Núcleo de Educação Infantil (NEI)
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- ItemAcesso aberto (Open Access)50 anos da Paulistinha (1971-2021): conquistas, memórias e desafios(Pedro & João Editores, 2022-11-11) Silva, Dilma Antunes [UNIFESP]; Nascimento, Ana Paula Santiago do [UNIFESP]; Breda, Bruna [UNIFESP]; Silva, Nádia Massagardi Caetano da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9961242002156872As comemorações dos 50 anos do Núcleo de Educação infantil – Escola Paulistinha de Educação, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), representam um importante momento de fortalecimento e publicização das atividades de ensino, pesquisa e extensão desta unidade educacional, bem como representam a possibilidade de resgatar memórias, reescrever sua história e projetar o futuro, enquanto, no presente, se batalha pela realização de uma educação pública de qualidade. Parafraseando Itani (2003), celebrar esse momento, apesar das incertezas, das dificuldades e dos grandes e inúmeros desafios, significa constituir espaços para a produção de discursos, sentidos e significados sobre a educação e cuidado de bebês e crianças, e para a partilha de experiências coletivas significativas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Anais do II Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação da Infância: a educação como (re) existência(2022) Nascimento, Ana Paula Santiago do [UNIFESP]; Breda, Bruna [UNIFESP]; Silva, Dilma Antunes [UNIFESP]; Silva, Nádia Massagardi Caetano da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7554373389118020O “II Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação da Infância: a educação como (re)existência" será realizado totalmente online, nos dias 23, 24 e 25 de setembro. Emerge do “I Encontro de Práticas, Pesquisas e Formação de profissionais da Educação Infantil: infâncias e democracias”, realizado em 2017 e, idealizado em formato de Congresso na edição seguinte, em 2019, com o tema “Professora sim, tia não!”. No momento em que o II Congresso de Práticas e Pesquisas em Educação da Infância é organizado vivemos um contexto atípico, que justifica seu formato virtual, e afeta de forma contundente a escola e a educação das crianças como um todo. Com escolas fechadas há mais de um ano para a contenção da crise sanitária, a educação tornou-se foco de muitas discussões, seja em função dos direitos das crianças de acesso à educação, seja pelas necessidades das famílias de compartilharem o cuidado de seus filhos. Entre a essencialidade da vida e a essencialidade da educação, o que podemos vislumbrar para a área quando findar a crise sanitária? Nesse sentido, trazemos a perspectiva da educação como (re)existência, com o intuito de possibilitar momentos de diálogo e reflexão sobre práticas pedagógicas e pesquisas, com enfoque na problematização da docência, na precarização e profissionalização do trabalho com a infância na escola, bem como problematizar o lugar da escola e da educação nesse contexto de crise sanitária. Buscaremos contribuir com a formação docente, qualificando a prática em diálogo com os estudos da área e marcando o lugar imprescindível de professoras e professores no desenvolvimento e aprendizagens das crianças.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Anais do III Congresso de Práticas e Pesquisas na Escola da Infância(UNIFESP, 2024-05-22) Ruiz, Gabriel Valim Alcoba [UNIFESP]; Nascimento, Ana Paula Santiago do [UNIFESP]; Breda, Bruna [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1796745085454542O "III Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação da Infância: Desigualdade e Diferença" será realizado presencialmente nos dias 28, 29 e 30 de setembro. Para o III Congresso de Práticas e Pesquisas em Educação da Infância, trazemos a perspectiva da educação como o espaço da diferença no qual é possível refletir, discutir, vivenciar jeitos de ser e estar neste mundo e, dentro desta perspectiva de respeitar, se relacionar e aprender com o outro que é único e desta forma diferente, garantidos os direitos de aprender, de existir, de (con)viver.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cartas de quem ousa educar: narrativas de práticas na escola da infância(Pedro & João Editores, 2024-10-21) Araújo, Thaise Vieira de [UNIFESP]; Pito , Juliana Diamente [UNIFESP]; Quintal, Tânia Maria Massaruto de [UNIFESP]; Camargo, Andréia Regina de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7417720580937774O presente livro é composto por cartas escritas por profissionais da educação que lutam cotidianamente para a construção de uma educação da infância democrática e de qualidade para bebês e crianças mundo afora. Busca inspiração na obra “Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar”, do educador Paulo Freire que nos lembra que educar é um ato de ousadia, afirmando assim o papel de educadoras e educadores que ousam educar enquanto uma experiência revolucionária e transformadora.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Docência na creche: contradições e enfrentamentos(Revista Periferia, 2021-09) Nascimento, Ana Paula Santiago do [UNIFESP]; Rodrigues, Claudia Meire; Silva, Dilma Antunes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7554373389118020Discute como as pesquisas da área de educação vêm tratando as funções docentes nas creches do país. Resulta de um levantamento de trabalhos (teses, dissertações e artigos publicados em revistas e em anais de congresso) produzidos entre os anos de 2015 e 2021, que objetivou identificar questões referentes à identidade, formação docente (inicial e continuada) e à relação entre educação e cuidado, entendendo que essas três categorias podem revelar como a área vem trabalhando com a existência de diferentes profissionais, com e sem formação específica, responsáveis por garantir o direito à educação de bebês e crianças pequenas em instituições educacionais. A Como resultado, identifica-se que a temática aqui abordada não é focalizada na maioria dos estudos. Embora haja significativo número de trabalhos que indiquem a coexistência de profissionais sob diferentes cargos atuando na educação infantil, estes não problematizam aspectos como: possível hierarquização do trabalho pedagógico, divisão de tarefas, consequências para as crianças; clima escolar; valorização das autoimagens profissionais etc. São poucos os trabalhos que tratam explicitamente da coexistência, no mesmo ambiente, de docentes e outras profissionais “não docentes”, evidenciando assim, a necessidade de mais estudos nesse campo, a fim de ampliar a visibilidade e reconhecimento do trabalho desenvolvido junto a crianças bem pequenas, em creches.
- ItemAcesso aberto (Open Access)E quando bebê e crianças não podem mais ir à escola: Um estudo com famílias, bebês e crianças da Educação Infantil(Thaise Vieira de Araujo, 2022-12-12) Camargo, Andréia Regina de Oliveira; Pito, Juliana Diamente; Araujo, Thaise Vieira; Leôncio, Vanessa Ribeiro; Chagas, Rosa Silva Lopes; Garcia, Roseli Gonçalves Ribeiro Martins; Butzke, ÍtaloEste relatório apresenta as primeiras análises dos dados da pesquisa “E quando bebês e crianças não podem mais ir à escola? Um estudo com famílias, bebês e crianças da Educação Infantil”, realizada pelo Grupo de Pesquisa sobre e com Bebês, Crianças e Infâncias – ACRIANÇAR, da Universidade Federal de São Paulo, que tem como objetivo investigar os impactos da suspensão das atividades presenciais da creche e pré-escola, devido a pandemia da COVID-19, na vida de crianças, desde bebês, e suas famílias. Assim, esse texto apresenta, de forma descritiva, dados iniciais da sua primeira etapa, coletados por meio de questionário on-line.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação Infantil: Políticas, práticas e formação de professoras (es)(Atena, 2021) Silva, Dilma Antunes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9961242002156872O livro “Educação Infantil: Políticas, Práticas e Formação de Professoras/es” é uma obra construída por muitas mãos. Reúne uma coletânea de textos que tratam de temáticas presentes no cotidiano de creches e pré-escolas e que são fundamentais no processo de construção de uma agenda política prioritária à Educação Infantil brasileira. Ao longo deste livro, você lerá relatos de pesquisa e de prática docente com/ sobre bebês e crianças bem pequenas que evidenciam sua inaudita capacidade, as potencialidades de propiciar situações brincantes que envolvem explorações sensoriais e motoras, o contato com a natureza e com materiais de largo alcance, privilegiando a construção de uma autoimagem positiva da criança, de vínculos sociais e afetivos. O papel das educadoras e educadores é fundamental para a realização do bem viver da infância em instituições educacionais, traz como exigência o planejamento das ações pedagógicas, a organização de tempos, espaços e materiais e o desenvolvimento de uma escuta atenta e sensível aos interesses, desejos, necessidades e manifestações dos bebês e crianças bem pequenas (SILVA, 2020). De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) (BRASIL, 2009), a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve garantir condições e recursos para que meninos e meninas possam usufruir de seus direitos civis, humanos e sociais. Nesse sentido, oportunizar vivências éticas, estéticas e políticas implicam na inseparabilidade do ato de educar e cuidar, na humanização da rotina, na compreensão do tempo da creche e da pré-escola como um tempo de viver em coletividade; na necessária relação entre escola e família; na articulação das unidades de educação infantil com diferentes atores sociais e segmentos públicos com foco no fortalecimento de suas políticas e práticas, e como forma de reivindicação e resistência em tempos de graves retrocessos. A ludicidade, compreendida como elemento estruturante do currículo da Educação Infantil, é abordada com diferentes enfoques: de documentos orientadores analisados com o propósito de construir uma linha do tempo em que são observados os avanços à respeito do tema; da Teoria Histórico-Cultural visando ampliar a compreensão do leitor sobre a importância da ludicidade na educação infantil; do desenho e da literatura enquanto linguagens que favorecem o conhecimento e a representação do mundo e de si mesma, enquanto criança. As políticas públicas e seus impactos na trajetória profissional e valorização de professores e professoras de Educação Infantil, na formação inicial e continuada, bem como seus reflexos na vida das crianças, das comunidades onde estas instituições educativas estão localizadas, são discutidos à luz de diferentes referenciais e abordagens metodológicas, visando aprofundar o debate sobre a realidade educacional no país e, assim, contribuir para o reconhecimento da condição da criança como sujeito de direitos e cidadã.
- ItemAcesso aberto (Open Access)I Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação da Infância: Professora sim, tia não(Universidade Federal de São Paulo, 2019) Núcleo de Educação Infantil – Paulistinha [UNIFESP]Anais do Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação da Infância realizado em 12 a 14 de setembro de 2019, em São Paulo, SP.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Produções acadêmicas sobre carreira docente das profissionais de creches no Brasil – 2000-2018(Programa de Pós-Graduação em Educação - FEUSP, 2020-03-06) Nascimento, Ana Paula Santiago do [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7554373389118020O presente trabalho tem como objetivo apresentar um levantamento bibliográfico a respeito das produções realizadas entre 2000 e 2018 sobre carreira docente de professoras de creches. Foi realizado a fim de verificar se as produções acadêmicas na área vinham, no decorrer dos anos analisados, se preocupando com a condição de trabalho e remuneração dessas profissionais. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, cujas principais fontes são teses, dissertações e artigos em revistas acadêmicas e em anais de eventos da área entendendo que esses são lugares de troca e consolidação de pesquisas. Para a realização desse levantamento foram utilizados estudos de Laurence Bardin e Menga Ludke e Marli André. Para a análise dos trabalhos acadêmicos utilizou-se três categorias: formação e ingresso, condições de trabalho e remuneração. Após a análise dos trabalhos encontrados foi possível perceber a importância que esses possuem, apesar de serem escassos, trazendo discussões caras a carreira docente; revelam a situação dessas profissionais, anunciando uma situação precarizada se comparada à de professores de outras etapas e modalidades da educação e, também, possibilitam uma reflexão de como o Estado vem garantindo o direito à educação de crianças de 0 a 3 anos de idade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Qualidade da educação para a infância: jornada de trabalho docente(V SLBEI/ II CLABIE, 2020-04-30) Nascimento, Ana Paula Santiago do [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770190A6&tokenCaptchar=03AGdBq27PQhEn8tMTCWSfw956n8Z8F1CRdZA5CQk8vChAmuRRO8CGNC4LlEpLW7AJK9GCTul9ZyrZNqFRXLOCYvyw-T-yM5HMdpafvomfB1LA5fvtQWkt2I0oieg_GN2h6gUWJ_NwDKEy9Z1jsu2BJIYrvUu8iXJYyatOWBf_ZjW4YQ_K5ftu9xeoe8ea-8oa7mh0A77lFe8L6GKG9G3FOcxVg9D3nK1a3V_34NFMdN1OEXUspdvfU_qsjj8xcO_wVg8LHjfj0UJqgb7I5WE6QdVPDFY7ChlT0d_72lz3O9CFB7VzlS8UUV_OzmYp56O46F6y_cRyVcrr9rVSCa8gf-uwpOic0qRS3szBnYnN3sSQ2DbMlyfJkFzwBrDNhOghfnW_Qi67zFyK_wd8Pjnz0SWJ7-CRIiA5MwEsse trabalho é fruto do levantamento inicial feito pela autora sobre a organização admistrativo-pedagógica do Núcleo de Educação Infantil – Escola Paulistinha de Educação para a elaboração de pesquisa sobre custo-aluno-qualidade. O estudo apresenta dados de jornada de trabalho das professoras. Atualmente coexistem diferentes composições de jornada, decorrentes da formas de contratação docente. Esse estudo vem possibilitando pensar a escola de forma a minimizar diferenças que possam ter impactos diretos na garantia de qualidade da educação ofertada.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Qualidade da educação para a infância: um olhar sobre a remuneração docente(V SLBEI/ II CLABIE, 2020-04-30) Nascimento, Ana Paula Santiago do [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770190A6&tokenCaptchar=03AGdBq27PQhEn8tMTCWSfw956n8Z8F1CRdZA5CQk8vChAmuRRO8CGNC4LlEpLW7AJK9GCTul9ZyrZNqFRXLOCYvyw-T-yM5HMdpafvomfB1LA5fvtQWkt2I0oieg_GN2h6gUWJ_NwDKEy9Z1jsu2BJIYrvUu8iXJYyatOWBf_ZjW4YQ_K5ftu9xeoe8ea-8oa7mh0A77lFe8L6GKG9G3FOcxVg9D3nK1a3V_34NFMdN1OEXUspdvfU_qsjj8xcO_wVg8LHjfj0UJqgb7I5WE6QdVPDFY7ChlT0d_72lz3O9CFB7VzlS8UUV_OzmYp56O46F6y_cRyVcrr9rVSCa8gf-uwpOic0qRS3szBnYnN3sSQ2DbMlyfJkFzwBrDNhOghfnW_Qi67zFyK_wd8Pjnz0SWJ7-CRIiA5MwEsse trabalho é decorrente de reflexões que vem sendo feitas no âmbito do Núcleo de Educação Infantil – Escola Paulistinha de Educação sobre a remuneração dos docentes que trabalham nesta instituição. Atualmente coexistem duas formas de contratação docente: contratos e concursos, o que tem impacto direto nos valores remuneratórios desses profissionais. Esse estudo possibilita iniciar uma discussão sobre a remuneração docente dos setores públicos e privados e evidencia o impacto positivo que as carreiras públicas têm na garantia do direito à educação de qualidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Relatório de extensão - 50 anos da Paulistinha (1971-2021): partir da história(Univiversiade Federal de São Paulo. Núcleo de Educação Infantil - NEI, 2024-11-15) Silva, Dilma Antunes [UNIFESP]; Nascimento, Ana Paula [UNIFESP]; Vieira, Ana Luiza; Paulino, Peterson Mendes; http://lattes.cnpq.br/9961242002156872Trata o presente de um relatório-síntese para divulgação dos resultados do projeto de Extensão “50 anos da Paulistinha: partir da memória” que consistiu em uma importante ação extensionista promovida pelo Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação (NEI-Paulistinha), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), entre os anos de 2020 e 2023. Contou com fomento do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) durante os anos de 2021 e 2022. No âmbito desse projeto, participaram professoras do Núcleo e estudantes de graduação, atuando como bolsistas e ou voluntários. Entre os objetivos principais do Projeto, destacam-se: contribuir para o resgate, compreensão e valorização da história e memória da instituição escolar, cuja origem data de 1971. A partir desses objetivos principais optou-se por privilegiar abordagens metodológicas mais participativas, desse modo, tem-se como principal referência a Tecnologia Social da Memória (TSM), utilizada como ferramenta para estimular a participação dos diferentes atores escolares na produção e compartilhamento de suas experiências, a fim de resgatar e valorizar seus saberes, histórias e memórias e individuais e coletivas, entrelaçadas à história da instituição. A parir da disponibilização deste relatório, espera-se que os achados documentais (fotos e álbuns, gravações em vídeo, relatórios pedagógicos, livros- ata etc.) e o levantamento de aspectos históricos e identitários dessa unidade educacional quinquagenária, a partir de múltiplas vozes (professoras, funcionários/ex-funcionários, gestores, alunos/ex-alunos e ou seus responsáveis) e de diferentes linguagens (desenho, poesia, rodas de conversa etc.) contribuam para o (re)conhecimento da escola como espaço social de memória. A análise do projeto, bem como do conjunto de produções alcançadas, revela a importância e os desafios da extensão universitária na Educação Básica, e aponta para a necessidade de maior articulação da escola com as licenciaturas e com o departamento de Educação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)RELATÓRIO DE GESTÃO 2018-2021(Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação, 2021-08-21) Alves, Luciana [UNIFESP]; Nascimento, Ana Paula Santiago do [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0709922489170897Relatório da primeira Gestão eleita (2018-2021) do Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação, escola de educação básica vinculada a Universidade Federal de São Paulo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Seminário de Práticas Pedagógicas - Projeto de Extensão Práticas Pedagógicas na Escola da Infância(Universidade Federal de São Paulo, 2021-10-27) Pito, Juliana Diamente [UNIFESP]; Quintal, Tânia Maria Massaruto de [UNIFESP]; Araujo, Thaise Vieira de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7037441862386346; http://lattes.cnpq.br/3529227201806946; http://lattes.cnpq.br/7417720580937774O “Seminário de Práticas Pedagógicas” é uma ação vinculada ao Projeto de Extensão “Práticas Pedagógicas na Escola da Infância” e ao Grupo de Pesquisas sobre e com bebês, crianças e infâncias – Acriançar do Núcleo de Educação Infantil – Escola Paulistinha de Educação da Universidade Federal de São Paulo. O evento pôde ser um espaço de compartilhamento e divulgação de práticas intencionalmente planejadas, que ocorrem com bebês e crianças na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Além disso, buscou fomentar a formação de professores e professoras da infância em um espaço coletivo de reflexão sobre as práticas apresentadas.