Pedagogia

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    Acesso aberto (Open Access)
    Educação protestante: princípios e organização da escola americana em São Paulo (1870-1912)
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-10) Lauton, Luiza Fernanda Silva [UNIFESP]; Gualtieri, Regina Cândida Ellero [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0560994060961210; http://lattes.cnpq.br/9987046188886565
    Nesta monografia, analisamos produções bibliográficas e registros documentais que tratam da entrada e da implementação da educação protestante na cidade de São Paulo, tendo como referência a Escola Americana, criada em 1870. O período de análise se estende até 1912, ano em que o médico e educador estadunidense Horace Manley Lane (1837-1912) deixou a direção da Escola, devido ao seu falecimento. A finalidade foi a de compreender, no contexto da época, os princípios educacionais, a organização da instituição bem como identificar reflexos da religião protestante no desenvolvimento da proposta educativa da Escola. O procedimento metodológico foi o de pesquisa bibliográfica, para a identificação de textos relacionados ao tema, no SciELO, Google Acadêmico e repositório de teses e dissertações da CAPES. Também foi realizada uma pesquisa documental no acervo institucional do Centro Histórico e Cultural Mackenzie, pela sua plataforma online, no qual encontramos alguns documentos como periódicos e prospectos institucionais. Para análise, selecionamos 20 textos, entre bibliográficos e documentais, que revelaram, no período estudado, que o projeto da Escola Americana se expandiu para além da missão evangelística, pois, ela se tornou uma escola pioneira, centrada em inovações educacionais e aberta a todos grupos sociais. Constatamos ainda que as trocas existentes entre a Escola Americana e as instituições públicas em São Paulo, no período, contribuíram para a divulgação de métodos e práticas presentes no sistema de educação dos Estados Unidos. Esse trânsito de métodos e práticas de ensino, que inovavam, colaborou para a crescente popularidade dos republicanos e para a afirmação de seus valores, por meio da educação, o que contribuiu para que reformas fossem realizadas. Os documentos encontrados puseram em evidência as mudanças educacionais pelas quais a Escola passou nesses quarenta e dois anos iniciais de sua existência, e trouxeram detalhes sob o ponto de vista da própria instituição.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Neoliberalismo na educação: relato de experiência como pesquisadora em início de carreira do Centro Lemann
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-04) Oliveira, Danielle Henrique Corrêa de Oliveira; Mello, Marina Pereira de Almeida; Santos, Emerson Izidoro dos; http://lattes.cnpq.br/2995849049404966; https://lattes.cnpq.br/9406719493237697
    Este relato tem como objetivo principal falar sobre a minha experiência enquanto pesquisadora em Início de Carreira do Centro Lemann no ano de 2021 e em como o Neoliberalismo exerce influência na Educação Brasileira e em Instituições como o Centro Lemann. Trazendo conceitos sobre o Neoliberalismo, o que ele propõe e em seguida sobre o programa e a minha experiência nele. Como nós, pesquisadores, entramos no programa com uma ideia do que iríamos fazer e de que modo fomos surpreendidos com outro tipo de atuação. Desenvolvemos um trabalho com os indicadores e dados de diferentes plataformas para produzir diagnósticos de redes municipais parceiras ao Centro Lemann, com a premissa de que estaríamos ajudando a construir novas políticas públicas inclusivas, e como durante esse processo de criação de diagnóstico, nos deparamos com uma série de incoerências da Instituição e do Programa. Que por fim, nos levou a apresentar algumas críticas.
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    Acesso aberto (Open Access)
    A educação de jovens e adultos e suas relações com práticas excludentes: retratos com base no programa de residência pedagógica
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-04) Melo, Sidney dos Santos [UNIFESP]; Freitas , Marcos Cezar de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979; http://lattes.cnpq.br/0613253564408029
    Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é um relato de experiência vivenciado em uma escola de Educação de Jovens e Adultos no bairro dos Pimentas em Guarulhos/SP com uma turma de educandos(as) com idades superior aos 40 anos. Trata-se da imersão e das escrevivências através da rememoração do que ali, na sala de aula, vivenciamos. Analisamos neste trabalho práticas exclusivas e segregacionistas ditas inclusivas, numa sociedade neoliberal que abraça o discurso da diversidade e diferença, mas exige o máximo de eficiência, perfeição e resultados iguais de todos a todo instante. Esse enredo está entrelaçado e atravessa a minha trajetória acadêmica no curso de Pedagogia na Universidade Federal de São Paulo enquanto discente e futuro docente.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Projeto Ọmọde Ojú Ògún educação de terreiro: um relato de experiência
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-06) Neves, Naiara Caroline dos Santos; Souza, Ellen de Lima; http://lattes.cnpq.br/2996966307456495; http://lattes.cnpq.br/2863865081011551
    O presente trabalho de conclusão de curso, em formato de relato de experiência, tem como objetivo apresentar as vivências do Projeto Ọmọde Ojú Ògún: educação de terreiro, que aborda as formas de ensino para as crianças pertencentes às religiões de matriz africana. O estudo e análise dessa área específica surge a partir da minha experiência em ter sido uma criança de terreiro. Apenas com a experiência pessoal, não seria suficiente entender e construir relações sobre a vivência das crianças no terreiro, por isso, fazer parte do Grupo de Pesquisa Laroyê – Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras, foi fundamental para entender os fundamentos teóricos-metodológicos sobre infância, criança e terreiros. Portanto, somando a minha vivência à leitura e sistematização das que consolidam a área dos estudos da educação em terreiros, pude descrever em práticas valores civilizatórios afro-brasileiros - oralidade, corporalidade e ancestralidade, construindo uma base sólida para estudos e desenvolvimento das atividades do projeto. O trabalho está estruturado com a contextualização das temáticas que atravessam o Projeto Ọmọde Ojú Ògún, como o Ensino Religioso, as Religiões de Matriz Africana, e a Intolerância e o Racismo Religioso, sequenciado com a apresentação e desenvolvimento do projeto, apresentando suas metodologias e resultados.
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    Acesso aberto (Open Access)
    O samba de Coco e as possibilidades afrocentradas na educação: notas e reflexões sobre as experiências na residência pedagógica em um curso de pedagogia
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-26) Lima, Daphny Gineta Paloma (UNIFESP); Mello, Marina Pereira de Almeida (UNIFESP); http://lattes.cnpq.br/2995849049404966; http://lattes.cnpq.br/7770905444687767
    Este Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado em formato de relato de experiência, aborda as vivências e reflexões de uma estudante de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) durante sua participação no Programa de Residência Pedagógica. Este programa, componente obrigatório da formação dos graduandos, proporciona imersões práticas em escolas públicas parceiras. O foco central do trabalho é a apresentação do samba de coco como uma ferramenta pedagógica contracolonial no contexto educacional, explorando como essa manifestação cultural tradicional pode ser utilizada para promover uma educação antirracista, fortalecendo a identidade e o pertencimento dos estudantes, especialmente daqueles descendentes de populações negras, pardas e indígenas. O trabalho destaca a importância de práticas educativas que valorizem as culturas populares e ancestrais, contribuindo para a construção de uma educação mais inclusiva e equitativa. A pesquisa evidencia a relevância do samba de coco não apenas como uma atividade cultural, mas como um instrumento de resistência e fortalecimento comunitário, essencial na luta por uma educação que reconheça e celebre as raízes étnico-raciais dos estudantes, rompendo com as tradições eurocêntricas e promovendo uma formação democrática e antirracista.