Navegando por Palavras-chave "Ensino remoto"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Elaboração de vídeos didáticos no ensino de fisiologia vegetal - uma estratégia pedagógica decorrente da pandemia do covid-19(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-10) Brunatti, Gabrielle [UNIFESP]; Corete, Aline Andreia Cavalari [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2777892616248032; http://lattes.cnpq.br/2419196743460602Como em muitas profissões, o ensino enfrentou uma ruptura em seu formato estruturante durante período pandêmico (2020/21) em decorrência dos impactos da COVID-19. Esse contexto abrupto levou os professores em todos os níveis da educação buscarem estratégias para solucionar o problema da comunicação e se adaptarem a um modelo totalmente novo de ensino, conhecido como ADE (Atividades Domiciliares Especiais). Isso não foi diferente para os professores universitários. As disciplinas tiveram que ser adaptadas ao modelo remoto com aulas síncronas e assíncronas, acrescido do desafio dos que atuam com disciplinas de natureza prática que necessitam de estruturas laboratoriais e de pesquisas de campo, como são as que envolvem o ensino das Ciências, sendo um exemplo a disciplina de fisiologia vegetal. Tendo em vista a realidade vivida durante este período, e a necessidade da realização de práticas que objetivem gerar um maior engajamento e aproveitamento por parte estudantes universitários, o presente trabalho apresenta uma proposta pedagógica centralizada na produção de vídeos didáticos que contemplem os conceitos populares sobre plantas, trazendo dúvidas variadas acerca de conceitos especificamente ligados à processos fisiológicos das mesmas, contemplando assim uma forma de divulgação científica e extensão universitária. A partir disso, estabelece parâmetros, a partir de um questionário, validado para o estudo em questão, para analisar qual a correlação entre a elaboração de vídeos didáticos e a aprendizagem na área de estudo, trazendo as análises para diferentes aspectos dentro da proposta, relacionados com a bibliografia correspondente. A partir disto, obtém-se resultados positivos e que vão de encontro aos objetivos iniciais, mostrando que a proposta de fato contribui de diferentes formas ao engajamento e aproveitamento dentro da disciplina em questão.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensino de ciências e a pandemia de Covid-19: um olhar crítico sobre produções bibliográficas pontuais(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-26) Marques, Renan [UNIFESP]; Bizzo, Nelio Marco Vincenzo [UNIFESP]; Luvison, Leonardo; http://lattes.cnpq.br/9226485625266571; http://lattes.cnpq.br/5185490823564905; http://lattes.cnpq.br/3878090394169937Esta pesquisa apresenta um estudo de revisão bibliográfica sobre o impacto da pandemia no ensino de Ciências, tendo em vista que em pouco espaço de tempo o mundo precisou se adaptar a novas rotinas diárias, buscando frear a contaminação da população pelo vírus SARS- CoV-2, causador da Covi-19. A escola, nesse contexto, foi uma das instituições mais afetadas, pois precisou acatar as medidas de isolamento social e se reorganizar para que os alunos continuassem tendo acesso aos conteúdos escolares. Dessa forma, a alternativa mais viável encontrada pela maioria dos sistemas de ensino foi a oferta de aulas no formato online/virtual, o que se constituiu num grande desafio para muitos professores, haja vista a falta de preparo para lidar com as mídias digitais, aliada à falta de apoio institucional e também a baixa adesão de alguns alunos no desenvolvimento das propostas do ensino remoto. Desse modo, este estudo buscou identificar e caracterizar quais os impactos que a pandemia trouxe para o ensino de ciências no período entre 2020 a 2022, focalizando alguns artigos selecionados que trataram de estudantes e professores do ensino fundamental II. Para realizar essa pesquisa, foi feita uma seleção de trabalhos na área de ensino de ciências publicados a partir do início da pandemia até outubro de 2022, que tratavam dos impactos diretos da pandemia no ensino de ciências. A metodologia consistiu em duas etapas: inicialmente foi realizada uma busca pelos trabalhos publicados em revistas arbitradas tendo como critério de seleção o recorte temporal e o direcionamento para a linha de ensino de ciências. A partir dos artigos assim selecionados, procurou-se identificar quais tratavam de impactos diretos da pandemia no ensino de ciências para o ensino fundamental II. Os artigos relatam, principalmente, dificuldades encontradas em relação ao ensino remoto, mas houve também descrição de impactos positivos, em especial quanto a mudanças de rotinas de sala de aula com o uso das tecnologias digitais de educação. Com o retorno das aulas presenciais, há relatos de permanência de instrumentos tecnológicos como ferramentas de trabalho de muitos docentes. No entanto, existe consenso bem estabelecido nessa literatura apontando para a necessidade de investimentos em capacitação docente, para uso desses meios tecnológicos de forma efetiva e significativa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensino de Ciências em tempos de pandemia: Desafios e possibilidades do ensino remoto(V&V Editora, 2021-04) Crocce, Giovana Della [UNIFESP]; Paiva, Rodolfo Magliari de [UNIFESP]; Nogueira, Isabela [UNIFESP]; Amorim, Vitor [UNIFESP]; Cinezi, Giuliana Rapp Rapp [UNIFESP]; Marques, Renan [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8397523106470083O contexto atual de pandemia e isolamento social tem afetado a sociedade muito além do cenário econômico. A conjuntura atual afeta também o meio escolar que tem se reinventado para continuar com as práticas formais de ensino e ter o melhor proveito dos temas propostos na BNCC. As barreiras entre educadores e educandos agrega desde a falta de acesso às tecnologias necessárias para o estudo remoto até a linha tênue entre manter o engajamento e interesse do aluno. Como solução temos usado uma linguagem mais simples, e abordagem não formal e criativa através de redes sociais para encorajar a participação em aulas remotas, facilitando a comunicação, divulgando o pensamento científico e acendendo o interesse dos educandos na área de ciências
- ItemAcesso aberto (Open Access)Impacto positivo e/ou negativo da utilização de tecnologias remotas no processo de ensino aprendizagem durante o período de pandemia: uma revisão de escopo(Universidade Federal de São Paulo, 2024-05-25) Barbosa, Diego Vinicius Cassiano; De Micheli, Denise; http://lattes.cnpq.br/2246867228137055; http://lattes.cnpq.br/5202483213224639O ano de 2020 trouxe consigo novos reflexos sociais ao Brasil, a partir do primeiro caso da nova corona vírus (Sars-COVID-19) no país, e seus respectivos impactos à nação. Sem precedentes históricos, a sociedade precisou rapidamente se adaptar à nova realidade global, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconizou uma série de medidas restritivas de isolamento impossibilitando que aulas presenciais continuassem vigentes em território nacional, culminando em uma reorganização no processo educacional, trazendo novas tendências e metodologias de ensino, visando a continuidade do processo pedagógico de ensino e aprendizagem que passou a ser ofertado de forma remota. Educadores, alunos, e seus responsáveis, precisaram se adaptar rapidamente à nova tendência, encontrando nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) os aparatos necessários à continuidade do ano letivo. Este estudo buscou compreender os possíveis desafios encontrados no processo de adaptação repentino, avaliando o impacto positivo e/ou negativo da utilização de tecnologias remotas no processo cotidiano de ensino-aprendizagem. Para tanto, esta investigação se deu a partir de uma revisão de escopo da literatura, buscando a partir das produções cientificas localizadas, responder à questão central da pesquisa. identificaram-se 16.029 artigos, desses, 10 foram selecionados, discutidos, e utilizados para a construção de categorias de análise. mesmo cientes de que todo tipo de aprendizagem é válido e considerável, a literatura nos remete a uma defasagem no processo educacional, gerando uma queda no nível de aprendizagem dos estudantes como consequência dos dois anos de ensino remoto em função da pandemia, com ênfase nos educandos em maior vulnerabilidade social.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Nível de atividade física dos estudantes da Unifesp - Baixada Santista em isolamento social associado a aulas em atividades domiciliares emergenciais e sua repercussão na coluna vertebral(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-24) Agustinho, Júlia Oliveira [UNIFESP]; Poletto, Patricia Rios [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7170962317109623; http://lattes.cnpq.br/8693541863734102; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo tem o objetivo de verificar as repercussões na coluna vertebral dos alunos da Universidade Federal de São Paulo, relacionadas à inatividade física, possivelmente advindas do isolamento social e o uso excessivo de dispositivos eletrônicos devido às aulas remotas. Este estudo possui caráter transversal analítico, realizado com estudantes da Universidade Federal de São Paulo que estavam em isolamento social e estudando através de aulas remotas adotadas por causa da pandemia de Covid-19. Foi solicitado ao voluntário que preenchesse um formulário constituído de 26 perguntas sobre a prática de atividade física, aulas remotas e uso de dispositivos eletrônicos, sono, estresse e sintomas como dor ou desconforto na coluna vertebral. Constatou-se que houve alta prevalência de dor lombar nos estudantes com exacerbação após o isolamento social, tendo como principal fator permanecer na mesma posição por longos períodos utilizando dispositivos eletrônicos para realizar atividades acadêmicas. O nível de atividade física foi reduzido, porém os estudantes mantiveram-se ativos através de plataformas online de exercícios, demonstrando a importância da tecnologia neste contexto.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Panorama do uso das tecnologias na rede estadual de SP - a comunicação e as atividades remotas na pandemia(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-29) Ribeiro, Beatriz Olegario [Unifesp]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5928916500490499O presente trabalho discorreu acerca da utilização das tecnologias na educação básica. Nosso objetivo foi descrever o panorama do uso das tecnologias na rede estadual de São Paulo para a comunicação e atividades remotas na pandemia. A natureza de estudo foi qualitativa, sendo o objeto de estudo o uso das tecnologias na pandemia no contexto da Rede Estadual de São Paulo. A principal fonte de dados foi a Secretaria de Educação de São Paulo (SEDUC-SP) e os dados analisados foram os documentos públicos (resoluções e orientações da SEDUC). A análise de dados foi realizada através da análise de conteúdo, dividindo-se em categorias e indicadores, a saber: (i) plataforma criada - Centro de mídia (app, website, canal YouTube e TV aberta); (ii) plataformas digitais já existentes (plataforma de compartilhamento, recursos de aula, plataformas para planejamento e gestão de aulas e meios alternativos de comunicação); (iii) formação tecnológica de professores (formação via tecnologia); (iv) disponibilização de recursos físicos (internet, equipamentos e material impresso); e (v) Outras iniciativas (aulas de recuperação, projeto de apoio à tecnologia e inovação, e envio de documentos frequentes). Pretende-se divulgar as ferramentas tecnológicas disponíveis na rede Estadual de SP e as iniciativas da SEDUC, no período de 2020 e 2021, contribuindo para o registro histórico desse período e para suporte a professores no uso das tecnologias no ensino remoto emergencial em futuros cenários de isolamento social/físico ou no ensino híbrido na educação básica. Os resultados indicaram que múltiplas ferramentas foram utilizadas, possibilitando maior adequação em cada contexto. Na rede estadual, mesmo com a definição de uma única plataforma - o CMSP - para transmissão de aulas e disponibilização de conteúdos, ainda assim surgiram dificuldades de acesso e de manipulação do aplicativo. O que levou a uma grande procura por atendimentos presenciais nas escolas para buscar informações e esclarecimentos gerais, sendo necessário outras iniciativas como distribuição de materiais impressos, entre outras.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Práticas educativas na pandemia da COVID-19: sentidos e significados do trabalho remoto para professores universitários(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-26) Souza, Mariana; Martins, Edna; http://lattes.cnpq.br/1795407379797629; http://lattes.cnpq.br/5298396121056827A pandemia do Covid 19 alterou as relações humanas no mundo inteiro, além de ocasionar sérios impactos na educação brasileira. As práticas educativas foram alteradas de forma sistêmica em todo o território nacional, desde a educação básica até o ensino superior com desdobramentos que impactaram as interações entre discentes e docentes durante o percurso do ensino remoto. Nessa perspectiva, essa pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos e significados do trabalho remoto na percepção de professores universitários, com relação às experiências de ensino/aprendizagem em ambiente virtual vividas no período pandêmico Para alcançar nosso objetivo, utilizamos metodologia de caráter qualitativo exploratório a partir de entrevistas semiestruturadas com professores(as) universitários da área de humanidades de uma Universidade pública de São Paulo. A análise de dados foi conduzida a partir da abordagem histórico-cultural de Vigotski. Os achados da pesquisa nos dão pistas para o debate sobre processos de ensino e aprendizagem que respeitem os limites humanos no que tange a qualidade de vida dos professores e alunos, sobretudo na compreensão desses processos organizados a partir do respeito às necessidades de interação social, e as formas de estar e construir conhecimentos na presença do outro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os principais impactos da pandemia de Covid-19 na trajetória acadêmica dos graduandos da área da saúde Unifesp - Campus Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo, 2022-06-15) Dantas, Zilmara de Souza [UNIFESP]; Poletto, Patricia Rios [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7170962317109623; http://lattes.cnpq.br/7048619262997141Em 2020, em razão da pandemia do Covid-19, os estudantes passaram a vivenciar o distanciamento social como protocolo de segurança, e as instituições de ensino, a desenvolver suas atividades acadêmicas por meio do ensino remoto emergencial. Partindo desse contexto, a pesquisa teve como objetivo analisar os principais impactos da Pandemia de Covid-19 e suas influências na trajetória acadêmica dos graduandos da área da saúde Unifesp- campus Baixada Santista entre os anos de 2016 a 2021. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, contendo também dados quantitativos, com base interpretativo-descritiva. Como instrumento para a coleta de dados, foi aplicado questionário online. Na primeira parte do estudo foi analisado o perfil do estudante do campus Baixada Santista e, na segunda parte, buscou-se conhecer o impacto da pandemia na vida pessoal e acadêmica dos estudantes e a efetividade da aprendizagem por meio das tecnologias da informação e comunicação no ambiente remoto de aprendizagem. A análise dos dados revelou as dificuldades envolvendo a aprendizagem no contexto pandêmico com o sofrimento psíquico decorrentes da pandemia e isolamento social, a sobrecarga de tarefas domésticas e acadêmicas e piora na condição financeira familiar. A necessidade de aprimoramento docente quanto à didática para ensino remoto, as dificuldades de adaptação ao modelo remoto como excesso de tempo de tela, local inadequado de estudos e sensação de despreparo na formação foram apontadas como desafiadores aos estudantes. A maior integração professor-aluno, aulas gravadas, flexibilidade de horário e o desenvolvimento da autonomia para os estudos foram reconhecidos como pontos positivos do ensino remoto, tornando a aprendizagem mais efetiva. Como contribuição, por meio dos relatos dos participantes, o estudo traz reflexões para melhorias no que se refere ao retorno presencial e as adaptações necessárias quanto às lacunas e potencialidades do ensino remoto vivenciadas pelos estudantes no período pandêmico da Covid-19.
- ItemRestritoRepercussões da pandemia de COVID-19 e do isolamento social para o desenvolvimento infantil: reflexões a partir de perspectivas de pais sobre crianças em idade escolar(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-09) Martins, Thaís Mancini [UNIFESP]; Roman, Marcelo Domingues [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0228792315328026; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A pandemia de COVID-19 chegou ao Brasil em meados de março de 2020, fazendo com que fossem tomadas medidas para conter a transmissibilidade do vírus, como o estabelecimento da quarentena e do isolamento social. Dessa maneira, as escolas tiveram suas atividades presenciais suspensas e o ensino remoto foi então inserido na rotina das famílias. Sabendo que o isolamento social pode acentuar ou desencadear algumas dificuldades funcionais e comportamentais nas crianças, este trabalho visa avaliar e analisar o impacto da pandemia, do isolamento social e do ensino remoto para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de crianças que se encontram em idade escolar. A pesquisa foi realizada com famílias que pudessem trazer diferentes perspectivas, buscando-se então filhos em diferentes faixas etárias. Foi feita a aplicação de formulário de perguntas por meio da plataforma Google Forms e a realização de entrevistas semiestruturadas por meio da plataforma Google Meet, utilizando-se o método qualitativo para a análise. Os resultados mostram que, embora ainda não seja possível mensurar esses impactos e suas consequências a longo prazo, as perspectivas dos pais e mães servem de alerta e sugerem que essas mudanças afetaram o desenvolvimento de seus filhos de maneiras distintas para cada faixa etária. Além disso, também ficou evidente o quanto é difícil para a família substituir a função da escola dentro de casa com o ensino remoto, mostrando que a pandemia tem sido um evento estressor de extensa duração que trouxe e ainda trará inúmeras consequências para a sociedade como um todo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Significações atribuídas por professores da rede municipal de ensino de São Paulo para a formação continuada realizada em tempos de pandemia(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-29) Miyano, Luciana [UNIFESP]; Cericato, Itale Luciane [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1016528248229857; http://lattes.cnpq.br/7044443928271146Este estudo objetiva compreender as significações atribuídas por professores às iniciativas de formação continuada para a implementação do ensino remoto no período da pandemia de Covid-19. O ensino remoto foi uma das escolhas adotadas pela Rede Municipal de São Paulo para possibilitar a continuidade dos processos de ensino-aprendizagem. A formação dos professores é vista nesse contexto como condição sine qua non para a efetivação da iniciativa, visto tratar-se de situação inédita, exigindo dos docentes saberes e ferramentas tecnológicas desconhecidas por muitos no cotidiano escolar. Analisar sob o olhar e a voz desses profissionais o modo como significam as experiências formativas para a reorganização do trabalho pedagógico e a implementação do ensino remoto, em decorrência da suspensão das atividades presenciais, é, do ponto de vista social e científico, relevante, uma vez que, além de constituir-se como um registro do momento histórico vivido e como pessoas e sistemas reagiram a ele, contribui para entender em que medida o significado social da formação continuada corresponde ao sentido pessoal atribuído a essa atividade pelo professor e se sua realização atende aos motivos e necessidades desse profissional no citado contexto. Dessa forma, torna-se essencial investigar quais necessidades foram despertadas nos professores e se a formação continuada contribuiu para a reconfiguração do trabalho pedagógico. Para cumprir com esse propósito, este estudo está pautado por uma abordagem qualitativa tendo como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e informações documentais. A análise das entrevistas ocorreu mediante o procedimento dos núcleos de significação com foco nas categorias sentido e significado, necessidades e motivos. As conclusões apontam que para os professores, houve uma ruptura entre o significado social da formação continuada e o sentido pessoal conferido a essa atividade. Desse modo, há uma cisão entre os motivos e os fins dessas ações, gerando sofrimento psíquico aos docentes. Contraditoriamente, indicam elementos reveladores de possibilidades para a reconfiguração do trabalho pedagógico por meio do estabelecimento de relações dialógicas e colaborativas que resistem à fragmentação entre o significado e o sentido pessoal atribuído à atividade de formação continuada.