Navegando por Palavras-chave "Atenção primária"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Capacitação de agentes comunitárias na aplicação de aconselhamento interpessoal para depressão: um estudo clínico randomizado controlado(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-01-09) Matsuzaka, Camila Tanabe [UNIFESP]; Mello, Marcelo Feijó de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9828693113292175; http://lattes.cnpq.br/9351643246486296; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: Associations between parental/caregiver's depression and adverse child outcomes are well established and have been described through one or more mechanisms: children's psychopathology following exposure to a depressed caregiver, children's psychopathology exacerbating the caregiver's depression, and caregiver's and offspring's depression sharing the same etiology. Data is scant from low and middlecincome countries (LMIC). We examined correlations of common mental disorders symptoms of caregivers with their offspring's psychopathology in a Brazilian sample. Methods: Adult participants were screened for depression in a primary care setting to conduct a clinical trial within the clinic. Caregivers were assessed using the Zung Self-Rating Depression Scale and the Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), that measures common mental disorders symptoms. Children's symptoms were measured on the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). For this paper, we analyzed the baseline data of 68 primary caregivers of 110 children between 6-15 years old. Results: Caregivers with higher scores on the SRQ-20 had significant correlations with their offspring's psychiatric symptoms. Conclusion: These results substantiate our hypothesis that children's psychopathology impacts caregivers' psychiatric symptoms and can help guide future strategies for reducing the burden of common mental disorders in both caregivers and children. They add to the growing literature on community assessments in LMIC.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cenários de prática: a percepção dos estudantes e preceptores de um curso de medicina do município de Santos(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Santos, Carla Affonso Madureira [UNIFESP]; Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3179063226554474; http://lattes.cnpq.br/0268419121193775A educação superior na área da saúde vem passando por grandes mudanças no contexto da formação do profissional de saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais recomendam que a formação médica seja generalista, humanista, crítica e reflexiva, pautada em princípios éticos, de forma a tornar o profissional capaz de atuar no processo de saúde-doença nos diferentes cenários e níveis de atenção, com ênfase na Atenção Primária, especialmente em ações que diretamente afetam os problemas ou necessidades identificadas na comunidade. Surge então a figura do preceptor, com papel importante na formação do estudante de Medicina, pois é um profissional de saúde que acompanha e orienta o estudante nos cenários de prática. O objetivo deste estudo foi analisar a preceptoria a partir da percepção dos estudantes e preceptores do módulo Integração Comunidade Ensino e Medicina da Família I e II. Trata-se de um estudo de campo, exploratório e descritivo, sendo exposto por meio de resultados qualitativos. No primeiro momento, com base no contexto da pesquisa, a coleta de dados foi realizada por meio de uma roda de conversa com os preceptores, o registro foi feito por meio de diário de campo com observador participante. No segundo momento, para a coleta de dados com os estudantes, foram feitas entrevistas semiestruturadas, elaboradas especificamente para esta pesquisa. A etapa analítica dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. A amostra desta pesquisa foi constituída de cinco estudantes do módulo MICEMF I e quatro preceptores do mesmo módulo. Os resultados das entrevistas dos estudantes demonstram a necessidade de readequações, tendo em vista a predominância da visão especialista e tecnicista dos estudantes de Medicina, oposto ao que recomendam as Diretrizes Curriculares Nacionais. Ressalta-se a importância da inserção dos estudantes nos cenários de prática ainda nos primeiros anos do curso. Os preceptores têm um papel importante na inserção do estudante no ambiente de trabalho, contudo não possuem formação em preceptoria. Na Roda de Conversa com os preceptores, salientaram o distanciamento entre a universidade e os preceptores, a necessidade de aproximação, feedback, reuniões periódicas para alinhamento, monitoramento e planejamento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Concepções de gênero, masculinidade e cuidados em saúde: estudo com profissionais de saúde da atenção primária(ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 2011-11-01) Machin, Rosana [UNIFESP]; Couto, Márcia Thereza [UNIFESP]; Silva, Geórgia Sibele Nogueira Da; Schraiber, Lilia Blima; Gomes, Romeu; Santos Figueiredo, Wagner Dos; Valença, Otávio Augusto; Pinheiro, Thiago Félix; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade de São Paulo (USP)This paper analyzes concepts of gender and masculinity among Primary Healthcare professionals in four Brazilian States (Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo). It is based on two perspectives: the meanings associated with being a man and the relations between masculinity and healthcare. This qualitative study is part of a multicentric investigation, which used triangulation methods as a benchmark. Sixty-nine in-depth interviews carried out among health professionals with higher education were analyzed. The discourses (re)produce the notion that health facilities are feminized spaces. Within the daily routine, this notion is translated as reinforcing the idea that the male body is not a locus of this care, as opposed to the female body which is considered a locus of care. The presence of a hegemonic pattern of masculinity is prominent among professionals' representations of men and seems to influence the latter, in their lack of commitment with healthcare. The existence of a stereotyped gender model (re)produces disparities between men and women in healthcare and compromises the visibility of other meanings and expressions of gender identities.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Construção e validação de um curso a distância: pilares da gestão do cuidado com os pés das pessoas com diabetes mellitus na atenção primária(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-07-29) Santiago, Maria Alice Moreira Torres [UNIFESP]; Gamba, Mônica Antar [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4395274190819954; http://lattes.cnpq.br/5598530112079038; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Estudo descritivo exploratório trata-se de uma pesquisa metodológica e de desenvolvimento com produção tecnológica, que objetivou a construção e validação de um curso na modalidade à distância, por meio do ambiente virtual de aprendizagem voltado para os pilares da gestão do cuidado com os pés das pessoas com diabetes mellitus na atenção primária. seguindo as recomendações baseadas nas diretrizes do consenso do pé diabético e no programa step by step, adotamos para sua produção o modelo addie - análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação, na linha do design intrucional (di). o curso foi submetido à validação quanto aos aspectos pedagógicos e técnicos, por 12 especialistas e foi adequado conforme sugestões. o curso tem o potencial de oferecer capacitação aos enfermeiros que atuam na atenção primária da rede pública de saúde, para que eles se conscientizem de que é possível e necessário realizarem as ações de prevenção e detecção precoce das complicações que surgem nos pés das pessoas com diabetes mellitus e assim possam atuar e assumir uma abordagem preventiva, evitando ulceração e amputações.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desafios da sífilis gestacional e congênita na atenção primária: revisão integrativa(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-30) Sousa, Beatriz Medeiros [UNIFESP]; Goldman, Rosely Erlach [UNIFESP]; Westphal, Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7832457453349192; http://lattes.cnpq.br/1203039738181639; https://lattes.cnpq.br/9213708863551312Objetivo: Sintetizar o conhecimento sobre a sífilis congênita e analisar as possíveis lacunas existentes no serviço de atenção básica e o aumento da incidência da sífilis gestacional e da sífilis congênita. Métodos: Revisão integrativa com busca nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line (MEDLINE via PubMed, SCOPUS, Web of Science TM, Índice Bibliográfico de Ciências da Saúde (IBECS), Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Banco de Dados em Enfermagem (BDENF) via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram utilizados os seguintes descritores: “Sífilis Congênita” ou “Congenital Syphilis”; “Sífilis em Gestante” ou “Gestational Syphilis” e "Sífilis congênita” AND “Sífilis em gestante”. O período de busca foi realizado entre agosto e dezembro de 2022, segundo os seguintes critérios de inclusão: estudos de fonte primária que tivessem como assunto principal o abordado nesta revisão, publicados nos idiomas português, espanhol ou inglês, nos últimos cinco anos, disponíveis na íntegra online e de forma gratuita. Os dados foram analisados de forma descritiva. Resultados: Foram identificados 18 estudos associando o aumento de casos de sífilis gestacional e sífilis congênita com o pré-natal ineficaz em 33,3% (n=6),com a triagem para sífilis realizada de forma indevida em 38,8% (n=7), com a falta de conhecimento dos profissionais em 11,1% (n=2) e com a falta de orientações suficientemente boas em 11,1% (n=2) deles. Além disso, 11,1% (n=2) relaciona à falta de conhecimentos por parte das gestantes, 11,1% (n=2) com baixa administração oportuna de terapia farmacológica, 22,2% (n=4) com o manejo ineficaz dos parceiros sexuais das gestantes, 5,5% (n=1) com a crise de desabastecimento penicilina e 22,2% (n=4) com outros fatores, como problemas com plano de saúde e relacionados à imigração. Considerações Finais: A revisão de literatura permitiu avaliar as principais lacunas em relação ao aumento dos casos de sífilis gestacional e sífilis congênita e suas motivações, inferindo a necessidade de intervenções de curto, médio e longo prazo a fim de minimizar as altas incidências.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação Interprofissional e Praticas Colaborativas: percepção dos gestores da Atenção Primária de Santos/SP(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-19) Cordella, Telma Helena Gonçalves [UNIFESP]; Uchôa-Figueiredo, Lucia da Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3179063226554474; http://lattes.cnpq.br/4066345325142238Introdução: Em um mundo em crise financeira e ambiental, espera-se que os gestores públicos trabalhem a favor de atender às demandas de forma eficiente e com gasto mínimo de recursos. O mundo contemporâneo interligado pela internet e fragilizado após uma Pandemia, tornou as pessoas suscetíveis a priorizarem seus interesses em detrimento dos coletivos. No Brasil, o SUS, que já vinha enfrentando o subfinanciamento desde a sua constituição, foi afetado ainda mais em decorrência desta realidade atual, exigindo do gestor habilidade em encontrar um caminho que o fortaleça em suas premissas. A reformulação da atenção à saúde em Redes de Atenção é um passo nesta perspectiva, descentralizando o cuidado e promovendo autonomia para tomada de decisão no nível local de gestão. Porém, sem alinhar o trabalho ao ensino buscando resolver os problemas através das trocas de saberes e práticas entre profissionais e gestores, não seria possível. É necessário compreender que a formação no SUS para o SUS é fundamental. As práticas colaborativas precisam ser identificadas e reconhecidas, bem como a educação interprofissional como intenção formativa, deve ser colocada na agenda dos gestores de saúde. Entender como percebem e as reconhecem em seus cotidianos, torna-se necessário para corrigir divergências e incoerências no processo de gerir à área de saúde de forma integral e universal. Objetivos: Apreender, sob o ponto de vista da gestão do Departamento de Atenção Básica, Seção de Atenção à Saúde da Comunidade e Seção de Formação, as perspectivas para o desenvolvimento das Práticas Interprofissionais Colaborativas na Atenção Primária de Saúde, no município de Santos/SP. Método: O presente estudo tem como delineamento metodológico a pesquisa qualitativa, de campo exploratório e descritivo, adotando a entrevista semiestruturada aos gestores da Atenção Primária, que permitiu a produção de dados. Resultados: a alta rotatividade dos gestores é uma fragilidade, assim como o distanciamento entre as esferas, tendo como consequência uma prática individualizada, dificultando a elaboração de um plano objetivo gestor consensual direcionado à sua população. Estes demonstraram não estarem familiarizados com os conceitos das Práticas Colaborativas e da Educação Interprofissional, reforçando a necessidade de trazer a temática ao conhecimento dos profissionais de saúde. Os programas de residência são oportunidades de melhorar as atividades de educação permanente nos serviços, trazendo qualificação ao produto de saúde, nas unidades. Considerações Finais: Faz -se necessário alinhar as esferas em um objetivo comum de gestão a fim de se contemplar um produto de saúde sustentável e eficaz. É preciso fomentar as práticas de educação em saúde, bem como fortalecer a organização da saúde em redes de atenção, além de favorecer ambientes que privilegiam a ocorrência das práticas colaborativas, transpondo o modelo ultrapassado de fragmentação da saúde ainda existente. Por fim, elaborar um plano avaliativo dos processos e práticas de saúde servindo como marco regulador para correção e reformulação das ações, propiciando a melhoria permanente das ações relacionadas à saúde de todas as pessoas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gravidez na adolescência: desafio da saúde pública em Cruzeiro do Sul-Acre(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-12-17) Silva, Maria Susana Barboza da [UNIFESP]; Figueiredo, Elisabeth Niglio de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5873289377529519; lattes.cnpq.br/5300242017136620; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A gravidez na adolescência é considerada uma importante temática em saúde pública devido a sua alta prevalência e às inúmeras implicações materno fetais. Objetivo: Analisar os fatores associados à gestação na adolescência no Município de Cruzeiro do Sul, Acre. Método: Estudo analítico de corte transversal realizado com 58 gestantes primigestas: 29 adolescentes (10 a 19 anos) e 29 adultas (20 a 35 anos), que realizaram atendimento pré-natal nas Unidades de Saúde da Família (USF) em Cruzeiro do Sul-Acre. A coleta de dados foi realizada mediante aplicação de questionário, no período de agosto a dezembro de 2013. Os dados foram processados e analisados pelo software SPSS 16.0. Ao comparar as variáveis de acordo com grupo de gestante (adolescente ou adulta), aplicou-se o teste QuiQuadrado de Pearson ou teste exato de Fisher para associação entre variáveis qualitativas e o teste de Mann Whitney para as variáveis quantitativas. Utilizou-se um modelo de regressão logística para identificação dos fatores associados com o grupo. Resultados: A análise descritiva das adolescentes mostrou que a idade média foi de 17,2 anos, a maioria residia na área urbana de Cruzeiro do Sul, referiu ser de cor parda, ter religião, morar com o companheiro, não frequentar a escola, não ter atividade remunerada, com renda familiar menor que um salário mínimo. O uso de cigarro e bebida alcoólica pela família foi predominante nessa população. As mães das adolescentes não tinham completado o ensino fundamental e mais da metade delas engravidaram na adolescência. A média da idade na menarca foi de 13 anos, o primeiro namoro aos 15 anos e a primeira relação sexual aos 16 anos. A maioria referiu conhecimento sobre métodos contraceptivos, no entanto, somente (38%) fazia uso quando engravidou. A maioria teve acesso aos meios de prevenção e a escola foi a principal fonte de informação sobre relação sexual, gravidez e métodos contraceptivos. O não desejo de engravidar prevaleceu entre as adolescentes. Quanto à realização de consulta ginecológica antes da gravidez houve uma baixa procura (15,2%) pelo atendimento. História de aborto anterior foi referida por (7,6%) das adolescentes. O atendimento pré-natal foi considerado não adequado, uma vez que o número de consultas foi inferior ao recomendado pelo Ministério da Saúde. Verificou-se associação da gestação na adolescência com as seguintes variáveis: idade na 1ª relação sexual igual ou menor que 16 anos, não acesso aos métodos contraceptivos e não desejo de engravidar. Conclusão: A gravidez na adolescência tende a surgir na presença de vários fatores que expressam a vulnerabilidade do adolescente no contexto em que está inserido. Essas informações podem ser úteis para intervenções dirigidas a essa população com a perspectiva de reduzir a ocorrência de situações indesejáveis como a gravidez precoce, além de melhorar a qualidade no atendimento destas jovens.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Impacto do estigma no manejo clinico dos transtornos mentais na atenção primária(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-02-08) Rojas Vistorte, Angel Olider [UNIFESP]; Mari, Jair de Jesus [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5783141369706484; http://lattes.cnpq.br/0507476619809231; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: O tratamento de transtornos mentais comuns em unidades da atenção primária tem sido sugerido como estratégia prioritária para garantir que todos os portadores de transtornos mentais tenham acesso à abordagem terapêutica que necessitam. Porém, médicos da atenção primária enfrentam importantes obstáculos para o diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, por não estarem capacitados para fazê-lo, ou por apresentarem atitudes estigmatizantes em relação a eles. Objetivo: Avaliar como o estigma relacionado aos transtornos mentais pode afetar os cuidados oferecidos aos pacientes com transtornos mentais comuns na atenção primária. Método: No primeiro artigo foi realizada uma revisão sistemática da literatura das atitudes estigmatizantes que apresentam os médicos da atenção primária com respeito às pessoas com transtornos mentais. No segundo artigo foi realizado o processo de tradução, adaptação e validação de um instrumento que avalia os níveis do estigma nos médicos da atenção primária. E no terceiro artigo foi realizado análises da associação entre as condutas clínicas e os níveis de estigma, assim como a identificação de potenciais fatores associados às atitudes estigmatizantes. Os artigos 2 e 3 foram baseados em uma amostra de médicos que trabalham em unidades de atenção primária no Brasil, Bolívia, Chile. Participaram 550 profissionais dos quatro países. As condutas clínicas dos médicos em relação aos transtornos mentais comuns foram investigadas por meio de vinhetas clínicas. As atitudes estigmatizantes foram avaliadas por meio do questionário Mental Illenss: Clinicians’ Attitudes Scale (MICA v4). Resultados: Após aplicar critérios de elegibilidade, onze artigos foram incluídos na revisão. Os médicos de atenção primária apresentaram atitudes estigmatizantes com respeito às pessoas com transtornos mentais, e mostraram atitudes mais negativas em relação aos pacientes com esquizofrenia do que com pessoas com depressão. Os dois modelos na validação do MICA v4 demonstraram uma boa confiabilidade e ajuste para as amostras em Espanhol e Português (Português: CFI=0.927; TLI=0.913; RMSEA= 0.066; Spanish: CFI=0.945; TLI=0.935; RMSEA= 0.068). 70% dos médicos que atuam na atenção primária reconhecem a presença de um transtorno mental nas vinhetas apresentadas, e 80.9% se sentem capacitados para diagnosticar e tratar pessoas com transtornos mentais comuns. Mais de 90% dos médicos da Bolívia, Cuba e Chile concordaram em tratar os pacientes apresentados nas três vinhetas. Não encontramos diferenças significativas entre os quatro países nas pontuações dos níveis de estigma no MICA v4 (M=36.1, SD=8.3). O gênero (p = .672), a idade (p = .171), os anos de experiência (p = 0,28) e treinamento (p = .673) não estão relacionados ao estigma. Aqueles médicos que não se sentem preparados para o diagnóstico e tratamento de transtornos mentais apresentam maiores níveis do estigma (t(385)=2.5, p<0.01). Médicos com níveis mais baixos de estigma apresentaram maior probabilidade de não encaminhar para um psiquiatra os pacientes com sintomas de depressão e somatoformes. Conclusões: As versões do MICA v4 em espanhol e português possuem boas propriedades psicométricas, boa consistência interna e são aplicáveis e aceitáveis para o contexto latino-americano. Há uma correlação entre níveis de estigma e habilidade do médico para cuidar adequadamente dos transtornos mentais na atenção primária. Atitudes estigmatizantes podem atuar como uma barreira importante para que os pacientes recebam o tratamento que eles precisam.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As mídias sociais como promoção e propagação de saúde: do período neonatal ao contexto dos cuidados paliativos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-11) Duarte, Millena Helen dos Santos [UNIFESP]; Zanni, Karina Piccin [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2301401745605695; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: O conceito de saúde atualmente é conhecido como o completo bem-estar físico, mental e social e, não apenas a inexistência de enfermidades. Nessa direção, dentre os níveis de atenção à saúde, a Atenção Primária à Saúde (APS), foco deste estudo, tem o dever de promover saúde para a população por meio do Programa Nacional de Promoção de Saúde. Esses programas aliados ao avanço da tecnologia permite que as mídias sociais façam parte da estratégia para que a promoção de saúde seja mais efetiva para o público em geral e independente da faixa etária. Objetivos: compreender, por meio de revisão sistemática de literatura, como as mídias sociais podem contribuir na estratégia de promoção à saúde. Método: para esta revisão de literatura sistemática realizaram-se buscas nas plataformas LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e no sítio dos Periódicos da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa em Nível Superior, utilizando “mídias sociais” e “promoção de saúde” como descritores, compreendendo o período correspondente aos últimos cinco anos (2017-2022) nos idiomas português, inglês e espanhol e que tivessem as mídias sociais e promoção de saúde como contexto central. Resultados: localizaram-se cento e três artigos na Plataforma LILACS, porém, após a aplicação dos critérios de inclusão, dez artigos foram os únicos que se encaixaram dentro da pesquisa; já na CAPES foram encontrados vinte e três artigos, mas vinte foram excluídos por não atenderam ao processo de inclusão restando três artigos que puderam ser usados nesta revisão sistemática de literatura, nas duas plataformas de pesquisa. Discussão: as mídias sociais têm desempenhado um papel de auxiliadoras nos serviços de atenção primária por proporcionarem participação de todos os públicos e sua facilidade no uso. Considerações Finais: pode-se compreender que o uso das mídias sociais voltado à promoção de saúde ainda precisa ser muito explorado, por se tratar de um tema com escassez de estudos. Além disso, é necessária a formalização das mídias sociais como recurso que pode ser usado dentro dos serviços de saúde e com pessoas que saibam fazer uso das mídias sociais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Prophylaxis for iron deficiency anemia using ferrous sulfate among infants followed up at a primary healthcare unit in the municipality of Embu-SP (2003/2004)(Associação Paulista de Medicina - APM, 2008-03-01) Shibukawa, André Fernando [UNIFESP]; Silva, Edina Mariko Koga da [UNIFESP]; Ichiki, Wilson André [UNIFESP]; Strufaldi, Maria Wany Louzada [UNIFESP]; Puccini, Rosana Fiorini [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)CONTEXT AND OBJECTIVE: Iron deficiency anemia is an important public health problem in Brazil. In the municipality of Embu, a population study in 1996 found anemia prevalence of 68.5% among children aged one to two years. From these data, prescription of prophylactic ferrous sulfate was instituted in 1998 for children under two years old followed up within the children's healthcare program. After five years of intervention, the prevalence of anemia and associated factors were investigated among children aged 12 to 18 months to whom guidance for prophylactic ferrous sulfate use had been given. DESIGN AND SETTING: Cross-sectional study covering October 2003 to June 2004 at a primary healthcare unit in Embu. METHODS: A randomized sample of children aged 12 to 18 months to whom guidance for prophylactic ferrous sulfate use had been given was obtained. Hemoglobin was measured in capillary blood, using HemoCue® apparatus. Hemoglobin < 11 g/100 dl was taken to indicate anemia. RESULTS: The sample comprised 118 children and anemia was found in 41.5%. There was no statistically significant association between anemia presence and the variables of sex, birth weight, neonatal intercurrences, chronic diseases, breastfeeding or iron supplementation use. There was a statistically significant association (p = 0.03) between anemia presence and per capita income, such that the higher the income was, the lower the prevalence of anemia was. CONCLUSION: The prophylaxis program against iron deficiency anemia did not achieve the expected results. New strategies must be considered in the light of the magnitude of the problem.
- ItemSomente MetadadadosQualidade de vida em pacientes da atenção primária do Rio de Janeiro e São Paulo, Brasil: associações com eventos de vida produtores de estresse e saúde mental(Abrasco, 2016) Portugal, Flavia Batista; Campos, Monica Rodrigues; Goncalves, Daniel Almeida [UNIFESP]; Mari, Jair de Jesus [UNIFESP]; Fortes, Sandra Lucia Correia LimaQuality of life (QoL) is a subjective construct, which can be negatively associated with factors such as mental disorders and stressful life events (SLEs). This article seeks to identify the association between socioeconomic and demographic variables, common mental disorders, symptoms suggestive of depression and anxiety, SLEs with QoL in patients attended in Primary Care (PC). It is a transversal study, conducted with 1,466 patients attended in PC centers in the cities of Sao Paulo and Rio de Janeiro in 2009 and 2010. Bivariate analysis was performed using the T-test and four multiple linear regressions for each QoL domain. The scores for the physical, psychological, social relations and environment domains were, respectively, 64.7; 64.2; 68.5 and 49.1. By means of multivariate analysis, associations of the physical domain were found with health problems and discrimination; of the psychological domain with discrimination; of social relations with financial/structural problems; of external causes and health problems; and of the environment with financial/structural problems, external causes and discrimination. Mental health variables, health problems and financial/structural problems were the factors negatively associated with QoL.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Qualidade de vida em pacientes da atenção primária do Rio de Janeiro e São Paulo, Brasil: associações com eventos de vida produtores de estresse e saúde mental(Abrasco, 2016) Portugal, Flavia Batista; Campos, Monica Rodrigues; Goncalves, Daniel Almeida [UNIFESP]; Mari, Jair de Jesus [UNIFESP]; Fortes, Sandra Lucia Correia LimaQuality of life (QoL) is a subjective construct, which can be negatively associated with factors such as mental disorders and stressful life events (SLEs). This article seeks to identify the association between socioeconomic and demographic variables, common mental disorders, symptoms suggestive of depression and anxiety, SLEs with QoL in patients attended in Primary Care (PC). It is a transversal study, conducted with 1,466 patients attended in PC centers in the cities of Sao Paulo and Rio de Janeiro in 2009 and 2010. Bivariate analysis was performed using the T-test and four multiple linear regressions for each QoL domain. The scores for the physical, psychological, social relations and environment domains were, respectively, 64.7; 64.2; 68.5 and 49.1. By means of multivariate analysis, associations of the physical domain were found with health problems and discrimination; of the psychological domain with discrimination; of social relations with financial/structural problems; of external causes and health problems; and of the environment with financial/structural problems, external causes and discrimination. Mental health variables, health problems and financial/structural problems were the factors negatively associated with QoL.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As representações sociais da promoção da saúde e suas articulações com as práticas profissionais na estratégia da saúde da família(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-10-10) Abdala, Christiane Alves [UNIFESP]; Lima, Laura Camara [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6277780648747957; http://lattes.cnpq.br/8254313070492749; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Currently we live a major reestruturing of the Primary Health Attention with focus and investiments in the Health Family Strategy, which advocates the establishment of differentiated bonds with the users of the Unified System Health and prioritizes actions of Health Promotion, but without fail the execution of curative assistance and disease prevention. What is intended is a change in the service model with broader and more comprehensive performance, which considers the social, cultural and collective aspects and working with the various knowledge of multidisciplinary teams. In this context, the research presented here, had as subject the professionals who work in the Santos Family Health Strategy, being based, for the data analysis, on the Social Representations Theory and aiming to access and analyze the Social Representations that these professionals share on Health Promotion, and verify how the daily practices are related to these representations. Our hypothesis is that these are anchored in Social Representations model based on procedures centered on the physician in curative care and relations of power-knowledge, which goes against the proposal from the Familiy Health Estrategy and difficult the Health Promotion actions in the broadest sense. The qualitative methodology had like the main instrument the semi structured interviews. We randomly selected one team from each of the four areas of the city (downtown, hills and mainland north west) and each team was interviewed a professional from each of the five categories (section chief, doctor, nurse, nurse assistant-technician, community health agent); 19 subjects participated. The analysis was inspired by the Collective Subject Discourse, considering the frequencies of the main ideas associated with the concept of Health Promotion, investigating anchors and objectifications. The data analysis confirmed the hegemony of the traditional model and the minority presence of innovative actions, these are related to the territory from where emerge due to the type of relationship/bond between professionals and users, thus initiating the coexistence of two differents health models. The results were replaced to the respondents during a collective round of conversation, animated by the researcher. Activities and verbal exchanges that occurred produced new understandings and insights about the possibilities of promoting health, serving concurrently as validation of Social Representation activated, and as a way of intervention in an attempt to start a process of modification. Professionals can share experiences, relate to the Health Promotion and its Social Representations, as it is described in official documents and prescribed in public policies, with what they report on their actions with users in their territories, perceiving connections and contradictions, similarities and differences. This organized collective exercise gathering and production of exchanges between professionals from different categories and territories perhaps have a potential to cause changes to the way that professionals attribute the work in Health Promotion and Family Health Strategy possibly be turned into a transformative action.