História da Arte

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    Acesso aberto (Open Access)
    O manto Tupinambá: cosmo-agonia, resistência e decolonialidade na história da arte
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-08) Ferraz, Carla [UNIFESP]; Baumgarten, Jens Michael [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1801238997224040
    O manto Tupinambá, uma peça ancestral profundamente enraizada na história e cultura do povo Tupinambá, é mais do que um simples artefato; é um símbolo de resistência, identidade e continuidade cultural. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) faz uma leitura decolonial da história do manto Tupinambá, seu significado cultural e espiritual, e o processo de restituição de um de seus exemplares. A presença do manto em museus europeus, longe de seu contexto original, destaca uma história de colonização e expropriação cultural. A recriação do manto por Glicéria Tupinambá é entendida como um ato de retomar o controle sobre a própria história e identidade. O trabalho investiga a história, origem, evolução e significado cultural do manto; analisa o processo de restituição, incluindo os desafios e implicações deste movimento de repatriação cultural; explora a decolonialidade no contexto da restituição do manto, destacando como este processo desafia as narrativas coloniais predominantes e promove a justiça restaurativa; e avalia o impacto sociocultural da restituição do manto na comunidade Tupinambá, incluindo a revitalização de técnicas tradicionais e o fortalecimento da identidade cultural.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Vivência na exposição "Lente periférica a cidade em disputa”: os desafios e ensinamentos no espaço cultural periférico
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Oliveira, Amanda Alves Vilas Boas; Arantes, Pedro Fiori; http://lattes.cnpq.br/7983341512092040; http://lattes.cnpq.br/0294837960641489
    Esse trabalho é um relato de experiência a partir da vivência como artista expositora e com contato próximo à curadoria da exposição “Lente Periférica: A cidade em disputa” realizada em 2023 na Okupação Cultural Coragem, no distrito de Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Nesse artigo trarei à tona as questões e impressões sobre expor em um espaço cultural periférico em um território onde nasci e cresci, e discutirei sobre a metanarrativa por trás das imagens feitas durante a exposição, que também terá imagens fotográficas como obras principais. A exposição teve como tema fotografias que retratam a captação de lutas sociais por reivindicação de moradia, direitos na cultura, direito das mulheres e contra o racismo. As cenas ocorrem na periferia ou no centro, porém, protagonizadas por movimentos sociais, trabalhadores e jovens das perferias. A exposição abriu brechas para outras discussões presentes nesta pesquisa como: a percepção do visitante, os embates entre instituição pública e privada na arte, os acessos aos espaços de arte, a luta do movimento cultural periférico e a breve história da Okupação Coragem.
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    Acesso aberto (Open Access)
    As intervenções arquitetônicas na Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Octógono como espaço perfomático-expositivo
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-20) Silva, Tarcisio Antonio da; Rufinoni, Manoela Rossinetti; http://lattes.cnpq.br/2910985913890585; http://lattes.cnpq.br/5604282973384041
    Este artigo se debruça sobre as duas principais intervenções arquitetônicas realizadas no edifício da Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre as décadas de 1970 e 1990, bem como sobre as potencialidades desta arquitetura como espaço expositivo em seu espaço central octogonal, após ambas as intervenções. Desde a encomenda da obra para o Escritório Técnico Ramos de Azevedo, no final do século XIX, as representações e significados dessa arquitetura no espaço da cidade tem sido objeto de análise e de reflexão. O edifício centenário passou por diversas reformas ao longo do tempo, com destaque para a intervenção realizada pelo arquiteto Paulo Dimantas, na década de 1970, seguida pela celebrada obra dos arquitetos Paulo Mendes da Rocha, Eduardo Colonelli e Weliton Torres, na década de 1990. Ambas as obras evidenciam como as constantes modificações no edifício acompanharam as necessidades espaciais e artísticas vigentes em cada época. Nesse contexto, este artigo apresenta a criação da Arena, na reforma da década de 1970; a criação do Octógono, na reforma da década de 1990; e os respectivos desdobramentos artísticos que ambos os espaços suscitaram, por meio da análise da obra de Ivald Granato, a performance Meu romance com Andy Warhol (1980), apresentada na Arena, e da obra de Artur Lescher, a instalação Inabscência (2012-2013), exposta no Octógono.
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    Acesso aberto (Open Access)
    O conselho de arte e cultura na XIV Bienal Internacional de São Paulo
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-14) Carvalho, Mars de; Spricigo, Vinícius Pontes; http://lattes.cnpq.br/7807906096752073
    O presente trabalho foi motivado pelo interesse na história da Bienal de São Paulo, criada em 1951. A pesquisa abrange o contexto das primeiras edições, tanto as organizadas pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo, como também as que ocorreram a partir da criação da Fundação Bienal em 1962. A investigação vai se concentrar num estudo breve da XIV Bienal Internacional de São Paulo, ocorrida em 1977, que revelou um novo caráter curatorial e organizacional do evento. Através da pesquisa no Arquivo Histórico Wanda Svevo, o objetivo é compreender as relações entre os agentes envolvidos na organização da mostra, que para a edição de 1977 contou com um novo Conselho de Arte e Cultura.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Caleidoscópio de Amelia Toledo e arte pública no metrô de São Paulo
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-04) Andrade, Bruna; Rufinoni, Manoela Rossinetti; http://lattes.cnpq.br/2910985913890585; http://lattes.cnpq.br/9692677098457689
    Este trabalho procura explorar aspectos da escultura “Caleidoscópio” de Amelia Toledo, localizada na estação Brás do Metrô de São Paulo. Considera-se os conceitos de Arte Pública para refletir sobre aspectos como a democratização do acesso aos acervos de arte e o papel social das instituições públicas na difusão da arte e da cultura, além de refletir sobre o papel do restauro em obras artísticas no espaço público.