Navegando por Palavras-chave "Teacher education"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aprendizagem da docência em atividade de ensino no clube dematemática(Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 2014-12-01) Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Based on the Historical-Cultural theory and on Vygotsky’s general propositions aboutthe social nature of the human psyche and the concept of activity deepened byLeontiev, we have investigated elements of the learning of Mathematics teaching inPedagogy students who participated in the Mathematics Club at a public university inSão Paulo. The data analyzed were produced by the subjects in the form of individualreflective portfolio and collective final report. Data analysis reveals that thetransformation of collective activities, triggered by the needs placed upon thesubject, is linked to the movement of assigning new meanings to the reorganization ofactions and their relation to the planning, the subject’s relation to the teaching ofmathematics, the relationship between theory and practice in teaching organization,and objective conditions of the teacher’s work. Thus, it points to the movement ofteacher training in teaching activity in the Mathematics Club.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Da agente de desenvolvimento infantil à professora de creche: estudo sobre uma trajetória profissional a partir da categoria gênero(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-09-27) Oliveira, Djenane Martins [UNIFESP]; Auad, Daniela [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objeto de investigação da pesquisa é conhecer a trajetória profissional das professoras de creche da rede pública municipal de Guarulhos/SP, as Agentes de Desenvolvimento Infantil. Tal conhecimento é buscado com a adoção de gênero como categoria de analise histórica, partindo das diferentes nomenclaturas utilizadas para a função ao longo dos anos. As atividades profissionais das mulheres nas creches são tradicionalmente desvalorizadas, em grande parte por estarem ligadas às características atribuídas ao feminino. Relacionando-se a essa desvalorização, há, por um lado, a mobilização das profissionais de creche e sua busca para qualificar as práticas cotidianas no interior da instituição e, por outro lado, a continuidade da naturalização dos papéis femininos adquire estatuto docente. Tal situação oferece oportunidade para que se verifique o papel da formação em serviço, com abordagem de gênero, nas práticas educativas realizadas no interior da creche. Os procedimentos de pesquisa adotados foram a análise dos questionários respondidos pelas ADI / PEI, a observação participante e a análise dos documentos oficiais sobre a formação destas educadoras no município de Guarulhos, como apontado por Thiollent (2007). Uma vez que as práticas na creche estiveram por muito tempo dissociadas das questões pedagógicas, o atual momento parece conter uma contradição que somente o exame da questão poderá responder: é possível aliar as práticas educativas destas profissionais, construídas socialmente, com suas trajetórias profissionais individuais e de classe, proporcionando uma nova compreensão a respeito do cotidiano das creches e da ormação de suas professoras? Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade da produção acadêmica e dos cursos de formação docente considerar, com maior ênfase do que têm ocorrido, aspectos relacionados às assimetrias apresentadas nas relações 9 escolares, sobretudo acerca dos valores hierarquizados que se atribuem ao masculino e feminino.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A docência em Fisioterapia: sobre a formação pedagógica e as práticas educativas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-06-30) Yamashiro, Claudinéa Guedes [UNIFESP]; Medalha, Carla Christina [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa assumiu como objetivo geral analisar, na ótica de fisioterapeutas docentes, a sua formação para a docência universitária e as práticas educativas que são utilizadas no processo de ensino- aprendizagem em fisioterapia. No âmbito dos objetivos específicos, propôs-se a caracterizar o perfil dos professores, enfatizando idade, tempo de inserção na docência universitária, experiências de formação para ser professor universitário e identificar, descrever e analisar práticas educativas que desenvolvem em seus cotidianos pedagógicos. O presente estudo é de natureza qualitativa e foi realizado com fisioterapeutas docentes de cursos de fisioterapia, de instituições públicas e particulares da cidade de São Paulo e Santos. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados questionário com perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados coletados foi feita com base na análise de conteúdo e a técnica utilizada foi a análise temática. As unidades de significado foram selecionadas em função dos objetivos da pesquisa e destas foram extraídos os núcleos temáticos: (1) perfil dos fisioterapeutas docentes; (2) formação docente; (3) práticas educativas utilizadas no ensino da fisioterapia e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem. No tocante ao perfil do docente fisioterapeuta, os dados revelaram um predomínio de fisioterapeutas docentes do sexo feminino, com faixa etária entre 30 e 40 anos, com tempo de formação variando entre 11 e 20 anos e tendo como titulação acadêmica predominante o mestrado. A maioria dos participantes apresenta um tempo de exercício da função docente variando de 7 a 24 anos, sendo que o ingresso na docência universitária aconteceu, em média, nos 3 primeiros anos após o término da graduação. Do núcleo temático formação docente, emergiram como categorias: o modelo de outro professor, a busca pessoal e voluntária, o lugar da pós-graduação (lato e stricto sensu) e o cotidiano do professor. A pesquisa identificou que grande parte dos fisioterapeutas docentes não foram preparados formalmente para exercer a função docente e buscaram esse preparo seguindo modelo de outro professor, por meio de busca pessoal e voluntária no cotidiano docente. Mapeou-se a ausência do conhecimento sistematizado e reflexivo sobre as práticas pedagógicas empreendidas pelos fisioterapeutas docentes, o que pode restringir a função docente de mediação e articulação entre o conhecimento e os alunos, sendo possível identificar uma centralidade na transmissão e acúmulo de informações.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O ensino de ciências e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais: aproximações e possibilidades(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-15) Sousa, Amanda Fortunato Araujo [UNIFESP]; Testoni, Leonardo Andre [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1385972728034443; http://lattes.cnpq.br/5725470397594418Este trabalho apresenta um estudo investigativo ao longo das aulas de Ciências nos anos inicias do ensino fundamental, observando e analisando as possíveis Habilidades Socioemocionais (HSE) evocadas durante esses momentos, que favoreceram a busca de recursos pessoais dos alunos para resolverem situações de aprendizagem apresentadas em situações investigativas, possibilitando o reconhecimento e apropriação de termos científicos, ampliando assim seus saberes. Diante desse viés, esta dissertação tem como objetivo responder como essas habilidades podem contribuir para o aprendizado dos alunos e, de que forma a formação docente favorece para que essa prática pedagógica se consolide durante as propostas apresentadas. Entre as principais referências teóricas utilizadas ao longo do trabalho, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é abordada, a qual explicita que, ao longo do ensino fundamental, a área de Ciências da Natureza assume um papel no desenvolvimento do letramento científico, que envolve a aptidão para entender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), o que favorece um importante entendimento da prática docente e do processo de ensino e aprendizagem científica dos alunos. Para fundamentar as HSE, buscou-se na organização CASEL e nos autores Anita Abed, Santos e Primi referências de suas pesquisas. Como embasamento teórico para o desenvolvimento cognitivo, utilizou-se as pesquisas de Jean Piaget e Diane Papalia. A realização do trabalho e o levantamento de dados aconteceu mediante as observações, gravações e notas da pesquisadora durante as aulas de ciências de uma turma de segundo ano; a pesquisa teve uma abordagem de caráter qualitativo, caracterizada como exploratória descritiva. Pôde-se observar que os alunos eram convidados a responder perguntas disparadoras, em um contexto cheio de conceitos e significados. A partir das hipóteses levantadas, os mesmos eram incitados a interagirem com os outros colegas e a professora, possibilitando um posicionamento crítico em torno da temática. Observou-se que com estímulos, como perguntas disparadoras e mediação docente, as HSE tendem a potencializar os diferentes níveis de habilidades humanas, que agregam competências e favorecem um desenvolvimento equilibrado. Partindo dessa perspectiva, entende-se que o ensino de Ciências, durante os anos iniciais, cria condições para uma construção interdisciplinar embasada em um conjunto de habilidades, fomentando assim, um desenvolvimento amplo. Dada a importância desta pesquisa, entende-se que novas investigações possam ser fomentadas, uma vez que a área carece de novas análises.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Hypatia de Alexandria: narrativas e contribuições acerca da filósofa, matemática, astrônoma e mestra da Antiguidade Tardia(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-20) Pereira, Crislanda Lima [UNIFESP]; Forato, Thaís Cyrino de Mello [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1268757747150909; http://lattes.cnpq.br/6177562775117657As contribuições das mulheres na Ciência vêm sendo discutidas na literatura há um bom tempo. Nesse contexto de discussão, o presente trabalho explora, por meio de narrativas históricas, aspectos da vida e de algumas contribuições de Hypatia de Alexandria, para saberes filosóficos, astronômicos e matemáticos. Essas narrativas, que estão inseridas em questões suficientemente problematizadoras, podem ser pautadas na educação científica, perpassando por questões de gênero e justiça social a serem introduzidas na formação de professores (as). O objetivo da pesquisa é construir uma abordagem histórica didática, descrevendo algumas das potenciais narrativas sobre aspectos de sua vida, articulando-as em suas relevâncias ao Ensino de Ciências e à formação docente. Ademais, objetiva-se também problematizar o estereótipo eurocentrado sobre a filósofa, predominante nas narrativas mais divulgadas sobre ela. A metodologia consistiu em selecionar e explorar fontes primárias e secundárias, que ao longo dos séculos se tornaram base para a construção da figura simbólica e de mártir, mas que também corroboraram para a entrega da visibilidade da filósofa em seus trabalhos intelectuais. Assim, damos destaque, por exemplo, para os comentários de Hypatia no Book III do Almagesto, destacando algumas implicações desta análise. Como resultado da pesquisa, buscamos a elaboração de uma narrativa histórica didática voltada para a formação de professores(as), tendo em vista um contexto educacional específico de um curso de licenciatura em ciências (e matemática), de uma Universidade Federal em São Paulo. Em nossas considerações, pautamos a importância das narrativas sobre a Hypatia no que tange às particularidades de Ensino e de gênero.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Prevenção ao consumo abusivo de drogas na escola: desafios e possibilidades para a atuação do educador(Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2015-03-01) Moreira, André; Vóvio, Claudia Lemos [UNIFESP]; De Micheli, Denise [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The use of drugs is a major societal concern, and schools are considered a privileged space for the development of prevention and health promotion. However, the role of education as well as the promotion of preventive actions by teachers is unclear. This paper presents the results of action research conducted in two public schools in the city of São Paulo. We investigated the factors that might hinder the development of preventive actions at school as well as possible and pertinent actions according to the participants’ point of view. Several research tools were used, such as focus groups, training meetings and questionnaires. Teachers working in high schools were the subjects of the study. The assessment of their statements allowed the identification of factors that hinder the prevention of drug use in school and elements that can support training processes for these professionals. In addition, the study revealed that some of their positions and prior knowledge were consistent with the most promising predictive models, such as offering alternatives, health education, changes in the school environment and life skills training. A consideration of the knowledge and social representations of teachers as well as of the factors that hinder the implementation of educational activities may facilitate the development of drug use prevention projects and programs for schools.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente(Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2011-01-01) Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP]; Moura, Manoel Oriosvaldo De; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade de São Paulo (USP)The research described investigated the process of the training of teachers within a teaching activity, while collectively elaborating on trigger-learning situations. The proposal was for continual formation of teachers, based in historic-cultural theory and the theory of Activity, supported by the concepts of work and activity. In the comparative analysis of the teaching proposals and the socialization process, we sought evidence that would reveal the changes in the movement of the organization of the teachers' actions. The results show that in a collective (re)organization of their actions the teachers attributed new understandings to their own actions, to the mediation and to the choice of tools, appropriating for themselves the collaborative forms of the teaching activity. In this formation process, the new practices of the teachers were mediated into the pedagogical praxis that strengthens the meaning of collective as a knowledge production space.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Saberes moleculares, átomos e outras químicas: narrativas (auto)biográficas na construção da identidade docente(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-30) Cinezi, Giuliana Rapp [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415; http://lattes.cnpq.br/5885917288864188A presente dissertação faz análise da trajetória de vida e formação de uma professora pesquisadora, destacando as percepções e construções ao longo de sua história, desde sua educação básica, os caminhos de sua formação inicial e os destaques da sua formação continuada. Fundamentando-se em uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando o método (auto)biográfico, para descrever e analisar a construção da identidade docente, por meio de reflexões sobre sua atividade cotidiana. Além disso, foi realizada uma adaptação ao diário de itinerância proposto por Barbier (1995), transitando entre seus três tipos, diário rascunho, diário elaborado e diário comentado, dividindo-o em experiências e separando por momentos, contendo ao final uma reflexão simbolizada por uma molécula de substância química escolhida. Para uma clareza sobre quais características da autora estariam em evidência em cada relato, foram selecionados aspectos de sua formação, sendo esses os seus Eus (pessoal, aprendente, docente e pesquisadora) associando-os, metaforicamente, a elementos químicos, sendo Carbono (Eu aprendente), Hidrogênio (Eu pessoal), Oxigênio (Eu docente) e Nitrogênio (Eu pesquisadora), esses, elementos selecionados de acordo com suas características e funcionalidades. Recortes de trajetória de vida e formação foram selecionados baseados em questionamentos referentes à sua importância em relação a memória, construção e formação como professora. Os relatos selecionados dialogam com os autores de base, sobre a importância do acontecimento para a constituição da identidade docente. Por fim, traz-se uma carta com reflexões para os Eus do passado e perspectivas para os do futuro.