Navegando por Palavras-chave "Políticas"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma análise documental da política nacional de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma perspectiva do município de Santos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-04) Kaiti, Bianca [UNIFESP]; Silva, Maria Liduina de Oliveira e [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8772472007007461; http://lattes.cnpq.br/2123714238458444; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Lei nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012, que Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um documento que delimita os direitos dessa população, além de ser utilizado como base para a construção de políticas públicas e efetivação de serviços que abrangem a essa população. Ademais, além da Política Nacional, há também a existência de políticas específicas para as pessoas com TEA focalizadas nos municípios, como é o caso da Lei Ordinária nº 3.280 de 8 de julho de 2016, que institui, no âmbito do município de Santos, políticas públicas para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com autismo. Este documento assegura uma série de direitos para as pessoas com TEA em diversas áreas no município de Santos, como saúde, educação, assistência social, moradia, dentre outras. No entanto, sabe-se do abismo existente entre o que está posto na política e o que é viabilizado de fato, tanto por uma questão de insuficiência de serviços, quanto por falta de recursos humanos e/ou limitações da sociedade civil que acabam por disseminar atitudes que violam esses direitos. Dessa maneira, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizará uma análise documental sobre a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e a Lei ordinária nº 3.280, verificando suas efetivações no âmbito do município de Santos, efetuando também um mapeamento dos serviços existentes para atendimento a essa população tanto de uma forma específica (caracterizada por serviços que atendem somente a essa população), quanto por outros equipamentos que atendem a população em geral, mas que viabilizam direitos específicos das pessoas com TEA.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação de jovens e adultos e analfabetismo: um estudo léxico-enunciativo dos artigos publicados no jornal O Estado de São Paulo (2002-2013)(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Andrade, Camila Bezerra [UNIFESP]; Lopes, Marcia Cristina Romero [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1851257666639782; http://lattes.cnpq.br/3291975066958491Este trabalho propõe-se a analisar as escolhas lexicais e agenciamentos enunciativos observadas em artigos, reportagens, notícias e editoriais do jornal O Estado de São Paulo, no período compreendido entre 2002 e 2013, na abordagem de temas relacionados à Educação de Jovens e Adultos e ao analfabetismo. O objetivo consiste em compreender o modo como esta fonte jornalística se posiciona sobre o conteúdo que veicula para a sociedade brasileira. Examinamos, ainda, como esses posicionamentos refletem na imagem perpetuada pelo jornal acerca da população com pouca instrução. O estudo é desenvolvido a partir da compreensão da história da Educação de Jovens e Adultos e da maneira pela qual o analfabetismo e questões a ele relacionadas são apresentadas pelos textos, com especial atenção ao agenciamento de palavras a partir das quais os enunciados jornalísticos se constituem.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Narrativas: utilização na pesquisa qualitativa em saúde(Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 2008-12-01) Onocko Campos, Rosana Teresa; Furtado, Juarez Pereira [UNIFESP]; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The present bibliographic review followed a path through several chains of thought concerned with studying narratives. Some classical studies on narrative structure with origins within literature, history, communications theory and psychoanalysis were analyzed with the aim of exploring whether their categories and concepts would be methodologically applicable to qualitative health-related research. In the conclusions, the potential for using narratives to study situations in which there is interest in mediations between experience and language, between structure and events, between subjects and collective groups or between memory and political action are highlighted. These are questions that traditionally are of interest within Brazilian public health with regard to the field of Policy, Planning and Management.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Notas, corpos, ouvidos no SUS(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Indalécio, Carla Cristina Dias [UNIFES]; Henz, Alexandre de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8635317893278680; http://lattes.cnpq.br/4482611552993849Esta pesquisa tenta cartografar sonoridades que se constituem em mundos de produção de saúde do SUS. Trata-se de uma cartografia implicada com a produção de narrativas verossímeis, escritas de mundos sonoros, encontros quaisquer que atravessam as itinerâncias entre algumas unidades de saúde do Município de Santos. Em uma delas, como parte do quadro administrativo, as escutas se dão em situações que envolvem recepção, reuniões de equipe e encontros em rodas de música; nas outras (que abrangem Abrigos, Unidades Básicas de Saúde, entre outras) há encontros musicais com violão e voz. Na experiência de tocar e cantar junto, mas também ao experimentar outras musicalidades espraiadas nos grupos e coletivos, percebi corpos sonoros, algo que frequentemente escapa - interfere continuamente, é frequentemente naturalizado – e fica suspenso, pede passagem. Nesses encontros, questões e problemas disparam e se impõem constantemente, atravessados por piscinas de silêncio, musicas-ruídos-protestos, oscilações entre bem-estar e mal-estar, em um jogo infra, sub de moléculas sonoras em ambientes de recepção, negociações de fila, gritos que teimam em viver; falas sampleadas, olhares, notas sutis, além das emitidas pela voz e pelo violão que criam episódicas e reversíveis centelhas, instalações do comum. Pensar os espaços-tempo de produção de saúde-doença desde uma perspectiva sonora e transcriar em narrativas as sonoridades desses mundos: quais os agenciamentos possíveis, como os corpos sonoros envolvidos nesses espaços operam, devolvem, recebem, são atravessados por esses sons? Corpouvidos: é disso que trata esta investigação. Perambulei, ouvi - só e em bando - tateei muitos casos e vozes e apostei na composição de escritas verossímeis, processo de audições que avançaram, recuaram, rebobinaram a cada instante, em interferências; sons transcriados em imagens. Não se tratou de representar a realidade, tampouco histórias com início, meio e fim, com promessas de resolução de problemas, mas trechos, pedaços, samples, fragmentos, recortes de uma realidade crível; um conjunto aberto que coloca um campo problemárico e pode, com sorte, suscitar questionamentos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Pesquisar com o pesquisar itinerário entre afetos, éticas e políticas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-05) Sanda, Gabriel Akira [UNIFESP]; Henz, Alexandre de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8635317893278680; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este escrito analisa éticas, políticas e afetos implicados com os gestos de pesquisa através de conversas com pesquisadores, inferências e problematizações. Uma das hipóteses é que o senso comum tende a tomar os gestos de pesquisa como guiados pela consciência, a racionalidade e pelas ideias de melhoramento e descoberta. Com os problemas produzidos e o campo de análise emergiram outras camadas ético-afetivo-políticas, mesmo que apenas tangencialmente referidas nas conversas e que foram ganhando força com os desdobramentos da investigação. Um dos movimentos deste escrito foi a discussão sobre como esta pesquisa acerca do pesquisar foi desdobrada, com interrupções no processo de escrita e tensões com a chamada escolha do tema de investigação etc. Ao longo do estudo foram abordadas questões como a análise da implicação, a questão das generalidades e singularidades, os eventos disparadores, a noção de perspectivismo e interpretação (o que podemos aprender com a pesquisa com animais), a ideia de pesquisa como caixa de ferramentas e utilitarismo, e também a questão da falha, do vazio e do disfuncionamento. Essas linhagens de problemas foram um tateamento inicial, fragmentário, errático, pequeno arrastão e exploração de forças que parecem marcar certas pesquisas e pesquisadores. Um itinerário que tentou jogar com mais elementos, inquietações e processos em mim que raramente receberam uma atenção menos cansada e podem interferir nos ditos resultados e análises imperceptivelmente
- ItemAcesso aberto (Open Access)Políticas de fomento à ciência, tecnologia e inovação em saúde no Brasil e o lugar da pesquisa clínica(Abrasco, 2017) Tenorio, Marge; Mello, Guilherme Arantes [UNIFESP]; D'Avila Viana, Ana LuizaThe purpose of this article is to highlight a number of underlying issues that may be useful for a comprehensive review of the management of Health-Related Science, Technology and Innovation policies (ST&I/H), and its strategies and priorities. It is an analytical study supported by an extensive review of the technical and journalistic literature, clippings, legislation and federal government directives. The results show that the Healthcare Production Complex undeniably and increasingly needs science to maintain itself. One may infer that a framework of institutional milestones is being built in Brazil, to strengthen, guide and encourage Research and Development, and that clinical research creates scientific knowledge to address public healthcare issues by generating new inputs or enhancing existing techniques, processes and technologies that will be produced, marketed and used in the different segments, thus feeding the Healthcare Productive Complex.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A tutoria no programa de educação pelo trabalho para a saúde: concepções e práticas(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-16) Costa, Andrea Ribeiro da [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9347541615414055; http://lattes.cnpq.br/7784701471386641; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) se insere no rol das políticas indutoras da formação, no âmbito das parcerias interministeriais da saúde e educação, no Brasil. O programa apresentou dez versões temáticas em áreas estratégicas do Sistema Único de Saúde (SUS), incorporando pressupostos para contribuir para o avanço de processos formativos, comprometidos com a dinâmica de vida da população e com as necessidades do cuidado em saúde. Este estudo objetivou analisar a Tutoria no PET Saúde da Universidade Federal do Pará, na visão dos tutores. Recorremos a uma combinação de métodos com abordagens quantitativa e qualitativa para a produção e análise dos dados. Participaram da pesquisa 27 tutores com respostas no formulário e questionário, e destes, 15 com narrativas escritas. A análise dos documentos oficiais do programa situa a Tutoria como facilitadora do processo de desenvolvimento acadêmico do PET Saúde, com valorização dos percursos formativos e experiências acadêmicas do docente. O perfil dos tutores se revela em um grupo com trajetória na instituição envolvida com pilares das mudanças formativas e com a integração ensino-serviço-comunidade. As motivações para a tutoria são inerentes à oportunidade de aprendizados para a prática docente, conhecimento das necessidades do curso, bem como identificação com as temáticas das políticas indutoras. O conjunto de papéis desenvolvido e as práticas revelam a Tutoria como um espaço favorável ao comprometimento e cultivo das induções formativas no ensino superior em saúde e ao fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade, no âmbito do SUS, facilitado pelas responsabilidades didático-pedagógica, social e profissional dos tutores. Para as versões futuras do programa, os participantes sugerem ampliação do número de tutores e preceptores e a inclusão de suas propostas e vivências nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação. Valida-se assim, a Tutoria como uma atividade que incorpora e valoriza a experiência profissional e de docência e que analisa as práticas com vistas às mudanças formativas. Considera-se, portanto, uma atuação para além de sua prática didática habitual, favorecendo uma sinergia entre os mundos do ensino e do trabalho, em prol de benefícios a serem compartilhados entre os mesmos e do cultivo de elementos de mudanças formativas, previstas no PET Saúde.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os usuários e a transição tecnológica no setor de saúde suplementar: estudo de caso de uma operadora de plano de saúde(ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 2013-01-01) Meneses, Consuelo Sampaio [UNIFESP]; Cecilio, Luiz Carlos de Oliveira [UNIFESP]; Andreazza, Rosemarie [UNIFESP]; Araújo, Eliane Cardoso de [UNIFESP]; Cuginotti, Aloísio Punhagui [UNIFESP]; Chioro, Arthur [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Metropolitana de SantosThis paper presents the results obtained from qualitative research conducted with a group of users involved in Case Management, a program which was developed by a company of a medical group to provide healthcare for patients in situations of high vulnerability. The study sought to create a perspective in which the experience of the user, instead of representing merely additional or superimposed information upon the quality of services, is considered an inherent part of the arrangement under scrutiny, with the ability to highlight its internal qualities and contradictions. The results show how patients attribute high value to the healthcare they receive, with special emphasis on the bond that is created with the health team in charge, even when contact is only by telephone. Simultaneously, they are able to perceive the double-sided aspect presented by the regulation/assistance model found in the technological arrangement at issue, notably in relation to the prominent role played by the economic bias towards cost reduction - which lies in the forefront of its operationalization - and the final impact it has upon the final quality of healthcare.