Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica

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    Acesso aberto (Open Access)
    Governança em ambientes de inovação: framework para parques científicos e tecnológicos brasileiros
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-03) Farias, Samuel de Souza [UNIFESP]; Magalhães, Fabio Luis Falchi de [UNIFESP]; Garzaro, Daniela Menezes; http://lattes.cnpq.br/6637706373384890; http://lattes.cnpq.br/4688239140122024; http://lattes.cnpq.br/1447582358048537
    Diante do crescente papel dos Parques Científicos e Tecnológicos (PCT) no desenvolvimento sustentável e na competitividade global, este estudo buscou desenvolver um framework da governança que abrangesse os estágios de planejamento, implantação e operação desses ambientes de inovação. Identificou-se uma lacuna na literatura quanto a um modelo abrangente para PCTs brasileiros. Através de uma metodologia integrada, o estudo forneceu elementos de aprimoramento da governança em ambientes e ecossistemas de inovação. O framework, composto por cinco eixos-chave de macroprocessos, foi projetado para promover sinergia e abordar desafios de comunicação e transparência entre stakeholders. A originalidade deste estudo reside na proposição de um framework abrangente e flexível, capaz de adaptar-se a diferentes contextos e estruturas de governança. Os resultados do questionário aplicado a 54 especialistas revelaram que 80% dos respondentes consideraram o framework relevante para a melhoria da governança em PCTs, considerando os contextos regionais, tão diversos no sistema de inovação nacional brasileiro. Esta pesquisa contribui significativamente para a compreensão e evolução da governança em PCTs brasileiros, oferecendo um modelo replicável e adaptável a diferentes contextos e estruturas de governança. Portanto, os resultados poderiam sustentar a criação de políticas públicas e auxiliar gestores de PCTs em todo o mundo a otimizar seus processos de governança e fortalecer a inovação.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Estruturação de processos de gestão de projetos de desenvolvimento tecnológico com uso de incentivos fiscais
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-20) Silva, David Tadeu Vicente da [Unifesp]; Morano, Rogério Scabim [UNIFESP]; Magalhães, Fábio Luís Falchi de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4688239140122024; http://lattes.cnpq.br/3332707718785621; http://lattes.cnpq.br/8870022995926094
    O gerenciamento de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) demanda a aplicação de processos e técnicas de gestão altamente flexíveis, capazes de se adaptar e evoluir ao longo do ciclo do projeto. O objetivo geral é propor processos de gestão para projetos que utilizem instrumentos fiscais respaldados pela Lei da Inovação para promover a PD&I. Os objetivos específicos são: revisão da literatura para identificar práticas e processos de gestão de projetos; criar um Mapa Conceitual com as especificidades dos incentivos fiscais envolvidos; e, validar o Mapa Conceitual com especialistas e praticantes, e a partir deste elaborar um Guia de Práticas para a gestão de projetos que se beneficiem dos incentivos fiscais. A metodologia adotada inclui entrevistas semiestruturadas com profissionais experientes em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico. A análise das entrevistas e a revisão da literatura culminaram na criação de um novo guia de gestão de projetos de desenvolvimento tecnológico, com foco na eficácia e conformidade dos processos, levando em consideração as nuances dos incentivos fiscais. As principais contribuições deste estudo estão relacionadas ao aprimoramento de processos na gestão de projetos de PD&I que se beneficiam de incentivos fiscais. A rigorosa conformidade com regulamentações fiscais complexas, como a Lei do Bem e a Lei de Informática, é uma contribuição significativa, assegurando que esses projetos cumpram as políticas públicas voltadas para a promoção da inovação e tecnologia. A integração efetiva entre as áreas financeira e tecnológica é fundamental para o sucesso dos projetos de PD&I com incentivos fiscais. Essas contribuições beneficiam as organizações ao mesmo tempo em que impulsionam o avanço tecnológico do país, fortalecendo sua competitividade global.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Fortalecimento de organizações sem fins lucrativos com identidade digital autossoberana
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-17) Ganga, Thabata Alcantara Ferreira [UNIFESP]; Conceição, Arlindo Flávio da [UNIFESP]; Kunkel, Maria Elizete [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8083413188703004; http://lattes.cnpq.br/1725477351660877; http://lattes.cnpq.br/5354513193849491
    Esta dissertação propôs uma solução baseada em blockchain para fortalecer organizações sem fins lucrativos e sindicatos com identidades digitais seguras e verificáveis. A solução, chamada IDook, visou aumentar a transparência, mobilização e representatividade dessas instituições no contexto digital. O problema abordado foi a necessidade de maior confiabilidade nas interações digitais entre organizações do terceiro setor e seus membros, voluntários, doadores e parceiros. O objetivo foi desenvolver uma solução tecnológica que permitisse às organizações sem fins lucrativos e sindicatos criar e gerenciar identidades digitais descentralizadas baseadas em blockchain, fornecendo funcionalidades que agregassem valor aos seus stakeholders. A metodologia empregou a Pesquisa de Design Science, envolvendo etapas como uma revisão sistemática da literatura sobre blockchain e identidade digital no contexto do terceiro setor, design, arquitetura e desenvolvimento do sistema. Além disso, incluiu a seleção e integração de ferramentas de blockchain, carteira digital, agente e aplicação web. Os resultados iniciais demonstraram a usabilidade e viabilidade comercial da solução, utilizando ferramentas como o canvas de modelo de negócios, modelagem de proposta de valor, criação de personas de usuário, mapeamento de empatia, modelagem de experiência do usuário, prototipagem de sistema, modelagem de banco de dados e programação de interface de aplicação. Na fase final, os resultados demonstraram a viabilidade técnica da solução blockchain, utilizando ferramentas de código aberto como a rede VON, ACA-Py e Traction. As demonstrações incluíram a emissão de credenciais em carteiras digitais, configuração de rede blockchain, criação de agentes Aries e emissão de certificados digitais verificáveis. Além disso, foram realizados testes de desempenho para avaliar a escalabilidade e eficiência da API do IDook sob diferentes condições de carga. Esses testes forneceram insights valiosos sobre o tempo de resposta, uso de CPU e consumo de memória, destacando áreas para melhorias futuras, como a necessidade de um manuseio mais eficiente da concorrência nas requisições de verificação de provas.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Proposta de guia para criação de indicadores de desempenho para órgãos públicos: aplicação no Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-04-05) Tallens Junior, Newton Krüger [UNIFESP]; Santos, Emerson Gomes dos [UNIFESP]; Martins, Camila Bertini [UNIFESP]; Morano, Rogerio Scabim [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3770708843269785; http://lattes.cnpq.br/3332707718785621; http://lattes.cnpq.br/6587229762373764; http://lattes.cnpq.br/1853456845808997
    Com o paradigma do New Public Management muitos países reorientaram suas administrações adotando práticas de gestão consagradas no setor privado, das quais destaca-se a medição de performance de atividades, processos, projetos, organizações, programas e até políticas públicas, por meio de indicadores de desempenho. Essa avaliação proporciona benefícios como a melhoria contínua, subsídio à tomada de decisões, bechmarking, monitoramento de ações, aumento da transparência e do accountability; todavia, características específicas do setor público como amplo escopo, restrições, diversidade de objetivos e partes interessadas tornam esse ambiente complexo para sua implantação e assim, nem todos os órgãos públicos os adotam efetivamente. Diante desse quadro, o objetivo deste estudo foi propor um guia inovador para a criação de indicadores de desempenho para órgãos públicos. Para tanto, foi realizada: a) uma Revisão Sistemática da Literatura que identificou as formas de orientação e dimensões dos sistemas de medição de desempenho priorizadas pelo setor público; b) uma pesquisa exploratória-prescritiva com abordagem quali-qualitativa, por meio de uma Pesquisa Bibliográfica que levantou métodos e outros elementos de construção e validação de indicadores de desempenho para órgãos públicos, bem como, oportunidades de inovação provenientes de artefatos com esse propósito. As duas abordagens subsidiaram a elaboração de um guia digital. Por fim, o guia foi avaliado, aprimorado e aprovado por especialistas acadêmicos por meio do método Delphi e utilizado para gerar indicadores iniciais para o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Assim, oferece-se ao setor público e sociedade uma ferramenta inovadora em seu formato digital, que visa suprir as dificuldades de implementação de indicadores de desempenho para suas instituições.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Visualização e compartilhamento de dados utilizando GIS com participação pública
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-03-13) Eduardo, Tiago [Unifesp]; Lima Junior, Walter Teixeira [Unifesp]; http://lattes.cnpq.br/5189390968642420; http://lattes.cnpq.br/8506599814208801
    Este é um trabalho de cunho interdisciplinar que exige que busquemos conhecimentos em áreas de estudos diversos, como tecnologia, comunicação e ciências sociais. Essa abordagem de conhecimentos especializados é necessária, pois quando trabalhamos com problemas complexos é fundamental um olhar disruptivo e amplo. Torna-se de grande importância a busca de conceitos e métodos de diferentes disciplinas do conhecimento humano para o desenvolvimento de uma solução efetiva para o problema pesquisado. Com o foco em explorar o problema de falta de informação estruturada sobre a situação de infraestrutura em áreas periféricas, e a baixa cobertura de noticiário local sobre, propõe-se utilizar conceitos de Participação Pública (PP) combinada com tecnologia GIS (Geographic Information System) na coleta de informações georreferenciadas (longitude e latitude), com o propósito de montar uma base de dados pública, e a partir desta gerar recomendações de criação de notícias hiperlocal utilizando inteligência artificial generativa (IAG). A partir do desenvolvimento do aplicativo móvel Lupa NH que habilita cidadãos do bairro Novo Horizonte em Macapá (AP) a cadastrarem ocorrências sobre o fornecimento de serviços de iluminação pública, calçadas e asfalto, coleta e tratamento de esgoto, coleta de lixo, limpeza urbana e água potável, objetiva-se implementar um algoritmo de priorização e seleção desses dados a partir de sua geolocalização, e com o uso do ChatGPT gerar recomendações de narrativas para criação de notícias. Tanto o conteúdo coletado, quanto as recomendações compõem um portal para compartilhamento da informação. Será decorrido aqui a contextualização do problema de pesquisa, seus impactos identificados na literatura, além de demonstrar um caminho possível para minimizar a falta de conteúdo hiperlocal com o uso de tecnologias digitais georreferenciadas com participação pública.