Navegando por Palavras-chave "Avaliação da aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da aprendizagem nas escolas e suas possíveis relações com a prova São Paulo: histórico e problematizações(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-13) Machado, Bruna Acioli Silva [UNIFESP]; Stoco, Sergio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1841861158078886; http://lattes.cnpq.br/9996059261104287A Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME-SP) dispõe de diferentes instrumentos avaliativos externos que têm como propósitos acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes e fornecer subsídios para as ações pedagógicas nas unidades escolares. As avaliações externas na RME-SP são também utilizadas para definir as políticas públicas, em diversos aspectos, tais como os processos formativos e o planejamento de recursos para os estudantes. Nesses termos, considerando que a avaliação é parte integrante da Proposta Curricular da RME-SP, sabemos que ela pode fornecer subsídios para o professor delinear sua trajetória de trabalho, por meio do planejamento e replanejamento contínuo das propostas pedagógicas, a partir dos objetivos curriculares desejados, considerando a integralidade dos estudantes e seus percursos de aprendizagem. Uma das dimensões fundamentais nessa análise é compreender as representações e as apropriações, construídas nas unidades educacionais, sobre as informações advindas de avaliações externas, com ênfase na Prova São Paulo e como se relacionam com o processo formativo e ações pedagógicas realizados pelas escolas. Na dissertação, são abordados aspectos históricos da avaliação da aprendizagem e as concepções de avaliações externas no Brasil, com o intuito de compreender como essas avaliações foram se constituindo e como influenciaram a construção das avaliações externas na Rede Municipal de São Paulo, especificamente na Prova São Paulo. Para complementar nossa investigação, foi realizada uma análise documental da concepção de avaliação educacional desde 1990 para compreender a constituição dos processos avaliativos que, atualmente (2024), são constituintes da rede por diferentes gestões e a construção de avaliação presente nas Escolas Municipais de São Paulo. Para tanto, compreender essa constituição da concepção avaliativa na RME-SP é necessário investigar junto a equipes gestoras e professores da rede para entender quais são as contribuições da avaliação externa para os processos de ensino e aprendizagem. Para isso, foi realizada a pesquisa qualitativa em duas unidades escolares de territórios diferentes, considerando a documentação pedagógica da unidade escolar e entrevistas com professores e gestores. Dessa forma, o intuito da pesquisa foi compreender como as unidades educacionais utilizam os dados avaliativos fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação e se essa análise dos dados contribui para as ações pedagógicas realizadas nas escolas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: registros avaliativos e práticas de professores(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-11) Llata, Denise de Sousa Gomes [UNIFESP]; Silvestre, Magali Aparecida [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente investigação tem como temática a avaliação da aprendizagem. Entendese a avaliação em uma perspectiva contra-hegemônica de educação (SAVIANI, 2008), com vistas ao diagnóstico (LUCKESI, 2008), mediação (HOFFMANN, 2003) e emancipação (SAUL, 2001). Sendo assim, a pesquisa objetivou analisar as contribuições dos registros da avaliação da aprendizagem para o acompanhamento do aprendizado dos alunos, nas discussões pedagógicas desenvolvidas em momentos de trabalho colaborativo, por compreender-se que os registros avaliativos são instrumentos de sistematização das informações obtidas sobre o desenvolvimento da aprendizagem. Acredita-se que esses registros, diante da relevância das informações que podem apresentar, deveriam ser discutidos em momentos de trabalho coletivo na escola, por meio dos pressupostos da colaboração (IMBÉRNON, 2009). Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, conforme Bogdan e Biklen (1994), realizada por intermédio dos seguintes procedimentos metodológicos: análise documental, questionário e “grupo dialogal” (DOMINGUES, 2006). A análise dos dados foi realizada tendo como referência os fundamentos da “análise de prosa” (ANDRE, 1983), e possibilitou a identificação de que os registros podem auxiliar na especificação das informações obtidas sobre o aprendizado de cada aluno a respeito de determinado conhecimento em desenvolvimento. Para isso, necessitam estar pautados em um processo planejado, preferencialmente partindo de um roteiro de observação e coleta das informações. A análise do processo de ensino e aprendizagem e a redefinição pedagógica serão tão mais específicas e adequadas para o avanço do aprendizado do aluno quanto mais detalhadas e pautadas nos conhecimentos didáticopedagógicos as informações registradas e as práticas docentes estiverem. A avaliação da aprendizagem é um processo de extrema complexidade e abarca diversos conhecimentos do fazer docente, portanto, as concepções de educação, do entendimento de como o aluno aprende determinado conhecimento e de como ele deve ser ensinado, assim como o que se sabe sobre o próprio conteúdo desenvolvido, implicam diretamente nesse processo e, por consequência, na existência, na relevância, na qualidade e na utilização dos registros avaliativos.
- ItemSomente MetadadadosOs Efeitos Da Avaliação Da Aprendizagem Na Saúde De Educandos Do Ensino Fundamental I: Uma Problematização De Resultados De Pesquisa(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-06-26) Moraes, Victor Dos Santos [UNIFESP]; Silvestre, Magali Aparecida [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Intending to contribute to a questioning of research results, this study aims to understand the effects of learning evaluation in students´s health of the early years of elementary school taking as data dissertations and theses about this subject. Therefore, it is necessary to discuss about what grounds have subsidized evaluation practices developed in this age group classes based on a bibliographical study aimed at the issue of learning evaluation. This is a qualitative research that has as theoretical framework studies of authors such as Luckesi (2011), Souza (2010), Freitas (2013), Rangel (2009), Formosinho (2011), Passone (2014), among others, which discuss about the specific field of evaluation and about the relations between education and health. Thus, this research has developed, in its essence, a detailed survey of the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTC) of the Brazilian Institute for Information in Science and Technology (IBICT) of existing academic papers on the theme discussed which resulted in the final selection of 12 studies, highlighting the correlation between evaluation of learning and the health status of children who are subjected to it. The study sought to understand, in this way, through a methodology anchored on critical interpretivism (BREDO; FEINBERG, 1982; TAYLOR, 1982) and content analysis (BARDIN, 2011), how this phenomenon can compromise the performance of the students and their impact on school trajectories of these individuals, whose results pointed out that systematized practices of evaluation are almost non-existent and those that are explicit are also based on an authoritarian and classificatory evaluation model that ends up provoking a psychological suffering for the students (GONZÁLEZ REY, 1997), making them still more vulnerable to school failure.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Inserção profissional de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental do Município de Mogi das Cruzes e o processo de avaliação da aprendizagem(Universidade Federal de São Paulo, 2021-10-27) Nepomuceno, Carolina Domingues [UNIFESP]; Silvestre, Magali Aparecida; http://lattes.cnpq.br/4428320866575246; http://lattes.cnpq.br/8876934701871694A inserção profissional de professores é uma fase basilar para o seu desenvolvimento profissional e possui características e necessidades próprias. As pesquisas sobre esse período evidenciam que os professores iniciantes enfrentam dificuldades no começo da carreira, que podem levá-los até a desistir da profissão docente. Dentre as dificuldades enfrentadas por esse profissional, optou-se pelo foco na avaliação da aprendizagem. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação dos professores iniciantes com a avaliação da aprendizagem de seus alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas do município de Mogi das Cruzes, constatando como seu (des)preparo para essa ação influencia em seu desenvolvimento profissional. Utilizamos como base teórica, os estudos de Huberman (1992) e Tardif e Raymond (2000) para tratar o início da carreira e a inserção profissional; os estudos de Marcelo Garcia (1999) e Imbernón (2004) para apoiar o aprofundamento do conceito de Desenvolvimento Profissional Docente e os estudos de Luckesi (2011) e Saul (2010) para conceituar a avaliação. Utilizou-se como método a aplicação de um survey para caracterizar os professores do município e, em seguida, um questionário aberto destinado apenas aos iniciantes. Os dados do survey foram organizados por meio da elaboração de gráficos que, analisados, definiram o perfil dos professores do município estudado. Os dados do segundo questionário foram lidos de forma recorrente e analisados pelo método da análise de prosa. Concluiu-se que os professores iniciantes de Mogi das Cruzes também enfrentam os dilemas e desafios descritos na literatura. Há indícios de que a avaliação da aprendizagem está entrelaçada com a avaliação externa do município. Não há evidências da realização de uma avaliação emancipatória, defendida por Saul (2010), cujo conceito foi utilizado como referencial desta pesquisa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mapa conceitual: ensaiando critérios de análise(Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2007-12-01) Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]; Sonzogno, Maria Cecilia [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Concept maps are an important instrument for following-up learning processes, and demand the comprehension of their construction methods. The purpose of this study is to present and discuss conceptual maps and their analysis criteria elaborated by students enrolled in the Master Program Teaching in Health Sciences. The selection of analysis criteria were:the quantity and quality of concepts, levels of hierarchy, number of interrelations, words of connection and propositions which express logical meaning, structure of the map: sequential or network, representativeness of contents and creativity. Data were systematized regarding quantitative and qualitative dimensions. Hierarchical structures of rich conceptual meaning and representativeness of the analyzed themes were identified. It was concluded that the construction processes led the students to establish relationships between new contents and their previous knowledge thus creating new possibilities of integration. The analysis was effective as an instrument for the teacher in the health area to develop evaluative practices engaged in the student's learning processes.