PPG - Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar

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    Quantificação de incrustações de sulfatos e carbonatos formados na etapa de produção de petróleo
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-05) Souza, Mayara da Cruz [UNIFESP]; Barbosa, Lúcio Leonel [UNIFESP]; Rotava, Elói [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7351436036418241; http://lattes.cnpq.br/4184066856833642; http://lattes.cnpq.br/7772885719109560; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    A água produzida é um subproduto inevitável da produção de petróleo. Contudo, a sua composição pode causar inconvenientes econômicos e problemas operacionais. Além da corrosão, as incrustações inorgânicas, também conhecidas pelo termo em inglês scales, é um dos problemas operacionais mais dispendiosos e complexos que afetam a Garantia de Escoamento. Portanto, a pesquisa e o desenvolvimento de métodos para estimar a quantidade de incrustações inorgânicas são de extrema importância para auxiliar na prevenção de formação dos scales. O objetivo desta pesquisa foi verificar o potencial da técnica de Ressonância Magnética Nuclear no Domínio do Tempo (RMN-DT) para quantificar incrustações de sulfato e carbonato. Foram realizadas misturas em diferentes proporções volumétricas de água de formação sintética com dois tipos de água do mar, uma pertencente ao município de Santos e a outra ao município de Guarujá. Neste trabalho, os tempos de relaxação transversal (T2) foram obtidos pela sequência de pulsos de Carr-Purcell-Meiboom-Gill (CPMG), o que permitiu estabelecer correlações com os resultados de gravimetria. Os resultados mostraram a variação T2 de 2,35 s a 1,70 s para a mistura com a água do mar de Santos, resultando em um coeficiente de determinação de 0,97. Análises gravimétricas dos inibidores goma xantana e goma guar apontaram a xantana com melhor efeito de inibição para carbonato de cálcio na concentração de 0,5 g/L. A correlação dos dados obtidos por gravimetria com os resultados de relaxometria indica o potencial da técnica de RMN-DT para estimar indiretamente a massa de incrustações inorgânicas. Por fim, RMN-DT possui a vantagem de fornecer medidas rápidas e não-destrutivas.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Análise computacional de dados gênicos de resistência a antibióticos e a metais em amostras metagenômicas de lodo de reator anaeróbio tratando vinhaça de cana-de-açúcar
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-29) Oliveira, Gabriel Molina Regalado de [UNIFESP]; Saia, Flavia Talarico [UNIFESP]; Gregoracci, Gustavo Bueno [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2981096200649699; http://lattes.cnpq.br/5511483346873761; https://lattes.cnpq.br/6285721347149559; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    A vinhaça, efluente da produção do etanol, apresenta conteúdo orgânico e nutricional favorável para a produção de metano através da digestão anaeróbia, que apesar de ser um gás do efeito estufa, mais potente que o dióxido de carbono, pode ser reutilizado como fonte energética, térmica ou elétrica, indo ao encontro dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU para atenuar as mudanças climáticas. No entanto, durante o processo de produção há alguns possíveis interferentes, como os antibióticos e metais da cadeia produtiva do etanol. Assim, conhecer os genes de resistência a antibióticos (ARGs) e a metais (MRGs) é importante para um melhor entendimento do processo de digestão anaeróbia e para a proposição de melhorias, tanto na produção de biogás, quanto na remoção de ARGs e MRGs do digerido e do digestato. Deste modo, através de ferramentas de bioinformática, tais genes foram acessados temporalmente, a partir de dados metagenômicos do lodo de um reator em escala piloto operado com vinhaça para remoção de matéria orgânica e produção de biogás. Os resultados mostraram que a abundância relativa dos principais genes identificados variou entre 0,77% e 1,86%, com classes de resistência relacionadas principalmente às tetraciclinas, aminocumarinas, MLS e rifampicinas, e de MRGs relacionados ao arsênio, cobre e ferro. O enriquecimento de ARGs e MRGs no lodo do biorreator indica uma possível presença desses genes no microbioma da vinhaça, bem como de antibióticos e metais. Os ARGs e MRGs interagem entre si, mas não interferem na digestão anaeróbia e, portanto, na remoção de matéria orgânica e produção de biogás. No entanto, limita a reutilização da vinhaça como um biofertilizante, tal como ocorre atualmente.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Os impactos socioambientais do lixo no mar para os pescadores artesanais de Paraty-RJ
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-17) Scagnolatto, Giovanna [UNIFESP]; Gonçalves, Leandra Regina [UNIFESP]; Oliveira-Monteiro, Nancy Ramacciotti de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4064588869236649; http://lattes.cnpq.br/8461942312318325; http://lattes.cnpq.br/0641319462335515; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Resíduos sólidos estão presentes em todo o oceano e geram impactos socioambientais e econômicos vinculados a esse tipo de poluição. A pesca artesanal enfrenta diversos conflitos ambientais, dentre eles, a captura acidental de resíduos sólidos que impactam a atividade e, por consequência, a subsistência dos pescadores. O objetivo desta pesquisa é avaliar os impactos do lixo no mar para a pesca artesanal de Paraty-RJ. Para tanto, uma análise diagnóstica e um levantamento das percepções dos pescadores artesanais foram realizadas com o propósito de compreender a interrelação entre a pesca e o lixo no mar. A pesquisa incluiu uma abordagem interdisciplinar e empregou a metodologia diagnóstica DAPSI(W)R(M) a qual relaciona os Drivers (Forçantes), Atividades, Pressões, Estado, Impactos no bem-estar, Resposta e Medidas, além de entrevistas semiestruturadas com os pescadores artesanais da cidade de Paraty, no intuito de captar a visão daqueles que trabalham diretamente no mar, a respeito da interação lixo no mar e pesca artesanal. O estudo integra o projeto Nós da Ação: engajando pescadores artesanais no combate ao lixo no mar, sob responsabilidade da orientadora.
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    MULHERES NAS CIÊNCIAS DO MAR: estudo de caso sobre o campo e sobre os programas de pós-graduação no Brasil
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-27) Lippi, Adriana [UNIFESP]; Gonçalves, Leandra Regina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8461942312318325; http://lattes.cnpq.br/2643757442215280; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Em 2020, mulheres eram 33% das docentes de Programas de Pós-Graduação (PPGs) de Oceanografia, uma das áreas que compõem as Ciências do Mar (CM). A Década do Oceano da ONU se propõe também em fomentar uma ciência mais diversa, partindo da premissa que uma maior diversidade na ciência melhora a produção de conhecimento. Essa pesquisa busca compreender as barreiras e incentivos para a diversidade de gênero nas CM e o cenário de gênero nas CM no Brasil, a partir do recorte de PPGs, inovando em trazer métodos mistos para analisar o tema. A partir da revisão de literatura (protocolo PRISMA) foi identificado que a produção sobre mulheres nas CM têm crescido a partir de 2019 e é mais focada no Norte Global. As principais barreiras apontadas pela revisão são do tipo “Práticas e Processos”, “Sociais” e “Institucionais”. Dentre os incentivos descritos, os mais numerosos são “Institucionais” e “Sociais”. Analisando os PPGs de CM, as mulheres representam 28,6% dos docentes e 51% dos discentes. O Quociente de Inclusão de Gênero apresentou uma tendência de queda nos PPGs analisados. A partir de entrevistas com 11 docentes mulheres dos PPGs de CM coletamos diferentes experiências. As docentes com as maiores idades apresentam menor incômodo com as barreiras enfrentadas pelas mulheres e as com as menores idades mais incomodadas. A maioria das entrevistadas sofreu ou notou microagressões em espaços de gestão. Apenas 1 docente relatou não ter sofrido assédio nem microagressões ao longo de sua vida acadêmica. Das que sofreram assédios graves em ambiente acadêmico, nenhuma fez denúncia. O trabalho de cuidado se mostrou um dos principais fatores para a diminuição ou suspensão de trabalhos de campos ou embarcados de longa duração. A maioria das entrevistadas não foi contemplada por ações afirmativas ao longo de sua carreira e a minoria tinha proximidade com o conceito. As entrevistadas sugerem que as principais ações para a retenção das mulheres nas CM são “Institucionais” (suporte ao trabalho de cuidado, incentivo a mulheres em posições de liderança, políticas de acolhimento e cotas de contratação para mulheres), “Individuais” (premiar e aumentar a visibilidade de pesquisadoras, dar mais oportunidades para mulheres ocuparem cargos de liderança) e “Sociais” (diminuir a sobrecarga de mulheres na sociedade e conscientizar as mulheres sobre as barreiras). Esta pesquisa aponta para a necessidade de elaboração e implementação de políticas de diversidade de gênero nas instituições de CM que contribuam para a retenção de mulheres na carreira. As políticas devem focar em suporte ao trabalho de cuidado, combate a assédios e conscientização sobre diversidade de gênero. Questionar e expandir os conhecimentos existentes sobre o oceano, reexaminar as práticas científicas vigentes e construir melhores políticas pode contribuir para não apenas avançar no conhecimento técnico e científico, mas também promover uma ciência mais justa e equitativa, refletindo assim um verdadeiro deslocamento no paradigma das CM.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Podcast Canoa como Ferramenta Pedagógica sobre Cultura Oceânica
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-24) Rasmussem, Luis Forte [UNIFESP]; Torrente-Vilara, Gislene [UNIFESP]; Darido da Cunha, Maíra; http://lattes.cnpq.br/1472529642945802; http://lattes.cnpq.br/7189914468988860; http://lattes.cnpq.br/2661014194144364; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil estabeleceu como política de Estado a criação de um currículo comum mínimo, avançando gradualmente com a criação de instrumentos como o Conselho Nacional de Educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais, e leis como a 13.005/2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação, culminando na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC define diretrizes para o desenvolvimento de competências e habilidades em cinco áreas do conhecimento, permitindo que as escolas adaptem o currículo às realidades locais. Diante do contexto atual, marcado pela Década do Oceano e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 4 - educação de qualidade e o ODS 14 - vida na água, a presente pesquisa buscou investigar as contribuições do uso de podcasts como ferramenta na formação continuada de professores do Ensino Fundamental, interseccionando essa metodologia com a cultura oceânica. A pesquisa explora como essa integração de conteúdos pode apoiar o desenvolvimento das competências da área de Ciências da Natureza da BNCC, destacando a importância de formar professores, que, ao se apropriarem desses conhecimentos, tornam-se multiplicadores fundamentais para seus alunos na educação básica. A escolha do podcast como ferramenta tecnológica se dá por sua acessibilidade, inclusive em áreas remotas, e por seu potencial pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. O podcast contribui para a fixação de conteúdo, o aperfeiçoamento de habilidades e a contextualização do aprendizado com as experiências diárias dos alunos, ampliando o impacto educativo e facilitando a inclusão de temas relevantes, como a cultura oceânica, no dia a dia escolar.