Navegando por Palavras-chave "Saúde da Família"
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- ItemSomente MetadadadosA Estratégia Saúde da Família na Atenção Básica do SUSFigueiredo, Elisabeth Niglio de
- ItemAcesso aberto (Open Access)Atenção nutricional na atenção primária à saúde em dois municípios da região metropolitana da Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-10-29) Sato, Yukari [UNIFESP]; Medeiros, Maria Angélica Tavares de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Background: Primary Health Care (PHC) is the gateway to the Health Care Network and aims to meet most health needs. Nutritional Care (NC) in PHC involves actions of food and nutrition in the promotion, protection and prevention, treatment and recovery of health. This comprehensive, intersectoral and continuous care must be provided for individuals, families and communities, according to the specificities of each group and the vulnerabilities of the different courses of life, such as in the maternal and child phase. Objective: To characterize and comparatively analyze the organization of NC to prenatal, puerperium and breastfeeding, in Primary Health Care, in two municipalities of Baixada Santista, São Paulo, Brazil. Methods: A cross-sectional, quantitative study was carried out. NC was investigated in all of the Family Health Units (FHUs) and mixed Basic Care Units (BCUs) in: Cubatão (n = 17) and Guarujá (n = 14). For this purpose, seven domains of the Instrumento de Avaliação da Organização da Atenção Nutricional (IAAN) in PHC were used, validated in its content. A descriptive analysis of the variables was performed and, in the inferential analysis, the Mann-Whitney and Pearson's Chi-square tests were used. Results: In the comparison between the municipalities, Guarujá scored better scores in all indicators. Statistically significant differences were found in NC for the following variables: Support for Nutritional Care actions: Infrastructure and Permanent Education; Food and Nutritional Surveillance; Nutritional Care for Prenatal Care and Nutritional Care for Puerperium and Breastfeeding. Conclusion: The actions of NC to the maternal and child group were more frequent in the city of Guarujá, with a higher number of nutritionists, greater workload, incorporated in NASF-AB and with more participation in A&N actions. The insertion of these professionals, however, is still incipient before the demand, in both municipalities. More investments in skilled labor, infrastructure and matrix support are needed.
- ItemSomente MetadadadosAvaliacao da qualidade da consulta de enfermagem a crianca em unidades basicas de Saúde do programa de Saúde da familia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2003) Saparolli, Eliana Campos Leite [UNIFESP]Esta pesquisa descritiva teve como objetivo geral avaliar a qualidade da consulta de enfermagem prestada a crianca ate um ano de idade em Unidades Basicas de Saúde (UBS) do Programa de Saúde da Familia do Municipio de São Paulo. A populacao do estudo abrangeu a area fisica, instalacoes e recursos materiais existentes em 12 salas destinadas a esta atividade nas oito UBS selecionadas e as 14 enfermeiras que realizavam a pratica assistencial. A amostra inclui 20,0 por cento do total de criancas dessa faixa etaria, cadastradas na equipe de Saúde de cada enfermeira. Desta forma, abrangeu 114 consultas de enfermagem com os respectivos prontuarios das criancas atendidas. Os dados foram coletados pela: observacao sistematizada tanto da area fisica, instalacoes e recursos materiais disponiveis para a consulta de enfermagem como do processo assistencial desenvolvido nesta atividade, analise documental dos prontuarios das criancas atendidas e um questionario semi-estruturado aplicado as enfermeiras. Para proceder a avaliacao proposta, os resultados obtidos foram comparados com criterios normativos validados por 11 especialistas na area da Saúde da Crianca. As principais conclusoes foram: a estrutura disponivel para a realizacao da consulta de enfermagem era adequada por atender a grande maioria dos criterios estabelecidos, destacando-se, entre os componentes avaliados, o perfil profissional apropriado das 14 enfermeiras, por contemplar experiencia de trabalho, especializacoes na area de Saúde Publica/Saúde Coletiva e capacitacao especifica para essa atividade, o que imprimiu qualidade a assistencia prestada. A dimensao tecnico-cientifica do processo assistencial foi adequada, conforme criterios estabelecidos quer, na aplicacao da sistematizacao da assistencia de enfermagem (SAE) quer, na implementacao das cinco acoes basicas de Saúde da crianca, indicando, porem, a necessidade de reformulacoes em procedimentos para aprimorar a qualidade dessas acoes. A dimensao da interacao ocorrida entre enfermeiras e maes/responsaveis pelas criancas foi satisfatoria quanto a comunicacao efetiva, o que favoreceu a adesao da clientela a assistencia prestada pelas enfermeiras. As anotacoes sobre a SAE alcancaram menores porcentuais na etapa de identificacao de problemas/necessidades de Saúde, demandando a melhoria do registrto para que retrate as acoes realizadas, com vista a possibilitar avaliacao da coerencia das prescricoes e resultados alcancados
- ItemSomente MetadadadosCachoeira da Serra I: conhecendo o território e seu processo saúde-doençaUniversidade Federal de São Paulo – UNIFESP
- ItemSomente MetadadadosCachoeira da Serra II: conhecendo o sistema de saúde localUniversidade Federal de São Paulo – UNIFESP
- ItemSomente MetadadadosCaso complexo Danrley e DarleneUniversidade Federal de São Paulo – UNIFESP
- ItemSomente MetadadadosCaso Complexo Vila Santo AntonioUniversidade Federal de São Paulo – UNIFESP
- ItemSomente MetadadadosCaso complexo: Ilha das FloresUniversidade Federal de São Paulo – UNIFESP
- ItemAcesso aberto (Open Access)Characteristics of physical activity programs in the Brazilian primary health care system(Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, 2014-10-01) Gomes, Grace Angélica de Oliveira; Kokubun, Eduardo; Mieke, Grégore Iven; Ramos, Luiz Roberto [UNIFESP]; Pratt, Michael; Parra, Diana C.; Simões, Eduardo; Florindo, Alex A.; Bracco, Mario Maia [UNIFESP]; Cruz, Danielle; Malta, Deborah; Lobelo, Felipe; Hallal, Pedro C.; Universidade Federal de São Carlos Departamento de Gerontologia; Universidade Estadual Paulista (UNESP); Universidade Federal de Pelotas Grupo de Estudos em Epidemiologia da Atividade Física; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Centers for Disease Control and Prevention National Center for Chronic Disease Prevention and Health Promotion; Washington University in St. Louis George Warren Brown School of Social Work; Universidade de São Paulo (USP); Hospital Israelita Albert Einstein; Ministério da Saúde; Emory University Rollins School of Public HealthThe aim of this study was to describe the characteristics of programs that promote physical activity in the public primary care system by region of Brazil, subject to the presence or absence of multidisciplinary primary care teams (NASF). We conducted a cross sectional and population-based telephone survey of the health unit coordinators from 1,251 health care units. Coordinators were asked about the presence and characteristics of physical activity programs. Four out of ten health units reported having a physical activity intervention program, the most common involving walking groups. Most of the activities were performed in the morning, once or twice a week, and in sessions of 30 minutes or more. Physical education professionals were primarily responsible for directing the activities. Interventions occurred in the health unit itself or in adjacent community spaces. In general, these characteristics were similar between units with or without NASF, but varied substantially across regions. These findings will guide future physical activity policies and programs within primary care in Brazil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Comunicação entre trabalhadores de saúde e usuários no cuidado à criança menor de dois anos no contexto de uma unidade de saúde da família(UNESP, 2015-01-01) Coriolano-Marinus, Maria Wanderleya de Lavor; Andrade, Rebecca Soares de [UNIFESP]; Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]; Lima, Luciane Soares de; Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Enfermagem; Fundação Oswaldo Cruz Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Federal de PernambucoThe study aimed to ascertain the conceptions that health workers and users have regarding communication in caring for children under two years old using the Habermas Communicative Action Theory. This was a qualitative study in which the data-gathering technique consisted of semi-structured interviews with healthcare workers and the caregivers of children under two years old in order to obtain support for studying communication. The data were subjected to thematic content analysis. Two thematic categories were identified an instrumental category, given that its characteristics were geared to the domain and information transfers; and another one called the shared category, since it was understood as communion of knowledge between healthcare workers and users, containing approximations to the assumptions of Communicative Action Theory. It was suggested that changes to the context studied should be made, from the perspective of constructing of communicative dialogue practices.
- ItemSomente MetadadadosConsulta de enfermagem em puericultura : a vivência do enfermeiro do Programa de Saúde da Família(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Campos,Roseli Marcia Crozariol [UNIFESP]; Ribeiro, Circéa Amália [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosDiagnóstico precoce do câncer de mama: percepção do cuidado de médicos da estratégia saúde da família no município de Santos/SP(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-08-21) Homenko, Daniela dos Santos Lopes [UNIFESP]; Sá, Cristina dos Santos Cardoso de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)ntroduction: Breast cancer is a major public health problem. It is the main cause of mortality in the female population. In the face of the impossibility of primary prevention measures that impede the development of breast cancer, efforts have been directed at scheduling secondary prevention measures through early detection. Early diagnosis and timely initiation of treatment may alter staging and consequently prognosis. It is noteworthy that the physicians of the Family Health Strategy (FHS) play a fundamental role in the information and awareness of women for the early detection of the disease. Objectives: To verify the opinion about the practices of breast cancer care in FHS physicians in the Municipality of Santos. Method: This is a research with a qualitative approach, with physicians from ESF teams in the municipality of Santos with more than one year of operation. Data were collected from July to August 2016 through semi-structured interviews. The analysis of the data was performed by the technique of content analysis proposed by Bardin. Results: Of the 21 invited physicians, 17 interviews were carried out. Units in operation for more than a year are located in the Morros, Northwest Zone and Continental Area. There was a similar proportion between men and women and the age varied between 29 and 72 years. Most are foreigners participating in the Mais Médicos Program. The totality of doctors knows the practices recommended in women's health, and most of them practice them, and there is no great difficulty in carrying out the requested tests. Doctors know the specialty reference (secondary care) and refer referral patients. The issue of lack of health education was pointed out as a difficulty, as well as the need for a specialist (Gynecologist) in family health.: The creation of new NASFs and the increase of gynecologists and pediatricians in the teams should be the proposal to strengthen the FHS in the city of Santos, providing better resolution of cases in Primary Care. Intensifying surveillance in women's health may be a strategy for early detection of breast cancer.
- ItemSomente MetadadadosEducação em SaúdeMachado, Adriana Germano Marega; Wanderley, Luciana Coutinho Simões
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação em saúde na estratégia de saúde da família em Porto Velho/zona rural e urbana.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Moura, Cleson Oliveira de [UNIFESP]; Goldenberg, Paulete [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8655470743072105; http://lattes.cnpq.br/3309450050995617; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O proposito desse estudo foi caracterizar as atividades educativas junto as equipes multiprofissionais na Estrategia de Saúde da Familia do Municipio de Porto Velho/RO, levando em conta sua distribuicao regional. Trata-se, mais especificamente, de mapear as equipes, elencar a composicao e atividades desenvolvidas e caracterizar o funcionamento das mesmas, tendo em vista subsidiar proposta de capacitacao. O estudo, de carater exploratorio e descritivo, comportou uma abordagem quantitativa e qualitativa, envolvendo tres movimentos de investigacao: o mapeamento das equipes de Saúde da familia, a descricao da composicao e atividades desenvolvidas, levantadas a partir de dados secundarios e a atuacao das equipes multiprofissionais tendo por referencia as praticas de educacao em Saúde, levantada a partir de questionarios aplicados aos profissionais de seis equipes selecionadas por area: urbana, rural terrestre e rural fluvial. O estudo mostrou que o Municipio apresentou uma rede de atencao primaria em Saúde instalada nas tres areas investigadas (Urbana, Rural Terrestre e Rural Fluvial), com diferencas de proporcao de populacao e familias cadastradas, relativizadas pelo adensamento populacional e as dificuldades de locomocao. Cerca de 20% das equipes nao contavam com profissionais de Saúde bucal, particularmente na Area Rural Terrestre. Os procedimentos com finalidade diagnostica, clinica e cirurgica sao predominantes, em que pesem os sinais de incorporacao das acoes relativas as acoes de promocao de Saúde, ressaltando-se, a proposito, que as atividades educacionais ainda ocupam um espaco secundario nos termos das diretrizes de implantacao da Estrategia de Saúde da Familia. Se a utilizacao de recursos didaticos e os temas trabalhados caracteristicos da perspectiva tradicional de educacao em Saúde ainda estao presentes de maneira marcante no processo de trabalho das equipes das tres areas, nao se pode deixar de registrar sinais de incorporacao da perspectiva renovada nas atividades de educacao em Saúde, dentro das limitacoes da construcao de um projeto educacional na sua completude, em funcao de um trabalho multiprofissional fragmentado e com limitada participacao da comunidade no processo. Ao lado das constatacoes citadas foi sugerido pelos participantes o treinamento dos profissionais que atuam na ESF, particularmente voltada para as questoes de educacao em Saúde. Nesses termos a elaboracao de relatorios tecnicos e a realizacao de oficinas sao as propostas de produtos dessa pesquisa
- ItemRestritoA educação física na atenção básica e a contribuição da graduação para esta prática(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012-05-18) Anjos, Tatiana Coletto dos [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9347541615414055; http://lattes.cnpq.br/3752520805087725; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo Geral: Investigar a formação do profissional de EF para a atuação na saúde/Atenção Básica. Objetivos Específicos: Caracterizar o Profissional de EF que atua na saúde/Atenção Básica e os motivo que o leva a atuar nesta área. Caracterizar a prática do Profissional de EF na saúde/Atenção Básica e apreender as contribuições da graduação para o desenvolvimento de competências profissionais para a atuação nesta área. Apreender a concepção dos coordenadores dos cursos de graduação em EF sobre o trabalho do Profissional de EF na Atenção Básica bem como as competências necessárias para este trabalho. Identificar, na óptica dos coordenadores dos cursos de EF, a contribuição da graduação para o desenvolvimento das competências para o trabalho nesta área e levantar as dificuldades que possam impedir a readequação dos cursos frente à esta demanda.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação Permanente como dispositivo de co-gestão: a concepção dos profissionais de saúde da família do Conselho de Acompanhamento da Atenção Básica (CONACO)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Medeiros, Nara Maria Holanda de [UNIFESP]; Machin, Rosana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9222532963593471; http://lattes.cnpq.br/7622095686832163; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo esta centrado na experiencia de participacao dos profissionais de Saúde da Familia no processo ensino-aprendizagem no espaco da Gestão dos servicos de Saúde. Por meio da analise do CONACO buscou caracterizar a experiencia educativa, apreender os fatores facilitadores e dificultadores do processo e compreender os processos subjetivos a partir das manifestacoes de sentimentos oportunizadas pelo CONACO. O estudo foi de natureza qualitativa sob a utilizacao da abordagem fenomenologica com tecnicas combinadas de coleta, registro e analise. Atraves do agrupamento de sentido foram identificados os elementos constitutivos da compreensao da pratica educativa, explorados sob as perspectivas dos aspectos politicos-educacionais e psicossociais-humanos. A analise foi confrontada segundo preceitos e diretrizes da Educacao Permanente em Saúde, a teoria de David Ausubel e da Aprendizagem Significativa Critica. A pesquisa revelou que o processo de Educacao Permanente permitiu aos trabalhadores vivenciarem a aprendizagem significativa e conceberem o espaco de trabalho como um contexto de aprendizagem permanente. A aprendizagem significativa revelou-se numa eficaz estrategia para a transformacao da cultura do trabalho. Nessa abordagem os oproblemaso e/ ou situacoes tornaram-se fonte permanente de qualificacao profissional e assistencial. A consistencia da relacao ensino-aprendizagem fundamentou-se nos principios do construtivismo, construindo significados, definindo sentidos a realidade que estavam inseridos, por meio do estimulo ao pensamento critico-produtivo e da acao compartilhada ao redor dos problemas. O desempenho dos mediadores resultou na situacao em que co-governar foi papel inerente a todos, o que tornou possivel caracterizar esse processo de Gestão do tipo participativa que se tornou eixo estruturador da nova forma de fazer politica de Gestão em Saúde, por meio da democratizacao do poder, do estabelecimento da comunicacao e das relacoes horizontais de forte vinculo e confianca. A nocao de efiCiência e eficacia perpassou tambem pelo fato de apontar a mudanca na forma de pensar e agir dos Sujeitos, alem de atender as expectativas de qualificacao e producao. Essa forma de gestao, ainda, foi re-concebida como fonte de equilibrio e satisfacao para os trabalhadores, moderando o sofrimento no trabalho devido a escuta, aprendizagem, a liberdade e ao desenvolvimento de relacoes sociais satisfatorias. Ficou claro que a insercao de uma estrategia eminentemente educativa nos espacos de Gestão e capaz de mudar paradigmas gerenciais e humanizar processos nas diferentes instancias do agir em Saúde. O CONACO reforcou e demonstrou que o espaco de trabalho muitas vezes e a mais rica fonte de uma forma complexa de aprender e que o ensino em servico esta formando qualificados profissionais e intervisores-mediadores (docentes) criticos, sob a construcao de competencias compartilhadas e especificas, a partir da integracao de diversos saberes. Os principais ganhos dessa Gestão foram o aumento do potencial de resolutividade das situacoes problemas, diminuicao do absenteismo, do adoecimento dos trabalhadores e da rotatividade dos profissionais de Saúde.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O ensino da atenção primária à saúde no internato médico das universidades públicas da Região Norte(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Silva, Flávio Dias da [UNIFESP]; Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0809341121492385; http://lattes.cnpq.br/1102422313191390; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Desde 1996 o Brasil optou por investir na Atenção Primária à Saúde (APS) como base estruturante do Sistema Único de Saúde (SUS) através da Estratégia Saúde da Família (ESF). Esta decisão implicou em um aumento significativo da demanda de médicos generalistas. A escassez de médicos especialistas (Médicos de Família e Comunidade – MFC’s) tem feito com que boa parte dos postos de trabalho na ESF esteja sendo ocupada por recém-graduados e/ou médicos não especialistas em APS. Este cenário mostra e demanda às escolas médicas a formação de profissionais aptos ao trabalho nesta área da saúde. O objetivo desta pesquisa foi avaliar como está sendo realizado o ensino das competências necessárias para o trabalho em APS durante o Internato nas escolas públicas da região Norte do Brasil. Sete escolas públicas da região Norte participaram da pesquisa. Optou-se por uma abordagem quanti-qualitativa, que foi realizada por três métodos: pesquisa documental dos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs) e programas de Internato; aplicação de questionário semi-estruturado aos coordenadores dos programas de Internato; e, por fim, entrevista com estes coordenadores. Os dados documentais e empíricos obtidos permitem evidenciar que o ensino das competências no Internato ainda está distante de ser adequado às necessidades do médico que trabalhará na ESF. Apesar dos PPCs revelarem que as escolas estudadas buscam formar profissionais com perfil generalista e identificados com as necessidades da comunidade amazônica, nota-se que o percurso formativo não está fortemente orientado para a APS. Os achados indicam programas de Internato com uma carga horária insuficiente para o ensino da APS; estágios em outras áreas da saúde não voltados ao ensino de competências generalistas uma vez que o enfoque ainda é em medicina hospitalar e atenção secundária ou terciária; ausência de definição de uma matriz de competências a ser desenvolvidas ao longo do Internato; não explicitação clara nos PPCs dos métodos de avaliação de competências dos internos; dificuldades de encontrar preceptores qualificados e disponíveis; estrutura precária das Unidades de Saúde; obstáculos na integração entre universidade e serviços de saúde; e a insignificante atratividade do campo da APS para o interno. Apesar destas sinalizações todos os programas de Internato estudados contemplam estágio na ESF, correspondendo no máximo a vinte por cento da carga total. Ao menos metade das escolas tem realizado estágio em municípios do interior (estágio Rural), iniciativa com potencial indutor de interiorização dos profissionais médicos. Apreende-se das manifestações dos Coordenadores que há necessidade de uma reorientação do currículo da graduação e do próprio Internato em direção a uma maior ênfase no ensino da APS. Frente aos desafios de mudanças na formação do médico no país, este trabalho culmina com uma proposta de diretrizes para orientação do internato médico para a atenção primária à saúde, ganhando especial significância com o recém-lançado Programa Mais Médicos (2013), que, entre outras ações, sugere uma maior aproximação com a APS durante a formação médica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um estudo sobre o Nasf-AB em um município paulista de pequeno porte(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019) Coneglian, Rosana Cristina [UNIFESP]; Pereira, Pedro Paulo Gomes [UNIFESP]; Junqueira, Virginia; http://lattes.cnpq.br/5029984524343235; http://lattes.cnpq.br/1474930426841995; http://lattes.cnpq.br/3375231893599759; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In Brazil, the National Policy of Basic Attention met and systematized formulations guided by the principles and directives of Public Health System, notably integrality, universality and equal access. In our country of continental dimensions, in which most municipalities are small, the federal manager has induced policies and devices to strengthen PHC. However, there are several obstacles in this trajectory, especially regarding integrality. One of the devices financially induced by the federal manager is the Expanded Nucleus of Family Health and Basic Care, created in 2008, and consists of multiprofessional teams whose attributions are technical-pedagogical support and assistance to the PHC teams and the users. This thesis, the result of a qualitative research of the ethnographic type, conducted by the author during two years of work in a Expanded Nucleus of Family Health and Basic Care of a small municipality, has the objective of discussing some questions and aspects that seemed central in the experience of the problems that were placed in the day to day work. The spectrum of impediments and embarrassment is wide ranging from national, state, and local policy issues, which include system funding, management, training and hiring of the workforce, to power relations within teams, with the municipal Public Health System authorities, among PHC professionals and users, among others. In the reality of a public health system in a small municipality, research questions were posed to the Expanded Nucleus of Family Health and Basic Care researcher/worker, concerning questions about the (im)possibilities of effective responses to the health situation of the population of the municipality by the PHC teams, be it from the Expanded Nucleus of Family Health and Basic Care or the Family Health units, considering the restrictions and working conditions that generated evident repercussions on the health of the local workers.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Gerente de Atenção Básica: formação e características de gestão na Atenção Primária em Saúde no Município de Praia Grande - SP(Universidade Federal de São Paulo, 2023-09-27) Pacheco, Jocemar Dias [UNIFESP]; Nicolau, Stella Maris [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3496625318980062; http://lattes.cnpq.br/8727837755394162Unidades Básicas de Saúde estão presentes em todos os municípios do Brasil e contam com gerentes, profissionais preferencialmente com nível universitário, responsáveis pela coordenação dos processos de trabalho e do planejamento em saúde de acordo com as necessidades do território e da comunidade. Este estudo visa analisar os percursos formativos e as características da atuação de Gerentes de Unidades Saúde da Família (Usafas) do município de Praia Grande, litoral do Estado de São Paulo. A pesquisa foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, realizadas presencialmente, nas dependências dos serviços em salas reservadas, gravadas e transcritas e submetidas à análise temática do discurso. Foram coletados dados demográficos como gênero, idade, tempo de atuação no município e no cargo, formação e dados da unidade. Para a manutenção do sigilo, foram utilizados codinomes e as unidades foram identificadas com nomes fictícios. De um total de 30 gerentes de todas as Usafas, foram realizadas 15 entrevistas (06 homens e 09 mulheres) em uma amostra de conveniência, buscando diversificar gênero dos entrevistados, regiões geográficas da cidade e contemplar gerentes mais novatos e mais experientes. Os resultados apontam que todos os entrevistados possuem nível superior mesmo que sejam concursados na prefeitura em cargos técnicos da saúde ou cargos administrativos, e nos discursos não foi percebida uma diferença significativa nos processos de trabalho do gerente com formação de origem técnica daquele com formação administrativa. Ficou evidente que as maiores dificuldades dos gerentes estão na gestão das pessoas, todavia, isso não se configura como um obstáculo na relação interpessoal entre eles e os demais membros da equipe. Também foi possível verificar que, pela percepção destes, o gerente possui um papel fundamental na garantia dos princípios do SUS e na manutenção dos protocolos na gestão das agendas e da regulação, pois precisam diariamente lidar com interferências externas, como a pressão de lideranças políticas formais e informais demandando algum tipo de prioridade a usuários de sua indicação em âmbito local. Para a maior parte dos gerentes, o contato com a comunidade atendida pela Usafa é considerado um ponto positivo de lidar em meio a suas rotinas. A falta de atividades de educação permanente em saúde (EPS) específicas para gerentes e a falta de reuniões para troca de experiências entre gerentes das Usafas foram referidas como um dificultador de seu processo de trabalho. Também foi identificado como um fator dificultador de seu processo de trabalho o fato de ocuparem cargos de confiança, sendo, portanto, indicados pelo gestor municipal, o que gera incertezas quanto ao tempo de permanência no cargo, e acaba por prejudicar o planejamento de ações e projetos a longo prazo.
- ItemSomente MetadadadosGestão da prática clínicaRamos, Laís Helena; Saparolli, Eliana; Marega, Adriana; Gamba, Monica Antar; Demarzo, Marcelo Marcos Piva; Oliveira, Cristina Alves de; Gonçalves, Daniel Almeida; Vasconcelos, Erico Marcos de; Fratucci, Maristela Vilas Boas