Psicologia
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre as ciências médicas e as ciências bantu-kongo: perspectivas de saúde dentro de terreiros de Umbanda(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-06) Costa, Livia Souza [UNIFESP]; Rocha, Renan Vieira de Santana [UNIFESP]; Faustino, Deivison Mendes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1381425552378145; http://lattes.cnpq.br/6703546267405322; http://lattes.cnpq.br/5474638518347025; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho de conclusão de curso visa examinar as perspectivas de saúde presentes nos terreiros de Umbanda, bem como observar as contribuições desses espaços para o domínio da saúde. Utilizando uma abordagem qualitativa de revisão de literatura, do tipo narrativa e de caráter exploratório, a mesma fundamenta-se em bases indexadas de dados virtuais. O objetivo foi realizar uma síntese abrangente e uma análise crítica sobre o tema, explorando a interseção entre a ciência dos terreiros e a ciência tradicional. Assim, o presente trabalho aborda as origens bantu da Umbanda e suas adaptações no Brasil, destacando a sua essência espiritual, o culto à ancestralidade e as práticas de cura que compreendem a saúde como um processo contínuo e integrado à experiência humana. Ressalta-se a contribuição dos terreiros para ampliar concepções de cuidado à saúde, combater opressões e promover a valorização cultural, essencial para políticas públicas inclusivas. Sugere-se, derradeiramente, a urgência em aprofundarmo-nos em pesquisas desta toada, com vistas a enriquecer a compreensão do impacto das práticas umbandistas na saúde. O trabalho, por fim, celebra, então, a Umbanda como reencontro ancestral e resistência cultural. Saravá Umbanda!
- ItemEmbargoCanção e emoção na promoção de saúde de educadores públicos: um estudo piloto(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-09) Oliveira, Marina Mello [UNIFESP]; Lima, Laura Camara [UNIFESP]; Cipullo, Marcos Alberto Taddeo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6282653423509113; http://lattes.cnpq.br/6277780648747957; http://lattes.cnpq.br/3279674569091091; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)As relações impostas no trabalho na educação básica pública têm sido fonte de sofrimento e adoecimento. A escuta musical estimula percepção e afetos, promove acolhimento e identificação. Este estudo objetiva oferecer oficinas de escuta musical para educadores. Três oficinas foram realizadas em duas escolas públicas, com professores e outros profissionais, promovendo escuta de música instrumental e de escolhas musicais do grupo. 55 profissionais participaram. O registro foi por diário de campo. A análise hermenêutica fundamentada pela psicodinâmica do trabalho e fenomenologia destaca três momentos. A música instrumental ativou memórias e associações. As canções escolhidas despertaram emoções com familiares. Professores e profissionais falaram de diferentes sofrimentos no trabalho. As oficinas musicais atingiram os objetivos, promovendo espaços de trocas, apontando um caminho que pode ser explorado em pesquisas posteriores e sobretudo em espaços de promoção de saúde mental na área da educação.
- ItemEmbargoClima criativo em sala de aula: uma revisão integrativa(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-12) Jordão, Laura Cabral [UNIFESP]; Panciera, Sara Del Prete [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3782800994643355; http://lattes.cnpq.br/8338933216266884; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Foi objetivo desta revisão integrativa mapear produções científicas sobre clima criativo em sala de aula em escolas de Ensino Fundamental. Para a seleção do material, foi utilizada a estratégia “População, Conceito e Contexto”, tendo-se atores de salas de aula como população, clima criativo como conceito e salas de aula de escolas de Ensino Fundamental como contexto. Bases de dados ligadas à Psicologia, à Educação e outras interdisciplinares foram consultadas. Os resultados revelaram fatores inibidores da criatividade ligados a currículo, infraestrutura escolar e relação aluno-professor; além de fatores facilitadores, como o engajamento do aluno e a abertura à expressão de novas ideias. A análise também apontou a relevância do investimento na criatividade pessoal do docente. Espera-se que os resultados deste estudo evidenciem a importância do oferecimento institucional de formação continuada e de boas condições de trabalho para os professores da educação básica, de maneira a favorecer o pensamento criativo de professores e alunos.
- ItemEmbargoPercepções de parturientes quanto à equipe multiprofissional na vivência em maternidades do SUS e sua influência no atendimento humanizado: uma revisão de literatura(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-12) Siqueira, Giulia Toledo de [UNIFESP]; Zanni, Karina Piccin [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2301401745605695; http://lattes.cnpq.br/9733033292404762; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O processo de tornar-se mãe é um fenômeno complexo que engloba diversas instâncias: emocional, cultural, social e fisiológica; diante disto entende-se que o atendimento proporcionado a estas parturientes, quando entram em trabalho de parto, deveria, também, ser feito de maneira integral – utilizando-se de uma visão holística – e humanizada. O objetivo deste trabalho é investigar quais as contribuições das equipes multidisciplinares que trabalham em maternidades do Sistema Único de Saúde promovendo o acolhimento e acompanhamento de parturientes e como estas entendem a atuação destes profissionais. Esta pesquisa é uma Revisão de Literatura, a coleta de dados se deu através de consultas virtuais dos Periódicos CAPES, com artigos publicados nacionalmente entre os anos de 2014 e 2024. A partir dos resultados obtidos, buscou-se discutir sobre como é realizado o atendimento pela equipe multidisciplinar, quem a compõe e de que forma esta pode auxiliar na garantia dos direitos das parturientes e auxiliar na aprimoração da vivência do parto. Reconhece-se que, apesar das políticas existentes, a humanização ainda não é uma realidade na maioria dos casos e a equipe multiprofissional continua sendo, majoritariamente, composta apenas por médicos e enfermeiros, com atuação pouco expressiva de outras áreas (quando estas são envolvidas), podendo ser a maior inclusão de múltiplos saberes uma possibilidade de caminho para o aprimoramento do atendimento.
- ItemEmbargoA pulverização da cultura agro: uma análise dos efeitos da indústria cultural na dimensão subjetiva da realidade(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-06) Nosella, Laura Leal [UNIFESP]; Matsumoto, Adriana Eiko [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1255445071615138; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho de conclusão de curso objetiva analisar os efeitos da pulverização da cultura agro na sociedade e seus efeitos na dimensão subjetiva da realidade. A partir da análise de músicas da cantora sertaneja Ana Castela, buscou-se identificar os elementos da cultura do agronegócio que compõem a dimensão subjetiva do povo brasileiro. Napesquisa, apresenta-se a relação entre a indústria cultural e o processo formador de consciência frente aos elementos ideológicos do agronegócio, tal como a consequente reflexão do papel da Psicologia Social Crítica no contexto de constituição psíquica provocada pelo fenômeno do “agronejo”. Através da Análise Temática de Conteúdo, criou-se categorias que sistematizam os temas estudados na pesquisa: vida no campo, relações afetivo-sexuais e dialética campo-cidade. Assim, a discussão sobre os efeitos que a mensagem passada pela ideologia do agro sinaliza para a roupagem de glamour que mascara as contradições e violências materiais e simbólicas que a sociedade sofre no contexto brasileiro de capitalismo dependente.