Navegando por Palavras-chave "Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade"
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- ItemSomente MetadadadosAssociação entre controle inibitório e variáveis(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Duran, Paula Alves Braga [UNIFESP]; Rosário, Maria Conceição do [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- ItemSomente MetadadadosAvaliação da linguagem oral em indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: variáveis narrativas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Beltrame, Jessica Monique [UNIFESP]; Perissinoto, Jacy [UNIFESP]Objetivo: Caracterizar a narrativa de individuos com Transtorno de Deficit de Atencao/Hiperatividade (G-TDAH) segundo tipologia e gravidade de sintomas. Metodos: (CEP/UNIFESP:01046/08) Foram avaliados: individuos do G-TDAH, advindos da Unidade de Psiquiatria da Infancia e Adolescencia (UPIA) do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/HSP), e individuos do Grupo Controle (GC), advindos de escolas da regiao. Entraram para o G-TDAH individuos que receberam confirmacao do diagnostico de TDAH por equipe multidisciplinar. O GC foi avaliado da mesma forma do G-TDAH para exclusao do do diagnostico patologico. Foram excluidos da pesquisa individuos com QI menor que 80 ou que apresentassem outras questoes que comprometessem o desempenho cognitivo. Os individuos do G-TDAH nao poderiam ter sido medicados em qualquer momento da vida. Para a inclusao foi necessaria a construcao da narrativa oral (N G-TDAH=64 e N GC=28). O material de pesquisa foi a sequencia de figuras oA pedra no caminhoo (Furnari, 1988), sendo avaliada quanto: mencao aos eventos, uso de classes morfologicas e uso de pausa. Para a caracterizacao do G-TDAH e para a estimativa da gravidade de sintomas foram aplicadas: K-Sads-PL (Brasil, 2003) e Snap-IV (Mattos, et al., 2006) respectivamente. Resultados: Quando comparado os resultados dos individuos do G-TDAH com os do GC, os grupos diferiram sutilmente com G-TDAH fazendo: menos mencoes aos eventos da historia (evento 5), menor uso de preposicao e numeral e maior uso das pausas de tamanho 1 segundo ate 1,5 segundos. Da divisao do G-TDAH nos grupos clinicos, entre eles nao houve diferenca, porem na comparacao com GC: os tipos combinado e desatento diferiram em uso de numerais (G-TDAH combinado usa menos) e tamanho medio de pausa (G-TDAH desatento precisa de maior tempo medio). A gravidade de sintomas influenciou negativamente a mencao a eventos (Evento 2), negativamente uso de numerais, e positivamente uso de pausas. Discussao: A forma diferenciada de narrar pelo G-TDAH indica uma dificuldade: no estabelecimento de plano de metas, na selecao de elementos sintaticos, inclusive os de referencia anaforica e de coerencia, e na atividade narrativa propriamente dita, ficando claro inclusive no uso em maior quantidade de pausas menos fluentes (maiores que 500 milisegundos). As diferencas podem ser justificadas pela forma de processamento cognitivo dos individuos (Flory, et al., 2006; Barkley, 2008).Ha dificuldades relacionadas tanto aos diagnosticos de desatencao e gravidade de sintomas desatentos, quanto relacionadas ao diagnostico de hiperatividade/Impulsividade e mesma gravidade de sintomas que indicam diferencas entre os grupos e que podem ser de relevancia para a clinica. Conclusao: Na tarefa de narracao, atividade superior e complexa, individuos com TDAH apresentam comportamento sutilmente diferenciado, limitando a producao oral quanto aos elementos estruturais. As variacoes narrativas seriam influenciadas por problemas na sustentacao da atencao e na presenca de sintomas hiperativo/impulsivos
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da resposta ao estresse em crianças e adolescentes brasileiros com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e reavaliação quatro anos depois(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Palma, Sonia Maria Motta [UNIFESP]; Calil, Helena Maria [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução e Metodos: Este estudo foi composto por duas fases (Fases I e II), sendo que na primeira avaliou-se a funcao do eixo hipotalamo-pituitario-adrenal (HPA) durante a resposta ao estresse atraves da dosagem de cortisol salivar em 38 criancas com deficit de atencao e hiperatividade (TDAH), pareados com 38 controles saudaveis. Estas medidas foram feitas em quatro intervalos de tempo: 15 min antes da exposicao a um estressor cognitivo - Continuous Performance Test (CPT), e 20, 40 e 60 minutos apos o teste. Na segunda fase a funcao do eixo HPA foi reavaliada utilizando o mesmo procedimento em 37 adolescentes do grupo inicial com TDAH e em 22 controles saudaveis, quatro anos apos a primeira avaliacao. Foram tambem avaliados: persistencia de sintomas, desenvolvimento de comorbidades e uso de medicacao no grupo TDAH. Os participantes do grupo TDAH foram classificados como: 1) persistencia sindromica, caso permanecessem com a totalidade dos sintomas exigidos pelo DSM IV-TR (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Desorders, Text revision); 2) persistencia sintomatica, quando apresentassem pelo menos metade dos sintomas ou nao atingissem remissao funcional (escore ≤60 no Global Assessment of Functioning). Resultados: Na Fase I os niveis de cortisol basal foram semelhantes em ambos os grupos. Os valores medios do cortisol nos quatro intervalos de tempo nao foram diferentes entre os tres subtipos de TDAH (desatento, iperativo-impulsivo e combinado). Assim, o grupo experimental foi tratado como um unico grupo. Apos o teste estressor, o grupo TDAH apresentou valores de cortisol salivar maiores do que o grupo controle nos intervalos de tempo de 20 e 40 minutos, enquanto que neste ultimo grupo a exposicao ao CPT nao induziu aumento do cortisol. Na Fase II as concentracoes do cortisol no grupo experimental apresentaram valores menores do que no grupo controle. Vinte e oito dos 37 pacientes (75%) preencheram pelo menos uma das definicoes de persistencia. A persistencia dos sintomas esteve associada com maior numero de sintomas de outros transtornos mentais, graus maiores de defiCiências educacionais e interpessoais do que os controles. Estes resultados sugerem que os niveis aumentados de cortisol no grupo TDAH na fase I teriam ocorrido por ausencia de comorbidades e que a resposta prejudicada ao estresse poderia ser um marcador para as formas mais persistentes do transtorno, associadas a presenca de comorbidades
- ItemAcesso aberto (Open Access)Redução no nível de ansiedade, aumento da atividade locomotora e déficit na memória de trabalho de ratos com epilepsia do lobo temporal(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Ramos, Fabiane Ochai [UNIFESP]; Scorza, Fulvio Alexandre [UNIFESP]; Cysneiros, Roberta Monterazzo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A epilepsia e caracterizada por crises espontaneas recorrentes, desencadeadas pela hiperexcitabilidade neuronal, acometendo aproximadamente 50 milhoes de pessoas no mundo. Dentre as epilepsias, a epilepsia do lobo temporal (ELT) e a mais comum e afeta cerca de 40% dos pacientes. O Transtorno do Deficit de Atencao e Hiperatividade (TDAH) representa uma das comorbidades mais comum da epilepsia com prevalencia maior do que 30%. A DSM-IV subdivide o TDAH em tres tipos, no primeiro tipo se observa o predominio de sintomas de desatencao; o segundo ha predominancia de hiperatividade/impulsividade e; o terceiro se caracteriza pela combinacao dos dois primeiros tipos. Embora exista uma relacao bem definida entre epilepsia e TDAH, os mecanismos dessa comorbidade ainda nao foram completamente esclarecidos. O objetivo do presente estudo foi analisar alteracoes comportamentais TDAH-like em ratos Wistar machos com ELT induzida pelo metodo da pilocarpina. Foram utilizados os testes de campo aberto, labirinto em cruz elevado e caixa de condicionamento operante para avaliacao dos comportamentos. Os resultados apresentados mostram evidencias que animais adultos com ELT pelo modelo da pilocarpina apresentaram aumento da atividade locomotora e reducao do nivel de ansiedade, prejuizo na memoria de trabalho viso-espacial, sem evidencias de impulsividade. Os resultados nao permitem descartar a possibilidade de deficit de atencao e apontam para a presenca de hiperatividade, sintomas caracteristicos de TDAH, porem mais estudos serao necessarios para avaliar a atencao e a impulsividade
- ItemSomente MetadadadosSistema computadorizado de avaliacao da atencao em software livre(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Ribeiro, Igor Jirus Ramos [UNIFESP]