analisar os modelos de seleção utilizados nos processos seletivos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e a sua relação com o perfil socioeconômico e o desempenho acadêmico dos ingressantes. Historicamente, o IFSP utilizou a prova como modelo de seleção em seus processos seletivos de ingresso aos cursos técnicos. Esse modelo de seleção, somado à disparidade educacional entre as redes públicas e privadas, potencializava as chances de ingresso de alunos de escolas privadas e, em contrapartida, afastava o acesso de alunos oriundos de escolas públicas. A partir de 2017, por questões orçamentarias, a instituição passa a utilizar a análise de histórico escolar como modelo de seleção em seus certames. Para alguns segmentos da comunidade escolar, essa mudança poderia proporcionar o ingresso de alunos “menos capacitados”, que apresentariam mais dificuldades pedagógicas e sociais, as quais poderiam dificultar que conseguissem acompanhar o “ritmo de ensino da federal”, elevando o número de evasões e retenções. Diante do exposto, buscamos analisar se a escolha do modelo de seleção pela instituição pode potencializar, ou não, o acesso de alunos de escolas públicas ao IFSP, bem como averiguar qual seria o perfil dos candidatos e ingressantes submetidos a diferentes modelos de seleção. Observamos também a efetividade da aplicação da Lei n. 12711/12 (Lei de Cotas), implantada pelo IFSP nos editais de processo seletivo a partir de 2012, que assegurava 50% das vagas ofertadas a alunos que cursaram integralmente o ensino fundamental em escola pública. Analisamos dados quantitativos dos processos seletivos de 2010, 2016, 2018 e 2021, que utilizaram diferentes modelos de seleção, e variaram quanto a disponibilizar a reserva de vagas para alunos de escola pública. Para compreender as possíveis alterações nos perfis dos candidatos e ingressantes, utilizamos como lócus de nossa pesquisa o Campus São Paulo, unidade mais antiga do IFSP e que apresenta o maior número de inscritos dentre todos os campi do IFSP. Pudemos constatar a importância da Lei de Cotas na ampliação do acesso de estudantes oriundos de escolas públicas à Instituição e verificamos igualmente que a escolha do modelo de seleção de análise curricular contribuiu para que tivéssemos um número maior de aprovados egressos da rede pública. Percebemos, também, que a implantação da Lei de Cotas e a aplicação do modelo de análise curricular nos processos de seleção não proporcionaram o aumento de retenções e evasões dos cursos analisados. Identificamos a necessidade da divulgação do processo seletivo, de forma ampliada e regular, junto às escolas da rede pública, e a ampliação de ações afirmativas institucionais visando à ampliação do acesso de egressos da rede pública de ensino.