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Navegando Reitoria por Palavras-chave "Acessibilidade"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A acessibilidade e a oferta do atendimento educacional especializado – AEE(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-19) Pagnez, Karina Soledad Maldonado Molina• Módulo 4: A acessibilidade e a oferta do atendimento educacional especializado – AEE -- Este módulo oferece uma discussão conceitual e prática a respeito da acessibilidade e o atendimento educacional especializado, a conceituação de atendimento educacional especializado - relação entre educação especial como modalidade educacional e escola regular. Traz uma reflexão sobre acessibilidade e recursos tecnológicos disponíveis para a inclusão escolar do aluno com deficiência e uma avaliação de necessidades e/ou habilidades educacionais específicas dos alunos.
- ItemRestritoAcessibilidade: Elaboração e Aplicação de um Framework em Projetos de Design Educacional(Universidade Federal de São Paulo, 2020-05-30) Carneiro, Lincoln Luis [UNIFESP]; Malheiro, Cícera Aparecida Lima [UNIFESP]; Carolei, Paula [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0778199387503922; http://lattes.cnpq.br/9594089174735076; http://lattes.cnpq.br/7218295050310933O presente estudo teve por objetivo desenvolver um framework embasado na perspectiva sociointeracionista e nos aspectos da interação humano-computador em relação a acessibilidade web e fazer a validação de uma disciplina do Curso TEDE. Para o desenvolvimento desse estudo, foi utilizado o método da Design Science Research (DSR) entendido como a ciência que procura consolidar conceitos sobre o projeto e desenvolvimento de soluções para sistemas para melhorar ambientes educacionais existentes e resolver problemas e criar novos artefatos. Os resultados obtidos foram organizados e apresentados em três partes. Realizamos uma análise e descrição da disciplina Design Educacional em Contextos Não Formais, Culturais e Inclusivos que foi escolhida para a aplicação e validação do Framework. Esse recurso se mostrou muito importante também para enfatizar e explicitar as camadas, como nesse caso, as seções do framework de acessibilidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Diretrizes gerais para elaboração de livros digitais acessíveis(UAB Unifesp Publicações, 2022-09-29) Gamez, Luciano [UNIFESP]; Lima, Valéria Sperduti [UNIFESP]; Malheiro, Cicera Aparecida Lima [UNIFESP]; Tarrataca, Ágatha dos Santos [UNIFESP]; Ferreira, Rafael Dias de Souza [UNIFESP]; Gobbo, Susi Lena [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5525481700316599Neste material, apresentamos um conjunto de orientações destinadas à produção de livros digitais acessíveis. Iniciamos com a apresentação das instruções gerais para a composição dos livros digitais, e na sequência são apresentadas as informações específicas sobre acessibilidade nos materiais a serem produzidos. Os livros digitais serão vinculados ao selo editorial da UAB|Unifesp Publicações, e estarão associados às produções realizadas no âmbito dos cursos de Especialização Lato Sensu, ofertados pela UAB/Unifesp, podendo se caracterizar como materiais produzidos pelos(as) professores(as) conteudistas ou produtos de aprendizagem elaborados pelos(as) alunos(as), sendo que esses materiais poderão ser organizados assumindo uma das seguintes formas descritas a seguir.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Portal de acessibilidade da Unifesp: plataforma interativa e aberta para a inclusão no ensino superior(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-22) Silva, Emerson Eduardo da; Lima, Valeria Sperduti; Meister, Izabel Patrícia; http://lattes.cnpq.br/5340922290331025; http://lattes.cnpq.br/3246940231681306; http://lattes.cnpq.br/3681065428096394A proposta deste projeto é investigar o uso efetivo do Portal de Acessibilidade da Unifesp, principalmente a Comunidade Virtual de Aprendizagem desenvolvida dentro do espaço do portal, com a finalidade de avaliar se os propósitos iniciais de implantação são representativos para as ações institucionais de Inclusão e Acessibilidade no Ensino Superior, ou se devem ser considerados outros percursos, temáticas e usos para o portal a partir de um ano de implantação.