Navegando por Palavras-chave "Universo"
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- ItemRestritoUm estudo sobre a idade do universo(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-28) Souza, Gibran Henrique [UNIFESP]; Moraes, Pedro Henrique Ribeiro da Silva; http://lattes.cnpq.br/9300685610267922; http://lattes.cnpq.br/3136957928937275O presente trabalho foca em uma breve análise de como a cultura ocidental europeia tratou o tema “A idade do Universo”. Aqui a palavra Universo se refere a tudo que é tangı́vel ao ser humano e pode ser descrito pela faculdade da Ciência, especialmente aquela desenvolvida a partir da Gravitação Newtoniana até as décadas atuais com a Relatividade Geral. Esta breve análise trará também uma curta perspectiva histórica, uma vez que antes do desenvolvimento do conhecimento cientı́fico-analı́tico estruturado cabia às mais diferentes mitologias explicar quando e como seu universo conhecido surgiu, seja pela ação de um único deus criador supremo ou por um trabalho em equipe de divindades com objetivos conflitantes. Focando apenas em nossa cultura ocidental e em como esta desenvolveu seus paradigmas sobre o funcionamento do mundo que a cerca.
- ItemSomente MetadadadosPresença E Governo De Deus No Guia Dos Perplexos De Maimônides(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-04-25) Aguena, Anita Sayuri [UNIFESP]; Macedo, Cecilia Cintra Cavaleiro De [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The Jewish God, although being conceived as above all things and even not being able to be called by a name, is also seen as a personal being, which speaks and attend to the clamors of the virtuous and less favored and interferes directly in history. He is understood as a being whose presence (shekinah) manifests within the world, according the said: “Surely his salvation is nigh them that fear him; that glory may dwell in our land” (SI 85:9). Maimonides, in his fundamental philosophic work the Guide for the Perplexed, presents a one God, transcendent and ineffable on which nothing can speak directly and from which nothing can be predicted affirmatively. On the other hand, the thinker presents a universe that comes to be through levels of emanations, which further distances this God from having a direct action or influence on the sensitive and sublunar world. This leads to a quest of how such a distant God can be compatible with the Jewish image of an immanent being, present in history and active in individual destinies. This work aims to study Maimonides' conception of God and of the Universe to understand how this transcendent God can act in the world, maintaining the prerogatives of presence and governance bestowed on Him by Judaism.