Navegando por Palavras-chave "Entrance exams"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Dos exames de admissão ao vestibular: reflexões iniciais(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Souza, Ana Caroline Guedes de [UNIFESP]; Alcântara, Wiara Rosa Rios [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1977977231651168O presente trabalho se insere na temática da relação entre currículo e avaliações externas. De modo mais específico, a pesquisa consiste em investigar, ainda que de modo inicial, as relações entre os exames de admissão e a definição dos programas de estudo do ensino secundário, no Brasil, entre os anos de 1837 a 1911 e os programas do ensino médio e o vestibular nos dias atuais. Os exames de admissão ao ensino superior, organizados como exames parcelados, mesmo após a instalação do Colégio Pedro II, têm estrita relação com a (des)organização do ensino secundário no Brasil. Nessa esteira, pretende-se, também, fazer incursões preliminares acerca das relações entre o Vestibular e o currículo do ensino médio. O trabalho ainda trata de reformas educacionais que ao longo dos anos alteravam e organizavam o ensino secundário. O desenvolvimento será realizado a partir de pesquisa bibliográfica, através de levantamento bibliográfico, confronto de legislação e literatura. Pretende-se fazer uma reflexão inicial acerca da temática de exames de admissão no período do ensino secundário e vestibular no período atual. Nota-se muitos trabalhos acerca desses temas, porém de maneira isolada. Metodologicamente, pretende-se articular ideias estudadas isoladamente por outros autores com o fim de compreender melhor como a (des)organização do ensino secundário favoreceu a exclusão de parcelas da população jovem dos processos de escolarização em nosso país.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A inclusão social nos cursinhos "populares e comunitários": o cursinho Articula Vestibular de Diadema(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19) Ruiz, Suellen Gueiros [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5928916500490499; http://lattes.cnpq.br/7438045649050854Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar o grau de inclusão o cursinho Articula Vestibular, que não possui critérios de seleção comparativamente a outros cursinhos existentes no Grande ABC. Este cursinho integra o projeto Articula Cursinhos do Programa Articul@ções e utilizou a cota invertida, que limitava o número de vagas para alunos de escolas particulares (20% do total). Após a democratização do ensino, o ingresso dos alunos das camadas sociais menos favorecidas foi potencializado, devido a atuação dos cursinhos comunitários e populares. Nesse sentido, a pesquisa foi realizada com base nos dados de perfil socioeconômico de candidatos e alunos. Os resultados revelaram que mesmo sem impor critérios de seleção aos candidatos, o cursinho popular Articula Vestibular, ao longo de três edições, foi inclusivo, atendendo majoritariamente negros e pardos (58%), pessoas de baixa renda (70%), oriundos de escolas públicas (70%) e residentes de regiões periféricas – 69,6% residentes do município de Diadema – e 85,7% alunas (mulheres). Este estudo contribuiu para a identidade popular do Cursinho Articula vestibular, pois foi constituído por alunos de diversos grupos sociais e não exclusivamente por alunos de alguns grupos sociais específicos, abrangendo também candidatos remanescentes de outros cursinhos, que não se adequaram ao público de cursinhos comunitários.