Navegando por Palavras-chave "Pilates"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)O cuidado do corpo a partir da prática do método pilates(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-12-17) Borges, Cibele de Rezende [UNIFESP]; Guzzo, Marina Souza Lobo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5559657064845007; http://lattes.cnpq.br/5135221677299676; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo tem por objetivo problematizar o cuidado do corpo nas academias de ginástica que se utilizam o método Pilates. A partir de um olhar para esta prática corporal específica, pretende-se também discutir como o corpo contemporâneo se coloca no centro da disputa entre a saúde e o mercado de academias de ginástica. O trabalho foi desenvolvido com uma metodologia qualitativa e propõe uma discussão teórica sobre o tema. Concomitantemente, foi feita uma cartografia sobre o tema, a partir de notas intensivas de relatórios de estágio em uma academia de médio porte em Santos-SP. A análise dos dados buscou entender como o profissional de Educação Física em formação pode atuar de maneira crítica e consciente no mercado das academias de ginástica, que é um dos locais possíveis para sua atuação e transformação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos do Ioga, Tai Chi e Pilates na pressão arterial de indivíduos hipertensos: Revisão Sistemática(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-30) Martinez, Gabriel Bilitardo Gomes [UNIFESP]; Medeiros, Alessandra [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0071198026371230; http://lattes.cnpq.br/8372653462081843; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica amplamente prevalente, e embora a literatura destaque os benefícios do treinamento físico aeróbico e resistido no seu tratamento, outras modalidades são pouco exploradas. Exercícios de resistência e aeróbicos têm sido comprovados como benéficos na prevenção e tratamento da hipertensão, mas a adesão a esses programas por parte dos hipertensos é limitada, possivelmente devido à falta de interesse em certos tipos de exercícios. Portanto, é crucial apresentar uma variedade de opções de treinamento físico para melhorar a adesão, incluindo modalidades como ioga, Pilates e Tai Chi. Objetivo: Avaliar os efeitos do ioga, do Pilates e do Tai Chi Chuan na pressão arterial de adultos hipertensos. Método: Foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas PUBMED, SCIELO e PEDro, entre os anos de 2018 e 2022, seguindo-se o formato PICO (Paciente-Intervenção-Comparador-Outcome). Os estudos que propuserem os potenciais efeitos de diferentes tipos de treinamento físico na pressão arterial de adultos hipertensos (18 anos ou mais) foram analisados. Resultados: Um total de 501 estudos foram encontrados na busca bibliográfica, e após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão a amostra final foi composta por 4 trabalhos. Os resultados dos estudos destacam que a ioga, o Pilates e o Tai Chi Chuan têm potencial para reduzir a pressão arterial em adultos hipertensos. A ioga, especialmente com posturas, resultou em uma redução significativa da pressão arterial sistólica (PAS) após 28 semanas, em comparação ao grupo controle. No entanto, a ioga sem posturas teve uma redução discreta da PAS de 24 horas. A prática de ioga levou a uma redução média significativa da PAS e pressão arterial diastólica (PAD) em 12 semanas, sem eventos adversos. Em relação ao Pilates, tanto o Pilates solo isoladamente quanto o Pilates solo associado com exercício aeróbico resultaram em quedas na PAS, variando de -3 a -5,48 mmHg, sem diferenças significativas entre os grupos. O Tai Chi Chuan, no grupo de Tai Chi estilo Wu obteve uma redução significativamente maior na PAS após 6 semanas em comparação com o grupo Tai Chi simplificado. Conclusão: Os resultados promissores deste estudo sugerem que as práticas integrativas, como ioga, Pilates e Tai Chi Chuan, têm potencial para serem benéficas no controle da pressão sanguínea e no tratamento da hipertensão. No entanto, são necessárias mais pesquisas de longa duração, com amostras mais amplas e protocolos bem definidos, para fornecer diretrizes seguras e eficazes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos do método pilates na lombalgia crônica: uma revisão de literatura(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-16) Loterio, Giovanna Lima [UNIFESP]; Lombardi Júnior, Imperio [UNIFESP]; Rezende, Diulian Aparecida de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1242300302098943; http://lattes.cnpq.br/6748923176828764; http://lattes.cnpq.br/9978174170814783; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Lombalgia crônica é o termo utilizado para dor lombar persistente por pelo menos 12 semanas e é uma das maiores causas de incapacidade funcional e afastamento do trabalho, podendo atingir até 65% das pessoas anualmente e até 84% dos indivíduos pelo menos uma vez na vida. Dentre os tratamentos para essa doença, estão os farmacológicos e não farmacológicos, como os exercícios terapêuticos. O método Pilates tem se mostrado na literatura como intervenção eficaz por fortalecer e ativar músculos do Power House (assoalho pélvico, transverso do abdômen e multífidos), trabalhando princípios de centralização, controle e respiração. O objetivo do estudo foi revisar em ensaios clínicos, os efeitos do método Pilates em pacientes com lombalgia crônica. Como metodologia, trata-se de uma revisão de literatura com abordagem qualitativa, em que foram utilizadas as bases de dados MedLine, PubMed e PEDro. Os critérios de inclusão foram: ensaios clínicos que apresentassem no título as palavras “Pilates” e “Lombalgia crônica”/ “Low Back Pain”; artigos publicados em língua portuguesa ou inglesa, com notas maiores ou igual a 6 e ensaios clínicos publicados nos últimos 5 anos. Foram encontrados 217 artigos e aqueles que não estavam de acordo com os critérios de elegibilidade foram excluídos, totalizando 8 artigos incluídos na revisão. Os grupos avaliados, que realizaram intervenção do método Pilates, obtiveram melhora na dor, funcionalidade, equilíbrio, cinesiofobia e estabilização lombopélvica, ocasionando uma melhora progressiva na autopercepção de saúde desta população e, consequentemente, da qualidade de vida. Todavia, o número de artigos incluídos e o tamanho das amostras impactam na validação real dos resultados, embora comprovem a necessidade de novos estudos sobre a temática. Foi possível estabelecer nesta revisão de literatura, uma relação entre diminuição da dor e cinesiofobia, aumento da funcionalidade e maior ativação dos músculos estabilizadores do tronco e pelve com o método Pilates, demonstrando-se como potencial agente não farmacológico no tratamento de pacientes com lombalgia crônica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos do método pilates sobre o controle postural e força muscular de praticantes e não praticantes: uma revisão integrativa(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-23) Silva, Laura dos Santos [UNIFESP]; Costa, Rafaela Barroso de Souza [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/9429071795318452; http://lattes.cnpq.br/5139080529415031; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O sistema de controle postural atua basicamente com informações advindas dos sistemas somatossensorial, visual e vestibular. O método Pilates traz como parte do conceito a realização de exercícios que proporcionem aos praticantes um controle consciente da respiração, concentração e principalmente da estabilização do core. O objetivo era avaliar o efeito do método Pilates sobre o controle postural e estabilização do tronco em comparação a indivíduos sedentários na literatura científica. Foi realizada a busca pelos artigos de livre acesso nas bases de dados LILACS, SciELO e PubMed acompanhando os descritores com os termos “Pilates”, “Controle Postural”, “Posturografia”, “Oscilação Postural”, “Centro de Massa”, e suas respectivas traduções em inglês “Pilates”, “Postural Control”, “Posturography”, “Postural Sway”, “Center of Mass”. Para a determinação da validade metodológica de cada estudo coletado, houve uma análise criteriosa utilizando-se a leitura na íntegra através de uma planilha confeccionada de maneira organizada com os objetivos, métodos e efeitos sobre o controle postural. A literatura científica evidenciou uma redução da oscilação postural e uma maior força dos músculos avaliados em praticantes de Pilates quando comparado a indivíduos sedentários.
- ItemEmbargoEfeitos do treinamento físico com o Método Pilates na pressão arterial, seus possíveis mecanismos reguladores e aspectos psicobiológicos em mulheres hipertensas medicadas(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-18) Ruider, Daniele Tavares [UNIFESP]; Medeiros, Alessandra [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0071198026371230; https://lattes.cnpq.br/1943019709072297; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Um dos tratamentos não farmacológicos prescrito para prevenção, controle e tratamento da hipertensão é o exercício físico. Entretanto, ainda são escassos estudos que investigam o efeito do exercício físico sobre a pressão arterial (PA) e os mecanismos responsáveis pelo seu controle utilizando modalidades de exercício como o Método Pilates (MP). Objetivo: Analisar os efeitos do treinamento com o MP clássico na PA de mulheres hipertensas medicadas e os possíveis mecanismos autonômicos, endoteliais e psicobiológicos. Métodos: Foram avaliadas 28 mulheres hipertensas, medicadas, não praticantes de exercício físico e com idade entre 39 e 59 anos. As voluntárias foram distribuídas em dois grupos: Grupo Pilates (GP=14) e Grupo Controle (GC=14). O GP realizou o treinamento com o MP 50 min por dia, duas vezes por semana, durante 13 semanas e o GC não realizou exercícios nesse período. Antes e após o período de intervenção foram analisadas as seguintes variáveis: pressão arterial sistólica (PAS), diastólica (PAD) e média (PAM) de repouso e ambulatorial, frequência cardíaca (FC), duplo produto (DP), variabilidade da frequência cardíaca (VFC), integridade simpatovagal, liberação fluxo mediada da artéria braquial, análise dos níveis de óxido nítrico (NO), óxido nítrico sintase endotelial (eNOS), óxido nítrico sintase (NOS), humor, estresse, ansiedade, depressão, atenção, qualidade do sono, qualidade de vida, força, flexibilidade, estatura, massa corporal, índice de massa corpórea (IMC), circunferência de quadril e cintura. Resultados: Foram observadas melhoras estatisticamente significantes (p<0,05) no GP quando comparado os momentos pré e pós período de intervenção, assim como quando comparado os dois grupos no momento pós, para as seguintes variáveis: estatura; circunferência de cintura; força da mão direita e esquerda; PAS, PAD, PAM de repouso e sono, PAS, PAD, PAM e DP de 24hs e de vigília; integridade simpatovagal, ansiedade, estresse, depressão, atenção, qualidade do sono e qualidade de vida e manutenção significativa dos níveis de NO. Não houve alterações significativas da FC, variáveis da VFC, variáveis endoteliais, NO, NOS e eNOS, tanto quando comparado os momentos pré e pós quando os dois grupos. Conclusão: Conclui-se de acordo com os resultados obtidos neste estudo que o treinamento com MP Clássico promoveu nas mulheres adultas hipertensas medicadas, redução na PAS, PAD e PAM no período de: repouso, 24 horas, vigília e sono, do DP no período de 24h e vigília e melhora dos aspectos pscicobiológicos. Essa melhora da PA e DP pode ter ocorrido devido a melhora da integridade simpatovagal e das variáveis psicobiológicas, além disso, o MP contribuiu de forma preventiva na manutenção dos níveis de NO, na redução na circunferência de cintura e quadril, e aumento na força.
- ItemSomente MetadadadosEffect of conventional physical therapy and Pilates in functionality, respiratory muscle strength and ability to exercise in hospitalized chronic renal patients: a randomized controlled trial(Sage Publications Ltd, 2017) Sarmento, Lais A.; Pinto, Juliana S. S. T.; da Silva, Ana P. P.; Cabral, Cristina M. N.; Chiavegato, Luciana D. [UNIFESP]Objective: To compare the effect of conventional physical therapy and Pilates on function, restoration, and exercise ability in hospitalized chronic renal patients. Methods: A total of 56 inpatients were randomized into two groups: Conventional physical therapy and Pilates. The primary outcomes were functionality (Barthel Index), respiratory muscle strength (manovacuometry), and ability to exercise (step test) evaluated in the following periods: preintervention, after the 5th session, and after the 10th session or at discharge. Threemonths after randomization, the Barthel Index was applied over the phone. At the end of the 10 sessions or at discharge, the length of hospital stay was calculated and the level of satisfaction with physical therapy care was assessed (MedRisk). Linear mixed models were used for the primary outcomes and the Student's t-test was used for length of stay and satisfaction. Results: There was no significant between-group difference in functionality (MD -1.3
- ItemAcesso aberto (Open Access)A influência do método pilates na autopercepção da imagem corporal(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-09) Valdivino, Larissa Araujo [UNIFESP]; Juzwiak, Claudia Ridel [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1606425317016622; http://lattes.cnpq.br/1606425317016622; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Com o objetivo de avaliar o impacto de 12 semanas de treinamento de Pilates aparelho na autopercepção e satisfação da imagem corporal (IC), neste estudo descritivo, de abordagem quali-quantitativa, participaram 14 mulheres adultas, hipertensas medicadas e não-obesas. Entrevistas semiestruturadas e a aplicação da escala de silhuetas foram realizadas antes e após o treinamento. Seis observações participantes aconteceram ao longo do treinamento e foram registradas em diários de campo. A análise de conteúdo (AC) foi aplicada às entrevistas e diários. A partir da autoidentificação da silhueta atual (SA) e silhueta desejada (SD) identificou-se a autopercepção em relação ao corpo real e a insatisfação corporal. A AC resultou em três categorias temáticas: 1) Barreiras, facilitadores e motivações para a prática de atividade física, na qual as mulheres apontam o trabalho como a principal barreira para a adoção de um estilo de vida mais ativo. Os facilitadores foram a busca do bem-estar mental e a melhora do corpo. 2) “Ninguém nunca está satisfeita, né?”, em que inicialmente todas relataram a insatisfação com o corpo, corroborada pela diferença entre SA e SD; 3) Vivências no Pilates: Para a maioria das participantes a prática do Pilates gerou mudança na autopercepção, com menor discrepância entre o IMC real e o da SD (p=0,029) e com 43% das participantes satisfeitas com sua IC após o Pilates, além de mudanças positivas mentais. Conclui-se que a participação no treinamento Pilates teve efeito positivo na satisfação e na autopercepção da imagem corporal.
- ItemSomente MetadadadosMat Pilates training reduced clinical and ambulatory blood pressure in hypertensive women using antihypertensive medications(Elsevier B.V., 2015-01-20) Martins-Meneses, Daniele Tavares [UNIFESP]; Antunes, Hanna Karen Moreira [UNIFESP]; Oliveira, Nara Rejane Cruz de [UNIFESP]; Medeiros, Alessandra [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Background: Physical exercise has been used in the treatment of hypertension. However, there are few methods researched and shown beneficial for treatment of hypertension. the objective was to evaluate the effect of Mat Pilates training (MP) on blood pressure (BP) of hypertensive women medicated with antihypertensive drugs.Methods: 44 hypertensive women (50.5 +/- 6.3 years age), treated with medication for blood pressure and, uninvolved in structured exercise programwere distributed into two groups: Training Group (TG) and Control Group (CG). TG performed 60-minute sessions of MP, twice a week for 16 weeks. CG was requested to maintain daily activities without exercise training. the following variables were evaluated during the pre- and post-experimental periods: clinical and ambulatory BP, heart rate (HR) and double product (DP), besides body mass, height, body mass index, waist and hip circumferences, flexibility, and right and left hand strengths.Results: TG showed statistically significant improvements (p < 0.05) within and between-groups for the systolic, diastolic and mean BP in all moments evaluated (clinical, 24 h, awake and asleep). Besides that, TG showed improvements in height, waist and hip circumferences, flexibility, right and left hand strengths and clinical DP. the other variables in TG, as well as all variables in the CG didn't show significant changes.Conclusion: in hypertensive women using antihypertensive medications, MP reduces clinical and ambulatory BP. These results support the recommendation of MP as a non-drug treatment for hypertension. (C) 2014 Elsevier Ireland Ltd. All rights reserved.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Método Pilates e Aspectos Psicobiológicos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-12-06) Rios, Lucas Hideki Matsunaga [UNIFESP]; Federici, Conrado Augusto Gandara [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3681092599687250; http://lattes.cnpq.br/3681092599687250; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos da prática do Método Pilates em aspectos psicobiológicos como padrão de sono, nível percebido de ansiedade e estado de humor. O estudo foi realizado em 7 indivíduos do gênero feminino, na faixa etária de 24 a 64 anos, iniciantes e praticantes do Método Pilates. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Escalas analógicas visuais do humor (VAMS), Inventário de Ansiedade Traço-estado (IDATE), Profile of Mood States – POMS e escala de Pittsburgh. Tais instrumentos foram aplicados em dois períodos: Primeira fase em Agosto e reaplicados após 2 meses de realização no mês de Outubro. Cada sessão consistiu da prática do método Solo e/ou com aparelhos e com carga semanal de 2-3 sessões de 60 minutos. Os resultados foram de melhora em geral dos aspectos psicobiológicos, sendo eles: melhoria do quadro, qualidade e estagiamento do sono, melhora do humor e níveis de ansiedade.
- ItemSomente MetadadadosMétodo Pilates no tratamento da osteoartrite de joelho: pesquisa clínica controlada e randomizada(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-05-25) Antunes, Gláucia Cristina Rodrigues [UNIFESP]; Lombardi Júnior, Imperio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6748923176828764; http://lattes.cnpq.br/8904430461342839; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: The Pilates Method, Created By Joseph Hubertus Pilates In 1918, Aims To Achieve Accurate Control Of The Body During Each Movement Slowly And Progressively Performed And With The Philosophy Of Body And Mind Training, Which Performs Muscle Work At Low Speed. The Pilates Method Consists Of Exercises Performed On The Ground Or With The Use Of Special Equipment Observing Six Principles Such As Concentration, Precision, Flow, Control, Breathing And Centering. Objectives: To Evaluate The Effect Of The Pilates Equipment In Pain And Physical Function Of The Elderly With Knee Oa. To Evaluate The Quality Of Life Of The Elderly Who Receive Treatment Using The Pilates Equipment. Methods: Fifty-Four Volunteers Were Divided Into Two Groups: The Control Group (Cg = 27) And The Experimental Group (Eg = 27) Both Sexes, With The Average Age 70.4 Years Old For Cg And 68.5 Years Old For Eg. The Data Were Collected With The Visual Analog Pain Scale (Vaps), Western Ontario Questionnaire Index And Mcmaster Universities
- ItemAcesso aberto (Open Access)Validação do guia “pilates clássico para lombalgia crônica inespecífica” pelo método e-delphi(Universidade Federal de São Paulo, 2023-09-22) Valério, Danielle Cristine [UNIFESP]; Wajchenberg, Marcelo [UNIFESP]; Kanas, Michel [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2029387809069971; http://lattes.cnpq.br/4615316496474251; http://lattes.cnpq.br/3838953780461935Objetivo: Validar o Guia “Pilates Clássico para Lombalgia Crônica Inespecífica” pelo Método E-Delphi. Métodos: Foram selecionados 30 (trinta) indivíduos chamados de painelistas, entre eles, 10 médicos, 10 instrutores e 10 praticantes do método Pilates. Para validação do guia, os painelistas responderam a um formulário que continha 12 questões diretas, pertinentes ao assunto, relacionadas ao entendimento e coerência do guia. Para análise dos dados, utilizou-se como método o Coeficiente de Alfa de Cronbach (α) e o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Resultados: Os resultados obtidos revelam que o instrumento proposto obteve valores de IVC maiores que 0,90 na sua avaliação, ou seja, houve alta concordância entre os avaliadores. Conclusão: Ao ser avaliado pelo método E-Delphi, o Guia “Pilates Clássico para Lombalgia Crônica Inespecífica” demonstrou ser confiável para ser aplicado em pacientes com esse sintoma, apresentando altos valores de concordância no IVC e coeficiente Alfa de Cronbach.