Fonoaudiologia

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    Efeito da técnica de som nasal com arcadas abertas e fechadas nos formantes do som
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-07) Paula, Samuel Guabiraba Alencar de [UNIFESP]; Odagima, Rosiane Kimiko Yamasaki [UNIFESP]; Ferlin, Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9580080241599017; http://lattes.cnpq.br/7764073741184155; https://lattes.cnpq.br/7277887765772033
    Introdução: A técnica de som nasal, ou humming, é um exercício de trato vocal semiocluído amplamente utilizado no tratamento de distúrbios vocais por promover maior equilíbrio fonatório e ressonantal, além de reduzir da velocidade de adução das pregas vocais. A técnica pode ser realizada com diferentes ajustes dos articuladores do trato vocal, como com maior ou menor abaixamento de mandíbula. Apesar dos estudos sobre o efeito da técnica de som nasal, faltam estudos sobre o impacto da realização da técnica com diferentes posições na mandíbula nos formantes do som, que dependem da configuração do trato vocal. Objetivo: Verificar o efeito da técnica de som nasal com arcadas fechadas e abertas em 1.0 cm e 1.5 cm nos formantes do som de mulheres jovens vocalmente saudáveis. Método: Trata-se de um estudo transversal aprovado pelo CEP, parecer número 6.300.711. Participaram da pesquisa 15 mulheres jovens vocalmente saudáveis, sem queixa vocal autorreferida, de 18 a 40 anos. A gravação de voz das participantes foi realizada em 4 momentos: 1. Pré-técnica vocal (SN0); 2. Pós-3 minutos de técnica de som nasal com arcadas fechadas (SN1); 3. Pós-3 minutos de técnica com arcadas abertas em 1.0 cm (SN2); 4. Pós-3 minutos de técnica com arcadas abertas em 1.5 cm (SN3). Houve um intervalo de 10 minutos entre as técnicas vocais. A ordem de execução da técnica foi sorteada para cada participante. A tarefa de fala foi a vogal sustentada /a/. As gravações de voz e a extração dos formantes foram realizadas pelo programa PRAAT. Parâmetros acústicos: primeiro formante (F1), segundo formante (F2) e terceiro formante (F3). Resultados: Os valores médios de F1 não diferiram significantemente entre as condições SN0, SN1, SN2 e SN3, que foram de 787,77Hz, 778,43Hz, 724,55Hz e de 701,95Hz, respectivamente. Da mesma forma, os valores médios de F2 também não diferiram significantemente entre as condições SN0, SN1, SN2 e SN3, sendo de 1541,72Hz, 1508,32Hz, 1480,50Hz e de 1496,1Hz, respectivamente. O valor médio de F3 diferiu significantemente entre as condições SN0, de 2920,07Hz, e SN3, de 3195,28Hz. As condições SN1, de 3021,94Hz, e SN2, 3053,37Hz, não diferiram. Conclusão: A técnica de som nasal com arcadas abertas em 1.5 cm teve efeito imediato no aumento do terceiro formante do som (F3), podendo estar relacionado com a diminuição da cavidade situada atrás dos incisivos inferiores.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Elaboração de material ilustrado para fonoaudiólogos: fonoterapia em indivíduos com fissura labiopalatina
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-07) Vargas, Iolanda Gasparetti [UNIFESP]; Ferlin, Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9580080241599017; http://lattes.cnpq.br/5799313920302539
    Introdução: A fissura labiopalatina (FLP) é uma malformação congênita que ocorre entre a quarta e a oitava semanas de gestação, resultando em aberturas nos lábios e/ou palato, o que prejudica funções como sucção, respiração, fonação, deglutição e audição. É a malformação craniofacial mais comum em recém-nascidos, com prevalência mundial de 1,53 casos por mil nascidos vivos, e no Brasil, entre 0,19 e 1,54 casos. A FLP pode ser classificada em quatro categorias, dependendo do local afetado. O tratamento envolve acompanhamento multidisciplinar, incluindo cirurgiões, fonoaudiólogos e outros profissionais, com ênfase na fonoaudiologia para auxiliar nas funções essenciais desde o nascimento. Objetivo: Elaboração de material ilustrado para fonoaudiólogos sobre fonoterapia de indivíduos com fissura labiopalatina. Método: Foi elaborado um texto base sobre as etapas e condutas da fonoterapia para reabilitação das articulações compensatórias, fundamentado na literatura brasileira. Após isso, o material final foi criado, combinando texto e elementos visuais, com ilustrações feitas na plataforma CANVA. Resultado: O material possui 20 páginas em formato A4, ilustradas e coloridas. Sua estrutura inclui capa, sumário, introdução, seções sobre fissura, papel da fonoaudiologia, avaliação, prevenção da fala e reabilitação, abordando instalação do som alvo, treinamento e automatização. Conclusão: O material ilustrado elaborado para fonoaudiólogos sobre fonoterapia para indivíduos com fissura labiopalatina poderá auxiliar profissionais e pacientes de todo o território brasileiro.
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    Acesso aberto (Open Access)
    "Melvin em uma aventura na terra": Elaboração de um jogo para trabalhar as habilidades semânticas de linguagem
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-02) Santos, Larissa Silva [UNIFESP]; Puglisi, Marina Leite [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8567228391940194; https://lattes.cnpq.br/8958836585371402
    Objetivo: Desenvolver um jogo computadorizado, adaptativo e gratuito para gerar oportunidades de estimulação das habilidades semânticas em contextos fora da terapia, de maneira prática e divertida. Método: Foi utilizada a linguagem de programação JavaScript para desenvolver um jogo computadorizado e adaptativo, capaz de ser acessado de forma prática pela criança e responsável. O jogo foi pensado para adaptar o nível de dificuldade da atividade ao desempenho da criança, sendo flexível às necessidades de cada usuário. Todas as atividades foram planejadas para seguir uma hierarquia de complexidade que se inicia com o reconhecimento de palavras para então trabalhar a nomeação, definição e categorização semântica. Quando a criança não avança nesta hierarquia, são fornecidas pistas de “opção” e “modelagem” para que a criança consiga cumprir a tarefa. A cada tarefa concluída (resposta correta), a criança recebe uma estrela (estímulo reforçador) e a cada cinco estrelas o personagem principal conquista uma missão.Todas as atividades serão disponibilizadas gratuitamente. Resultados e Conclusão: Foram elaboradas as telas principais do site de home, login, cadastro e index e seus componentes, além da escolha do personagem e layout das atividades propostas. Até o momento, foram construídas atividades que estimulam as habilidades de reconhecimento, nomeação, definição e categorização semântica. Elas envolvem os cenários do mercado (a criança deve selecionar alguns itens para compra), da rua (a criança deve explicar com o que seus colegas estão brincando) e do quarto (a criança precisa organizar o quarto que está bagunçado). As atividades foram julgadas por fonoaudiólogos especialistas (pós graduandos) e as sugestões de modificações foram implementadas na versão final do software.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Efeito da supressão da audição sobre o controle postural
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-01) Inokuchi, Karen Yuki [UNIFESP]; Branco-Barreiro, Fátima Cristina Alves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5151016741471311; https://lattes.cnpq.br/2809037251032433
    A audição pode se tornar mais importante quando outros sistemas sensoriais estão comprometidos, demandas de tarefas ou deficiências cognitivas são maiores, ou quando os sons fornecem pistas auditivas importantes para auxiliar na orientação ou fornecer detecção precoce de um distúrbio de equilíbrio iminente. Tendo em vista que existem poucos estudos sobre os efeitos da perda de audição sobre o equilíbrio corporal e que, estes poderiam contribuir para a compreensão de potenciais mecanismos subjacentes às interações entre audição e equilíbrio, o objetivo deste estudo é comparar o equilíbrio corporal com e sem supressão da audição em adultos jovens. Trata-se de um estudo observacional, transversal, prospectivo e descritivo, que será realizado no Ambulatório de Equilibriometria e Reabilitação Vestibular da Disciplina de Otoneurologia do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo. Foram convidados a participar deste estudo indivíduos com idades entre 18 e 39 anos, pertencentes à comunidade da Universidade Federal de São Paulo, campus São Paulo, sem queixa de perda auditiva e/ou de tontura/vertigem. Os critérios de exclusão foram: não ter histórico de migrânea, não ter deambulação independente, não ter capacidade cognitiva e/ou visual para participar dos instrumentos da pesquisa e não assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A avaliação do controle foi realizada por meio da posturografia. O limite de estabilidade, o aproveitamento da pista somatosensorial, e o índice de equilíbrio composto foram significativamente piores com a supressão da audição. A supressão da audição por meio de protetores auriculares aumentou a oscilação corporal de normoouvintes jovens.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Transição para via oral em bebês prematuros
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-08) Bispo, Paula Eduarda de Brito [UNIFESP]; Gonçalves, Maria Inês Rebelo [UNIFESP]; Saurim, Juliana Boza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7215701114373637; http://lattes.cnpq.br/9327083927146744; http://lattes.cnpq.br/0282421570216431
    O aleitamento materno é muito importante para a nutrição e para o desenvolvimento geral do bebê. Contudo, recém-nascidos prematuros que necessitam permanecer na UTI neonatal frequentemente enfrentam desafios adicionais devido à sua imaturidade fisiológica, incluindo a sua capacidade de se alimentar adequadamente. A realização da Sucção Não Nutritiva (SNN) visa preparar os bebês para a alimentação por via oral e contribuir para o desenvolvimento do sistema estomatognático, acelerando a maturação do processo de sucção a fim de facilitar a transição para o aleitamento materno. Após a maturação desse reflexo, inicia-se a Transição para a Via Oral (TVO), com o foco principal no aleitamento materno, visando atingir a alimentação plena por via oral. A mamadeira aparece como um método de TVO, entretanto, acredita-se que a mamadeira diminui as chances de aleitamento materno exclusivo após alta hospitalar. Apesar disso, o copinho é o método mais utilizado na TVO, pois visa prevenir o contato do bebê com bicos artificiais e facilitar a inserção do aleitamento materno, além de promover uma alimentação segura. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo analisar o tempo de TVO, considerando os fatores que influenciam nesse processo, investigando o utensílio mais utilizado (mamadeira e/ou copinho), motivos para a indicação de mamadeira e o tipo de aleitamento na alta fonoaudiológica e/ou hospitalar de bebês internados na UTIN. Trata-se de uma revisão de literatura, em que a busca por artigos foi realizada nas seguintes bases de dados: Brasil Scientific Electronic Library Online (SciElo), Google Scholar, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e PubMed.