Navegando por Palavras-chave "Treinamento da voz"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do efeito de exercícios fonoaudiológicos no trato vocal de indivíduos sem queixas por meio da tomografia computadorizada de feixe cônico(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-02-25) Zacanti, Elisangela [UNIFESP]; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; Azevedo, Renata Rangel [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1668260273015995; http://lattes.cnpq.br/3118172851522969; http://lattes.cnpq.br/0835538842200381; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Determinar o efeito de dois exercícios de trato vocal semi-ocluído ("b") prolongado e tubo finlandês) e da técnica mastigatória na configuração do trato vocal e na qualidade vocal de indivíduos sem alterações vocais. Método: Participaram três fonoaudiólogas formadas sem queixas vocais. A coleta consistiu na gravação de voz e na realização de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) pré e pós exercício vocal. Cada participante realizou um tipo de exercício: tubo finlandês, "b" prolongado e técnica mastigatória. Para a avaliação dos resultados, foram consideradas a análise perceptivo-auditiva da voz por meio das escalas GRBASI e escala analógico-visual (EAV), análise acústica e análise das imagens tomográficas. No estudo das imagens, foram medidas as áreas da cavidade oral, orofaringe e hipofaringe e as seguintes distâncias: comprimento vertical do trato vocal, comprimento horizontal do trato vocal, abertura da mandíbula, dorso da língua, largura da orofaringe e largura da hipofaringe. Em cada participante, foram comparadas as medidas do pré e pós exercício e realizada sua análise qualitativa. Resultados: Muitos dos achados, sobretudo no que concerne às modificações na frequência dos formantes e a relação delas com as alterações estruturais do trato vocal, foram ao encontro dos dados obtidos na literatura. Tais concordâncias foram mais evidentes no tubo finlandês e no ?b? prolongado. No que se refere à avaliação perceptivo-auditiva, não houve variação relevante, quando se comparou o pré e o pós de cada exercício. Conclusões: Modificações da configuração do trato vocal foram detectadas por meio da tomografia computadorizada de feixe cônico pré e pós realização de exercícios fonoaudiológicos e as mudanças encontradas nos parâmetros da análise perceptivo-auditiva e acústica foram compatíveis com as variações observadas por meio das medidas das imagens.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeito da técnica de empuxo com cabeça lateralizada nos parâmetros da videoquimografia em adultos jovens vocalmente saudáveis(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-16) Melo, Fabrício Vieira de [UNIFESP]; Odagima, Rosiane Kimiko Yamasaki [UNIFESP]; Hachiya, Adriana; Tsuji, Domingos Hiroshi; http://lattes.cnpq.br/4072256664973593; http://lattes.cnpq.br/3109356684807574; http://lattes.cnpq.br/7764073741184155; https://lattes.cnpq.br/8266048170959780Introdução: Conhecer o efeito das técnicas vocais na morfofisiologia laríngea é importante para o tratamento efetivo dos pacientes com distúrbios vocais, uma vez que auxilia na tomada de decisão quanto às estratégias terapêuticas a serem selecionadas. A técnica de esforço, também conhecida como técnica de empuxo, tem importante indicação clínica nos casos de paralisia de prega vocal, podendo ser realizada com cabeça retificada ou com cabeça virada para o lado. No entanto, ainda faltam estudos que mostram os efeitos da técnica de empuxo com cabeça lateralizada nas características de vibração das pregas vocais, mesmo em pessoas vocalmente saudáveis. Objetivo: Verificar o efeito da técnica de empuxo com mãos em gancho e cabeça lateralizada para a esquerda nos parâmetros da videoquimografia, obtidos da videoendoscopia de alta velocidade (High Speed Imaging), em indivíduos jovens vocalmente saudáveis. Método: Participaram da pesquisa 11 indivíduos sem queixa vocal e sem alteração laringológica, faixa etária de 20 a 35 anos, 6 do sexo masculino e 5 do sexo feminino. Todos foram submetidos ao exame de videolaringoscopia de alta velocidade. O laringoscópio é introduzido pela cavidade oral. A tarefa de fala será a vogal sustentada /e/. O exame é realizado durante a emissão da vogal com cabeça virada para a esquerda, sem mãos em gancho (sem esforço) e, posteriormente, com mãos em gancho (com esforço). Dessa forma, serão realizadas duas aquisições de imagens de cada participante. A análise das características de vibração das pregas vocais será realizada com base nas imagens de videoquimografia de alta velocidade. Serão selecionados 7 ciclos glóticos consecutivos. Para tanto, é utilizada a linguagem de programação C Sharp, que extrai, em milissegundos, os parâmetros da fase fechada (TC), da fase aberta (TO), da fase de fechamento (Tc) e da fase de abertura (To) dos ciclos glóticos. Além desses parâmetros, é analisado também a Razão de Abertura (RA), que mede a amplitude da prega vocal direita em relação à prega vocal esquerda durante o ciclo glótico. Variável independente: técnica de empuxo com cabeça lateralizada para a esquerda. Variáveis dependentes: parâmetros da videoquimografia. Resultados: A técnica de empuxo com cabeça lateralizada para a esquerda gerou aumento da fase fechada (TC) de efeito pequeno e f0 menor de efeito grande no gênero feminino. Independente do gênero, a prega vocal direita apresentou resultados importantes como: Aumento no quociente de velocidade (SQ) de efeito moderado e diminuição do tempo da fase de abertura (To) de efeito pequeno, e a razão entre as pregas foi menor com a utilização da técnica. Conclusão: A técnica de empuxo com cabeça lateralizada para a esquerda realizou efeitos diretos nos parâmetros da videoquimografia destacando-se o comportamento da prega vocal direita quanto à velocidade da fase de abertura (To), com resultados mais evidentes no gênero feminino.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeito da técnica de empuxo nos parâmetros de videoquimografia digital obtidos da videolaringoscopia de alta velocidade em indivíduos vocalmente saudáveis(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-14) Benevides, Maria Paula Borges [UNIFESP]; Odagima, Rosiane Kimiko Yamasaki [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7764073741184155; http://lattes.cnpq.br/7232208677454591Introdução: A reabilitação vocal é uma importante modalidade de tratamento dos distúrbios vocais e visa proporcionar ao paciente a melhora da funcionalidade vocal. Enquanto nas disfonias comportamentais busca-se promover ajustes musculares mais equilibrados, nas disfonias orgânicas a atuação fonoaudiológica concentra-se na maximização da produção vocal, muitas vezes por meio do desenvolvimento de mecanismos compensatórios. Dentre as técnicas vocais descritas na literatura, a técnica de empuxo tem importante aplicação clínica nos casos de incompetência fonatória, como nas paralisias de prega vocal e na presbilaringe. Entretanto, ainda faltam informações sobre as características de vibração das pregas vocais durante a realização da técnica de empuxo. Objetivo: Verificar o efeito da técnica de empuxo com mãos em gancho nos parâmetros da videoquimografia digital obtidos da videolaringoscopia de alta velocidade em indivíduos vocalmente saudáveis. Método: Participarão da pesquisa 10 adultos jovens sem queixa vocal autorreferida e com exame laringológico normal, 5 do sexo feminino e 5 do masculino, faixa etária de 18 a 45 anos. Os participantes serão orientados a emitir a vogal sustentada /e/ com cabeça retificada, sem e com mãos em gancho na altura do tórax, durante a videolaringoscopia. Os parâmetros da videoquimografia, obtidos pela videolaringoscopia de alta velocidade, serão: tempo de fase fechada (FF), tempo de fase de abertura (Fa), tempo de fase de fechamento (Ff), tempo de fase aberta (FA) e período total do ciclo vibratório (PTCV). Tais parâmetros serão obtidos a partir de uma linha horizontal posicionada no terço médio das pregas vocais. A análise das imagens de videoquimografia será realizada com a utilização do algoritmo X-CAD, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Engenharia Médica - GPEM. Serão selecionados dez ciclos glóticos da porção mais estável de cada vídeo de imagens laríngeas para a análise dos parâmetros morfométricos. Forma de análise dos resultados: As imagens serão analisadas por meio da morfometria dos parâmetros da quimografia de alta velocidade. Será realizada a análise estatística descritiva e inferencial.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeito do estímulo de vibração mecânica na laringe nos parâmetros perceptivo-auditivos, acústicos e laríngeos(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Nascimento, Anderson [UNIFESP]; Azevedo, Renata Rangel [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1668260273015995; http://lattes.cnpq.br/0409274232351583Objetivos: avaliar os efeitos do estímulo de vibração mecânica (aparelho G-Life NL 3000) aplicado na região da laringe, concomitante à execução do som nasal, imediatamente após uma sessão de intervenção em indivíduos vocalmente saudáveis. Métodos: participaram 62 sujeitos de ambos os sexos, entre 18 e 45 anos, que não apresentavam disfonias ou diagnóstico de alterações laríngeas. Os sujeitos foram divididos em dois grupos: Grupo Experimental (GE), que realizou os exercícios de som nasal associado ao estímulo vibratório por 6 minutos; e Grupo Controle (GC), que realizou somente o protocolo de exercícios de som nasal por 6 minutos. A vibração mecânica foi transmitida por um dispositivo portátil – marca G-Life modelo NL3000 (frequência em torno de 120 Hz e amplitude de deslocamento em cerca de 1mm) – encostado externamente sobre o pescoço, na região da ala direita e esquerda da cartilagem tireóidea da laringe. Todos os sujeitos participantes foram submetidos à avaliação laríngea, perceptivo-auditiva e acústica pré e pós-aplicação do protocolo de intervenção descrito. Em ambos os momentos foram utilizados para avaliação: 1) a avaliação perceptivo-auditiva – GRBASI; 2) o tempo máximo fonatório (TMF); 3) a extensão vocal em Hz; 4) a extração dos parâmetros acústicos: frequência fundamental, jitter, shimmer, harmonic to noise ratio (HNR) e noise to harmonic ratio (NHR); 5) as imagens dos espectrogramas para análise perceptivo visual; e 6) a gravação dos vídeos de exame de telelaringoscopia com estroboscopia. Para análise estatística, o valor de significância foi p-valor < 0,05. Resultados: Na avaliação perceptivo-auditiva – GRBASI – não houve diferença significativa entre os grupos (p-valor 0,183). O tempo máximo fonátorio apresentou aumento significativo para ambos os sexos (homens: p-valor 0,000 e mulheres: p-valor 0,008) do GE. A extensão vocal amplia significativamente para o GE nos homens (p-valor: 0,000) e nas mulheres (p-valor:0,000). Nos parâmetros acústicos, observa-se redução significativa em jitter (homens p-valor 0,000 e mulheres p-valor 0,000) e shimmer (homens p-valor 0,000 e mulheres p-valor 0,000) em ambos os sexos do GE. Nota-se, também, aumento de F0 para os homens de ambos os grupos (GE p-valor 0,000 e GC p-valor 0,033). Embora se observe vantagem para o GE na avaliação dos espectrogramas, não foi significativa (p-valor 0,093). A avaliação dos vídeos dos exames de laringe evidenciou uma diferença estatisticamente significativa de melhoria para o grupo experimental nos parâmetros de amplitude de onda de mucosa e coaptação glótica (p-valor: 0.002). Conclusões: os efeitos imediatos do estímulo de vibração mecânica associados aos exercícios vocais de som nasal foram capazes de melhorar a flexibilidade e a qualidade da produção vocal, aumentando o tempo fonatório, a extensão vocal, reduzindo as irregularidades dos ciclos glóticos e melhorando os parâmetros laríngeos de amplitude de onda de mucosa e fechamento glótico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O efeito do treinamento auditivo na autopercepcão da qualidade vocal de profissionais da voz(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Mesquita, Loriane Gratão de [UNIFESP]; Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0546134611213515; http://lattes.cnpq.br/9752535121373829Objetivo: Verificar o efeito do processo de fonoterapia vocal convencional isolada e combinada com treinamento auditivo no aprimoramento da autopercepcao vocal em profissionais da voz com diagnostico de disfonia funcional e organofuncional. Metodo: Foram selecionados 12 jovens adultos profissionais da voz falada, dos sexos masculino e feminino, na faixa etaria de 18 a 45 anos com diagnostico otorrinolaringologico de disfonia funcional e organofuncional. Esses jovens foram sorteados e reunidos em tres grupos: quatro individuos que participaram da abordagem de intervencao vocal, denominado grupo intervencao vocal, (GI); quatro individuos que participaram da intervencao vocal combinada com um treinamento auditivo, denominado grupo intervencao combinada (GC). Quatro individuos foram selecionados para o grupo denominado sem intervencao (GS). Para a avaliacao e reavaliacao vocal de todos os individuos foram utilizados o Questionario de Qualidade de Vida em Voz (QVV), Escala Analogica Visual (EAV), escala numerica para avaliacao perceptivo-auditiva da qualidade vocal abreviado GRBASI-G; Protocolo de Avaliacao Vocal e o de gravacao da voz. Para a avaliacao e reavaliacao do Processamento Auditivo Central foram utilizados: Teste Dicotico de Digitos- TDD, Teste de Padrao de Frequencia- TPF, Teste Random Gap Detection u RGDT. Os dados foram analisados estatisticamente com testes nao parametricos e nivel de significancia de 0,10 por conta do tamanho da amostra. Resultados: Verificamos que a intervencao combinada propiciou melhora significante (p=0,068) no que diz respeito a ordenacao (TPF-N) e a resolucao temporal (RGDT). Apos a intervencao, os individuos que receberam a intervencao isolada e combinada com o treinamento auditivo relataram melhora significativa (p=0,068) da autopercepcao de vocal. Houve discordancia entre as escalas GRBASI-G e EAV no julgamento da melhora da qualidade vocal dos avaliadores e do julgamento da melhora vocal dado pelos individuos. Na avaliacao perceptivo-auditiva da qualidade vocal no momento pos-intervencao, os individuos do grupo GI e GC melhoraram a qualidade vocal, assim como na analise realizada para a melhor voz. Ocorreu melhora do tempo maximo de fonacao pos-intervencao vocal isolada e combinada mostrando melhora na coordenacao pneumofonoarticulatoria e provavelmente da coaptacao glotica independente da inclusao do treinamento auditivo na abordagem da terapia. Conclusao: A intervencao vocal combinada com treinamento auditivo teve impacto positivo na autopercepcao da qualidade vocal de individuos profissionais da voz que apresentavam disfonia funcional ou organofuncional e mostrou-se efetiva no aprimoramento da habilidade auditiva de resolucao temporal
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeito imediato da técnica de Fonação em Tubo Flexível imerso em água: impacto da posição do tubo entre os lábios e entre os dentes(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-02) Moraes, Juliane Brasil de Araújo [UNIFESP]; Odagima, Rosiane Kimiko Yamasaki [UNIFESP]; De Biase, Noemi Grigoletto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3156326658988323; http://lattes.cnpq.br/7764073741184155; http://lattes.cnpq.br/0283771296741502Introdução: A fonação em tubo flexível com uma das extremidades imersa em água é um exercício de trato vocal semiocluído que favorece maior interação entre a fonte. Embora os efeitos imediatos da técnica tenham sido descritos na literatura, ainda faltam informações sobre o impacto do posicionamento do tubo entre os lábios e entre os dentes durante sua execução. Objetivo: Verificar o efeito imediato da técnica de fonação em tubo flexível imerso em água, com uma das extremidades do tubo posicionada entre os lábios e entre os dentes, em mulheres vocalmente saudáveis, considerando parâmetros perceptivo-auditivos e acústicos. Método: Participaram da pesquisa 19 mulheres sem queixa vocal, de 18 a 45 anos, e sem treinamento vocal prévio. Durante a execução da técnica, uma das extremidades do tubo foi posicionada a 2 cm da superfície d’água e a outra entre os lábios ou entre os dentes. A voz das participantes foi gravada em três momentos: Pré-técnica vocal, pós-3 minutos de técnica com o tubo entre os lábios e pós-3 minutos de técnica com o tubo entre os dentes. Houve intervalo de 10 minutos entre as execuções das duas variações da técnica e a ordem foi sorteada. Tarefas de fala: vogal sustentada “a” em frequência e intensidade habituais e a frase “Olha lá o avião azul”. A amostra vocal foi analisada por três fonoaudiólogas especialistas em voz. Parâmetros de análise: julgamento perceptivo-auditivo (JPA) do grau geral de desvio vocal, rugosidade, soprosidade, tensão, estabilidade e projeção vocal; e análise acústica quantitativa - fo, jitter, shimmer, proporção GNE, CPPs e HNR (harmonictonoiseratio). Variáveis independentes: Técnica de fonação em tubo imerso em água, com uma das extremidades entre os lábios e entre os dentes. Variáveis dependentes: parâmetros perceptivo-auditivos e acústicos. Resultados: A confiabilidade interavaliadores do JPA variou de bom-excelente, enquanto a intra-avaliadores foi moderada para os três avaliadores. No JPA, o grau geral (G) foi significantemente menor pós-fonação em tubo posicionado entre os dentes quando comparado ao pós-técnica com tubo entre os lábios. O parâmetro estabilidade vocal foi significantemente maior pós-fonação em tubo entre os dentes. Entretanto, o parâmetro projeção vocal foi significantemente menor pós-fonação em tubo, seja entre os lábios ou entre os dentes. Na análise acústica, verificou-se que a variável HNR foi estatisticamente menor pré-técnica vocal. Conclusão: A técnica de fonação em tubo posicionado entre os dentes produziu efeitos positivos nos parâmetros perceptivo-auditivos grau geral de desvio vocal (G) e estabilidade. O efeito da técnica de fonação em tubo, seja entre os lábios ou entre os dentes, não beneficiou a projeção vocal. Quanto às medidas acústicas, a medida HNR foi maior pré-técnica vocal. As demais medidas acústicas não diferiram entre as três condições.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Intervenção fonoaudiológica em grupo a cantores populares: estudo prospectivo controlado(Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012-01-01) Goulart, Bárbara Niegia Garcia De; Rocha, Jaqueline Garcia Da; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade Feevale; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To assess the benefits of a group vocal improvement program to popular singers without voice disorders. METHODS: This is a quasi-experimental intervention study, carried out with 37 popular singers of both genders, with ages between 18 and 40 years and adapted vocal quality. Participants were divided into two groups: Intervention (IG) and Control (CG). The IG included 21 subjects who participated in seven weekly lectures regarding anatomy and physiology of the vocal tract, vocal hygiene care, and vocal exercises for voice improvement. The CG included 16 participants, who maintained their normal activities during this period, and did not receive any orientations regarding vocal improvement. In pre- and post-intervention, all participants answered a questionnaire about habits and demands related to the voice, and were evaluated regarding resonance, speech articulation, voice projection, pitch, loudness, maximum phonation time, and s/z ratio. RESULTS: The vocal training was positive in the perception of the singers, who reported improvement in their voices. The assessment of maximum phonation time and s/z ratio did not present differences between groups (p=0.57). No modifications of behaviors potentially harmful to the vocal health were observed within 60 days after the intervention (p=0.24). There was also no considerable decrease of voice complaints (p=0.1), although the decrease percentage of complaints in the IG (22.2%) was higher than that of the CG (11.1%). CONCLUSION: Group vocal training intervention in popular singers is positive regarding the perception of the individual about his/her voice production, even though they presented adapted voice from the beginning of the process.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Proposta de atuação fonoaudiológica para estudantes de comunicação: efeitos de dois tipos de treinamento(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-02-08) Fernandes, Maria Cristina de Menezes Borrego [UNIFESP]; Behlau, Mara Suzana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2274436726620746; http://lattes.cnpq.br/9740615764306363; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: To compare the effects of two voice improvement programs on communication students. Methods: The study was carried out in two phases. Phase 1 – it was performed the speech language pathology practice pathway mapping to oral expression. Next, two training programs were developed: Voice and Oral Communication Development Group (VG) and Oral Expression and Communication Development Group (EG). Each group had an average of 20 participants for 8 weeks, two hours training per week. In the last step of phase 1, the Speech-Language Pathologists (SLP) trainers were instructed. On phase 2, the subjects were recruited and randomly divided into the groups. Participated 103 communication students, 46 students in VG (16 men and 30 women, mean age 20.6 years) and 57 students in EG (10 men and 47 women, mean age 20.2 years) that were distributed in 5 groups throughout the year: G1 (N=19), G2 (N=24), G (N=20), G4 (N=25), and G5 (N=15). The following questionnaires were addressed: Communication Involvement and Efficiency Self-Assessment during training, Training Form and Content Assessment, Group Climate Questionnaire – GCQ, Voice self-assessment and Communication Competence Test – TACCOM. The participants had an informative text reading recorded at the beginning and end of training in which was performed voice general grade of deviation perceptual analysis, reading comparison and best emission characterization according to selected parameters. Results: EG participants reported to be more involved to training and evaluated their communication more efficient in comparison to VG. Training form and content had good evaluation and, despite the differences between the trainings, the grades were similar to both groups, with group engagement climate predominance in VG and EG. The students assessed their voice and communication better after training, and there were no differences between the studied groups. Voice general grade of deviation was classified as absent in the groups, pre and post training. The participants’ reading had better evaluation after training. Regarding the reasons to this improvement, ‘voice and speech’ and ‘interpretation’ parameters did not had differences in both groups, and ‘clean voice’ and ‘involvement’ demonstrated striking differences in VG and EG. The voice resources speech rate, pauses, intonation, and emphasizes were used properly during text reading after training in both groups. Conclusion: The research results demonstrated positive training effect on communication students in both studied groups. There was difference between pre and post training to all evaluated measures, and the better evaluated readings were correspondent to post training. In VG and EG comparison, the only difference between the groups was Communication Involvement and Efficiency Self-assessment during training in which EG had higher grades. There was no difference between the groups in the others selected parameters. Voice and expression training carried out together seems to be the most indicated speech-language pathology practice regarding communication oral skills improvement.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Recursos de ênfase utilizados por indivíduos com e sem treinamento de voz e fala(Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012-06-01) Borrego, Maria Cristina De Menezes; Behlau, Mara [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To investigate how individuals with and without voice training use emphatic accent in two previously selected words during a reading. METHODS:Seventy seven individuals with ages between 19 and 57 years were distributed into two groups: 51 students from a radio training course - TG (trained group); and 26 subjects with no voice and speech training - UnTG (untrained group). Individuals read a radio report twice, emphasizing two different words in each reading: negotiates and reforms. The readings were recorded with an interval of two months between them, which corresponded to the beginning and end of the radio training course attended by the TG. Voice samples were submitted to: auditory-perceptual analysis of the occurrence, evaluation and use of emphasis; visual analysis of the spectrographic trace for delimitation of the pauses; acoustic analysis of the duration and fundamental frequency of the emphases. Results were submitted to statistical analysis. RESULTS: The TG had higher grades than the UnTG regarding the quality of emphasis use, and there was no difference in its occurrence and use. The word reforms had higher occurrence of emphasis and was better evaluated than the word negotiates. The TG used less pauses than the UnTG. Acoustic analysis showed that the word reforms was longer than negotiates in the UnTG. The mean fundamental frequency was higher for negotiates. CONCLUSION: Both groups demonstrated that the use of emphasis accompanies the individuality of speakers. The TG had better ability in the distribution of pauses. The words were distinctly emphasized due to syntactic and semantic aspects.