Navegando por Palavras-chave "Vestibular"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Dos exames de admissão ao vestibular: reflexões iniciais(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Souza, Ana Caroline Guedes de [UNIFESP]; Alcântara, Wiara Rosa Rios [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1977977231651168O presente trabalho se insere na temática da relação entre currículo e avaliações externas. De modo mais específico, a pesquisa consiste em investigar, ainda que de modo inicial, as relações entre os exames de admissão e a definição dos programas de estudo do ensino secundário, no Brasil, entre os anos de 1837 a 1911 e os programas do ensino médio e o vestibular nos dias atuais. Os exames de admissão ao ensino superior, organizados como exames parcelados, mesmo após a instalação do Colégio Pedro II, têm estrita relação com a (des)organização do ensino secundário no Brasil. Nessa esteira, pretende-se, também, fazer incursões preliminares acerca das relações entre o Vestibular e o currículo do ensino médio. O trabalho ainda trata de reformas educacionais que ao longo dos anos alteravam e organizavam o ensino secundário. O desenvolvimento será realizado a partir de pesquisa bibliográfica, através de levantamento bibliográfico, confronto de legislação e literatura. Pretende-se fazer uma reflexão inicial acerca da temática de exames de admissão no período do ensino secundário e vestibular no período atual. Nota-se muitos trabalhos acerca desses temas, porém de maneira isolada. Metodologicamente, pretende-se articular ideias estudadas isoladamente por outros autores com o fim de compreender melhor como a (des)organização do ensino secundário favoreceu a exclusão de parcelas da população jovem dos processos de escolarização em nosso país.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Podcast educacional de física moderna - uma ferramenta complementar para os vestibulandos(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-04) Franceschini, Marcello [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; Kunzel, Roseli [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6662626014913141; http://lattes.cnpq.br/5928916500490499; http://lattes.cnpq.br/6827373347544164O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) do Curso de Ciências - Licenciatura teve o objetivo de avaliar os podcasts de Física Moderna (educação formal) disponíveis em plataformas digitais de divulgação científica (educação não formal) para a utilização como ferramenta complementar para os vestibulandos. Para tal, definiu-se três objetivos específicos. O primeiro foi mapear os podcasts existentes na temática de Física Moderna. Os critérios para a seleção dos podcasts foram: (i) Material produzido por universidade(s) ou Institutos de Pesquisa; (ii) Conteúdo disponível em plataformas digitais. Os filtros utilizados para as buscas de podcasts incluíram as seguintes palavras-chave: Física Moderna, Física Quântica, Radiação e Física Nuclear. Posteriormente, os cinco podcasts encontrados foram selecionados levando-se em consideração o rigor científico. As provas de ingresso no ensino superior analisadas foram: caderno amarelo ENEM dos últimos 4 anos (2020-2023); caderno “V” da FUVEST dos últimos 4 anos (2020-2023) e Provão Paulista seriado de 2023 (1º, 2º e 3º ano). Os resultados revelaram que o Provão Paulista foi o que mais inseriu questões de Física Moderna (13%~33%) e, em particular, no 2º ano (33%). O ENEM e a FUVEST tiveram em torno 17% de questões de Física Moderna do total de questões de Física. Este resultado evidencia a importância de se trabalhar a Física Moderna no ensino médio e também o investimento em materiais didáticos de elevada qualidade para a sua utilização como ferramenta complementar para os vestibulandos. Em relação aos cinco podcasts analisados, o tema "Nuclear" é o mais frequente nos podcasts, "Radiação" tem uma frequência menor, enquanto "Óptica", "Astronomia" são pouco encontradas. Finalmente, são apresentadas algumas propostas para a gravação de podcasts na temática da Física Moderna. Os podcasts são uma ferramenta importante para os estudantes que não dispõem de recursos financeiros para frequentar um curso pré-vestibular. O formato descontraído ou até mesmo lúdico, se diferencia das aulas tradicionais presenciais (cotidianas) e das aulas à distância (online, EaD, etc. - motivadas e aplicadas durante a pandemia COVID-19).