Navegando por Palavras-chave "Linguística"
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- ItemSomente MetadadadosAvaliação da linguagem oral em indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: variáveis narrativas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Beltrame, Jessica Monique [UNIFESP]; Perissinoto, Jacy [UNIFESP]Objetivo: Caracterizar a narrativa de individuos com Transtorno de Deficit de Atencao/Hiperatividade (G-TDAH) segundo tipologia e gravidade de sintomas. Metodos: (CEP/UNIFESP:01046/08) Foram avaliados: individuos do G-TDAH, advindos da Unidade de Psiquiatria da Infancia e Adolescencia (UPIA) do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/HSP), e individuos do Grupo Controle (GC), advindos de escolas da regiao. Entraram para o G-TDAH individuos que receberam confirmacao do diagnostico de TDAH por equipe multidisciplinar. O GC foi avaliado da mesma forma do G-TDAH para exclusao do do diagnostico patologico. Foram excluidos da pesquisa individuos com QI menor que 80 ou que apresentassem outras questoes que comprometessem o desempenho cognitivo. Os individuos do G-TDAH nao poderiam ter sido medicados em qualquer momento da vida. Para a inclusao foi necessaria a construcao da narrativa oral (N G-TDAH=64 e N GC=28). O material de pesquisa foi a sequencia de figuras oA pedra no caminhoo (Furnari, 1988), sendo avaliada quanto: mencao aos eventos, uso de classes morfologicas e uso de pausa. Para a caracterizacao do G-TDAH e para a estimativa da gravidade de sintomas foram aplicadas: K-Sads-PL (Brasil, 2003) e Snap-IV (Mattos, et al., 2006) respectivamente. Resultados: Quando comparado os resultados dos individuos do G-TDAH com os do GC, os grupos diferiram sutilmente com G-TDAH fazendo: menos mencoes aos eventos da historia (evento 5), menor uso de preposicao e numeral e maior uso das pausas de tamanho 1 segundo ate 1,5 segundos. Da divisao do G-TDAH nos grupos clinicos, entre eles nao houve diferenca, porem na comparacao com GC: os tipos combinado e desatento diferiram em uso de numerais (G-TDAH combinado usa menos) e tamanho medio de pausa (G-TDAH desatento precisa de maior tempo medio). A gravidade de sintomas influenciou negativamente a mencao a eventos (Evento 2), negativamente uso de numerais, e positivamente uso de pausas. Discussao: A forma diferenciada de narrar pelo G-TDAH indica uma dificuldade: no estabelecimento de plano de metas, na selecao de elementos sintaticos, inclusive os de referencia anaforica e de coerencia, e na atividade narrativa propriamente dita, ficando claro inclusive no uso em maior quantidade de pausas menos fluentes (maiores que 500 milisegundos). As diferencas podem ser justificadas pela forma de processamento cognitivo dos individuos (Flory, et al., 2006; Barkley, 2008).Ha dificuldades relacionadas tanto aos diagnosticos de desatencao e gravidade de sintomas desatentos, quanto relacionadas ao diagnostico de hiperatividade/Impulsividade e mesma gravidade de sintomas que indicam diferencas entre os grupos e que podem ser de relevancia para a clinica. Conclusao: Na tarefa de narracao, atividade superior e complexa, individuos com TDAH apresentam comportamento sutilmente diferenciado, limitando a producao oral quanto aos elementos estruturais. As variacoes narrativas seriam influenciadas por problemas na sustentacao da atencao e na presenca de sintomas hiperativo/impulsivos
- ItemAcesso aberto (Open Access)Competências sintáticas no 2º ciclo do Ensino Fundamental: proposta de avaliação(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-12-21) Costa, Mariana de Oliveira [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4265004102490366; http://lattes.cnpq.br/9808260276829805; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Purpose: To elaborate an assessment instrument of syntactic competences, to analyze their internal consistency and investigate latent factors of correlation, responsible for the variability of answers, in the different tasks that evaluate the syntactic complexity and linguistic productivity in the 4th and 5th year of the Elementary School. Methods: 113 typical schoolchildren (55.7% girls) aged from 9 to 11,1 years old (M = 9.5, SD = 0.6), regularly enrolled in 4th (N = 59.3%) and 5th (N = 40.7%) grades of Elementary School, from public school in São Paulo City. All were evaluated for auditory discrimination, auditory processing (simplified assessment), short-term and working phonological memory, expressive vocabulary and oral sentence complementation, which was elaborated with 30 main adverbial subordinate clauses (causal, consecutive, conditional, adverbial, concessive, proportional, temporal) tested for validation. Three judges evaluated the correctness and error of 3390 responses of the students. Data were analyzed by Kappa coefficient of Fleiss (= 0.6), Cronbach's Alpha coefficient (= 0.4) and factorial analysis with a Phi coefficient (= 0.7) as principal component method. Results: Judges concordance was high for items F2, F5, F6, F16, F21 and F25. The Kappa values indicated that there was no internal consistency in each adverbial category of the subordinate clauses. According to the factorial analysis, items F11, F12, F14, F15, F17, F18, F19, F28 dominated the first factor, indicating that they were correlated by the same latent factor, which accounted for 12% of the 68.1%. Conclusion: The concordance between the speech therapists judges was high, there was, the test items were not correlated within the same grammatical category and the use of the subjunctive mode in the complementary response to the main sentence seems to be a latente fator which drives the response variability of the students.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os ethé discursivos da cena enunciativa jurídica cível: uma análise da petição inicial, da contestação e da sentença no processo civil(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-02-28) Souza, Fernando Leandro De [UNIFESP]; Silva, Sandro Luis Da [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThe present work aims to analyze the constitution of the discursive ethos, as conceived by Maingueneau (2008, 2013, 2015, 2018), in the civil legal enunciative scene. It is part of the research line “Language in new contexts” of the Postgraduate Program in Letters at the Federal University of São Paulo and adds to the linguistic studies the discourse analysis of the legal field. To this end, it conducts a qualitative analysis of an initial application, a challenge and a sentence, which make up the same lawsuit in the civil area, within an ordinary procedure. These three documents constitute the research corpus. Through the intersection of thoughts of the Discourse Analysis theorists, especially those of the French line, the aim is to analyze the linguistic-discursive resources used for the constitution of the enunciator's discursive ethos in the three mentioned speech genres and the degree of interference that these resources exert in the adhesion of the recipients. It starts with the hypothesis that the enunciators work to transmit a good image of themselves, in search of a specific objective, and that some individuals who assume certain discursive roles see the need to transmit a distinct image of themselves as an obligation, as those belonging to the discursive fields of law. Allied to the study of ethos, we intend to investigate the scenes of enunciation, theorized by Maingueneau (2015), namely the encompassing scene, the generic scene and the scenography, in order to situate the chosen genres within the discursive universe to which they belong, as well as studying polyphony, under the same author's view, to understand the use of the authority argument, and to discourse on the institutional ethos, to understand the relationship of symbolic exchanges between individuals who assume the discursive roles surrounding the elected genres and their respective institutions. The results show a preference for erudite, solemn, eloquent and combative ethé, among others, belonging to the stereotypes of judge and lawyer, marked by argumentative linguistic resources, abuse of pronouns of treatment, appreciation of pompous language, polyphonic appeal to voices of authorities outside the utterances and by the deliberative language.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Fundamento Do Especulativo: Hegel E O Conceito Como Vida, Seu Desenvolvimento Na Linguagem E Sua Realização Nas Primeiras Formas Sociais.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-12-18) Lion, Thiago Ferreira [UNIFESP]; Rosa Filho, Silvio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This Work Aims To Demystify Hegel's Theory And Present The Concrete Foundation Of Speculative Thought. It Is Analyzed Here Not As Mere Thinking, But As An Effective Unfolding Of The Contradiction Which Is Its Condition Of Existence. It Begins With The Living Being With Its Dialectic Between Body And Abstraction (Life), And After Deals With The Development Of Perception And Then Enters Into The Analysis Of The Understanding Operating As A System Of Linguistic Value. Finally We Will See These Forms In Action In The Early Social Structures. Dividing These Moments It Becomes Possible To Isolate Aspects Of Hegel's Theory And To Compare Them With Central Developments Of Specific Theories Of Each Of These Areas (Mainly Of Aristotle, Marx, Saussure, Jakobson, Lacan, Freud, Mauss, Durkheim And Lévi-Strauss). It Makes It Easier Not Only To Dispel The Accusations Of Mysticism But Also To Glimpse How Hegel's Thought Could Anticipate So Many Aspects Of Later Theories.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Habilidades metalinguísticas de escolares nascidos com baixo peso inseridos no sistema municipal de ensino de Embu das Artes(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-01-02) Pessoa, Rebeca Rodrigues [UNIFESP]; Perissinoto, Jacy [UNIFESP]; Isotani, Selma Mie [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3463954864031440; http://lattes.cnpq.br/6591561982003926; http://lattes.cnpq.br/8915734926980779; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Caracterizar habilidades metalinguísticas, expressivas e receptivas, de nascidos com baixo peso, inseridos na rede de ensino municipal de Embu das Artes. Métodos: Estudo retrospectivo, transversal, caso-controle de 378 escolares, de 5 a 9,9 anos, de ambos os sexos, da rede municipal de ensino de Embu(SP). Grupo Pesquisa (GP) de 210 escolares, nascidos com peso inferior a 2500g. Grupo Controle (GC) de 168 escolares, nascidos com peso maior ou igual a 2500g. Por meio do Test of Language Competence, os grupos foram comparados quanto às habilidades de: reconhecer e interpretar verbalmente sentenças que contenham ambiguidade; fazer inferências a partir de uma cadeia de eventos; recriar sentenças em determinado contexto; e compreender linguagem figurada em expressões idiomáticas ou metafóricas. Consideraram-se variáveis de interesse: idade e gênero das crianças; idade e escolaridade maternas. Realizaram-se análises estatísticas: descritiva para a caracterização da amostra e pontuação por grupo; t-Student para a comparação entre as pontuações totais de cada habilidade/subteste); Qui-quadrado para comparação por itens de cada subteste; e regressão mútipla para análise das variáveis intervenientes. Resultados: o GP teve menor pontuação em sentenças que continham ambiguidade, quando comparado ao GC. Para recriar sentenças e compreender linguagem figurada, o GP teve pontuação menor do que o GC em itens isolados. Não houve diferenças entre os Grupos quanto à habilidade de fazer inferências. Na análise de regressão múltipla, no GC a idade atual da criança foi fator preditor para todas as habilidades metalinguísticas medidas e o peso ao nascer foi variável preditora na realização de inferências. No GP, a idade da criança foi fator preditor para a interpretação de ambiguidades, atos de fala e compreensão da linguagem figurada e o fator escolaridade da mãe interferiu positivamente nas habilidades de Realização de Inferências, Atos de Fala e Compreensão de Linguagem Figurada. O fator idade gestacional de 28 a 31 semanas interferiu negativamente nas habilidades de Realização de Inferências. Conclusões: O GP teve menor pontuação do que o GC para habilidades de Ambiguidades no total e em item específico. Para Atos de Fala, o GP foi pior que o GC no número de palavras-alvo, específicas. Para Compreensão da Linguagem Figurada, o GP respondeu errado à determinada expressão idiomática. O fator idade atual da criança interferiu positivamente no GC, para todas as habilidades, e no GP, para interpretação de Ambiguidades. O fator escolaridade da mãe interferiu positivamente no GP para as habilidades de Realização de Inferências, Atos de Fala e Compreensão de Linguagem Figurada. O fator idade gestacional de 28 a 31 semanas interferiu negativamente nas habilidades de Realização de Inferências.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um julgamento de concretude de palavras(Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012-01-01) Calais, Lucila Leal [UNIFESP]; Lima-Gregio, Aveliny Mantovan; Arantes, Pablo; Gil, Daniela [UNIFESP]; Borges, Alda Christina Lopes de Carvalho [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade de Brasília Programa de Pós-graduação em Linguística; Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Letras Programa de Pós-graduação em Estudos LinguísticosPURPOSE: To describe the judgement of the concreteness of a set of 162 Brazilian Portuguese words, prior to the elaboration of a speech recognition test, as well as to verify the influence of variables such as the frequency of occurrence of the words and age and undergraduate program year of the participants on the concreteness ratings. METHODS: Fifty undergraduate Speech-Language Pathology and Audiology students from a public university rated the concreteness of a set of 162 words using a seven-point scale where the lowest concreteness degree was represented by number one and the highest by number seven. Participants were free to choose any number in the scale. RESULTS: The results showed a tri-modal distribution of values, suggesting the classification of three categories, according to the concreteness rating. The low concreteness category ranged from 1.76 to 3.45; the medium concreteness category, from 3.46 to 4.95; and the high concreteness rating, from 4.96 to 6.70. Positive correlation was found between the concreteness rating and the coefficient of variation, whereby the higher the rating attributed to a word, the lesser variation in the responses. No significant correlation was found between concreteness ratings and the frequency of occurrence of words. The influence of age and undergraduate year was significant for some correlations. CONCLUSION: Results showed three concreteness categories, and suggest that concreteness can be considered an independent attribute of words, since their frequency of occurrence, as well as participants' age and undergraduate program year did not influence the ratings attributed. The words classified in the high concreteness category were subsequently used for the elaboration of a speech recognition test.
- ItemSomente MetadadadosUma proposta de caracterização da linguagem oral de jovens adolescentes(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1983) Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; Albernaz Filho, Paulo Mangabeira [UNIFESP]