PPG - Educação e Saúde na Infância e na Adolescência

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    Acesso aberto (Open Access)
    Do desespero ao sacrifício: uma compreensão do suicídio a partir de Theodor Adorno e Max Horkheimer
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-04-12) Araújo, Thiago Bloss de; Crochik, Jose Leon; http://lattes.cnpq.br/5516424346600815; https://lattes.cnpq.br/3439221857575643
    O suicídio é uma das principais causas de morte no mundo, cujo número ultrapassa a soma de vítimas em decorrência de guerras e homicídios. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, quase 80% de todos os suicídios do mundo se concentram em países do chamado Sul global, indicando uma forte determinação do fenômeno com a violência estrutural. Enquanto nos últimos anos o suicídio apresentou uma queda no mundo, em alguns países da América Latina houve um aumento, sobretudo no Brasil, o que revela uma importante questão social. Apesar dessas questões, a maior parte dos estudos da Suicidologia tendem a reduzir o suicídio a questões individuais e psicopatológicas, segundo uma perspectiva fortemente medicalizada e ideológica, o que indica a necessidade de uma perspectiva crítica deste campo de estudos. Estudos historiográficos sobre a morte de si revelam como os afetos do medo e do desespero estão historicamente vinculados ao suicídio em distintos períodos e modos de produção. Com efeito, os autores da teoria crítica da sociedade, sobretudo da primeira geração, apresentam importantes produções sobre a questão do medo, do desespero e do sacrifício no interior do processo civilizatório, o que ofereceria elementos para uma compreensão crítica da morte de si. Desta maneira, o objetivo desta tese é compreender a noção de suicídio a partir do pensamento de Theodor Adorno e Max Horkheimer. Para tanto, será realizada uma análise das categorias medo, desespero e sacrifício na obra Dialética do Esclarecimento (1947). Posteriormente, em diálogo com outras obras dos autores, refletir-se-á sobre o conceito de suicídio, assim como de uma Suicidologia crítica. Os resultados revelam que o suicídio é determinado pelo medo e desespero objetivos resultantes do mal-estar na cultura, o qual impõe o sacrifício como condição de formação do indivíduo no processo civilizatório. A partir do conceito de mimese, o suicídio seria entendido como a forma subjetiva de resolução de conflitos sociais a partir do autossacrifício. O suicídio se revela, pois, como um ato contraditório, tal como a sociedade no qual é produzido.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Efeitos moderadores das estratégias de supressão e reavaliação cognitiva na relação entre estresse e sono em docentes da educação básica.
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-24) Ory, Sandra Virgínia Ribeiro (UNIFESP); Cardoso, Thiago da Silva Gusmão (UNIFESP); http://lattes.cnpq.br/3278338196915403; http://lattes.cnpq.br/9271840541534911
    O adoecimento físico e mental dos professores tem aumentado nas últimas décadas. Fatores como altos níveis de sobrecarga, condições de trabalho inadequadas, violência no contexto escolar, além das realidades sociais desafiantes e das rápidas transformações tecnológicas, foram identificados como estressores e associados a um sono ruim em professores. Por sua vez, estratégias de regulação emocional vêm sendo relacionadas a melhores desfechos em saúde, maior redução de estresse e aumento de bem-estar no trabalho. Administrar o estresse diário pode ser a diferença entre dormir bem ou mal e é possível que a forma como os indivíduos regulam as suas emoções influencie essa relação. Com o objetivo de analisar as associações entre a qualidade do sono, o estresse percebido e o uso das estratégias de supressão expressiva e reavaliação cognitiva pelos professores, desenvolveu-se um estudo observacional analítico, com um recorte temporal transversal e uma abordagem quantitativa. A hipótese testada foi a de que a reavaliação cognitiva e a supressão expressiva moderam a relação entre o estresse e o sono. A população-alvo foi constituída por 350 professores do ensino básico, selecionados randomicamente, em São Luís do Maranhão, Brasil. Os instrumentos utilizados para medir as variáveis de interesse foram o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, a Escala de Estresse Percebido, o Questionário de Regulação Emocional e um questionário sociodemográfico, aplicados entre fevereiro e maio de 2024. Para a análise dos dados utilizou-se o teste de Equação Estimada Generalizada para testar a hipótese, bem como a análise inferencial da variância das medidas. Os dados foram processados utilizando o programa SPSS (versão 27). Os resultados mostraram uma relação positiva entre o estresse percebido e a má qualidade do sono, indicando que o estresse é um preditor de um sono de má qualidade. No entanto, as táticas de reavaliação cognitiva e de supressão expressiva não tiveram um efeito significativo na moderação da relação entre estresse e sono. Novos estudos devem utilizar métodos diferentes, levando em conta o tempo e a complexidade dos processos de regulação do sono, do estresse e das emoções, assim como adotar diferentes instrumentos de medida, tanto de autorrelato, como marcadores fisiológicos, com indução de emoções, além de aumentar a abrangência na investigação de outras estratégias de regulação emocional.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Impacto positivo e/ou negativo da utilização de tecnologias remotas no processo de ensino aprendizagem durante o período de pandemia: uma revisão de escopo
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-05-25) Barbosa, Diego Vinicius Cassiano; De Micheli, Denise; http://lattes.cnpq.br/2246867228137055; http://lattes.cnpq.br/5202483213224639
    O ano de 2020 trouxe consigo novos reflexos sociais ao Brasil, a partir do primeiro caso da nova corona vírus (Sars-COVID-19) no país, e seus respectivos impactos à nação. Sem precedentes históricos, a sociedade precisou rapidamente se adaptar à nova realidade global, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconizou uma série de medidas restritivas de isolamento impossibilitando que aulas presenciais continuassem vigentes em território nacional, culminando em uma reorganização no processo educacional, trazendo novas tendências e metodologias de ensino, visando a continuidade do processo pedagógico de ensino e aprendizagem que passou a ser ofertado de forma remota. Educadores, alunos, e seus responsáveis, precisaram se adaptar rapidamente à nova tendência, encontrando nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) os aparatos necessários à continuidade do ano letivo. Este estudo buscou compreender os possíveis desafios encontrados no processo de adaptação repentino, avaliando o impacto positivo e/ou negativo da utilização de tecnologias remotas no processo cotidiano de ensino-aprendizagem. Para tanto, esta investigação se deu a partir de uma revisão de escopo da literatura, buscando a partir das produções cientificas localizadas, responder à questão central da pesquisa. identificaram-se 16.029 artigos, desses, 10 foram selecionados, discutidos, e utilizados para a construção de categorias de análise. mesmo cientes de que todo tipo de aprendizagem é válido e considerável, a literatura nos remete a uma defasagem no processo educacional, gerando uma queda no nível de aprendizagem dos estudantes como consequência dos dois anos de ensino remoto em função da pandemia, com ênfase nos educandos em maior vulnerabilidade social.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Parâmetros curriculares nacionais de matemática: dinâmicas de sua produção e novos saberes para o ensino
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-03-26) Metz, Lauro Igor; Valente, Wagner Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0648590779429965; http://lattes.cnpq.br/1118630707013543
    A pesquisa revela discussões que estiveram presentes na introdução de novos saberes sistematizados para o ensino de matemática consolidados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Trata-se de um estudo desenvolvido na perspectiva da história cultural e, para isso, utilizaram-se como referenciais teórico-metodológicos os conceitos oriundos dos estudos de: Julia (2001); Certeau (2015); Hofstetter e Schneuwly (2017); Bertini, Morais e Valente (2017), e Valente (2021). Limita-se em analisar os pareceres elaborados entre o final de 1995, quando terminada a primeira versão dos PCNs de matemática para os dois primeiros ciclos de ensino, e agosto de 1996, com foco na história da matemática, na utilização da calculadora e no bloco de conteúdos Tratamento da Informação. O objetivo era verificar como ocorreu o processo de escrita oficial dos PCNs. A análise revela transformações no processo de sistematização de conteúdos e nas orientações de ensino durante o processo de elaboração daquele documento curricular. Constatou-se, com a pesquisa, que as discussões provenientes dos pareceres de matemática em relação à primeira versão dos PCNs alavancaram novos saberes que foram consolidados na versão final dos PCNs de matemática para os dois primeiros ciclos de ensino.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Tradução, adaptação transcultural e validação semântica para o contexto brasileiro do CABI 2.0 - Child and Adolescent Behavior Inventory - version 2.0
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-28) Pollon, Alexandre Augusto; Cardoso, Thiago da Silva Gusmão; http://lattes.cnpq.br/3278338196915403; https://lattes.cnpq.br/3788007552288971
    Na prática clínica, é frequente o uso de questionários como ferramentas essenciais para investigar um conjunto de problemas comportamentais e emocionais em crianças e adolescentes. O presente estudo descreve o processo de tradução e validação semântica do inventário Child and Adolescent Behavior Inventory - 2.0, para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, versão para pais e professores no contexto cultural brasileiro. Primeiramente, ele foi traduzido para o português, resultando em duas versões sintetizadas que estabeleceram uma base linguística sólida para a validação. Em seguida, um comitê de juízes avaliou a clareza e a relevância dos itens traduzidos para garantir que fossem adequados para adaptação ao contexto brasileiro. Posteriormente, a versão revisada foi aplicada a um público-alvo, que teve como objetivo avaliar a facilidade de entendimento dos itens a partir da perspectiva dos usuários finais. Utilizou-se um questionário estruturado online para a coleta de dados, assegurando uma amostra representativa de 356 respondentes, diversificada em termos de perfis demográficos e socioeconômicos. Os resultados iniciais do estudo mostraram que não houve diferença estatisticamente significativa nos Coeficientes de Validade de Conteúdo (CVC) entre juízes especialistas e o público-alvo, com todos os valores permanecendo dentro dos níveis aceitáveis. Isso indica uma concordância geral na avaliação da linguagem dos itens, reforçando a validade semântica do inventário e suas propriedades psicométricas. Embora a análise global indicasse que não havia distinção estatisticamente significativa, uma análise mais detalhada dos subgrupos revelou variações que sugerem a necessidade de possíveis ajustes no instrumento para melhor alinhamento entre especialistas e usuários finais. Devido a essa pequena variação qualitativa, optou-se pelo refinamento do instrumento, interrompendo diretrizes propostas como a tradução reversa e o estudo piloto. No entanto, o processo de validação continuará para assegurar a precisão e aplicabilidade contínuas do instrumento. Dessa forma, a pesquisa oferece informações valiosas e é aplicável a profissionais da saúde, educação e pesquisa, contribuindo significativamente para práticas clínicas e educacionais.