Navegando por Palavras-chave "Estágio Clínico"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Competência profissional e formação de graduação em fisioterapia: um instrumento de avaliação discente no estágio supervisionado(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Gondo, Francine Lopes Barretto [UNIFESP]; Maia, José Antonio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6800730020293642; http://lattes.cnpq.br/8128523600816891; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A fisioterapia, dentre as profissoes relacionadas aos cuidados a Saúde, talvez seja uma das que mais se aproxima da Saúde propriamente dita, isto e, da vida e de sua qualidade. Para isto, as instancias responsaveis pela formacao de fisioterapeutas devem preocupar-se com o ensino, mas tambem com a avaliacao do estudante, em todos os momentos no curso. Levantamentos bibliograficos nacionais e internacionais evidenciaram alguns poucos instrumentos validados para a execucao deste processo avaliativo, sobretudo se forem consideradas as caracteristicas proprias do estagio supervisionado. Na maioria das escolas de fisioterapia brasileiras, este e o principal momento de construcao do saber fazer fundamentado e contextualizado do futuro exercicio profissional. A literatura australiana apresenta o oAssessment of Physiotherapy Practice (APP)o um instrumento testado e validado na lingua inglesa para a avaliacao dos estudantes no estagio, tomando como bases as competencias esperadas do futuro profissional. Objetivos:Mapear, no juizo de supervisores de estagio pratico em cursos de graduacao em fisioterapia, a compreensao acerca da funcao didatico-pedagogica do APP; verificar a aplicabilidade do instrumento traduzido para a avaliacao de estagio supervisionado no contexto da graduacao em fisioterapia e identificar contribuicoes dos supervisores de estagio para o aprimoramento do instrumento de avaliacao na realidade brasileira.Metodologia:Nove docentes envolvidos na supervisao de estagio de sete universidades da grande São Paulo foram entrevistados. Os dados obtidos foram analisados por proximidade do significado das falas, tomando-se a analise do conteudo como metodologia qualitativa.Resultados e Discussao:Os docentes entrevistados demonstraram um entendimento claro da filosofia e da aplicacao do instrumento, inclusive fornecendo sugestoes para adaptacao cultural do mesmo a realidade brasileira, sobretudo no que diz respeito aos direitos do paciente e ao seu consentimento e a expressao educador efetivo, na futura validacao do instrumento. Nao foi observada dificuldade na utilizacao da escala de pontuacao sugerida pela autora do instrumento, mas identificou-se a necessidade de adequacao da pontuacao final ao sistema brasileiro. Conclusoes e Perspectivas futuras:O instrumento e aplicavel, na realidade dos supervisores de estagio, ressaltando-se a necessidade de adaptacoes especificas e de pequena monta. Os entrevistados foram unanimes em indicar a oportunidade da validacao do instrumento para a lingua portuguesa, com a finalidade de utiliza-lo na avaliacao objetiva de competencias a serem desenvolvidas pelo aluno de fisioterapia, no estagio supervisionado
- ItemSomente MetadadadosFatos e opinioes de enfermeiros sobre a atuacao de alunos e de docentes durante estagio de enfermagem pediatrica: estudo realizado em um grupo selecionado de hospitais do Rio de Janeiro e de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1985) Feitosa, Maria Auxiliadora Rezende [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Relações entre o estágio supervisionado e ações dos egressos do curso de educação física da UNIFESP - BS(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-12-16) Silva, Pedro Miro Costa Gomes da [UNIFESP]; Guerra, Ricardo Luís Fernandes [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/3856113753837921; http://lattes.cnpq.br/9165760267233120; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho tem como tema a Formação Profissional em Educação Física e Estágio Supervisionado. O objetivo do trabalho foi analisar a relação entre a composição e as frentes do estágio supervisionado realizado no curso de Educação Física com a atuação dos egressos, além disso, procurou também avaliar, de acordo com a percepção dos egressos, características das atividades do estágio como período de estágio, estrutura e atuação no mercado de trabalho. Para este estudo foi realizada uma entrevista semi-estruturada, com profissionais egressos do curso de Educação Física da UNIFESP – BS formados há mais de seis meses e com vínculo empregatício na área em questão. Foram avaliados 16 (dezesseis) profissionais, sendo que deste total havia quatro voluntários de cada turma formada pela universidade. A partir das respostas obtidas os dados foram transcritos e as informações obtidas foram dividas em categorias não – apriorísticas, permitindo analisar de forma qualitativa os elementos apresentados. Foi possível encontrar diversas relações e influências (positivas e negativas) de acordo com os voluntários deste estudo, como a grande importância do estágio para a formação, a relevância na escolha e qualidade das frentes de estágio influenciando diretamente os egressos em suas escolhas e atuações profissionais, a adequação dos locais de estágio para a prática supervisionada, a necessidade da presença de mais de um tutor na supervisão/orientação entre outros apontamentos. Conclui-se que o estágio possui uma importante relação com a atuação na prática e, portanto se havendo uma ampliação, flexibilização e melhora das frentes de serviço e estágio, estas podem contribuir tanto na qualidade da formação como na futura atuação profissional do acadêmico. Palavras-chave: Educação Física e
- ItemAcesso aberto (Open Access)O supervisor do estágio em cursos de aprimoramento em fisioterapia: os desafios de sua formação para a prática profissional(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008) Esteves, Roberta Nunes [UNIFESP]; Medalha, Carla Christina [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Formar é transformar práticas e concepções, considerando os contextos institucionais, as políticas públicas, os saberes e experiências dos sujeitos, as expectativas de supervisores e aprimorandos em seus processos de formar/formar-se com outro, no contexto da saúde. O estágio pode ser um objeto de reflexão da prática docente e neste sentido, os supervisores podem encontrar nesse processo oportunidades para ressignificar suas identidades profissionais, que estão em constante construção a partir das novas demandas que a sociedade coloca para ação desse docente. Esta pesquisa tem como objetivo discutir, na ótica de supervisores de estágio, o processo de formação docente para o exercício da atividade de supervisão estágio de um curso de Aprimoramento Profissional em Fisioterapia num Hospital Escola da Zona Leste do município de São Paulo. No referencial teórico foi apresentada interlocução com a literatura sobre a Fisioterapia enquanto ciência e profissão, abordagem de aspectos relativos à construção da profissão; o ensino da Fisioterapia no Brasil, a formação profissional e os desafios do fisioterapeuta na contemporaneidade e em seguida, destacamos as concepções sobre a supervisão de estágio e discutimos as ações e importância do supervisor de estágio de fisioterapia. A metodologia, nesse estudo orientada pela perspectiva da pesquisa qualitativa, compreendeu um processo de produção de dados a partir da aplicação de um questionário para caracterização do perfil e uma entrevista com 10 supervisores de estágio do curso de aprimoramento profissional. A análise dos dados permitiu organizar e discutir dois eixos: (1) caracterização do perfil dos supervisores e (2) formação do supervisor do estágio: características, desafios e perspectivas. A partir do trabalho analítico delineou-se subsídios que podem se constituir em pontos de partida que, fundamentados teórico- metodologicamente, orientem práticas de educação permanente de supervisores de estágio comprometidos com uma formação em Fisioterapia que articule conhecimento, reflexão e envolvimento social.