Navegando por Palavras-chave "Scientific divulgation"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRestritoDesestigmatizando a maconha: divulgação científica através da produção de audiovisuais(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-24) Coqueiro, Luiza Francisco Uchôa [UNIFESP]; Rodrigues, Eliana [UNIFESP]; Bianco, André Amaral Gonçalves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1848716002041734; http://lattes.cnpq.br/2830288889321370; http://lattes.cnpq.br/6873752643620175A divulgação científica tem um importante papel no estabelecimento da transposição didática do conhecimento científico para a sociedade, permitindo que o público em geral se aproprie de informações científicas necessárias ao debate crítico e reflexivo sobre questões complexas e de seu interesse. Uma forma de realizar essa divulgação é por meio de produtos audiovisuais, que devido ao seu dinamismo e objetividade, demonstra grande potencial de alcance. O presente trabalho tem como objetivo produzir o quinto episódio da minissérie “Maconha através do tempo”, que apresenta informações a respeito do uso da maconha com fins terapêuticos, tendo como protagonista o Padre Ticão e como sua militância vem contribuindo para democratizar o acesso ao conhecimento científico por meio do Curso da Cannabis Medicinal. O público alvo do vídeo são jovens e adultos e a sua duração será de aproximadamente 45 minutos. Esperamos que com essa produção possamos incluir a sociedade no debate de um tema tão estigmatizado nos dias atuais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Elaboração de material ilustrativo sobre propriedade luminescente de íons terras raras para divulgação científica(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-27) Aragão, Rafael Gomes [UNIFESP]; Lourenço, Ana Valeria Santos de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5210899977507748; http://lattes.cnpq.br/3132355011577539O estudo e desenvolvimento de materiais luminescentes tem sido alvo na aplicação em sistemas ópticos nessa última década. Os íons de terras raras trivalentes (TR3+) utilizados em diferentes materiais são conhecidos por exibirem alta luminescência. O trabalho desenvolvido teve como motivação o desconhecimento de grande parte dos estudantes, e até mesmo da população geral, referente a propriedade luminescente de elementos terras raras e de seus derivados. A ilustração científica, por ser uma alternativa de transmitir ideias, conhecimentos e/ou informações de cunho científico, foi a ferramenta utilizada para a elaboração de um material expositivo informativo contemplando o tema de luminescência de compostos contendo íons de terras raras, a fim de promover a divulgação científica sobre o mesmo. A metodologia foi dividida em 3 partes: fundamentação teórica dos conceitos científicos, roteirização do plano ilustrativo e, por fim, a criação propriamente dita do material ilustrativo, utilizando para elaboração o software Adobe Illustrator © 2021. Ao final, produziu-se 2 folhetos com a temática de definição e contextualização das terras raras e a propriedade luminescente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As etapas da produção audiovisual como ferramenta de divulgação científica sobre a Ayahuasca e seus aspectos etnobotânicos(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-23) Bento, Jussara Suzano [UNIFESP]; Rodrigues, Eliana [UNIFESP]; Fonseca, Arilton Martins [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6721302687122326; http://lattes.cnpq.br/2830288889321370; http://lattes.cnpq.br/1232613979420973O diálogo da divulgação científica vem sendo explorado por pesquisadores com a finalidade de questionar os problemas comunicativos que geram um abismo entre a comunidade científica e a sociedade. Uma forma de tentar tornar o conhecimento científico acessível é através da produção de conteúdos de fácil entendimento, como é o caso de produções audiovisuais. O presente trabalho teve como objetivo descrever as etapas da produção audiovisual de dois episódios de um documentário sobre a bebida Ayahuasca e relatar o potencial dos vídeos para a democratização ao conhecimento científico e contribuir com o incentivo à pesquisa. Os episódios produzidos são direcionados ao público jovem e adulto que se interessa por uma perspectiva científica do contexto ritual do uso de plantas em religiões brasileiras.