PPG - História da Arte
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- ItemAcesso aberto (Open Access)O diálogo arte-arquitetura no Octógono da Pinacoteca do Estado de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-07) da Silva, Tarcisio Antonio; Rufinoni, Manoela Rossinetti; http://lattes.cnpq.br/2910985913890585; http://lattes.cnpq.br/5604282973384041A aproximação e compreensão do diálogo entre arte e arquitetura no Octógono da Pinacoteca do Estado de São Paulo é o objetivo desta pesquisa. A forma mais propícia para lançar luzes sobre este diálogo, foi buscar uma genealogia do espaço, que remonta o final do século XIX, desde sua concepção com projeto arquitetônico de autoria do arquiteto Domiziano Rossi para a nova sede do Liceu de Artes e Ofícios, cuja construção ocupada e não plenamente concluída, deu margem para múltiplas intervenções e reinterpretações de seus espaços, principalmente do seu espaço central octogonal, que se relacionou de forma diversa com as artes desde sua construção até os dias atuais. Assim, para uma compreensão clara do que foi e do que é o espaço octogonal atualmente, buscou-se em possíveis referenciais projetuais de Rossi, uma aproximação do que se tinha como ideia de uso, forma e significados para a arquitetura do Liceu. Paralelamente a isso, relaciona-se também ao espaço a criação da Pinacoteca do Estado de São Paulo que também o ocupou a partir de 1905, e de forma mais intensa a partir da década de 1970, quando foi construído no espaço central octogonal a Arena pelo arquiteto Paulo Dimantas e a partir da década de 1990 com o Octógono construído pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Com base na compreensão do diálogo entre arte e arquitetura, por meio dos monumentos urbanos concebidos durante a primeira metade do século XX, e tomando por base as ações museológicas e curatoriais diante da arte contemporânea a partir da década de 1960 principalmente, é aprofundado o estudo das exposições que aconteceram no espaço expositivo da Arena e do Octógono, buscando discutir a relação entre arte e arquitetura nestes espaços e como tal relação impulsiona a ação criativa e oferece modalidades distintas de interação da arte exposta com o público.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O russo David Widhopff e a representação de temáticas brasileiras entre a França e Belém do Pará (1895-1910)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-25) Silva da Silva, Laura Camila [UNIFESP]; Dias, Elaine; http://lattes.cnpq.br/8651231758923233; http://lattes.cnpq.br/9224610708124109Esta dissertação objetiva analisar as ilustrações de temáticas brasileiras produzidas pelo russo-ucraniano David Widhopff (1867-1933), tanto em sua passagem por Belém, entre os anos de 1893 a 1896, quanto aquelas produzidas após o seu retorno a Paris. Na Amazônia, Widhopff dedicou-se a ilustrar especialmente para os jornais O Mosquito, A Província Illustrada e Zig-Zag que, somados aos desenhos produzidos para o livro “Horto” (1910), de Auta de Souza, constituem-se enquanto principais obras analisadas no decorrer deste trabalho. Buscou-se compreender, a partir da representação de personagens e acontecimentos locais por parte do artista russo-ucraniano, a continuidade no interesse de Widhopff em representar contextos e personagens amazônicos, a atenção às temáticas e aos gêneros artísticos em voga no período, assim como as referências do movimento simbolista e art nouveau presentes em suas ilustrações. Esta pesquisa contou com uma bolsa de mestrado FAPESP (processo nº 2022/10872-4) e com uma bolsa estágio de pesquisa no exterior (BEPE-FAPESP, processo n° 2023/11441-0), entre os meses de janeiro a março de 2024, na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise das câmeras de segurança que registraram “os crimes cometidos pela mineradora Vale, que já tinha estudos e que sabia que morreria” - Escrita-performance para reivindicação do sujeito natureza alinhado às políticas de promoção dos direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs), por meio da leitura da imagem das câmeras de segurança da Vale que capturaram o Rompimento da Barragem de Brumadinho em 25 de janeiro de 2019(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-24) Siqueira, Laila Pereira de; Matos, Yanet Aguilera Viruez Franklin de; http://lattes.cnpq.br/0964792926987907; http://lattes.cnpq.br/8102143497378085O intuito deste trabalho é realizar uma performance escrita, na qual o ponto de partida e reflexão é o crime do rompimento da barragem de Brumadinho de 2019, cometido pela mineradora Vale. Aqui, junto com minha experiência profissional no assessoramento de Povos e Comunidades Tradicionais (PCTS), proponho a elaboração da Ata de Autodeclaração da Natureza enquanto um sujeito de Povo e Comunidade Tradicional, e que se demarca enquanto um sujeito não branco. A partir disso, proponho que seja revista o conceito que está sendo criado de sujeito para a natureza, de maneira que a considere um sujeito não branco. Para criar a argumentação de que a natureza é um sujeito não branco, faço a leitura das imagens da câmera de segurança da Vale que captaram o crime, e as analiso sob a ótica do entendimento racista que está implicado no que se tem hoje de desenvolvimento tecnológico voltado à segurança pública. A partir disso, argumento que um caminho interessante para a conceitualização da natureza enquanto um sujeito de direitos não branco está em aproximar essa discussão com o escopo jurídico já existente em defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Retábulos Paulistas: O hibridismo na Talha do século XIX(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-28) Bredariol, Fernanda; Pereira, André Luiz Tavares; http://lattes.cnpq.br/3578054160006027; http://lattes.cnpq.br/6416282804236697A pesquisa analisa a talha religiosa nos retábulos do século XIX em São Paulo, com foco no hibridismo entre o rococó e o neoclássico. Questiona-se como os elementos formais e estilísticos se misturam nos retábulos, estacando a influência das relações culturais e territoriais na produção artística da época. Também discute as diferentes abordagens do termo hibridismo na análise dos retábulos e da história da arte. Os estudos de caso são realizados nas Igrejas de Nossa Senhora da Boa Morte e Assumpção, em Limeira, Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Campinas e Capela São João de Deus, em Itu, onde são analisados os elementos ornamentais e suas interligações culturais dentro e fora de São Paulo. O objetivo é compreender o fenômeno do hibridismo como um processo de adaptação dos modelos artísticos dentro da tradição brasileira.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A pesquisa cênica de Francisco Carlos: um estudo sobre caminhos de criação de um dramaturgo-encenador na construção da realidade teatral(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-27) Matos, Jéssica de Miranda; Jardim, Marta Denise da Rosa; Lopes, Mariana Conde Rhormens; http://lattes.cnpq.br/6328741658362694; http://lattes.cnpq.br/2834185689970646; http://lattes.cnpq.br/6901026707451114Esta dissertação investiga os percursos criativos do dramaturgo-encenador Francisco Carlos na construção de uma realidade cênica singular, desenvolvida ao longo de sua trajetória de mais de 40 anos no teatro. Sua dramaturgia, inserida no movimento contemporâneo que emerge após a crise do drama, encena diversas questões tecidas com epistemologia ameríndia e temáticas contemporâneas urbanas. As fontes desta pesquisa incluem a dissertação de mestrado Outros canibais: Teatro jaguarizado contra a colonização do pensamento de Kleber Ferreira Nigro (2016), a tese de doutorado Entre a tradição e a ruptura na dramaturgia recente no Brasil: modos e modas de José Teotônio Sobrinho (2015), entrevistas publicadas com Francisco Carlos e fontes jornalísticas sobre suas montagens. As múltiplas linguagens presentes em seu teatro experimental fundem texto e cena, configurando-o como um dramaturgo-encenador de características próprias. Para a análise desses aspectos, utiliza-se como referência e inspiração a sistematização do método de ator de Antunes Filho, realizada por Sebastião Milaré (2010). Estabelecem-se 6 (seis) características de comparação e relação entre Francisco Carlos e Antunes Filho, considerando-os como pesquisadores do teatro contemporâneo que refletem sobre a transformação da cena, a criação teatral, a noção de imagem e as realidades cênicas. Por fim, nas considerações finais experimento pensar esse estudo de Francisco Carlos como parte de um programa pós-dramático de teatro.