Navegando por Palavras-chave "Formação continuada de professores"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A formação continuada de professores para a educação das relações étnico raciais e o prêmio Akoni de promoção da igualdade racial no município de Guarulhos: uma experiência(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-16) Silva, Patricia Cruz da; Silvestre, Magali Aparecida; http://lattes.cnpq.br/4428320866575246; https://lattes.cnpq.br/4348424384291000A presente pesquisa visa investigar os resultados das formações continuadas oferecidas aos educadores pela Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos no que diz respeito às relações étnico-raciais no âmbito da Lei 10639/03 e demais legislações que versam sobre a temática, destacando a participação no Prêmio Akoni de Promoção da Igualdade Racial. Inicialmente discutiremos a história do município de Guarulhos utilizando como referência Santos (2006), Toledo (2011), Silva Júnior (2016) e Oliveira e Ferreira (2013). Também discutiremos o desenvolvimento das escolas no município bem como o percurso traçado pelos negros no campo da educação baseado em trabalhos de Ribeiro (1992), Nagle (1974), Bencostta (2005), Duarte (2000), Almeida e Sanchez (2016) dentre outros. Para tecer a discussão a respeito da formação continuada de professores contaremos com as contribuições de Freire (2001 e 2019), Silvestre (2011), Imbernón (2010), Contreras (1999), além de outros pesquisadores do campo. Com relação especificamente a Guarulhos no que diz respeito à Lei 10639/03 bem como ao Prêmio Akoni nos basearemos em publicações oficiais do município (2010, 2013 e 2016). Para coletar as informações necessárias para atingir o objetivo da pesquisa foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas com duas professoras egressas de qualquer uma das edições do Prêmio Akoni. Estas educadoras foram ouvidas com relação a sua participação na premiação e sobre como, tanto as formações quanto a premiação, impactaram em sua prática pedagógica. Também ouvimos uma das integrantes do Grupo de Trabalho de Promoção da Igualdade Racial (GTPIR) para melhor compreender o contexto de criação e desenvolvimento da premiação. Por meio das respostas das professoras e da gestora concluímos que houve mudanças nas práticas a partir da participação na premiação, bem como da percepção do racismo, mas ficaram indagações sobre se o Prêmio foi capaz de prover os egressos de reflexões sobre a questão racial no Brasil ou se só instrumentalizou os participantes de práticas pedagógicas com influência afro-brasileiras como jogos e músicas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cibercultura e educação escolar: estudo de caso de um curso de formação continuada em serviço na aula de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) de uma escola da rede estadual de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-18) Batista, Valter Pedro [UNIFESP]; Pesce, Lucila [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente pesquisa assume a abordagem metodológica qualitativa de caráter descritivo e é delineada através de um estudo de caso educacional. O objetivo geral da pesquisa é investigar em que medida o curso ―Cibercultura e prática docente‖ contribuiu para o empoderamento dos professores de uma escola da rede estadual de São Paulo, como autores da sua prática docente. A análise busca evidenciar os limites e as possibilidades do curso em tela, para o empoderamento dos sujeitos sociais, envolvidos em uma formação que os situe em uma perspectiva autoral, procurando observar as contradições inerentes ao fenômeno investigado. O marco teórico ergue-se em meio aos seguintes campos conceituais: políticas educacionais e formação de professores no Brasil; educação e cibercultura; formação de professores (com destaque para a formação continuada em serviço in loco); empoderamento (na acepção freireana). No tocante ao método foi desenvolvida a análise documental das ATPC (aulas de trabalho pedagógico coletivo) do curso em tela, a análise estatística descritiva dos dados objetivos oriundos do questionário estruturado e a análise temática de conteúdo dos depoimentos de cinco professores, nas entrevistas semiestruturadas. Os achados da pesquisa confirmam a suposição de que o curso em tela tenha contribuído para o empoderamento dos professores pesquisados, mediante aprimoramento da formação continuada em serviço in loco dos professores, em que tais atores sociais se situem como autores de sua prática docente. Entretanto, restam dois desafios: a) a necessidade de se ampliar a fluência tecnológica dos docentes, bem como a leitura crítica dos estruturantes tecnológicos, percebendo sua potência e suas contradições, no campo da educação; b) ampliar o tempo de formação continuada dos docentes, com o aceno de que tal desafio extrapola o âmbito de ação imediata das unidades escolares, por resvalar as questões afeitas às políticas públicas de formação de professores. Os limites da pesquisa incidem sobre uma das características do estudo de caso: em termos de generalização, poder ser transposto somente a circunstâncias semelhantes. Em convergência com diversos estudos visitados na revisão de literatura, a discussão de resultados da presente pesquisa aponta a necessidade de as políticas públicas de formação continuada de professores da educação básica estabelecerem uma relação mais dialógica com esses profissionais da educação, ao pensar em desenhos didáticos de formação respondentes às demandas dos professores, ao invés de propor desenhos didáticos de formação que se curvam aos ditames dos organismos multilaterais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estratégia de formação continuada para acessar domínios de conhecimento pedagógico no pck dos professores sobre modelos atômicos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-24) Lacerda Junior, Marcos Pereira de [UNIFESP]; Lourenço, Ana Valéria Santos de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5210899977507748; https://lattes.cnpq.br/4952133239253793A escola é um espaço formativo de professores, considerando que a própria atuação docente estrutura conhecimentos que favorecem o processo de ensino e aprendizagem. Tais conhecimentos são estruturados e desenvolvidos a partir da reflexão do professor durante sua prática, por meio da verificação de ações que foram exitosas ou não. Com o intuito de potencializar e favorecer a formação continuada de professores no ambiente escolar, esta pesquisa foi estruturada em uma intervenção com o objetivo de sistematizar os domínios de conhecimento pedagógico a partir da reflexão estimulada no PCK de professores de química. A intervenção baseou-se no conteúdo de modelos atômicos e contou com a participação de dois professores de Química que lecionam para o ensino médio em uma escola de ensino público contemplada pelo programa de ensino integral, na região norte do município de São Paulo. A coleta de dados iniciou com a entrevista semiestruturada para identificar a formação inicial dos professores participantes, na sequência a entrega do plano de aula e a gravação de uma aula sobre modelos atômicos de cada professor. Após assistirem suas próprias aulas com o intuito de iniciar a reflexão estimulada, os professores preencheram os instrumentos CoRe e Ciclo reflexivo de Smyth para concluírem o processo reflexivo. Na sequência os professores elaboraram um novo plano de aula sobre o tema modelos atômicos. Finalizou-se a coleta de dados com a entrevista aberta para verificar suas autopercepções dos professores após o processo de reflexão estimulada. Para a análise dos dados dos planos de aula foi realizada a intercorrelação dos itens presentes. De forma geral, os demais dados foram sistematicamente organizados individualmente para cada professor por meio da categorização dos dados. A sistematização dos domínios de conhecimento no PCK de cada um deles foi identificada pelos planos de aula que apresentaram antes e após a intervenção e pelos instrumentos CoRe e Ciclo reflexivo de Smyth. Após o processo reflexivo, foi observado que o professor A implementou a história da ciência em sua aula e o professor B estruturou sua aula com o foco no protagonismo juvenil dos estudantes. Levando em consideração a autopercepção dos professores no término da intervenção, verificou-se que o professor A apontou a importância da reflexão na prática pedagógica e o professor B expôs a relevância do planejamento de sua atuação docente na rotina escolar, possibilitando o uso deste conjunto de instrumentos para a formação de professores e colaborando no fomento de estratégias formativas para coordenadores pedagógicos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Significações atribuídas por professores da rede municipal de ensino de São Paulo para a formação continuada realizada em tempos de pandemia(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-29) Miyano, Luciana [UNIFESP]; Cericato, Itale Luciane [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1016528248229857; http://lattes.cnpq.br/7044443928271146Este estudo objetiva compreender as significações atribuídas por professores às iniciativas de formação continuada para a implementação do ensino remoto no período da pandemia de Covid-19. O ensino remoto foi uma das escolhas adotadas pela Rede Municipal de São Paulo para possibilitar a continuidade dos processos de ensino-aprendizagem. A formação dos professores é vista nesse contexto como condição sine qua non para a efetivação da iniciativa, visto tratar-se de situação inédita, exigindo dos docentes saberes e ferramentas tecnológicas desconhecidas por muitos no cotidiano escolar. Analisar sob o olhar e a voz desses profissionais o modo como significam as experiências formativas para a reorganização do trabalho pedagógico e a implementação do ensino remoto, em decorrência da suspensão das atividades presenciais, é, do ponto de vista social e científico, relevante, uma vez que, além de constituir-se como um registro do momento histórico vivido e como pessoas e sistemas reagiram a ele, contribui para entender em que medida o significado social da formação continuada corresponde ao sentido pessoal atribuído a essa atividade pelo professor e se sua realização atende aos motivos e necessidades desse profissional no citado contexto. Dessa forma, torna-se essencial investigar quais necessidades foram despertadas nos professores e se a formação continuada contribuiu para a reconfiguração do trabalho pedagógico. Para cumprir com esse propósito, este estudo está pautado por uma abordagem qualitativa tendo como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e informações documentais. A análise das entrevistas ocorreu mediante o procedimento dos núcleos de significação com foco nas categorias sentido e significado, necessidades e motivos. As conclusões apontam que para os professores, houve uma ruptura entre o significado social da formação continuada e o sentido pessoal conferido a essa atividade. Desse modo, há uma cisão entre os motivos e os fins dessas ações, gerando sofrimento psíquico aos docentes. Contraditoriamente, indicam elementos reveladores de possibilidades para a reconfiguração do trabalho pedagógico por meio do estabelecimento de relações dialógicas e colaborativas que resistem à fragmentação entre o significado e o sentido pessoal atribuído à atividade de formação continuada.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Significações da colaboração profissional entre professores no contexto da formação continuada em serviço num CEI paulistano(Universidade Federal de São Paulo, 2021-11-22) Silva, Michelly Vital [UNIFESP]; Cericato, Itale Luciane [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1016528248229857; http://lattes.cnpq.br/6578336151539365Este estudo tem como intuito investigar as significações atribuídas para a colaboração profissional que ocorre no âmbito da formação continuada em serviço. O estudo se faz relevante no contexto, debatido na literatura especializada, que demonstra ser a formação continuada realizada por meio de cursos, palestras e seminários insuficiente para suprir as necessidades dos professores frente aos atuais desafios da profissão, evidenciando a necessidade de buscar alternativas para uma formação continuada eficaz para esse grupo profissional. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada realizada com professoras atuantes num Centro de Educação Infantil paulistano. A análise foi realizada a partir do procedimento dos núcleos de significação conforme proposto por Aguiar e Ozella (2006, 2013) e Aguiar, Soares e Machado (2015), cujo embasamento se pauta na psicologia histórico-cultural de Vigotski (1896-1934) e no materialismo histórico e dialético de Marx (1818-1883) e Engels (1820-1895). O resultado nos permitiu compreender a essência das relações que se estabelecem entre os professores durante um processo formativo em serviço de base colaborativa, evidenciando que tais processos podem ser mais significativos quando construídos conjuntamente tendo como foco tanto as necessidades do grupo docente quanto as especificidades da escola no cumprimento de sua missão. O estudo visa a contribuir com subsídios para discussões sobre a implementação, nas unidades escolares, de processos formativos em serviço baseados na cultura da colaboração profissional que, ao partirem das necessidades e da realidade do cotidiano escolar, configurem-se como significativos para os professores e favoreçam tanto a superação dos desafios da prática pedagógica quanto o desenvolvimento profissional docente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As TDIC na educação de jovens e adultos: estudo de caso da formação continuada em serviço de professores da EJA para o uso educacional das tecnologias digitais da informação e comunicação(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-12-16) Joaquim, Bruno dos Santos [UNIFESP]; Oliveira, Lucila Maria Pesce de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This qualitative research assumes the methodological approach of case study of educational type. The overall objective is to understand whether and how the course of teacher training "Digital Media on Youth and Adult Education" held in an Educational Center for Youth and Adult Education (CEEJA), contributed to the rethinking of teaching, supported by the critical use of Digital Technologies of Information and Communication (TDIC), in order to empower teachers to locate their practice in an authorial perspective. The study seeks documents and speeches teachers: a) understand what underlies the choices in the organization of workshops planned by teachers after the course; b) to discuss its possibilities and its limits on teacher training, with regard to the educational use of TDIC and specificities present in adult education (EJA); c) reflect on the contributions of the concepts of digital inclusion and empowerment, in Freire's accordance for the field of adult education. The theoretical basis stands at the intersection of three conceptual fields: a) continuing education of teachers in service and focused on school, from a critical and reflective perspective; b) the educational use of TDIC from a non-instrumental conception, aimed at digital inclusion as a means of empowerment (in Freire's sense) of adult education teachers; c) the change in compensatory paradigm historically intrinsic to adult education in Brazil, gradual walk to a conception of the mode based on the paradigm of education throughout life. Compose the data in this research document analysis of the political-pedagogical project of the school, of the course syllabus, developed and taught by the researcher while serving as a teacher coordinator CEEJA investigated, and workshops plans prepared by teachers at the end of the training course, in addition to the thematic content analysis of the testimonies of seven individuals course participants, six teachers and a coordinator, interviewed using semi-structured questionnaire. The findings of this research reveal that there have been advances in the rethinking of teachers about their practices, in that there are practical experience reports processed or boosted by discussions offered the course, but at the same time, suggest limits to the different levels of technological appropriation of teachers, there is a small group mobilized more toward the critical and innovative educational use of TDIC and another still centered on an instrumental and not authorial perspective, built on an incipient digital literacy. The data reveal that the course did not achieve its entire goal. However, there are indications that reveal the importance of training as a mobilizing a process of mobilization for the use of TDIC in the institution. The discussion suggests a challenge: strengthening technological fluency of teachers from a critical and authorial perspective so that they can be empowered increasingly as authors of their teaching practice.