Navegando por Palavras-chave "Universidade"
Agora exibindo 1 - 20 de 24
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Analise do perfil de estudantes ingressantes da Uiversidade Federal de São Paulo - 2015(UNIFESP, 2016) Leonardi, Fabrício Gobetti [UNIFESP]; Redigolo, Carine Savalli [UNIFESP]; Machado Júnior, Joel [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica [UNIFESP]; Schlegel, Rogerio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3004028271204597A Cepeg (Comissão de Estudo do Perfil do estudante de Graduação da Unifesp) vem a público apresentar o relatório com o perfil socioeconômico, cultural e acadêmico dos ingressantes do ano de 2015 nos cursos de graduação da Unifesp. O relatório também inclui, quando possível, comparações com o perfil dos ingressantes dos anos de 2012, 2013 e 2014.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do Perfil de Estudantes Ingressantes da Universidade Federal de São Paulo - 2016(UNIFESP, 2017) Rabinovici, Andrea [UNIFESP]; Leonardi, Fabrício Gobetti [UNIFESP]; Redigolo, Carine Savalli [UNIFESP]; Machado Júnior, Joel [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica [UNIFESP]; Schlegel, Rogério [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3004028271204597A Cepeg (Comissão de Estudos do Perfil do/a Estudantes de Graduação) apresenta o relatório com o perfil socioeconômico, cultural e acadêmico dos ingressantes do ano de 2016 nos cursos de graduação da Unifesp. O relatório também inclui, quando possível, comparações com o perfil dos ingressantes dos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do Perfil de Estudantes Ingressantes da Universidade Federal de São Paulo - 2017(UNIFESP, 2017) Leonardi, Fabrício Gobetti [UNIFESP]; Rosa, Anderson da Silva [UNIFESP]; Mihara, Antonio [UNIFESP]; Martins, Camila Bertini [UNIFESP]; Redigolo, Carine Savali [UNIFESP]; Kinker, Fernando Sfair [UNIFESP]; Mariano, Flávia Cristina Martins Queiroz [UNIFESP]; Quadros, Isabel Marian Hartmann de [UNIFESP]; Cespedes, Juliana Garcia [UNIFESP]; Azzalis, Lígia Ajaime [UNIFESP]; Oliveira, Luzia Pedroso de [UNIFESP]; Borçato, Marcelo Curci [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3004028271204597Este relatório representa o trabalho da Cepeg (Comissão de Estudos do Perfil do Estudante de Graduação da Unifesp) referente aos dados institucionais coletados no ano de 2017 dos(as) estudantes ingressantes na graduação. A aplicação do questionário, a tabulação, a confecção de tabelas e gráficos, as análises e estudos têm demandado um vigoroso cronograma de encontros e reflexões na missão de conhecer melhor esses(as) estudantes que têm acessado a Universidade Federal de São Paulo. Este relatório também inclui, quando possível, comparações com o perfil dos ingressantes dos anos anteriores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do Perfil de Estudantes Ingressantes da Universidade Federal de São Paulo - 2018 e 2019(UNIFESP, 2020) Leonardi, Fabricio Gobetti [UNIFESP]; Rosa, Anderson da Silva [UNIFESP]; Martins, Camila Bertini [UNIFESP]; Redigolo, Carine Savali [UNIFESP]; Kinker, Fernando Sfair [UNIFESP]; Mariano, Flávia Cristina Martins Queiroz [UNIFESP]; Quadros, Isabel Marian Hartmann de [UNIFESP]; Cespedes, Juliana Garcia [UNIFESP]; Azzalis, Lígia Ajaime [UNIFESP]; Borçato, Marcelo Curci [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3004028271204597A Cepeg (Comissão de Estudos do/as Perfil do/a Estudantes de Graduação) da Unifesp apresenta o relatório com o perfil socioeconômico, cultural e acadêmico dos ingressantes do ano de 2018 e 2019 nos cursos de graduação da Unifesp. O relatório também inclui, quando possível, comparações com o perfil dos ingressantes dos anos anteriores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do Perfil de Estudantes Ingressantes da Universidade Federal de São Paulo - 2020(UNIFESP, 2020) Leonardi [UNIFESP], Fabrício Gobetti; Floriano [UNIFESP], Ana Claudia; Rosa [UNIFESP], Anderson da Silva; Quadros [UNIFESP], Isabel Marian Hartmann de; Cespedes [UNIFESP], Juliana Garcia; Azzalis [UNIFESP], Lígia Ajaime; Borçato [UNIFESP], Marcelo Curci; http://lattes.cnpq.br/3004028271204597A Cepeg (Comissão de Estudos do Perfil do/a Estudantes de Graduação) apresenta o relatório com o perfil socioeconômico, cultural e acadêmico dos ingressantes do ano de 2020 nos cursos de graduação da Unifesp. O relatório também inclui, quando possível, comparações com o perfil dos ingressantes dos anos anteriores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Arte como resistência nas juventudes LGBTQIA+ da Unifesp campus Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-09) Furlaneto, Alice Rodrigues [UNIFESP]; Silva, Cristiane Gonçalves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0245338799993359Entendendo a pluralidade das trajetórias de LGBTQIA+ e assumindo as juventudes como uma categoria que deve ser analisada na perspectiva da diversidade, esse trabalho buscou conhecer a realidade de estudantes LGBTQIA+ do campus da Universidade Federal de São Paulo da Baixada Santista a partir da arte e da representatividade de pessoas LGBTQIA+ que fazem parte da trajetória deles/as/us, como afirmação identitária e modo de resistência às opressões . A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com realização de uma roda de conversa e uma entrevista semiestruturada. Ao longo do trabalho, foi possível perceber a forma que a cisheteronormatividade se faz presente nas famílias, escolas, serviços de saúde e universidades que fizeram parte da trajetória jovens LGBTQIA+. Em contrapartida, as redes de apoio e a representatividade com a presença de pessoas LGBTQIA+ nas artes, na mídia e na política se mostraram importantes formas de resistir a essa norma e criar novas formas de ser e estar. A partir desse trabalho, espera-se contribuir e criar novas reflexões e conhecimentos sobre a realidade de jovens LGBTQIA+.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Culturas em contato: uma comunidade universitária frente à homofobia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-04-08) Sinigaglia, Otto Stenke [UNIFESP]; Dantas, Sylvia Duarte [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8283401196410951; http://lattes.cnpq.br/3319135050275637; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho de conclusão de curso trata-se da elaboração final de um processo de pesquisa iniciado em 2010 na forma de iniciação cientifica, abordaremos os processos psicossociais envolvidos na relação conflituosa entre duas culturas, uma cultura majoritária entendida como heterossexual – heteronormativa, e outra cultura minoritária entendida como homossexual – diversidade sexual, pretende-se também analisar qual a papel da Universidade no combate a esta forma de preconceito e discriminação, quando ocorrido no seu interior. Assim, este estudo se embasa na perspectiva da interculturalidade e em estudos de gênero, contextualizando as transformações das concepções de gênero e sexualidade no decorrer da história brasileira por meio dos Movimentos LGBT e Feminista. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na metodologia da teoria fundamentada nos dados que nos permite o levantamento de hipóteses emergentes a partir da análise dos dados. Realizada com as seguintes categorias que partilham parte de seu cotidiano no espaço institucional da universidade, sendo estes técnicos, docentes ou discentes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Dados do Perfil de Estudantes Ingressantes da Universidade Federal de São Paulo - 2021 e 2022(UNIFESP, 2022) Leonardi [UNIFESP], Fabrício Gobetti; Rosa [UNIFESP], Anderson da Silva; Azzalis [UNIFESP], Lígia Ajaime; Cespedes [UNIFESP], Juliana Garcia; Borçato [UNIFESP], Marcelo Curci; http://lattes.cnpq.br/3004028271204597A Cepeg (Comissão de Estudos do Perfil do/a Estudantes de Graduação) apresenta o relatório com o perfil socioeconômico, cultural e acadêmico dos ingressantes do ano de 2020 nos cursos de graduação da Unifesp. O relatório também inclui, quando possível, comparações com o perfil dos ingressantes dos anos anteriores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação Popular e Universidade: vivências a partir da extensão, pesquisa e ensino(Maria Liduína de Oliveira e Silva, 2022) Silva, Maria Liduina de Oliveira e [UNIFESP]; Leonardi, Fabrício Gobetti [UNIFESP]; Iasi, Mauro Luis; Assumpção, Raiane Patrícia Severino [UNIFESP]; Pini, Francisca Rodrigues de Oliveira [UNIFESP]; Brandão, Carlos Rodrigues; Lasevicius, Thaís [UNIFESP]; Silva, Juliana Fracaro da [UNIFESP]; Goulart, Patrícia Martíns; Padoim, Camilla [UNIFESP]; Alonso, Júlia Menezes; Fome, Leandro; Castro, Edison de; Quintas, Leticia Martins dos Santos [UNIFESP]; Gatto, Mariana da Rocha [UNIFESP]; Pontes, Beatriz Ferreira; Reis, Thaynara Leandro dos [UNIFESP]; Silva, Beatriz de Lima e; Silva, Gisela Santos da; Massi, Graziela; Vieira, Isadora Rovani; Sousa, Thayna Cristine da Silva; Massote, Marina; Moraes, Stephany Santana de [UNIFESP]; Lemos, Luma Carolina Rocha; Guerra, Patrícia Scherer; Hatai, Leila Miyoko [UNIFESP]; Carvalho, Bruna Freire de; Amandios, Wera Mirim Ronildo; Santos, Karai Mirim Gilson Samuel dos; Macena, Para Poty Eliana; Gomes, Aline Lúcia de Rocco; Silva, Valéria Aparecida de Oliveira; Silva, Raiany Neves; Oliveira, Maria Clara dos Santos; Pontes, Beatriz Ferreira; Quintas, Leticia Martins dos Santos; Rodrigues, Héric Moura [UNIFESP]; Aldá, Jady Vilanova; Inoue, Cesar Henrique de Souza; Gabriel, Maíra; Stracini, Marina Mara; Silva, Thais Ishimoto Tanabe da; Gomes, Aline Lúcia de Rocco; http://lattes.cnpq.br/8772472007007461; http://lattes.cnpq.br/3004028271204597; http://lattes.cnpq.br/1883750495301695; http://lattes.cnpq.br/2899447703219719; http://lattes.cnpq.br/7613304101759247; http://lattes.cnpq.br/7721657000564411Este livro é um apanhado histórico, mas atual. É uma reunião de relatos, textos, reflexões, processos, partilhas, que versam sobre nosso sonho de construir uma educação libertadora, um mundo de liberdade. Ainda há muito que ser construído e o caminho é árduo, não temos dúvida. A verdadeira práxis revolucionária não se nutre de seres apenas caminhantes, mas de seres que se envolvem com o caminhar, que são capazes de mudar, mudando a si mesmos também. Somos indivíduos sociais e pintamos o quadro da vida em múltiplas linguagens. É por isso que este livro também carrega diferentes apostas acadêmico-estético-políticas. Por meio de fotografias, poesias, relatos, ensaios e reflexões teóricas, olhares que abordaram com muito carinho e rigor o universo do PET Educação Popular. Foi escrito por várias mãos que constituíram a trajetória do grupo nas diversidades humanas (relações de sexo/gênero), étnico-raciais (negros, indígenas, imigrantes, nordestinos, pobres em geral) e de classes sociais. Combate-se assim, nas ações concretas, as desigualdades sociais, de sexo/gênero, étnico-racial etc, o patriarcado, machismo, LGBTQIA+fobia, o racismo e o capitalismo, a falta de democracia, de liberdade, que outrora iluminaram a modernidade do Capital.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos do uso de álcool e tabaco nos estados de humor de estudantes universitários(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-12-10) Abreu, Cristian Lucian de [UNIFESP]; Ferreira, Sionaldo Eduardo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7730654028676766; http://lattes.cnpq.br/1820350192942910; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A manutenção e uso do álcool e tabaco, assim como o envolvimento social que traz o uso dessas substâncias psicoativas por universitários podem trazer diversas complicações, desde físicas a emocionais, podendo gerar alterações nos estados de humor e possíveis níveis reduzidos de atividade física para essa população. Método: O estudo foi de caráter quantitativo, exploratório e comparativo entre os grupos, sendo o grupo controle (CON), compondo uma amostra de 19 participantes que não fizeram uso do álcool e tabaco nos últimos três meses e o grupo concomitante (CONC), compondo uma amostra de 19 participantes que fazem uso do álcool e tabaco. A pesquisa contou com 38 participantes (n = 38). Como fatores de inclusão para o grupo CON foi de participantes que não fizeram o uso do álcool e tabaco nos últimos três meses. Como inclusão do grupo CONC os participantes voluntários teriam que fazer uso do álcool e tabaco. O critério de exclusão se deu no não atendimento em relação as características que compõe os grupos, além da obrigatoriedade de terem mais que 18 anos. Para a avaliação dos estados de humor foi usado a Escala de Humor de Brunel (BRUNEL) que verificou fatores como tensão, depressão, vigor, raiva, fadiga, confusão e distúrbio do humor. Para a avaliação da ansiedade foi usado o Inventário de ansiedade de Beck (BAI). Para a avaliação dos níveis de atividade física foi usado o Questionário Internacional de Atividade Física versão curta (IPAQ-curto). Resultados: Foi encontrado através do BRUNEL que fator como raiva houve diferenla significativa entre os grupos (p < 0,05) e o fator confusão apresentou leve tendência entre os grupos (p < 0,10). O BAI não apresentou diferença significativa entre os grupos (p = 0,65). O IPAQ-curto apontou níveis de atividade física entre grupos semelhantes. O teste de triagem do álcool e tabaco foi feito pelo Alcohol Smoking and Substance Screening Test (ASSIST) e apontou diferença significativa do uso abusivo do álcool e uso dependente/ abusivo do tabaco entre os grupos (p = 0,00001), sendo um critério para a inclusão da pesquisa. Outro fator apontado pelo ASSIST foi que o uso de maconha como droga ilícita teve forte prevalência no grupo CONC (p = 0,00001), assim como características de uso abusivo da maconha por essa população. Conclusão: O estudo corrobora com a hipótese de que o uso abusivo de álcool e tabaco podem trazer alterações nos estados humor. O estudo levanta como hipótese o efeito benéfico da atividade física para a população usuária de álcool e tabaco, pois muitas variáveis avaliadas não demonstraram significância entre os grupos, sendo que os níveis de atividade física entre os grupos foram semelhantes. Considera-se também como fator limitante o tamanho da amostra (n = 38), fazendo assim que muitas das variáveis não apresentassem significância esperada quando comparados os grupos estatisticamente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo sobre a utilização de pisos táteis no hospital-escola da Universidade Federal de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-11-30) Machado, Rita De Cassia Carvalho [UNIFESP]; Monteiro, Marcia Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4930117991668673; http://lattes.cnpq.br/7673479267381785; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Considering that the Brazilian legislation establishes the right to accessibility of persons with reduced mobility and that the operation of establishments providing public services, especially those related to health services, must fulfill this requirement, the present work consists of a research on the use of tactile floors in the environment of the school hospital of the Federal University of São Paulo, with reference to areas where services are provided by the Department of Ophthalmology and Visual Sciences at Campus São Paulo. This study intends to obtain technical and practical subsidies, through technical visits, direct observation of the researcher on the area of study and perception of the visually impaired user, through guided tours, considering the NBR 9050 and NBR 16537 standards, for guide procedures for the specification and execution of works in the Department of Engineering and Architecture, Unifesp, in the elaboration of accessibility projects and improvements of existing buildings. The overall goal is to contribute to the accessibility and inclusion and well-being of users, especially visually impaired people. As a result of the studies, it was concluded that the buildings do not meet the technical standards in this respect, most of the analyzed environments do not have tactile floor, in the part that lacks continuity and is insufficient also the way it is implanted for the proper functioning, thus impairing the autonomy and integration of visually impaired users in the hospital-school environment. Another important aspect of this research was the mapping of the conditions and critical points regarding tactile floors, which gives visibility to the main problems, which leads to the need for a review in the sectors, in the programming of projects and works, including accessibility as a priority and in procedures for specifying materials.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Expansão e Qualidade: Desempenho Acadêmico e Sistemas Métricos na Unifesp(ComArte, 2019) Smaili, Soraya Soubhi [UNIFESP]; Brèlaz, Gabriela de [UNIFESP]; Silva, Lidiane Cristina [UNIFESP]; Marcovitch, Jacques (Org.)
- ItemAcesso aberto (Open Access)A experiência estética da literatura como meio de humanização em saúde: o Laboratório de Humanidades da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)(UNESP, 2013-03-01) Bittar, Yuri [UNIFESP]; Sousa, Maria Sharmila Alina De [UNIFESP]; Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study focused on the Humanities Laboratory of the Center for History and Philosophy of Health Sciences, Federal University of São Paulo (UNIFESP). Our objective was to analyze how this educational activity, which is grounded on the aesthetic and reflective experience promoted by reading classic literature, act and impacts on healthcare students and professionals, thereby giving rise to humanistic training and humanization within healthcare. Starting from qualitative methodology, based on participant observation and on the participants' oral life histories, this study sought to assess and understand how an educational activity based on humanities can be proposed as a way towards humanizing healthcare. Our results showed that this was an effective approach, in that the esthetic experience promoted by reading the classics created an effect among the Humanities Laboratory participants, thereby producing reflective momentum that resulted in changes at both professional and personal levels.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fazendo ciência no Brasil: um guia para estudantes(Sabine Pompeia, 2022) Pompeia, Sabine; França, Thiago F. A.; Miranda, Mônica C.; Cogo-Moreira, Hugo; http://lattes.cnpq.br/7010761150041393Este e-book é um guia para estudantes interessados em pesquisas científicas. O e-book explica como são feitas pesquisas científicas no Brasil, para quê elas servem, como são interpretadas pelos pesquisadores e de onde vem o dinheiro para realizá-las. Para aqueles interessados nesta carreira, o e-book também explica o processo de treinamento para se tornar um pesquisador. Pesquisadores são pessoas de todo tipo, e para mostrar isso, o e-book traz perfis de alguns pesquisadores e pesquisadoras do nosso país.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A heteronormatividade curricular do ensino da enfermagem de uma universidade pública federal(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Ribaldo, Bruna Gabriela [UNIFESP]; Sala, Danila Cristina Paquier [UNIFESP]; Vieira, Thaís Fernanda [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7577430203093305; http://lattes.cnpq.br/6367508233142381; http://lattes.cnpq.br/0290098594499387Entre inúmeras barreiras no acesso e no cuidado à saúde da população LGBTI+, concepções sobre gênero e qualificação dos profissionais de saúde se ressaltam, porque são fatores que dificultam a incorporação de políticas públicas nos serviços. Por isso, uma análise crítica sobre a percepção do estudante sobre a sua formação acadêmica, especialmente no que diz respeito a atenção à saúde da população LGBTI+ é importante. No Brasil, poucos estudos buscaram compreender como esse tema tem sido tratado no ensino de enfermagem. Esta pesquisa objetiva analisar as normas de gênero e a heteronormatividade na formação acadêmica a partir das concepções e experiências dos estudantes de enfermagem de uma instituição federal de ensino superior. Por meio de abordagem qualitativa. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com 10 estudantes da 4ª série do curso de graduação de enfermagem. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas por meio do referencial de análise de conteúdo temático proposto por Bardin. As categorias empíricas que compuseram a análise tratam de conceitos, representatividades LGBTQI+, questões de sexo, gênero e sexualidade nas unidades curriculares, cuidado integral da população LGBTI+ e facilitadores e barreiras para uma formação menos heteronormativa. Foram desvelados avanços e lacunas na qualificação de graduandos e caminhos que podem contribuir à construção de um currículo que supera discurso e práticas do binarismo do gênero no cuidado de enfermagem.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Inserção e permanência de estudantes negro(a)s na Unifesp-BS: qual o olhar do curso de Serviço Social?(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-12-08) Ambar, Gabrielle [UNIFESP]; Santos, Renata Cristina Gonçalves dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5565481668827333; http://lattes.cnpq.br/0326602135059769; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Partindo da realidade social na qual estamos inseridos, a da sociabilidade burguesa pautada na exploração de um contingente social sobre outro, faz-se imprescindível a busca pela transformação da sociedade com o objetivo de se obter igualdade social e, consequentemente, racial. O presente trabalho buscará entender, através de um estudo bibliográfico e documental a respeito do acesso e permanência dos estudantes negros na Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, entendendo de que forma a herança histórica e cultural do negro em nossa sociedade repercute no acesso e permanência dessa minoria social na UNIFESP-BS e mais especificamente no curso de Serviço Social.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Instituto Saúde e Sociedade UNIFESP: Memórias e Narrativas(Observatório ISS / Observatórios Institucionais Unifesp, 2023-08) Goulart, Patricia Martins [UNIFESP]; Ramalho, Simone Aparecida [UNIFESP]; Kurka, Anita Burth [UNIFESP]; Baldo, Rafaela Camargo [UNIFESP]; Ramos, Fernanda Karoline Simões [UNIFESP]; Devincenzi, Macarena Urrestarazu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2146182868402853; http://lattes.cnpq.br/5239312107899216; http://lattes.cnpq.br/1378428877743557; http://lattes.cnpq.br/1378428877743557; http://lattes.cnpq.br/5996161435745713; http://lattes.cnpq.br/1125421294546275; http://lattes.cnpq.br/9369073345790021; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A obra, Instituto Saúde e Sociedade - Unifesp: Memórias e Narrativas Série 1 - 2003-2009, iniciativa de membros do Observatório Institucional-ISS-Unifesp, retrata memórias sobre as origens e propósitos do Instituto Saúde e Sociedade – ISS, da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, no período de 2003 a 2009, em forma de narrativas, sob a perspectiva de dirigentes, docentes, discentes, técnicos e de um trabalhador da construção civil que contribuiu para a construção física da Unidade localizada na Rua Silva Jardim, na região central do município de Santos. Os narradores e narradoras são de diferentes eixos comuns e específicos que conformam o Projeto Político Pedagógico dos Cursos do ISS, os quais foram indicados por pares, de modo a formar uma pluralidade de vozes e paisagens textuais e imagéticas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Masculinidades plurais de jovens estudantes da Unifesp Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-13) Espirito Santo, Vitor Roberto Lara do [UNIFESP]; Silva, Cristiane Gonçalves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0245338799993359; http://lattes.cnpq.br/4544884146138905; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Tomando a pluralidade das juventudes e masculinidades, bem como o caráter histórico de suas construções e dos discursos que, na busca de descrevê-las, as normatizam, debruçamo-nos sobre a forma como estudantes ou ex-estudantes universitários da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Baixada Santista percebem a vivência das masculinidades no cotidiano universitário, levando em conta a importância dela na constituição de subjetividades. Na pesquisa, realizamos entrevistas semiestruturadas e o recurso de Cenas Densamente Descritas de modo a compreender, utilizando o referencial da Teoria queer, como esses jovens homens estudantes ou graduados se sentem e se percebem no contexto universitário, a partir da constituição das masculinidades e dos significados que atribuem a elas. Com esse trabalho, pretendemos contribuir com o campo dos estudos de gênero e com as discussões das instituições de educação que se interessam pela equidade cotidiana na sua realidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Oficinas com mulheres universitárias: os atravessamentos de gênero e o espaço da Universidade(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-12-06) Skruzdeliauskas, Mariana [UNIFESP]; Vasters, Gabriela Pereira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2252401048477666; http://lattes.cnpq.br/3859341013948026; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho fundamenta-se na discussão sobre os temas de gênero e Universidade, tendo por objetivo compreender como e se o marcador social de gênero influencia as trajetórias de mulheres universitárias, através de oficinas nas quais os relatos das mulheres compõem a troca entre experiências, a evidenciação de pontos comuns e divergentes em suas trajetórias e a análise do contexto universitário, considerando as relações nele estabelecidas e o reconhecimento de si como mulher pelas estudantes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Onde estão a identidade negra e os estudos raciais nas disciplinas de Relações Internacionais? Uma análise dos silenciamentos da negritude nos cursos da UNIFESP, UNB e UFS.(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Mendonça, Bianca Serrão [UNIFESP]; Zagni, Rodrigo Medina [UNIFESP]; lattes.cnpq.br /4034927222180042A pesquisa apresentada busca analisar os cursos de Relações Internacionais de três universidades brasileiras, sendo elas a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Universidade de Brasília (UNB) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) com base em referências bibliográficas usadas ao longo do curso e as temáticas abordadas, vamos investigar a hipótese da sistematização do epistemicídio negro nesses espaços de produção e ensino acadêmico. A partir de conceitos como o racismo institucional, o pacto narcísico da branquitude, o colonialismo e o eurocentrismo presente nas universidades que apenas criam ou reproduzem novos arquétipos de apagamento da negritude, com isso em mente vamos buscar entender como esse esquema se mantém vigente por tantos anos e de forma tão efetiva.