Navegando por Palavras-chave "Juventud"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)"(Não) posto, logo (não) existo”: redes sociais e relacionamentos entre jovens(Adélia Maria Mariano da Silva Ferreira, 2021-12) Silva, Bruna Corrêa da [UNIFESP]; Silva, Cristiane Gonçalves da [UNIFESP]; Leite, Vanessa Jorge; http://lattes.cnpq.br/6203928836150812; http://lattes.cnpq.br/0245338799993359; http://lattes.cnpq.br/1401538630584611; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este artigo é fruto de pesquisa realizada com jovens estudantes de ensino médio de uma escola técnica pública da Baixada Santista e discute como estas e estes jovens manejam suas relações afetivas, familiares, românticas e/ou sexuais permeadas pelas redes sociais digitais. O trabalho se desenvolve a partir da análise de material produzido em campo onde se destacou a centralidade da internet na vida das e dos estudantes, além de identificar jeitos de se relacionar com o mundo digital. Os resultados apontam para modos diversos de estar e usar as redes sociais e em relação às estratégias que as e os jovens desenvolvem para agenciar as disputas, conflitos e ganhos constitutivos das relações que se dão na e a partir da internet.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Possibilidades da bissexualidade em narrativas de jovens bi: análise do podcast Bi sem carteirinha(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-20) Ortiz, Estela Janine [UNIFESP]; Silva, Cristiane Gonçalves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0245338799993359; http://lattes.cnpq.br/5146755499297740; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta monografia decorre de um estudo de abordagem qualitativa que objetivou compreender a bissexualidade por meio de narrativas de jovens bissexuais. Para isso, foi analisado o conteúdo do podcast Bi sem carteirinha, disponível para acesso livre no Spotify e em outras plataformas digitais. A pesquisa se insere no campo teórico do Serviço Social e nos estudos de gêneros e sexualidades, com referencial teórico que os compreende como construções sociais. A partir da experiência em pesquisa e extensão universitária, volta o olhar para jovens, como sujeitos de direitos e plurais. O material foi analisado com o método podcast ethnography (Markus Lundström; Tomas Poletti Lundström), a partir das categorias: bifobia, representatividade bissexual, descoberta, gêneros, interseccionalidade e narrativas bi contra-hegemônicas como posição política. Foram discutidas a não-binaridade, a questão-étnico racial, a não-monogamia e a assexualidade a partir da interseccionalidade como instrumento teórico-metodológico de análise (Kimberlé Crenshaw; Carla Akotirene). Utilizou-se do feminismo afro-latino-americano (Lélia Gonzalez) para situar o conteúdo perante à formação sócio-histórica brasileira com herança escravocrata. Concluiu-se que a representatividade bissexual positiva e o combate à bifobia, articulados à interseccionalidade com outras lutas por reconhecimento e por redistribuição de renda (Nancy Fraser) e alinhadas ao Projeto Ético-Político do Serviço Social (José Paulo Netto) têm potencial político anticapitalista, antiracista e contra o cisheretopatriarcado.
- ItemEmbargoO que sonham jovens mulheres negras frequentadoras de cursinhos populares(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-11) Vieira, Lais da Silva [UNIFESP]; Imbrizi, Jaquelina Maria [UNIFESP]; Leal, Vandia Cristina Rodrigues [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8544178085625311; http://lattes.cnpq.br/8682215618761531; http://lattes.cnpq.br/2243095473362318; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa “As aspirações da juventude preta periférica e suas manifestações no conteúdo onírico”, que teve por objetivo verificar as relações entre o conteúdo dos sonhos de jovens negros frequentadores de cursinho popular com as suas idealizações de futuro e compreender as implicações simbólicas e concretas do racismo em seus projetos de vida. Os procedimentos utilizados foram a roda de conversa sobre sonhos e entrevistas semiestruturadas. Os dados produzidos foram analisados à luz da obra de autores que articulam Psicanálise e Psicologia Social. Para este artigo, a fim de tratar das intersecções entre gênero, raça e classe social, escolhemos apresentar o material de duas sonhantes que participaram da pesquisa. As temáticas em comum encontradas foram a solidão afetiva e institucional e a luta pelo acesso à educação e seu uso como ferramenta de ascensão social, possibilitando uma idealização positiva do futuro.