Navegando por Palavras-chave "Interpersonal relations"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A arte e a ciência de conhecer pessoas: a dimensão humanista na formação do médico na UNIFESP(Universidade Federal de São Paulo, 2015) Torossian, Miriam Sansoni [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8609089865755189; http://lattes.cnpq.br/9347541615414055; http://lattes.cnpq.br/8381662088705185; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo pretendeu investigar como os alunos da graduação em Medicina da Unifesp perceberam o curso “Conhecendo Pessoas – uma ciência, uma arte”, dentro da disciplina de Psicologia Médica, bem como avaliar o seu interesse pelo desenvolvimento de habilidades psicoafetivas e a construção da intersubjetividade. Para tanto, optamos pela abordagem qualitativa, cujas estratégias metodológicas facilitam a compreensão dos fenômenos humanos, especialmente nos aspectos que não podem ser medidos nem quantificados. Os dados empíricos foram obtidos em entrevistas com alunos do 2º, 3º, 4º, 5º e 6º anos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), usando a técnica de entrevista semidirigida, orientada segundo roteiro de perguntas-chave. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas e conferidas. Para a análise do material empírico obtido foi utilizado o método da análise de conteúdo de acordo com a metodologia categorial temática. A análise de conteúdo aconteceu em três etapas: pré-análise, descrição analítica e interpretação inferencial. As categorias temáticas relevantes para o estudo foram: o sentido de conhecer pessoas; intersubjetividade e avaliação do curso “conhecer pessoas”; nestas categorias foram destacadas subcategorias, quais sejam: aproximação do outro, empatia, o humano por trás da máscara, relação dialógica professor-aluno, relação aluno-paciente, a disciplina oferece oportunidade para autoconhecimento, a disciplina como espaço para reflexão e acolhimento, discussão da relação médico-paciente não é a própria relação médico- paciente, o aprender a ser “humano”. Este estudo propiciou o conhecimento sobre a visão predominante dos alunos em relação à experiência de conhecer pessoas, evidenciando que o curso foi um auxiliar na compreensão de si mesmo, do outro, na valorização do relacionamento interpessoal, quer no âmbito pessoal, quer profissional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aspectos relacionados ao estabelecimento e à manutenção do aleitamento materno exclusivo na perspectiva de mulheres atendidas em uma unidade básica de saúde(UNESP, 2010-06-01) Fujimori, Elizabeth; Nakamura, Eunice [UNIFESP]; Gomes, Marcela Melatti; Jesus, Luciana Albuquerque De; Rezende, Magda Andrade; Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Programa de Agentes Comunitários de SaúdeThis qualitative study aimed to investigate the issues involved in establishing and maintaining exclusive breastfeeding from the women's perspective. It was conducted with 12 mothers of infants less than six months of age who were attended at a primary healthcare unit. Semistructured interviews were recorded, transcribed and subjected to content analysis, which revealed the following categories: nipple trauma; free demand; weak breast milk; breastfeeding women's psychological health; previous breastfeeding experience; breastfeeding and women's multiple roles; and influence of close people. Establishment of exclusive breastfeeding was associated with experiences and perceptions about breast milk sufficiency, thereby causing concern and insecurity. Close people, especially family members, influenced the establishment and maintenance of exclusive breastfeeding, as did women's work overload inside and outside home. Knowledge of issues that facilitate or hinder establishment and maintenance of breastfeeding is essential for guiding health professionals' actions.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cuidado incomensurável dos profissionais de enfermagem: a interação com os familiares acompanhantes no processo de internação(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-07-29) Onoe, Edna Kinue Nishimura [UNIFESP]; Tanaka, Luiza Hiromi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9047748805998095; http://lattes.cnpq.br/4367801261362513; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Estudo de abordagem qualitativa cujo objetivo foi: compreender o significado atribuído pelos familiares acompanhantes em relação ao atendimento prestado pelos profissionais de enfermagem em um hospital privado; fundamentado no referencial teórico-metodológico do Interacionismo Simbólico. Os participantes foram 25 familiares acompanhantes de um hospital geral. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados, conforme a técnica de Análise de Conteúdo Temático, que permitiu a identificação da categoria conceitual ?Cuidado incomensurável dos profissionais de Enfermagem: a interação com os familiares acompanhantes no processo de internação?. A codificação dos dados permitiu a elaboração de quatro categorias temáticas: Relacionando a qualidade do atendimento com a qualificação do trabalho da equipe de enfermagem; Sentindo a necessidade de ter referência para o cuidado; Sendo acolhido pela enfermagem e Familiares vivenciando suas necessidades e de seu familiar. O significado que os familiares acompanhantes atribuíram como símbolos na proposição do atendimento prestado pelos profissionais de enfermagem foram: o acolhimento, a atenção, o vínculo, a confiança e a segurança. Percebem a equipe de enfermagem como uma categoria profissional bem treinada, tendo domínio em suas ações de forma padronizada com boa interação entre eles. Valorizam o conhecimento sobre a doença, as orientações e o convite à participação dos familiares nos cuidados, simbolizando a competência, a parceria e a qualificação dos profissionais de enfermagem. Entretanto, necessitam que o paciente seja cuidado pelo mesmo profissional durante a internação e na UTI há um distanciamento que precisaria ser revisitado. O enfermeiro é visto como a liderança da equipe, mas não como uma referência para o cuidado. Desvela-se a importância da inclusão da temática na reflexão da prática humanizada do cuidar nas instituições de saúde. Um cuidado considerado ainda invisível à própria enfermagem e, sobretudo, aos gestores de hospitais porque estas ações mostradas no estudo são, na maioria, silenciosas e incomensuráveis.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Differences in drinking patterns between men and women in Brazil(Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, 2011-12-01) Wolle, Cynthia de Carvalho [UNIFESP]; Sanches, Marcos; Zilberman, Monica Levit; Caetano, Raul; Zaleski, Marcos [UNIFESP]; Laranjeira, Ronaldo [UNIFESP]; Pinsky, Ilana [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Ipsos Reid; Universidade de São Paulo (USP); University of Texas School of Public Health; Universidade Federal de Santa Catarina Department of PsychiatryOBJECTIVE: To examine sex differences in alcohol consumption according to age groups, and to assess gender and age effects on several aspects of alcohol consumption patterns. METHOD: Based on a Brazilian nationwide representative sample (n = 3,007), we analysed the differences in drinking patterns between genders. We also assessed the effects of gender, age, and gender by age interaction for alcohol consumption dimensions (frequent drinking, usual intake, binge drinking, and frequent binge drinking), using logistic and negative binomial regression models. RESULTS: Gender, age, and gender by age interaction had significant effects on the predictive models for all studied drinking patterns, except for the 'usual' dosage. The effect of gender on drinking patterns varies with age. While gender has a greater effect in older age groups, the difference between men and women decreased in the younger age groups. CONCLUSIONS: Gender convergence regarding alcohol use is a trend that might be influenced by environmental factors and should be addressed in prevention and treatment programs, as well as in public health policies.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Humanização da assistência de enfermagem : análise das manifestações dos usuários encaminhadas à ouvidoria de um hospital universitário(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-10-29) Pereira, Mauro dos Santos [UNIFESP]; Carmagnani, Maria Isabel Sampaio [UNIFESP]; Tanaka, Luiza Hiromi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9047748805998095; http://lattes.cnpq.br/2684755906569723; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Estudo de análise documental, de abordagem qualitativa com os objetivos de identificar a demanda de manifestações: queixas e elogios, relacionados ao Serviço de Enfermagem e analisar a atuação da Enfermagem no atendimento aos usuários de um hospital Universitário da cidade de São Paulo, por meio de registros de manifestações encaminhados pela Ouvidoria ao Serviço de Enfermagem no período de janeiro de 2010 a junho de 2011. Foram recebidos 141 documentos (100 queixas e 41 elogios). Os textos foram analisados pela Análise do Conteúdo, conforme Bardin, e originaram quatro categorias: A comunicação ineficaz como gerador de conflitos; Desumanização da Assistência: percepção do usuário como maus tratos; Percepção de falha nos procedimentos de Enfermagem; Acolhimento como fator determinante para a humanização do atendimento. As queixas dos usuários foram de que os profissionais de enfermagem se comunicam mal, e parecem pouco preparados para enfrentar as dificuldades nas relações interpessoais, há demora em atender às solicitações de cuidado e uma pequena parte queixou-se de ter observado falha no desempenho de alguns procedimentos. Os sentimentos gerados foram de: revolta, insegurança e preocupação em resolver a situação criada. A maior parte das queixas foi proveniente de unidades com pacientes altamente dependentes da enfermagem ou com demanda imprevisível. Muitos depoimentos, no entanto, foram de elogios e agradecimentos pelo acolhimento recebido. Os gestores podem aprender analisando essas queixas e elogios, e que essa reflexão venha contribuir para melhorar a humanização do Serviço de Enfermagem.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Humanização do cuidado de enfermagem: o que é isso?(Associação Brasileira de Enfermagem, 2009-06-01) Corbani, Nilza Maria de Souza [UNIFESP]; Brêtas, Ana Cristina Passarela [UNIFESP]; Matheus, Maria Clara Cassuli [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The study was conducted with the purpose of identifying how nursing professionals understand the expression 'humanized care'. This is a qualitative research, accomplished according to the historic oral thematic method. Seven nurses of a major São Paulo hospital were chosen to partake on this study. According to the analysis and understanding of the meanings expressed on the different speeches it was possible to identify that the expression 'humanized care' has been used with the intension of expressing dehumanization, associated both with nursing professionals dehumanization, from the patient's perspective, and with dehumanization associated with the institution from the nursing professionals point of view. It was identified that this term has been used without the full understanding of its meaning.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Principais soft skills desenvolvidas por estudantes de graduação de ciências contábeis no Brasil.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-05) Silva, Larissa Maia da [UNIFESP]; Costa, Simone Alves da[UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4214508163032573With the arrival of globalization there was a new perspective of work, with changes from tools and workplaces to new relationships and protocols. In this context, new essential skills emerge for Accounting professionals, which go beyond technical knowledge. Thus, the topic of Soft Skills arises, which comprises a set of behavioral skills in the professional field, which have undergone changes over time and are essential for good development during the professional life of an accounting professional. Thus, graduation, the fundamental basis for the training of these professionals, comes as an agenda. To this end, a search was carried out for the main soft skills, selected by previous studies, in the documents of the institutions available for consultation of the Folha 2019 University Ranking, in order to verify the context of Brazilian institutions. It was evidenced that the soft skills most cited in the documents were Ethical Awareness, Leadership Profile and Entrepreneurship and that there was no mention of self-management and empathy. From the curricular analysis of the pedagogical project of the ten Brazilian public universities, it was possible to verify how the institutions have prepared the new entrants for the job market.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os significados da comunicação não verbal para as entrevistadoras na seleção de profissionais de enfermagem em um hospital universitário(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Santos, Amanda Batista de Siqueira [UNIFESP]; Carmagnani, Maria Isabel Sampaio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9000331959925216; http://lattes.cnpq.br/0192305794366821; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Verificar como as enfermeiras que fazem a seleção de candidatos interpretam os sinais não verbais emitidos por eles durante a entrevista preliminar à admissão e analisar o grau de importância que as enfermeiras entrevistadoras dão aos sinais não verbais, com ênfase na Sistematização da Comunicação Não Verbal. Método: Esta pesquisa está caracterizada como um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Foram descritas experiências vivenciadas pelas enfermeiras entrevistadas, verificando todo o processo de compreensão dos fenômenos manifestados pelos indivíduos na comunicação e atribuindo-lhes significado. Os instrumentos para a coleta de dados foram questões semiestruturadas, por meio de entrevista gravada e transcrição dos dados pela pesquisadora. O cenário do estudo foi o Hospital São Paulo. A análise dos dados foi submetida às etapas da análise de conteúdo de Minayo. Resultados: das respostas dos entrevistados, emergiram cinco categorias temáticas e subtemas correspondentes: Importância da apresentação e do cuidado pessoal (Vestuário inadequado e exageros; Imagem corporal); A relevância dos sinais não verbais mais percebidos (A expressão facial e o olhar; o tom de voz e o modo de falar, a postura corporal relacionada à ansiedade, a distância social na entrevista, o toque como sinal de intimidade); Influência do comportamento na contratação do candidato (Insegurança do candidato, controle emocional, falta de sinceridade); A relação entre entrevistador e entrevistado; A intuição e experiência como estratégia. Houve destaque para: Importância da apresentação e do cuidado pessoal (Vestuário inadequado e exageros; Imagem corporal). Além da aparência física, os sinais não verbais mais percebidos foram o olhar; o tom de voz e o modo de falar ( paralinguagem). Esses dados foram interpretados como sinalizadores do grau de segurança, equilíbrio emocional e se os candidatos estavam sendo sinceros. Conclusões. Diante dos relatos das enfermeiras entrevistadas, foi possível identificar que a percepção das pistas não verbais e o conhecimento que elas detêm sobre o significado dessas pistas são insuficientes. Em face dos depoimentos das enfermeiras entrevistadas, sinalizadores de falta de experiência, delineia-se a necessidade de desenvolvimento das suas habilidades de comunicação não verbal para melhor desempenho na seleção de candidatos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esta pesquisa poderá contribuir para melhor desempenho dos entrevistadores na escolha dos candidatos. Em face de algumas limitações da pesquisa e da escassez de estudos sobre o tema em questão, recomenda-se que sejam feitos novos estudos.