Navegando por Palavras-chave "Illiteracy"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Analfabetismo e as mulheres do Dique da Vila Gilda de Santos: Lutas e Resistências(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-21) Lisboa, Maria Dinalva de Carvalho [UNIFESP]; Souza, Carlos Norberto de Carvalho Lisboa [UNIFESP]; Pini, Francisca Rodrigues de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7613304101759247; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo compreender o analfabetismo na vida das mulheres do Dique Vila Gilda, do município de Santos/SP, os impactos em suas trajetórias e construir com elas propostas de enfrentamento. Realizar estudo bibliográfico e documentação relativos à política de educação, tendo como foco a questão da política educacional de jovens, adultos e idosos. Mapear o analfabetismo de Santos, por meio de documentos, para compreender o existente nas vidas das mulheres do Dique da Vila Gilda. Compreender a política de educação de jovens e adultos do município de Santos. Identificar no território do Dique Vila Gilda as mulheres que não tiveram acesso à educação. A pesquisa foi fundamentada na teoria do conhecimento de Paulo Freire, o qual nos aponta que o analfabetismo é expressão de uma realidade social injusta. Assim, alfabetizar não pode ser reduzido ao ensino da técnica de ler e escrever, nem à memorização de sílabas, palavras e frases. Alfabetizar deve ser processo de reflexão crítica sobre o próprio processo de ler e escrever, problematizando a própria linguagem e a realidade concreta. O processo metodológico adotado - materialismo histórico e dialético - partiu da análise das opressões de gênero e de classe social, e outras, buscando entender de que forma estão imbricadas como expressões da questão social. Assim como resultado podemos afirmar que o analfabetismo das mulheres do Dique da Vila Gilda é sustentado por contexto de injustiça social e ausência de políticas públicas de educação de jovens e adultos - alinhadas aos princípios da educação popular - e combate às opressões.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação de jovens e adultos e analfabetismo: um estudo léxico-enunciativo dos artigos publicados no jornal O Estado de São Paulo (2002-2013)(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Andrade, Camila Bezerra [UNIFESP]; Lopes, Marcia Cristina Romero [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1851257666639782; http://lattes.cnpq.br/3291975066958491Este trabalho propõe-se a analisar as escolhas lexicais e agenciamentos enunciativos observadas em artigos, reportagens, notícias e editoriais do jornal O Estado de São Paulo, no período compreendido entre 2002 e 2013, na abordagem de temas relacionados à Educação de Jovens e Adultos e ao analfabetismo. O objetivo consiste em compreender o modo como esta fonte jornalística se posiciona sobre o conteúdo que veicula para a sociedade brasileira. Examinamos, ainda, como esses posicionamentos refletem na imagem perpetuada pelo jornal acerca da população com pouca instrução. O estudo é desenvolvido a partir da compreensão da história da Educação de Jovens e Adultos e da maneira pela qual o analfabetismo e questões a ele relacionadas são apresentadas pelos textos, com especial atenção ao agenciamento de palavras a partir das quais os enunciados jornalísticos se constituem.