Navegando por Palavras-chave "Professors"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise dos benefícios sociais do docente no ensino superior frente a outras carreiras profissionais no Brasil(UNITINS, 2022) Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]; Cappellozza, Alexandre; Profeta, Rogério Augusto; Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de; http://lattes.cnpq.br/0865792662046289; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo analisou quais tipos de benefícios sociais são disponibilizados aos profissionais no Brasil e nos setores de atividade econômica em comparação com os benefícios recebidos pelos docentes do ensino superior como forma de atratividade para a carreira. A revisão da literatura possibilitou a identificação de 35 benefícios sociais, os quais foram pesquisados quanto às suas ocorrências junto a 4560 profissionais pelo LinkedIn e complementados por indicações pela técnica snowball de coleta de dados. O estudo conclui que a carreira docente apresentou maior oferta de benefícios sociais em nove tipos, enquanto outras carreiras apresentaram maior oferta de benefícios sociais em quinze tipos. Além disso, em outros oito tipos de benefícios sociais, não foi verificada relevância significante comparada entre os grupos analisados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gerenciamento de projetos de pesquisa financiados com recursos públicos: concepções docentes(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-05-25) Machado, Marcia Maria Macedo [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9347541615414055; http://lattes.cnpq.br/7857631509735484; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este projeto teve como objetivo investigar as concepções dos docentes pesquisadores relacionadas ao gerenciamento de projetos de pesquisa financiados com recursos públicos. Especificamente procurou conhecer as reações e expectativas dos mesmos frente à aprovação do projeto, as principais práticas de gerenciamento, as dificuldades para gerenciar e as sugestões para a melhoria deste processo. A metodologia foi desenvolvida por meio de um estudo qualitativo, exploratório, descritivo - analítico do tipo corte transversal. As informações obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas foram gravadas e transcritas. Os sujeitos, pertencentes ao Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo, foram intencionalmente selecionados e sorteados entre docentes pesquisadores cadastrados como coordenadores de projetos e subprojetos financiados pela FINEP no período de 2005 a 2015. Foram entrevistados 10 pesquisadores sendo utilizado, para o fechamento da amostra, o critério de saturação. As informações coletadas foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo. A aprovação de um projeto de pesquisa provoca uma sensação de valorização, de prazer e de bem-estar, ainda que traga consigo uma série de preocupações para os pesquisadores, com ênfase à burocracia sendo considerado um ponto crucial para a liberação de recursos. Os pesquisadores entendem que este processo demanda planejamento, organização e acompanhamento e necessita de pessoal de apoio, com preparo em relação às normas e legislação. Referem que aprenderam o gerenciamento na prática, sem treinamento específico e que uma grande dificuldade é o atraso na liberação dos recursos que prejudica o andamento da pesquisa. Sugerem a implementação ou melhoria de estrutura administrativa de apoio ao gerenciamento na Universidade, a contratação de apoio técnico, a definição prévia do local de instalação dos equipamentos comprados, a criação de um banco de fornecedores para acesso rápido e agilidade nas pesquisas e a criação de mecanismos para maior reconhecimento do trabalho do pesquisador. Considerando que a coleta de dados deste estudo foi realizada anteriormente à publicação da Lei 13.243/2016, acreditamos que alguns aspectos que inquietam muito os pesquisadores desta instituição poderão ser minimizados em futuro próximo. Entendemos que, com os resultados desta pesquisa e com a viabilização das novas recomendações da Lei do Marco legal da Ciência, mudanças possam ser implementadas, contribuindo para a criação de novas práticas dentro da instituição e, consequentemente, para o aprimoramento dos processos de gerenciamento dos projetos de pesquisa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Revelando e compreendendo o relacionamento professor-aluno em Marketing(Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2008-01-01) Ikeda, Ana Akemi [UNIFESP]; Bacellar, Fátima Cristina Trindade [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); IBMEC/RJTeaching profession challenges are huge and plentiful bringing pressure came from many sources. The aim of this study, exploratory and qualitative, is to raise the perspective of Marketing professors regarding the way they face their students at different levels: undergraduate and graduated students. The method of data collection was individual in-depth interviews and the method for works conduction and data analysis was the grounded theory. The study concludes that those who teach to all levels tend to prefer master/doctoral students followed by students of college level. At the same time, there is a negative reaction to the way professor evaluations are made and presented to students, although the practice itself is approved by the interviewees. Finally, grounded from interviewees' reports, the implementation of Marketing philosophy and concepts into the classroom is suggested.