Núcleo de Educação Infantil (NEI)
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Relatório de extensão - 50 anos da Paulistinha (1971-2021): partir da história(Univiversiade Federal de São Paulo. Núcleo de Educação Infantil - NEI, 2024-11-15) Silva, Dilma Antunes [UNIFESP]; Nascimento, Ana Paula [UNIFESP]; Vieira, Ana Luiza; Paulino, Peterson Mendes; http://lattes.cnpq.br/9961242002156872Trata o presente de um relatório-síntese para divulgação dos resultados do projeto de Extensão “50 anos da Paulistinha: partir da memória” que consistiu em uma importante ação extensionista promovida pelo Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação (NEI-Paulistinha), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), entre os anos de 2020 e 2023. Contou com fomento do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) durante os anos de 2021 e 2022. No âmbito desse projeto, participaram professoras do Núcleo e estudantes de graduação, atuando como bolsistas e ou voluntários. Entre os objetivos principais do Projeto, destacam-se: contribuir para o resgate, compreensão e valorização da história e memória da instituição escolar, cuja origem data de 1971. A partir desses objetivos principais optou-se por privilegiar abordagens metodológicas mais participativas, desse modo, tem-se como principal referência a Tecnologia Social da Memória (TSM), utilizada como ferramenta para estimular a participação dos diferentes atores escolares na produção e compartilhamento de suas experiências, a fim de resgatar e valorizar seus saberes, histórias e memórias e individuais e coletivas, entrelaçadas à história da instituição. A parir da disponibilização deste relatório, espera-se que os achados documentais (fotos e álbuns, gravações em vídeo, relatórios pedagógicos, livros- ata etc.) e o levantamento de aspectos históricos e identitários dessa unidade educacional quinquagenária, a partir de múltiplas vozes (professoras, funcionários/ex-funcionários, gestores, alunos/ex-alunos e ou seus responsáveis) e de diferentes linguagens (desenho, poesia, rodas de conversa etc.) contribuam para o (re)conhecimento da escola como espaço social de memória. A análise do projeto, bem como do conjunto de produções alcançadas, revela a importância e os desafios da extensão universitária na Educação Básica, e aponta para a necessidade de maior articulação da escola com as licenciaturas e com o departamento de Educação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cartas de quem ousa educar: narrativas de práticas na escola da infância(Pedro & João Editores, 2024-10-21) Araújo, Thaise Vieira de [UNIFESP]; Pito , Juliana Diamente [UNIFESP]; Quintal, Tânia Maria Massaruto de [UNIFESP]; Camargo, Andréia Regina de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7417720580937774O presente livro é composto por cartas escritas por profissionais da educação que lutam cotidianamente para a construção de uma educação da infância democrática e de qualidade para bebês e crianças mundo afora. Busca inspiração na obra “Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar”, do educador Paulo Freire que nos lembra que educar é um ato de ousadia, afirmando assim o papel de educadoras e educadores que ousam educar enquanto uma experiência revolucionária e transformadora.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Anais do III Congresso de Práticas e Pesquisas na Escola da Infância(UNIFESP, 2024-05-22) Ruiz, Gabriel Valim Alcoba [UNIFESP]; Nascimento, Ana Paula Santiago do [UNIFESP]; Breda, Bruna [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1796745085454542O "III Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação da Infância: Desigualdade e Diferença" será realizado presencialmente nos dias 28, 29 e 30 de setembro. Para o III Congresso de Práticas e Pesquisas em Educação da Infância, trazemos a perspectiva da educação como o espaço da diferença no qual é possível refletir, discutir, vivenciar jeitos de ser e estar neste mundo e, dentro desta perspectiva de respeitar, se relacionar e aprender com o outro que é único e desta forma diferente, garantidos os direitos de aprender, de existir, de (con)viver.
- ItemAcesso aberto (Open Access)E quando bebê e crianças não podem mais ir à escola: Um estudo com famílias, bebês e crianças da Educação Infantil(Thaise Vieira de Araujo, 2022-12-12) Camargo, Andréia Regina de Oliveira; Pito, Juliana Diamente; Araujo, Thaise Vieira; Leôncio, Vanessa Ribeiro; Chagas, Rosa Silva Lopes; Garcia, Roseli Gonçalves Ribeiro Martins; Butzke, ÍtaloEste relatório apresenta as primeiras análises dos dados da pesquisa “E quando bebês e crianças não podem mais ir à escola? Um estudo com famílias, bebês e crianças da Educação Infantil”, realizada pelo Grupo de Pesquisa sobre e com Bebês, Crianças e Infâncias – ACRIANÇAR, da Universidade Federal de São Paulo, que tem como objetivo investigar os impactos da suspensão das atividades presenciais da creche e pré-escola, devido a pandemia da COVID-19, na vida de crianças, desde bebês, e suas famílias. Assim, esse texto apresenta, de forma descritiva, dados iniciais da sua primeira etapa, coletados por meio de questionário on-line.
- ItemAcesso aberto (Open Access)50 anos da Paulistinha (1971-2021): conquistas, memórias e desafios(Pedro & João Editores, 2022-11-11) Silva, Dilma Antunes [UNIFESP]; Nascimento, Ana Paula Santiago do [UNIFESP]; Breda, Bruna [UNIFESP]; Silva, Nádia Massagardi Caetano da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9961242002156872As comemorações dos 50 anos do Núcleo de Educação infantil – Escola Paulistinha de Educação, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), representam um importante momento de fortalecimento e publicização das atividades de ensino, pesquisa e extensão desta unidade educacional, bem como representam a possibilidade de resgatar memórias, reescrever sua história e projetar o futuro, enquanto, no presente, se batalha pela realização de uma educação pública de qualidade. Parafraseando Itani (2003), celebrar esse momento, apesar das incertezas, das dificuldades e dos grandes e inúmeros desafios, significa constituir espaços para a produção de discursos, sentidos e significados sobre a educação e cuidado de bebês e crianças, e para a partilha de experiências coletivas significativas.
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