Navegando por Palavras-chave "Profissão docente"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Significações da colaboração profissional entre professores no contexto da formação continuada em serviço num CEI paulistano(Universidade Federal de São Paulo, 2021-11-22) Silva, Michelly Vital [UNIFESP]; Cericato, Itale Luciane [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1016528248229857; http://lattes.cnpq.br/6578336151539365Este estudo tem como intuito investigar as significações atribuídas para a colaboração profissional que ocorre no âmbito da formação continuada em serviço. O estudo se faz relevante no contexto, debatido na literatura especializada, que demonstra ser a formação continuada realizada por meio de cursos, palestras e seminários insuficiente para suprir as necessidades dos professores frente aos atuais desafios da profissão, evidenciando a necessidade de buscar alternativas para uma formação continuada eficaz para esse grupo profissional. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada realizada com professoras atuantes num Centro de Educação Infantil paulistano. A análise foi realizada a partir do procedimento dos núcleos de significação conforme proposto por Aguiar e Ozella (2006, 2013) e Aguiar, Soares e Machado (2015), cujo embasamento se pauta na psicologia histórico-cultural de Vigotski (1896-1934) e no materialismo histórico e dialético de Marx (1818-1883) e Engels (1820-1895). O resultado nos permitiu compreender a essência das relações que se estabelecem entre os professores durante um processo formativo em serviço de base colaborativa, evidenciando que tais processos podem ser mais significativos quando construídos conjuntamente tendo como foco tanto as necessidades do grupo docente quanto as especificidades da escola no cumprimento de sua missão. O estudo visa a contribuir com subsídios para discussões sobre a implementação, nas unidades escolares, de processos formativos em serviço baseados na cultura da colaboração profissional que, ao partirem das necessidades e da realidade do cotidiano escolar, configurem-se como significativos para os professores e favoreçam tanto a superação dos desafios da prática pedagógica quanto o desenvolvimento profissional docente.