Navegando por Palavras-chave "Letramento digital"
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- ItemRestritoLetramento digital na formação inicial do professor de língua portuguesa(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-17) Martins, Felipe Roberto [UNIFESP]; Silva, Sandro Luis da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9484873999348511; http://lattes.cnpq.br/1651196667588274Este trabalho insere-se na área dos Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa Linguagem em Novos Contextos do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo e encontra-se fundamentado nos estudos de Coscarelli (2005, 2016), Ribeiro (2016, 2021) em diálogo com a BNCC (BRASIL, 2018), BNC-Formação (BRASIL, 2019), numa perspectiva freireana (FREIRE, 2019a); HOOKS, 2019). O tema desta pesquisa volta-se para uma reflexão sobre o letramento digital na formação inicial do professor de língua portuguesa. Como objetivo geral delimitou-se a compreender como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Letras/ Português aborda/ trata o letramento digital de modo a desenvolver a competência leitora no futuro professor de língua portuguesa. Como objetivos específicos delimitou-se investigar, no PPC de dois cursos de Letras/ Português, a presença do letramento digital; averiguar em que medida o Projeto Pedagógico de Letras/ Português, de duas instituições de ensino superior – uma pública e outra particular – dialoga com a competência leitora proposta pela BNCC (BRASIL, 2018), especificamente, nos anos finais do Ensino Fundamental e discutir a relevância do letramento digital para o desenvolvimento da competência leitora do futuro professor de língua portuguesa da escola de educação básica. As inquietações referentes ao uso das tecnologias em sala de aula na educação básica brasileira emergiram a partir do contexto pandêmico. Na pandemia em 2020 e 2021 houve um momento abrupto de migração das aulas presenciais para o ensino remoto emergencial com a escola pouca equipada com as tecnologias digitais e preparada com o letramento digital. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa e análise documental. Entre os resultados foram confirmadas as duas hipóteses desta pesquisa: 1) os PPCs evidenciam o desenvolvimento da competência leitora, a partir do letramento digital parcialmente, favorecendo as ações que conciliam a teoria e a prática e 2) os PPCs trazem conexões parciais no que se refere à interface entre a leitura e o letramento digital quando comparados ao que é proposto pela BNCC (BRASIL, 2018).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Letramento digital na prática docente: apoio à integração das TDICs(Universidade Federal de São Paulo, 2019-06-27) Beloni, Cauê [UNIFESP]; Rangel, Flaminio de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8458202307511602; http://lattes.cnpq.br/1374357841304026Esta pesquisa constitui-se como parte de um estudo desenvolvido em uma escola pública no município de Diadema, realizado a partir de dois eixos teóricos: letramento digital e a prática docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual o objetivo geral é identificar como o letramento digital construído pelos professores se articula com a prática docente, dividido em três etapas: identificar as características do letramento digital dos professores; descrever a trajetória dos professores durante o Projeto Educacional Integradores, realizado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo; e, por último, verificar como o letramento digital do professor colaborou para a solução dos problemas de pesquisa definidos pela escola. Os resultados apresentam contribuições das TDICs para a prática docente analisada, com características específicas de letramento digital.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Professor (a) Orientador (a) de Informática Educativa - POIE: memórias e saberes construídos no processo de formação de do (a)POIE na Secretaria municipal de Educação de Santos(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-30) Barbosa, Elaine F. de C. P. [UNIFESP]; Pesce, Lucila; http://lattes.cnpq.br/4867232275873194; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=ACE948B04FB99E7F08244E7EFD3ECC1D#A presente pesquisa situa-se no campo de estudo das linguagens e saberes em contextos formativos, com acento na formação de professores e tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Trata-se de uma pesquisa ancorada nos pressupostos de uma pesquisa-formação e pautada na abordagem metodológica qualitativa de caráter descritivo, relacionada ao Professor (a) Orientador (a) de Informática Educativa – POIE, às memórias e os saberes construídos no processo de formação de do (a) POIE, em uma Secretaria Municipal de Educação do Estado de São Paulo. O objetivo geral consiste em compreender como o processo formativo do (a) POIE possibilita mudanças de práticas em sua atividade docente, contribuindo para o seu percurso de autoformação, localizando-se como sujeito aprendente no contexto de sua docência e de sua materialidade histórica, reverberando entre os pares e a comunidade escolar. Nesse sentido, a pesquisa ampara-se no seguinte quadro teórico de referência. Para as abordagens de uso educacional das TDIC, Lévy (1999), Pesce (2010; 2012; 2014; 2015; 2018), Moran (2012; 2013; 1995), Bonilla (2010) e Kenski (2003a; 2003b). No campo da formação de professores, profissionalização docente, Nóvoa (1995;1999; 2004;) Tardif (2000; 2005) e Contreras (2002). Em contribuição ao campo da experiência em seu sentido ontológico e os saberes-fazeres pedagógicos, Larrosa (2002), Freire (1967;1997;2001;2013), para a tipologia da pesquisa-formação em sua dimensão autopoiética, Josso (2004), Catani (2005) e Santos (2014). Como instrumentos de produção de dados utilizou-se documentos oficiais atinentes ao exercício da função POIE na secretaria de educação em tela, os projetos político pedagógicos das escolas nas quais a pesquisadora desempenhou a função, bem como os registros pessoais na materialização de um memorial de trajetória e formação do participante implicado na investigação.