Navegando por Palavras-chave "Recognition"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosDetermining the structure of decision directed acyclic graphs for multiclass classification problems(Revista De Saude Publica, 2016) Quiterio, Thaise M. [UNIFESP]; Lorena, Ana Carolina[UNIFESP]An usual strategy to solve multiclass classification problems in Machine Learning is to decompose them into multiple binary sub-problems. The final multiclass prediction is obtained by a proper combination of the outputs of the binary classifiers induced in their solution. Decision directed acyclic graphs (DDAG) can be used to organize and to aggregate the outputs of the pairwise classifiers from the one-versus-one (OVO) decomposition. Nonetheless, there are various possible DDAG structures for problems with many classes. In this paper evolutionary algorithms are employed to heuristically find the positions of the OVO binary classifiers in a DDAG. The objective is to place easier sub-problems at higher levels of the DDAG hierarchical structure, in order to minimize the occurrence of cumulative errors. For estimating the complexity of the binary sub-problems, we employ two indexes which measure the separability of the classes. The proposed approach presented sound results in a set of experiments on benchmark datasets, although random DDAGs also performed quite well.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Dialogando com Paul Ricoeur: a dimensão política da memória traumática(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-04-14) Queiroz, Silvia Maria Brandão [UNIFESP]; Teles, Edson Luís de Almeida [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Com Paul Ricoeur pensamos a dimensão política da memória traumática a partir da recente ditadura brasileira. A reflexão parte da percepção de que o legado autoritário impede a consolidação da democracia e que os traumas da repressão política não foram esquecidos. Sem desconsiderar a prioridade das vítimas, refletimos a elaboração do trauma como reconhecimento e partilha de um passado comum cujo aspecto nefasto dos não ditos passa, dentre outras questões, pela legitimação da violência de Estado no contemporâneo. Refletimos então acerca dos conceitos de anistia, justiça e perdão, correlacionando-os com a vitimização promovida pelas novas democracias. No percurso destacamos o papel do testemunho e a função mediadora dos atos de justiça para um devir de paz social, pois se a memória nos remete ao passado, a promessa de justiça nos leva ao futuro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Donas do jogo: a trajetória feminina no futebol brasileiro(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-11) Oliveira, Samara Stefanie Silva da [UNIFESP]; Baierl, Luzia Fátima [UNIFESP]; Arruda, Daniel Péricles [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2377455944784166; http://lattes.cnpq.br/0352214851873090; http://lattes.cnpq.br/0354315644044326; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho busca, através de estudos bibliográficos e documentais, trazer visibilidade às contribuições de mulheres no futebol brasileiro, além de retomar os aspectos sócio-históricos da participação feminina no futebol, entendendo esse esporte como vetor de mudança e indicativo de questões sociais. Por meio da reunião e análise de relatos, produções acadêmicas, artísticas e notícias, objetiva-se entender como ocorre a popularização e o crescimento da relevância do futebol no Brasil, tal qual os elementos responsáveis pela construção de sociabilidades no meio esportivo e como isto influencia a participação e a visibilidade do futebol feminino e as mulheres que o integram.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Redistribuição e reconhecimento na liberdade assistida em São Paulo: entre afirmação e desconstrução da identidade de gênero das adolescentes(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-03-03) Vieira, Lais Silva [UNIFESP]; Paula, Liana De [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThe object of this research is the social-educative care offered to young females in juvenile probation in the city of São Paulo. The field research was conducted in five services that offer the non-custodial measure of juvenile probation in the city of São Paulo. The central question is to analyze the potential of probation in promoting the affirmation or transformation of the gender identities of these adolescents, considering the material (redistributive) and symbolic (recognition) dimensions of their trajectories. This task of considering these aspects is urgent because socio-educational policies focus on the economic dimension as the center of socio-educational interventions and, in doing so, neglect the symbolic dimension while ignoring other markers that affect this population as gender and class.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Redução da interferência durante a consolidação da memória de pacientes amnésicos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-09-30) Simonetti, Luciane [UNIFESP]; Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3763546320226094; http://lattes.cnpq.br/6135476696614505; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A amnésia anterógrada pode ser entendida como uma dificuldade em adquirir novas informações episódicas. Trata-se de uma manifestação cognitiva cuja dificuldade pode se manifestar de modo parcial ou completo, comprometendo a capacidade de recordar ou formar memórias. Os estudos sobre a amnésia demonstram que esta dificuldade pode estar relacionada a prejuízos nos processos de consolidação e recuperação da informação durante o processo de aprendizagem de conteúdos novos. Minimizar os efeitos da interferência retroativa, em que há uma interferência entre a apresentação e a recordação de material a ser lembrado, auxilia na retenção de novo material aprendido. Neste trabalho foram conduzidos dois experimentos: o Experimento 1 teve como objetivo replicar os achados de Dela Salla e colaboradores baseado no paradigma de redução da interferência (intervalo de retenção vazio versus intervalo cheio) tendo como tarefa a ser aprendida listas de 15 palavras, além de ter sido incluída uma tarefa de reconhecimento. Uma tarefa de interferência foi utilizada no período de intervalo cheio, um tipo de quebra-cabeça chinês - Tangram. Os intervalos de retenção foram de 6 minutos. Participaram do Experimento 1 nove pacientes amnésicos devido a lesão encefálica adquirida com causas diversas (traumatismo craniano, acidente vascular cerebral, encefalite, epilepsia do lobo temporal mesial), e nove sujeitos controles, pareados por sexo, idade e anos de escolaridade. No Experimento 2 o objetivo foi diminuir o tamanho das listas para 4 e 8 palavras, tendo como hipótese uma melhora no desempenho da recordação tardia. Neste segundo estudo, participaram apenas o grupo de pacientes amnésicos, sendo que um (P6) optou em não participar. Os achados foram corroborados com estudos anteriores demonstrando que em condições de pouca interferência após aprendizagem, pode-se observar indícios de consolidação do material. Na tarefa de reconhecimento administrada apenas no Experimento 1, observou-se que o desempenho de ambos os grupos foi semelhante quanto ao tipo de intervalo (vazio ou cheio). Os resultados do Experimento 2 quando analisados individualmente, e também quando comparados com o Experimento 1 revelam que independente do tamanho das listas a quantidade de recordação é sempre a mesma, ou seja, 4 palavras. O paradigma de redução da interferência retroativa parece ajudar a compreender os processos implicados na dificuldade de pacientes amnésicos em reter informações na memória de longo prazo, e demonstra ser uma boa proposta para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas de reabilitação para grupos clínicos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Trabalho, Reconhecimento e Sublimação no filme A partida(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-19) Dias, Maíra Souza [UNIFESP]; Lima, Laura Camara [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6277780648747957; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O trabalho está fortemente implicado nos processos psicológicos e na construção subjetiva e identitária do trabalhador. Buscou-se nesta pesquisa compreender a relação entre o trabalho e os processos subjetivos vivenciados pelo protagonista do filme A partida (Takita, 2008), e investigar de que forma o trabalho e o seu reconhecimento podem contribuir para a superação de sofrimentos psíquicos. A análise hermenêutica foi embasada no filme, que aborda diversos aspectos voltados ao trabalho e ao luto, e em autores que discorrem sobre as temáticas apresentadas nele, a partir de conceitos teóricos da Psicodinâmica do Trabalho e da Psicanálise, complementada pela compreensão dos aspectos e atravessamentos sociais e culturais que colorem a relação do personagem do filme com sua atividade profissional. Os resultados indicam que o processo de reconhecimento e de sublimação no trabalho proporcionaram ao personagem do filme a superação do sofrimento ocasionado pela partida de seu pai.