Navegando por Palavras-chave "Schumpeter"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Dinâmica da indústria do audiovisual baseada na teoria Schumpeteriana de destruição criativa(Universidade Federal de São Paulo, 2019) Fernandes, Matheus [UNIFESP]; Machado, Eduardo Luiz [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8965282450665242Este trabalho tem como objetivo analisar, através do histórico da indústria do entretenimento, a teoria de destruição e criativa e os ciclos de inovação propostos por Schumpeter, essenciais para o funcionamento da máquina capitalista. Para isto, é contextualizado o surgimento da indústria e seus principais expoentes, como o rádio e a TV, e a forma com que estes meios sofreram transformações com o surgimento de novas tecnologias. Além disso, é feita uma análise bibliográfica e comparativa da teoria de Schumpeter com os ciclos de transição tecnológica observados entre os instrumentos do audiovisual quanto sua precisão de descrição de auge e declínio de um empreendimento e de intervalo médio de cada ciclo. Constatou-se com a análise que a indústria do entretenimento, embora isolada, o que pode representar uma distorção da realidade para Schumpeter, é extremamente eficaz para exemplificar e validar a teoria schumpeteriana, tanto quanto aos ciclos, quanto aos intervalos de tempo de cada ciclo que Schumpeter considera em sua obra. A indústria valida ainda o processo de trustificação e de poder autodestrutivo do capitalismo que é essencial para dinâmica do próprio sistema.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A nova indústria do entretenimento sob a perspectiva neoschumpeteriana do progresso técnico(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-05) Zanotti, Marcos Paulo Lopes [UNIFESP]; Machado, Eduardo Luiz [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8965282450665242O avanço da computação, das tecnologias de comunicação e processamento, impulsionaram o desenvolvimento e aprimoramento das tecnicas de produção e consumo audiovisual, produto da Industria do Entretenimento. Os novos meios de produção e consumo são visiveis atraves de um processo denominado por Schumpeter como Progresso Técnico, onde por meio de um processo de criação e destruição, aprimoramento e inovação, o mercado se renova, criando novas oportunidades e culturas. A inovação é um componente chave para o Progresso Técnico, segundo a visão neoschumpeteriana, é composto por técnicas praticas e instrumentais e relações economicas e sociais, onde sua relevância economica e sucesso depende de sua inserção e aceitação no mercado, validando-se no consumo. A Industria do Entretenimento passou por diversos componentes da teoria neoschumpeteriana do progresso técnico para chegar a configuração atual, uma economia baseada no consumo de grandes massas atráves de ambientes digitais, abandonando os formatos fisicos e custosos e adentrando as novas funcionalidades das tecnologias de comunicação. Atraves da união dessas tecnicas e relações que surgiu o Streaming, modelo de sucesso mundial, utilizado hoje por grandes empresas da Industria do Entretenimento como meio de divulgação dos seus principais produtos. Por meio da revisão bibliográfica teórica da teoria neoschumpeteriana do progresso técnico, foi possivel relacionar as transformações recentes da Industria do Entretenimento ao progresso técnico da computação e traçar a trajetória das inovações do setor sob a ótica do consumo. A Industria do Entretenimento é um componente importantissimo para a economia, através dela que ocorre a divulgação e massificação de inovações e culturas, através do marketing e propaganda, inseridos no contexto atual do consumo audiovisual digital, que muda constantemente dada a velocidade de transformação desse setor correlacionado a computação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os ciclos de Kondratiev e as possibilidades de periodização da história do capitalismo, uma abordagem Neoschumpeteriana.(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-11) Lemos, Arisson Roberto Rodrigues [UNIFESP]; Costa, Julio Cesar Zorzenon [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7517814743222353Esta monografia busca estabelecer uma ponte entre as teorias dos ciclos econômicos de longa duração, propostas por Nikolai Kondratiev e desenvolvidas por Joseph Schumpeter e os economistas neoschumpeterianos, e a abordagem da história de longa duração defendida por Fernand Braudel. Ao cruzar essas duas vertentes teóricas, o objetivo é aprofundar a compreensão dos processos históricos de transformação social e econômica que moldam o capitalismo ao longo de séculos. A monografia se concentra na análise das inovações tecnológicas como motor de transformação, investigando como elas interagem com as estruturas de longa duração, moldando os ciclos de Kondratiev e desencadeando mudanças estruturais de longo prazo. Ao adotar uma abordagem interdisciplinar, que combina elementos da economia, da história e da sociologia, e utilizando uma ampla gama de fontes de dados e métodos de análise, esta pesquisa busca oferecer uma visão mais abrangente e complexa sobre a dinâmica do capitalismo. Os resultados esperados incluem uma melhor compreensão dos mecanismos que impulsionam os ciclos de longa duração, a identificação de padrões e tendências históricas, e a formulação de novas hipóteses sobre o futuro do capitalismo. A monografia contribuirá para o debate sobre a natureza dos processos históricos de longa duração, oferecendo uma perspectiva que integra elementos da análise estrutural e da análise conjuntural.