Navegando por Palavras-chave "Banco de leite humano"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)O funcionamento dos bancos e postos de coleta de leite humano da região metropolitana de São Paulo: estudo transversal(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-26) Silva, Adriana Moreira [UNIFESP]; Abrão, Ana Cristina Freitas de Vilhena [UNIFESP] ; http://lattes.cnpq.br/9986621531942283; http://lattes.cnpq.br/2960515003796272O presente estudo teve como objetivo analisar o funcionamento dos Bancos de Leite e Postos de Coleta de Leite Humano da Região Metropolitana de São Paulo. Trata se de um estudo transversal com 22 Bancos e 8 Postos de coleta com cadastro ativo na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano em 2017. As variáveis estudadas foram as características dos Bancos e Postos de coleta, segundo recursos humanos e funcionamento; dados de estatística vital censitária relativas a 2017; e dados relativos à coleta domiciliar do leite humano. Utilizou-se um software denominado Research Eletronic Data Capture® para a coleta dos dados. Os resultados mostraram que a Rede Regional de Atenção à Saúde 6 sobressaiu-se no número de unidades e de atividades realizadas e, na Rede Regional de Atenção à Saúde 3, não foi identificada nenhuma unidade nesta pesquisa. Observaram-se discrepâncias entre os índices de prematuridade, de leitos de terapia intensiva neonatal, e unidades de Bancos e Postos de coleta. As instituições privadas tiveram o maior número de receptores, doadoras e maior distribuição de leite humano em suas unidades. As instituições públicas são as únicas que fazem a coleta de leite humano de forma domiciliar e captam maior volume do que distribuem em sua maioria, além de ter maior número de profissionais exclusivos, o que não repercute nos resultados relacionados ao quantitativo de assistência, à coleta e distribuição de leite humano. As dificuldades mais citadas para a realização da coleta domiciliar foram a escassez de recursos humanos, falta de transporte, distância e trânsito. As sugestões mais citadas para a melhora estão relacionadas aos aspectos estruturais e de recursos humanos. Conclui-se que apesar de a Região Metropolitana de São Paulo ser o local com a maior concentração de Bancos e Postos de coleta de leite humano do Brasil, constatou-se que há lacunas e inconsistências na distribuição geográfica, na gestão de dados de trabalho, no aproveitamento e cobertura do leite humano e da coleta domiciliar entre as Redes Regionais de Atenção à Saúde e as unidades de gestão pública e privada. Há necessidade de aperfeiçoamento no planejamento dos serviços, gerenciamento dos dados de trabalho, inserção para áreas descobertas e investimentos em recursos humanos e infraestrutura pelos gestores públicos para a melhora dos dados de trabalho e assistência nos Bancos e Postos de coleta de leite humano.
- ItemEmbargoSistema informatizado para gestão da qualidade em banco de leite humano: desenvolvimento e validação de um protótipo de software(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-19) Fogliano, Rosana Rodrigues Figueira [UNIFESP]; Abrão, Ana Cristina Freitas de Vilhena [UNIFESP]; Moreira, Rita Simone Lopes [UNIFESP]; Coca, Kelly Pereira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9682287639705372; http://lattes.cnpq.br/8167230363189115; http://lattes.cnpq.br/9986621531942283; http://lattes.cnpq.br/3126476582120135Introdução: os Bancos de Leite Humano desenvolvem, entre suas atividades, as de gerenciamento dos processos de coleta, seleção, processamento e distribuição do leite humano doado. Objetivo: desenvolver e validar um protótipo de software para apoiar a gestão da qualidade em Banco de Leite Humano. Método: estudo metodológico de desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta tecnológica, aplicada à gestão da qualidade, utilizando o modelo proposto por Pressman, e avaliação da usabilidade e aparência do protótipo por 11 doadoras de leite humano, 11 profissionais de Banco de Leite humano e oito técnicos em informática. Resultados: o software construído foi denominado SisBLH. Os juízes doadores utilizaram o instrumento ISO/IEC 25010 e atribuíram um escore de 79,8% à usabilidade do sistema, indicando adequação. Os profissionais de Banco de Leite Humano utilizaram a escala SUS, resultando em uma pontuação de 77,5, considerada excelente. Houve excelente concordância entre os avaliadores em relação à aparência do sistema. Profissionais de tecnologia da informação aplicaram as dez heurísticas de Nielsen e identificaram problemas de usabilidade que precisam ser corrigidos antes da implementação do software. As recomendações dos avaliadores serão fundamentais para o aperfeiçoamento das funcionalidades do SisBLH. Conclusão: o estudo concluiu que o desenvolvimento e a validação do SisBLH foram eficazes, apresentando alta usabilidade e boa aparência, embora ajustes sejam necessários, conforme as recomendações dos avaliadores.
- ItemEmbargoSistema informatizado para gestão da qualidade em banco de leite humano: desenvolvimento e validação de um protótipo de software(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-19) Fogliano, Rosana Rodrigues Figueira [UNIFESP]; Abrão, Ana Cristina Freitas de Vilhena [UNIFESP]; Coca, Kelly Pereira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8167230363189115; http://lattes.cnpq.br/9682287639705372; http://lattes.cnpq.br/9986621531942283; http://lattes.cnpq.br/3126476582120135Introdução: os Bancos de Leite Humano desenvolvem, entre suas atividades, as de gerenciamento dos processos de coleta, seleção, processamento e distribuição do leite humano doado. Objetivo: desenvolver e validar um protótipo de software para apoiar a gestão da qualidade em Banco de Leite Humano. Método: estudo metodológico de desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta tecnológica, aplicada à gestão da qualidade, utilizando o modelo proposto por Pressman, e avaliação da usabilidade e aparência do protótipo por 11 doadoras de leite humano, 11 profissionais de Banco de Leite humano e oito técnicos em informática. Resultados: o software construído foi denominado SisBLH. Os juízes doadores utilizaram o instrumento ISO/IEC 25010 e atribuíram um escore de 79,8% à usabilidade do sistema, indicando adequação. Os profissionais de Banco de Leite Humano utilizaram a escala SUS, resultando em uma pontuação de 77,5, considerada excelente. Houve excelente concordância entre os avaliadores em relação à aparência do sistema. Profissionais de tecnologia da informação aplicaram as dez heurísticas de Nielsen e identificaram problemas de usabilidade que precisam ser corrigidos antes da implementação do software. As recomendações dos avaliadores serão fundamentais para o aperfeiçoamento das funcionalidades do SisBLH. Conclusão: o estudo concluiu que o desenvolvimento e a validação do SisBLH foram eficazes, apresentando alta usabilidade e boa aparência, embora ajustes sejam necessários, conforme as recomendações dos avaliadores.