Navegando por Palavras-chave "Severidade"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo das diferenças entre distribuições de prêmios de seguros automotivos entre os bairros do Centro, Itaquera, Mooca e Tatuapé: abordagem por meio do método GAMLSS com simulações de Monte Carlo(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-17) Martines, Natália Bonacelli [UNIFESP]; Maluf, Luiz Augusto Finger França [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6412359719314902; http://lattes.cnpq.br/3653920233067144Este trabalho buscou analisar as diferenças entre as distribuições dos prêmios puros de seguro de sinistro de roubo e furto. Foram considerados dois tipos de veículos: passeio nacional e motocicletas. Os bairros selecionados dentro da cidade de São Paulo são: Itaquera, Mooca, Centro e Tatuapé. O objetivo é identificar o efeito dessas variáveis explicativas nos prêmios estimados, para isso, uma base de dados referente ao primeiro semestre de 2019 do sistema Autoseg da SUSEP, sobre frequência de sinistro, severidades, características do veículo como região, bairro, ano do modelo, entre outros, foi utilizada. Com a base de dados filtrada contendo apenas as variáveis explicativas de interesse, a frequência e a severidade foram modeladas por GAMLSS. Para a frequência foi utilizada a distribuição de Poisson Inflada de Zeros e para a modelagem da severidade a distribuição de Weibull. Em seguida, estimou-se a distribuição convoluta de sinistros individuais de roubo e furto por meio das simulações de Monte Carlo. Os resultados indicaram que o prêmio puro médio estimado para o bairro do Tatuapé foi o maior entre todos os bairros estudados, para veículos de passeio nacional, considerando veículos com zero anos de uso, mostrando ser diferente da hipótese inicial de que o bairro de Itaquera seria o de maior prêmio. Uma das explicações que sustenta essa diferença é que Tatuapé por ter um poder aquisitivo melhor pode ter contratado mais seguros do que o bairro de Itaquera. Outra explicação, pode ser pelo fato da base da Autoseg ter registros do domicílio do veículo e a base da SSP, o local de ocorrência dos sinistros. Isto mostra que nem sempre veículos são roubados ou furtados no bairro onde são domiciliados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Influência do índice de massa corporal na incontinência urinária feminina(Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia, 2010-09-01) Oliveira, Emerson; Lozinsky, Adriana Chebar [UNIFESP]; Palos, Claudia Cristina; Ribeiro, Daniela D'amelio Melara; Souza, Angela Mara Bentes De; Barbosa, Caio Parente; Faculdade de Medicina do ABC Departamento de Obstetrícia e Ginecologia Setor de Uroginecologia e Cirurgia Vaginal; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: to evaluate and compare the effects of body mass index (BMI) on the severity of female urinary incontinence (UI) using the quality of life questionnaire King's Health Questionnaire (KHQ), variables of urodynamic studies and the medical history taken. METHODS: cross-sectional clinical study. We selected 65 patients with stress urinary incontinence (SUI) who were divided into three groups: Group I (BMI: 18-25 kg/m²), Group II (BMI: 25-30 kg/m²) and Group III (BMI>30 kg/m²). The KHQ domains were compared between these groups. In addition, some clinical history urodynamic data (presence of nocturia, enuresis, urgency and urge incontinence) were also related to BMI by calculating the Odds Ratio (OR). The BMI in the presence and absence of non-inhibited detrusor contractions and Valsalva leak point pressure (VLPP) <60 or > 60 cmH2O were evaluated. Finally, the correlation between BMI and the nine KHQ domains has been tested in order to detect some association. RESULTS: the KHQ did not record deterioration of quality of life in women with UI with increasing BMI in any of its areas. The OR for the presence of enuresis in relation to a BMI was 1.003 [CI: 0.897-1.121], p=0.962. The OR for nocturia was 1.049 [CI: 0.933-1.18], p=.425. The OR for urgency was 0.975 [CI: 0.826-1.151], p=0.762, and the OR for incontinence was 0.978 [CI: 0.85-1.126], p=0.76. We studied the BMI in patients with and without non-inhibited detrusor contractions and detected medians of 26.4±4.8 and 28.3±5.7 kg/m², respectively (p=0.6). Similarly, the median BMI values for the groups with VLPP <60 and >60 cmH2O were 29.6±4.1 and 27.7±5.7 kg/m², respectively (p=0.2). Finally, we failed to demonstrate an association between BMI and any of the nine KHQ domains by means of the Spearman correlation. CONCLUSION: there was no association of KHQ scores with BMI. There was also no correlation between the parameters of clinical history and of the urodynamic study with BMI.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Relação entre severidade do zumbido e fatores emocionais(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-18) Chaves, Laura Rodrigues [UNIFESP]; Branco-Barreiro, Fátima Cristina Alves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5151016741471311; https://lattes.cnpq.br/2039960667535450O zumbido é um dos sintomas otoneurológicos mais comuns, sendo definido como uma sensação de som sem fonte sonora externa geradora. Em muitos adultos com queixa de zumbido são relatadas mudanças consequentes na qualidade de vida e modificações substanciais de comportamento, incluindo ansiedade, irritabilidade, depressão e estresse. Conhecer consequências, causas e fatores modificáveis associados ao zumbido é essencial para auxiliar no desenvolvimento de novas estratégias de prevenção e de intervenção do sintoma. OBJETIVO: verificar a associação entre a severidade do zumbido e a presença de sintomas de ansiedade e depressão. MÉTODO: Estudo observacional, de corte transversal, descritivo e analítico, desenvolvido no Ambulatório de Audiologia da Disciplina de Distúrbios de Audição do curso de Fonoaudiologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Foram convidados a participar indivíduos acima de 18 anos, que comparecerem ao ambulatório para avaliação audiológica. Foram incluídos no estudo indivíduos, independente do sexo, que: aceitaram e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido; tinham idade igual ou superior a 18 anos; referiam zumbido, uni ou bilateral, intermitente ou constante, há pelo menos três meses; tinham compreensão, acuidade visual, auditiva e cognição suficiente para responder aos instrumentos a serem utilizados neste estudo. Foram extraídos dados sobre saúde e audição da anamnese realizada no ambulatório na data do exame, bem como da avaliação audiológica (tipo e grau de perda auditiva). Para avaliar a severidade do zumbido foi utilizado o Questionário de Handicap do Zumbido (THI- Tinnitus Handicap Inventory). Para caracterização do zumbido, foi realizada a acufenometria (sensação de intensidade e frequência). A Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (Hospitalar Anxiety and Depression Scale - HADS) foi utilizada para rastreio de fatores emocionais. Os dados foram tratados por meio de análise descritiva e inferencial. RESULTADOS: Participaram 27 voluntários, sendo 21 (77,78%) do gênero feminino e 6 (22,22%) do masculino, sendo 7 (25,93) de 18 e 30 anos e 7 (25,93%) com idade igual ou superior a 61 anos. Dos 27 participantes, 17 (62,96%) apresentaram limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade na orelha direita e 19 (70,37%) na esquerda. A maioria apresentou zumbido de grau leve (48,15%), pitch agudo (65%) e com loudness acima de 21dB NS (55%). A prevalência de sintomas de ansiedade foi de 85,18% e depressão 70,37%, sendo o grau de ansiedade moderado em 52,17% da amostra e o da depressão leve em 73,68%. Houve correlação estatisticamente significante e positiva entre sintomas de depressão e a subescala Funcional do THI e entre a perda auditiva na orelha esquerda e a pontuação da subescala Emocional do THI. Conclusão: Não foi observada associação entre o grau de severidade do zumbido e a presença de sintomas de ansiedade e depressão. A maioria dos participantes apresentaram audiometria normal, zumbido de pitch agudo e loudness superior a 20dNS, de grau leve, sintomas de ansiedade de grau moderado e de depressão de grau leve. Quanto piores os sintomas de depressão maior o impacto funcional do zumbido, ou seja, o prejuízo nas funções mental, social, ocupacional e física. Quanto maior a perda auditiva maior o impacto emocional relacionado ao zumbido.
- ItemRestritoSubscrição de seguro casco aeronáutico no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-09) Anderaos, Vinicius Reis [UNIFESP]; Lucas, Edmilson Costa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1874057539542352Tendo em vista os péssimos resultados das seguradoras no período de 2016 a 2018, o presente estudo buscou o desenvolvimento de uma tabela de taxação para seguro casco aeronáutico. Para isso, coletamos dados das aeronaves registradas no RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro) aliadas as ocorrências de acidentes e incidentes no CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). A partir da base de dados, buscamos os valores médios das aeronaves sinistradas de acordo com o seu preço médio de mercado, utilizando como base o Aircraft Bluebook, uma plataforma de pesquisa de valores de aviões. Desta forma, utilizamos a frequência e a severidade dos sinistros, que neste artigo, foram retiradas da própria base de acidentes aéreos e, uma vez com esses valores, foi possível a construção de uma tabela tarifária. Assim o presente trabalho se mostrou relevante ao mercado de seguros pelo fato de concluirmos que com os dados coletados, a partir das variáveis estudadas, é possível a tarifação de seguros para o produto casco aeronáutico.