Trabalhos de conclusão de curso de graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de conclusão de curso de graduação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 1701
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEmbargoA Atenção Básica em Saúde e a prática do aleitamento materno: estudo no município de Santos(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-29) Silva, Yasmin Keller Santos da [UNIFESP]; Devincenzi, Macarena Urrestarazu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9369073345790021; http://lattes.cnpq.br/1172941103673094; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Este estudo buscou compreender, a partir de uma abordagem exploratória e qualitativa, como a promoção do aleitamento materno é vivenciada no âmbito da Atenção Básica do município de Santos, observando tanto a percepção dos profissionais que atuam na linha de cuidado quanto das famílias atendidas. Metodologia: Desenvolveu-se pesquisa exploratória descritiva e qualitativa, com observações de campo, incluindo consultas, reunião com os profissionais de saúde, entrevista com o gestor, grupos de gestantes, interações em salas de espera e outros espaços da unidade de Atenção Básica. Foram usados diários de campo para registrar interações e observações. Resultados: O presente estudo reforçou discussões da literatura sobre Aleitamento Materno, destacando a necessidade de uma abordagem integrada para sua promoção. Essa abordagem inclui tanto orientações técnicas por parte da equipe, relacionadas ao manejo adequado do aleitamento, quanto a criação de espaços de apoio emocional para as mães. No contexto do serviço, foram observadas práticas que incluem a realização de grupos com gestantes, onde essas questões foram melhor discutidas. Além disso, orientações individuais são realizadas durante consultas e em outros espaços de atendimento, como na área de imunização, buscando abordar dúvidas e desafios de forma individualizada. Entre as mulheres participantes dos grupos de gestantes, identificaram-se diversos obstáculos relacionados ao Aleitamento Materno, como insegurança quanto à produção de leite, preocupações com o retorno ao trabalho e pressões sociais. Essas práticas de cuidado integral demonstraram ser fundamentais para apoiar as mães e superar barreiras ao Aleitamento Materno. Considerações finais: a participação ativa e contínua dos profissionais e a adaptação das estratégias educativas ao contexto local são fundamentais, assim como a superação de crenças populares que dificultam a continuidade do AM enquanto um direito social. Palavras-chave: Aleitamento Materno, Atenção Básica, Desafios da Amamentação, Apoio Psicossocial.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A capoeira na formação sócio-histórica brasileira como símbolo de resistência e da luta antirracista(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-13) Andrade, Giovana Freitas Gomes [UNIFESP]; Vieira, Laila Alves Cardoso [UNIFESP]; Nozabielli, Sônia Regina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3180236128206925; http://lattes.cnpq.br/0905764253504482; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente TCC tem como objetivo desvendar a origem e o desenvolvimento da capoeira na formação sócio-histórica brasileira, destacando-a como um símbolo de resistência e da luta antirracista. Buscou-se elucidar o papel da capoeira como uma herança sócio-histórica e cultural do povo afro-brasileiro, analisando sua trajetória até os dias atuais e destacando sua importância para a inserção da população negra na vida social, bem como para o fortalecimento da cultura afro-brasileira no país. Esse processo busca transformar as condições históricas impostas à população negra, com a capoeira representando um exemplo de resistência, luta e prática social que visa a construção de relações raciais mais justas e dignas na sociedade brasileira. Motivado pela experiência e observação crítica das pesquisadoras, aliadas ao percurso no curso de Serviço Social e aos debates sobre educação antirracista, este TCC visa situar a capoeira na formação sócio-histórica do Brasil, entendendo-a como um processo e produto dessa formação. Os objetivos específicos incluem: analisar a origem da capoeira no Brasil Colônia, explorando sua resistência ao escravismo e conexões com as resistências quilombolas; entender a descriminalização da capoeira durante o governo Vargas e sua transformação em prática esportiva; e examinar o reconhecimento da capoeira como patrimônio cultural da humanidade e sua relevância nas lutas da população negra. A pesquisa, de caráter qualitativo e fundamentada no materialismo histórico dialético, utiliza pesquisa documental e bibliográfica. A análise busca responder como a capoeira contribui para o não esquecimento da história negra no Brasil e em que medida ela representa a resistência negra e as lutas antirracistas. A conclusão revela que a capoeira, integrada ao movimento negro unificado, desempenha um papel crucial na luta contra o racismo e a exclusão social, sendo também uma expressão cultural imersa nas questões políticas e relações de poder. Ao promover a solidariedade e a resistência coletiva, a capoeira se estabelece como uma forma poderosa de manter viva a memória das lutas históricas e reafirmar a identidade negra, sendo também uma expressão cultural imersa nas questões políticas e relações de poder.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A contribuição das hortas comunitárias para a segurança alimentar e nutricional da população brasileira(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-28) Lemos, Gabriel Feodariuc [UNIFESP]; Martins, Paula Andrea [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1364300323959453; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho busca compreender como a agricultura urbana e, em particular, as hortas comunitárias, contribuem para a garantia da segurança alimentar e nutricional nas cidades brasileiras. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica para entender o panorama da fome e da insegurança alimentar no país e conceituar segurança alimentar e nutricional, agricultura urbana e hortas comunitárias. Depois disso, foram coletadas, a partir de pesquisas nas bases de dados e reportagens, as experiências de hortas comunitárias em todas as regiões do Brasil, e como tem sido a prática dessas atividades e suas consequências para a população. Ao final, é feita uma discussão sobre como essas experiências melhoram as condições econômicas, sociais e de saúde das pessoas que estão envolvidas nos programas municipais de hortas comunitárias. A partir disso, foi possível concluir que a agricultura urbana no formato de hortas comunitárias tem grande potencial para a garantia de segurança alimentar e nutricional da população, além de promover outros benefícios na saúde, aumentar a organização social e comunitária, e ainda ser uma alternativa sustentável de produção de alimentos. Entretanto, também fica evidenciada a necessidade de novas políticas públicas de incentivo e que se façam valer as já instituídas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A destruição da arte e da cultura pelo fascismo brasileiro(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-18) Camargo, Thalita Cristine Silva [UNIFESP]; Rocha, Renan Vieira de Santana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6703546267405322; http://lattes.cnpq.br/1414916204611163; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O trabalho de cnclusão de curso possui o tem "a destruição da arte e da cultura pelo facismo brasileiro" onde será abordado os conceitos de arte, cultura, facismo, as diferenças do facismo histórico para o Neofacismo brasileiro, apresentando os conceitos a partir do materialismo histórico dialético. O estudo tem como objetivo de aprofundar os conhecimentos das artes e da cultura em relação ao facismo, as suas relações de contradição e apropriação e também de evidenciar a importância da arte e da cultura para a sociedade. O metodo utilizado foi de um ensaio em conjunto com uma pesquisa qualitativa acerca do tema proposto onde é feito um levantamento bibliográfico de diversos autores, com a intenção de promover uma reflexão crítica a respeito do tema escolhido.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A diminuição da taxa de homicídios no Estado de São Paulo: disputa de narrativas(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-13) Rego, Katrine Lauren Mota do [UNIFESP]; Baierl, Luzia Fátima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0352214851873090; http://lattes.cnpq.br/9868271027072182; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Desde o início dos anos 2000 existe uma disputa de narrativas entre pesquisadores e pesquisadoras que tem como eixo central a diminuição das mortes por assassinato no Estado de São Paulo, mais precisamente nas periferias e nas prisões. Por um lado, o governo e alguns pesquisadores reivindicam para o Estado essa redução de óbitos; por outro, pesquisadores e pesquisadoras contrapõem a forte presença do grupo de criminosos organizados, conhecido como Primeiro Comando da Capital, afirmando, com base em dados científicos, que tem sido a sua política e não a governamental, a responsável por isso. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é se debruçar sobre os dados e bibliografias disponíveis acerca do tema e compreender, nessa disputa de narrativas, quais são os fatores que pesam para que ambos os lados reclamem seu protagonismo. Em outras palavras, quem, como e por que foram reduzidas as mortes por homicídio em São Paulo. Nossa hipótese inicial é a de que as políticas públicas por si só não foram capazes de alcançar tal resultado, sendo, portanto, mérito de “criminosos organizados”. Tal hipótese encontrou respaldo na maior parte da bibliografia encontrada, as quais colocam em segundo plano, as ações governamentais, apontando-as como pouco eficazes. O estudo teve como base a revisão bibliográfica sobre o assunto.
- ItemEmbargoA educação para a morte e os cuidadores do morrer: reflexões sobre a formação em saúde a partir de Montaigne(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-11) Tiossi, Cassio Monson [UNIFESP]; Terra, Vinícius Demarchi Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9363038565270698; https://lattes.cnpq.br/8734648403579943; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Nem sempre a subjetividade humana tomou da morte a condição qual problema emergente, e nunca como na contemporaneidade verificamos tão grandes esforços no tento de interditá-la. O mapeamento de uma genealogia deste fenômeno e, a partir de hermenêutica montaigniana, a formulação de um conjunto de reflexões que perpassa a formação em Saúde no sentido do bem-morrer, pois aquele que aprendeu a morrer também aprendeu a viver, resumem o objetivo deste trabalho.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A efetividade da atividade física em pacientes pós-cirurgia bariátrica: uma revisão integrativa(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-05) Urbinatti, Gisele Okuda [UNIFESP]; Aveiro, Mariana Chaves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8912160623559438; http://lattes.cnpq.br/4473094161354751; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A cirurgia bariátrica tornou-se uma abordagem eficaz para a perda de peso e melhora das comorbidades associadas à obesidade. O exercício pode ajudar a manter a massa muscular, aumentar a tensão e a carga nos ossos, ativar o metabolismo, aumentar a produção de glóbulos vermelhos e o peristaltismo intestinal, melhorar a função cardiopulmonar e geral, aumentar a mineralização óssea e ajudar a manter a independência. A capacidade funcional (CF) tem diminuído nos adultos devido às mudanças tecnológicas, à falta de exercícios e à alimentação inadequada. Para ter uma vida plena e saudável, o exercício é fundamental, pois a prática regular de exercícios físicos tem sido usada para reduzir o impacto do envelhecimento sobre a capacidade funcional e a qualidade de vida. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo sintetizar as evidências na literatura sobre a efetividade do exercício físico pós cirurgia bariátrica em adultos de 18 a 60 anos sobre a capacidade funcional e qualidade de vida. Método: O presente estudo é uma revisão integrativa da literatura que utilizou duas bases de dados (BVS/LILACS e PubMed), utilizando os descritores: cirurgia bariátrica; teste de caminhada de 6 minutos; exercício físico; capacidade funcional; qualidade de vida, nos idiomas português, inglês e espanhol sobre as evidências na literatura sobre a efetividade do exercício físico pós cirurgia bariátrica em adultos de 18 a 60 anos. A estratégia de busca final foi realizada com o auxílio de uma bibliotecária profissional da universidade e tem como desfecho primário analisar a capacidade funcional de pacientes pós bariátrica através do teste de caminhada de 6 minutos. E como desfecho secundário, a melhora da qualidade de vida. Foi utilizada a Escala PEDro, o objetivo dessa escala é assistir usuários da base de dados PEDro no que se refere à qualidade metodológica de Estudos Controlados Aleatorizados (ECA) nos quesitos validade interna (critérios de 2 a 9) e descrição estatística (10 e 11). Resultados: A base de dado foi incluída no software Rayyan para triagem e foram rastreados 469 artigos após a retirada dos duplicados, depois de eliminar 466 artigos pela divergência de objetivos, desfecho, temas e testes, sobraram apenas 3 artigos e por um deles ser um protocolo de ensaio clínico e o outro apresentar uma comparação com foco em avaliar a efetividade da cirurgia bariátrica e não do treinamento, restaram apenas 1 artigo incluído. Esse artigo apresentou a comparação intergrupos com mudanças expressivas, por exemplo, metros percorridos em seis minutos no TC6min (mudança de 30,45 ± 8,8 [p = 0,001] para a intervenção vs. mudança de 0,91 ± 0,2 [p = 0,92] para o controle). De acordo com os critérios de avaliação da Escala PEDro, o artigo incluído apresenta nota 5 considerada razoável. Conclusão: Nas duas bases de dados utilizadas, quando analisadas pelo desfecho do teste de caminhada de 6 minutos, faltam evidências para comprovar a efetividade do exercício físico pós cirurgia bariátrica em adultos de 18 a 60 anos, considerando a capacidade funcional e qualidade de vida. Podemos concluir que existe baixa evidência sobre a efetividade do exercício de intensidade moderada e vigorosa sobre a capacidade funcional, avaliada pelo teste de caminhada de 6 minutos, de pessoas pós-cirurgia bariátrica.
- ItemEmbargoA Eficácia do tratamento fisioterapêutico nas afecções musculoesqueléticas durante o período gestacional: uma revisão integrativa(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-22) Pimentel, Elis Novato [UNIFESP]; Scudeller, Tânia Terezinha [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/8631669167306600; https://lattes.cnpq.br/3740885545325298; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: a gestação envolve mudanças fisiológicas e anatômicas significativas no corpo da mulher, especialmente no sistema músculoesquelético, que podem causar desconfortos, como dores lombares e pélvicas, edemas e fadiga. Tais condições prejudicam a qualidade de vida das gestantes e dificultam a realização de atividades diárias. Neste contexto, a fisioterapia destaca-se como uma intervenção eficaz para prevenção e tratamento das afecções músculoesqueléticas, por meio de técnicas como Pilates, drenagem linfática, fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico e abordagens de relaxamento. Objetivo: analisar a eficácia das práticas fisioterapêuticas no manejo das afecções músculoesqueléticas durante a gravidez, por meio de uma revisão integrativa, proporcionando uma síntese das melhores práticas para a saúde materna. Métodos: a pesquisa foi conduzida nas bases de dados: 20 PubMed, SCIELO e LILACS, abrangendo artigos publicados de 2020 a 2024. Após a seleção criteriosa dos estudos, foram analisados 10 artigos relevantes que abordam diversas intervenções fisioterapêuticas para gestantes. Resultados: técnicas de fisioterapia, como o Pilates e a drenagem linfática, são eficazes na redução de dores lombares e pélvicas, além de diminuir a fadiga e o edema. O Pilates mostrou-se benéfico também na redução do tempo de trabalho de parto, contribuindo para um parto mais natural e com menos intervenções médicas. A fisioterapia pélvica, por sua vez, foi eficaz na prevenção e tratamento de disfunções do assoalho pélvico, melhorando a qualidade de vida das gestantes. Além disso, abordagens inovadoras, como a telefisioterapia, oferecem conveniência e acessibilidade, embora possam apresentar limitações na personalização do atendimento. Conclusão: a fisioterapia, aplicada de forma precoce e contínua durante a gestação, é uma intervenção segura e eficaz para minimizar desconfortos musculoesqueléticos, promover uma melhor adaptação às mudanças fisiológicas e melhorar a qualidade de vida das gestantes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A experiência do estágio na ONG Reflexões da Liberdade: análises sobre os desafios da psicologia no acolhimento dos sobreviventes do cárcere(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-28) Vieira, Felipe Pretel Antunes [UNIFESP]; Matsumoto, Adriana Eiko [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1255445071615138; http://lattes.cnpq.br/2928949540669821; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A reinserção social de egressos do sistema prisional (sobreviventes) do sistema prisional brasileiro enfrenta desafios complexos, incluindo o enfrentamento do estigma social, dificuldades de inserção no mercado de trabalho e acesso limitado a serviços básicos. Este estudo analisa a experiência de estágio na ONG Reflexões da Liberdade, que proporciona suporte integral a esses indivíduos em seu processo de reinserção na sociedade. Utilizando uma abordagem qualitativa baseada em relatos de experiência, foram examinados os processos de trabalho durante o estágio curricular, incluindo reuniões técnicas, entrevistas, atendimentos aos sobreviventes do cárcere e supervisão de estágio. A coleta de dados envolveu a utilização de um diário de campo, relatórios e observações das entrevistas, servindo como base para a análise. Os resultados identificaram cinco categorias temáticas centrais: desenvolvimento de empatia, desafios na comunicação, reflexão sobre preconceitos pessoais, adaptação da abordagem profissional e importância da escuta ativa. Essas competências se mostraram fundamentais para um atendimento eficaz e humanizado. Além disso, foram destacados desafios específicos, como a comunicação com atendidos de perspectivas limitadas sobre o futuro e o combate ao estigma social. A análise evidenciou a importância de estratégias que promovam a inclusão social e a redução do estigma associado ao encarceramento. Destacou-se também o papel essencial da psicologia na facilitação de mudanças positivas através de intervenções que fortalecem a autonomia e a reinserção social dos sobreviventes. Este estudo contribui para a formação acadêmica ao propor diretrizes práticas para profissionais que atuam em contextos de vulnerabilidade, além de ressaltar a necessidade de políticas públicas integradas que abordem as múltiplas dimensões da reinserção social. Dessa forma, promove-se uma atuação psicológica mais ética, reflexiva e comprometida com a justiça social.
- ItemEmbargoA importância da intervenção precoce na infância e do brincar para o cotidiano da creche(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-18) Cabral, Marina Hitomi Muto [UNIFESP]; Silva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]; Vida, Cindy Passeti da Costa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2665552093511451; http://lattes.cnpq.br/7118155019861351; http://lattes.cnpq.br/3993089347459414; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A intervenção precoce na infância centrada na família é uma abordagem que acontece nos primeiros seis anos de vida, fase em que há uma maior plasticidade neural. Sua prática consiste em promover oportunidades diárias realizadas nos contextos naturais da criança, ampliando o olhar à família e à comunidade, por esse motivo se relaciona e articula diretamente com a qualidade dos serviços de saúde, assistência e educação. Objetivos: Compreender as percepções das orientadoras educacionais e professoras quanto ao uso de práticas de intervenção precoce na infância dentro dos contextos escolares e a importância do brincar. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, articulada a uma pesquisa de doutorado que teve por objetivo a formação e implementação de práticas centradas na família com profissionais de saúde e educação. Para o presente estudo houve a reaplicação da Escala de Avaliação das Percepções dos Educadores acerca das Rotinas e do Envolvimento da Criança (EAPERE) e a realização de uma entrevista semiestruturada, visando entender as percepções de profissionais de creches quanto à experiência com a EAPERE e sua importância para a prática centrada na família e do brincar dentro do ambiente escolar. Resultados: Foram percebidas com a reaplicação da Escala diferenças consideráveis nas atividades de alimentação, dormir e higiene pessoal. Com a análise qualitativa das entrevistas foi possível classificar 4 categorias temáticas: Uso e importância do brincar na creche, Percepção sobre desenvolvimento infantil, Uso da EAPERE: potencialidades e fragilidades, e Importância da IPI centrada na família em creche. Todas as categorias evidenciam a importância da IPI para a promoção da comunicação e horizontalidade intersetorial e com as famílias e a importância da rotina para a creche e para a implementação da prática. Conclusão: Existem inúmeras propostas de intervenção para crianças com atrasos no desenvolvimento, porém poucas focam em suas necessidades e de sua família em seus contextos naturais. A expectativa é que a pesquisa contribua na promoção de práticas recomendadas da IPI e para a valorização do brincar em creches.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A informação nutricional em restaurantes funciona? Uma revisão sistemática(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-27) Arsky, Isis Pereira [UNIFESP]; Pinto, Ana Maria de Souza [UNIFESP]; Bandoni, Daniel Henrique [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6104429791974852; http://lattes.cnpq.br/4047517625181247; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A alimentação fora do lar, tem se tornado comum mundialmente, impactando os hábitos alimentares das famílias. Segundo a POF, 2018, 32,8% dos gastos com alimentos são utilizados em refeições fora do lar. Estudos demonstram que a alimentação fora de casa pode estar ligada ao maior consumo de calorias, gorduras, sal e açúcar. A OMS afirma que o consumo de alimentos com alta densidade energética está ligado ao aumento da obesidade e de outras Doenças Crônicas Não Transmissíveis, que afetam aproximadamente 890 milhões de pessoas no mundo. Nesse cenário, a informação nutricional em cardápios surge como uma ferramenta promissora para promover escolhas alimentares mais saudáveis e conscientes. Objetivo: Avaliar a efetividade da informação nutricional (menu labeling) em cardápios de restaurantes. Materiais e métodos: Utilizando a metodologia PRISMA 2020, foram selecionados artigos publicados entre 2014 e 2024 que analisaram os efeitos da informação nutricional em cardápios de restaurantes. As bases de dados utilizadas foram Google Scholar, PubMed, SciELO e LILACS, com as palavras-chave "menu labeling", "restaurant menu labeling", "food labeling" e "menu calorie labeling". Resultados: Os resultados mostram que a efetividade da informação nutricional em cardápios depende do entendimento do público sobre as informações, com símbolos ou equivalentes de exercício sendo mais eficazes que valores numéricos. O impacto varia conforme o local de uso, sendo mais evidente em redes de fast-food. Estudos de longo prazo, indicaram que os efeitos são sustentáveis na escolha alimentar. No entanto, alguns estudos não observaram redução de calorias consumidas, e a predominância de pesquisas em cenários hipotéticos e concentradas nos EUA limita a compreensão global. Conclusão: A efetividade da informação nutricional ainda é incerta e a maior parte dos estudos foi realizado nos Estados Unidos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A mentira contada pela milésima vez: desdobramentos contemporâneos da ascensão e influência do neofascismo brasileiro (2018-2022)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-10) Santos, Ana Carolina Campanatti [UNIFESP]; Paula, Marcos Ferreira de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7612691179545980; http://lattes.cnpq.br/9285239800419862; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O ultraconservadorismo da extrema-direita fascista, em outras palavras, o neofascismo, pode ser uma ferramenta que contribui para a perpetuação do sistema do capital, por meio das respostas sociais e políticas às crises, ao produzir acentuação das desigualdades, atrocidades, mortes evitáveis, legitimação do preconceito, racismo, misoginia, acumulação e concentração da riqueza. Além disso, os ideais neofascistas robotizam e influenciam diretamente no corpo social, acabando com o poder de discernimento e causando numerosas consequências, as quais são perigosas à população. Nesse sentido, é possível compreender a relevância de uma monografia teoricamente embasada, contudo especialmente política, que aborde e foque na influência dos princípios neofascistas na sociedade brasileira para principalmente, discorrer sobre o seu desenvolvimento efetivo no país. Ou seja, foram descritas as origens e inspirações do neofascismo mundial, em seguida no Brasil, o contexto das lutas de classe, para por fim, descrever os resultados efetivos de um governante despreparado para sua posição, ou melhor, preparado para a destruição: uma gestão com projetos destrutivos e de dizimação necropolítica. Isto é, ao possibilitar a visualização da ascensão da extrema-direita no território brasileiro, buscou-se iluminar alguns aspectos, principalmente a violência contra a comunidade LGBTQIAPN+, a adesão ao negacionismo – sobretudo o vacinal – e a catastrófica administração no período pandêmico. Dessa forma, reiterando a necessidade de que os cidadãos não sejam analisados como números e indicadores: objetos passivos da história. Mas sim, como atores ativos na luta, portadores de direitos e sujeitos possuidores de reflexões e análises críticas. É a voz desses sujeitos que este trabalho pretende ecoar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A participação popular na luta contra a epidemia de HIV/aids: O papel do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids na Baixada Santista (1988-1993)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-09) Martins, Felipe Soares [UNIFESP]; Dalben, André [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0743727143543352; http://lattes.cnpq.br/0873143523962160; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Considerada, entre as décadas de 1980 e 1990, a "Capital da aids", Santos foi divulgada como a cidade com a maior taxa de casos de HIV/aids no Brasil. Com o foco na participação popular, esta pesquisa pretende ampliar a memória das lutas e resistências dos grupos vulneráveis à doença e sua contribuição no processo de construção de estratégias e políticas públicas para o enfrentamento à epidemia de HIV/aids no município. Seu objetivo é investigar a participação do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Baixada Santista (GAPA/BS) na luta contra o HIV/aids entre 1988 e 1993. O seu recorte temporal abrange desde a fundação do GAPA/BS até o momento em que foi reconhecido como de utilidade pública. Emprega como fonte principal a imprensa escrita, recurso privilegiado para compreender o contexto sócio histórico no qual o GAPA/BS esteve inserido. Analisa notícias do jornal local A Tribuna, levantadas na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional do Brasil. A pesquisa conclui que o GAPA/BS teve um papel ativo e de grande relevância na luta contra o HIV/aids, sobretudo para a formulação de políticas públicas e conscientização da sociedade civil. A sua fundação e as suas ações, como campanhas, oficinas e treinamentos, foram fundamentais para a ampliação do debate sobre a epidemia, assim como para reivindicar, alimentar e complementar as políticas públicas instituídas pela prefeitura de Santos. A pesquisa destaca a importância de recuperar a participação social na luta contra o HIV/aids, uma participação frequentemente negligenciada e ausente das memórias e relatos oficiais de Santos.
- ItemEmbargoA potência muscular pode ser melhorada com a suplementação de cafeína? Uma nova abordagem metodológica(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-21) Peres, Gabriela Bernardo [UNIFEP]; Azevedo, Paulo Henrique Silva Marques de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6559911217770194; http://lattes.cnpq.br/9831227151671445; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Há evidências de que o consumo de cafeína melhora a performance nos mais diversos tipos de exercício físico (e.g., endurance, esforços repetitivos, força e potência). Estas evidências foram obtidas através de metodologia randomizada, contrabalanceada, duplo cego e controlada por placebo (RCT), considerada padrão ouro pela comunidade científica. Contudo, a RCT tem o problema de testar apenas a hipótese de um resultado diferente entre a cafeína e o tratamento placebo, e em alguns estudos compara ambos com o controle puro (sem placebo), o que parece promover uma expectativa positiva de melhora em todas as sessões de tratamento. Aplicamos o método proposto por Azevedo (2020), que parece abolir a expectativa positiva de melhora de performance. Baseado no que propõe Karl Popper em seu clássico livro sobre filosofia da ciência, nós aplicamos uma metodologia que procura negar a hipótese alternativa (melhora da performance). Participaram do estudo 14 mulheres e 7 homens fisicamente ativos. Os participantes realizaram testes de salto vertical sem contramovimento (SJ) e o salto vertical com contramovimento (CMJ). Ofertamos cafeína em todos os dias do tratamento experimental, exceto no teste controle. Entretanto, os participantes foram condicionados a acreditar que estariam consumindo cafeína (ergogênico), placebo (ineficaz) ou ácido lático (ergolítico) de forma aleatória e cega. Os resultados mostraram que não houve diferenças significativas entre o teste controle e os demais testes, indicando que a cafeína não melhora o desempenho neuromuscular quando a expectativa de melhora é anulada.
- ItemEmbargoA pulverização da cultura agro: uma análise dos efeitos da indústria cultural na dimensão subjetiva da realidade(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-06) Nosella, Laura Leal [UNIFESP]; Matsumoto, Adriana Eiko [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1255445071615138; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho de conclusão de curso objetiva analisar os efeitos da pulverização da cultura agro na sociedade e seus efeitos na dimensão subjetiva da realidade. A partir da análise de músicas da cantora sertaneja Ana Castela, buscou-se identificar os elementos da cultura do agronegócio que compõem a dimensão subjetiva do povo brasileiro. Napesquisa, apresenta-se a relação entre a indústria cultural e o processo formador de consciência frente aos elementos ideológicos do agronegócio, tal como a consequente reflexão do papel da Psicologia Social Crítica no contexto de constituição psíquica provocada pelo fenômeno do “agronejo”. Através da Análise Temática de Conteúdo, criou-se categorias que sistematizam os temas estudados na pesquisa: vida no campo, relações afetivo-sexuais e dialética campo-cidade. Assim, a discussão sobre os efeitos que a mensagem passada pela ideologia do agro sinaliza para a roupagem de glamour que mascara as contradições e violências materiais e simbólicas que a sociedade sofre no contexto brasileiro de capitalismo dependente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A saúde das pessoas privadas de liberdade vivendo com HIV/AIDS: desafios da atuação profissional da/o assistente social no sistema penitenciário(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-19) Souza, Igor Gonçalves de [UNIFESP]; Guerra, Maria Natália Ornelas Pontes Bueno [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5364731277298059; http://lattes.cnpq.br/9759681554499186; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar os desafios enfrentados no desenvolvimento do trabalho de assistentes sociais junto às pessoas privadas de liberdades para o acesso e garantia dos cuidados em saúde, com ênfase nas pessoas que vivem com HIV/Aids, no sistema penitenciário. O estudo fundamenta-se na teoria social crítica para a análise do sistema penal no Brasil, como resultado de forças sociais contraditórias em uma sociedade historicamente marcada pela desigualdade social, preconceito étnico-racial e processos de criminalização da pobreza. A pesquisa com metodologia qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, parte de uma análise da origem das prisões e do sistema penal, tanto globalmente quanto no contexto brasileiro, com ênfase em suas raízes sócio-históricas e de perpetuação de práticas punitivas herdadas do passado, explorando como as questões sociais e econômicas estruturam a formulação do sistema penitenciário atual. A evolução do sistema prisional no Brasil é discutida com a apresentação do perfil da população carcerária, apontando as dificuldades estruturais e sociais enfrentadas. A Lei de Execução Penal (LEP) é contextualizada como um marco regulatório que busca garantir os direitos das pessoas encarceradas, incluindo principalmente o direito à saúde. O estudo explora os princípios e normativas da LEP, ressaltando os cuidados em saúde. Este cenário é particularmente preocupante no contexto de pessoas privadas de liberdade vivendo com HIV/AIDS, que enfrentam não apenas a doença, mas também o estigma e a discriminação. A análise revela como o ambiente prisional, devido à sua infraestrutura inadequada, falta de profissionais e superlotação, intensifica os riscos e desafios para o atendimento integral em saúde. A abordagem do trabalho profissional desenvolvido por assistentes sociais revela-se essencial para a garantia do acesso e cuidados em saúde. Destaca-se as competências exigidas pela LEP, com foco na garantia do acesso integral aos cuidados em saúde em um contexto de restrição de liberdade e controle e as ações desenvolvidas pelo Serviço Social, como a identificação de demandas, a comunicação e a interação com as pessoas privadas de liberdade, bem como as estratégias de articulação tanto interna (com equipes multiprofissionais de saúde e policiais) quanto externa (com serviços especializados, hospitais, e a rede de atendimento). Analisamos os desafios enfrentados pelas/os assistentes sociais, incluindo a discrepância entre o número de PPL e a capacidade de atendimento pelas/os profissionais, as contradições no diálogo com a gestão e os limites impostos pela estrutura de funcionamento do sistema prisional. Conclui-se que, apesar das barreiras significativas, as/os assistentes sociais desempenham um papel crucial na mediação e articulação de ações que promovam o acesso e cuidados em saúde e direitos a PPL, tornando visíveis as contradições e as possibilidades do cotidiano no trabalho profissional de assistente sociais no sistema carcerário.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A abolição da escravatura e o território de Santos: quem tem direito à cidade?(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-06) Cotting, Isabella Martins [UNIFESP]; Diniz, Tânia Maria Ramos de Godoi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0843643148488988; http://lattes.cnpq.br/5698473428935324; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo histórico da abolição da escravatura e refletir como as lutas desse período reverberam no acesso ao direito à cidade de Santos, através de um levantamento bibliográfico e documental para identificar como a história do período da abolição foi registrada e a relação com a cidade. De modo geral, com a abolição da escravatura no Brasil houve uma exclusão das pessoas negras ao direito à terra. Isso ocasionou uma segregação sócio-espacial em todo o território brasileiro, fazendo com que essas pessoas, expulsas das terras e das casas em que trabalhavam forçosamente, fossem residir em moradias precárias. Ao analisarmos a questão da segregação sócio-espacial no território de Santos é importante fazermos um levantamento histórico para refletirmos sobre a abolição da escravatura, pois há relações intrínsecas à questão racial, o que pouco foi pesquisado e observado na cidade. Na cidade de Santos existia o Quilombo do Jabaquara, localizado hoje no Morro do Jabaquara, com seu líder Quintino Lacerda e o Quilombo do Pai Filipe, localizado atualmente na Vila Mathias. O resgate histórico auxilia a compreender parte da aparência do objeto que já foi revelada por outros/as pesquisadores/as. E traz a reflexão sobre a importância que o Serviço Social tem em estudar com esses assuntos, pois lida no seu cotidiano com a questão social e luta para pôr fim à ordem burguesa. A questão racial é intrínseca a ela, e portanto, é necessário que a luta de classes seja indissociável a luta contra a opressão racial e de gênero.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Abolicionismo Penal e Serviço Social: análise crítica sobre o encarceramento em massa de mulheres(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-18) Cabral, Juliana Vargas [UNIFESP]; Duarte, Joana das Flores [UNIFESP]; Góes, Grace de; http://lattes.cnpq.br/4070355101813620; http://lattes.cnpq.br/7050328398578647; https://lattes.cnpq.br/8494531846089979; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho de conclusão do curso de Serviço Social resulta das inquietações surgidasdurante as diversas aulas que abordaram o tema e expuseram a subsistência e a precariedadedo sistema penitenciário feminino no Brasil. A pesquisa qualitativa de método dedutivo, foirealizada utilizando os bancos de dados de dissertações da plataforma Fundação Coordenaçãode Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), juntamente comobancodedados dos Sistemas de Administração e de Informação Nacional Penal, entreelesoSENAPPEN e SISDEPEN. Foram analisados os conteúdos de onze trabalhos, selecionadosdentre os 27 encontrados pelo descritor na plataforma CAPES, estando emfoco as mulherescisgêneras. O objetivo central da pesquisa foi estudar e revelar as barbáries enfrentadasporessas mulheres em cárcere e compreender os desafios da profissão do assistente social aoquetange à garantia e exigibilidade dos direitos humanos dessas mulheres, abordando temascomoa distinção de gênero e o impacto disso na violência dentro e fora do cárcere. Aanálisedosdiscursos diversificados presentes nas bibliografias base deste trabalho permitiu desmascararas urgências negligenciadas das mulheres que vivem no sistema prisional estatal. Nestecontexto, foram utilizados conceitos de Michel Foucault sobre discurso e poder, conformediscutidos em suas obras "A Arqueologia do Saber", "Vigiar e Punir" entre outras usadasnesta pesquisa. Foucault destaca como os discursos produzem e reforçamrelações depoder, estruturando e limitando o que pode ser dito por determinados grupos sociais, nestecaso, asmulheres encarceradas. A partir das ideias de Foucault e outros autores relevantes paraotema, refletiu-se sobre a elaboração de ações que minimizem os impactos do encarceramentona vida humana, especialmente das mulheres, historicamente vistas como mercadoriaesubmetidas a situações traumáticas, sustentadas pelo patriarcado e pela supremacia masculina. Tais comportamentos refletem-se no cotidiano do sistema prisional e são determinantes paraamanutenção da seletividade penal estrutural e da invisibilidade de gênero. As discussõesacerca do perfil feminino encarcerado e suas relações com as vulnerabilidades sãocruciaispara entender a situação das mulheres privadas de liberdade em penitenciárias deregimefechado. Através da perspectiva foucaultiana, analisou-se como os discursos sobrecriminalidade e gênero influenciam a forma como essas mulheres são tratadas e percebidaspela sociedade e pelas instituições penais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Abordagens lúdicas em grupo na Terapia Ocupacional : uma revisão de literatura(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-17) Teixeira, Matheus Albuquerque Ferreira [UNIFESP]; Terra, Vinícius Demarchi Silva [UNIFESP]; Bernardo, Julia Ferreira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0320347559106090; http://lattes.cnpq.br/9363038565270698; http://lattes.cnpq.br/0120325811248025; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ao jogar a criança produz cultura e, ao mesmo tempo, se produz como ser humano. No campo da saúde, a atividade lúdica pode ser tratada de diversas formas no atendimento ocupacional, vista tanto como um fim, quanto como recurso de intervenção. Da mesma forma, a questão do grupo é uma questão cara à Terapia Ocupacional atualmente, sobretudo pelo crescimento da sua interface com a saúde e educação pública, que amplia seus cenários de ação para além da clínica e o contexto de atendimento individualizado. Como são tratadas as atividades lúdicas com grupos nas intervenções terapêuticas da área? Quais são os objetivos das intervenções lúdicas em grupo? Para quem elas são dirigidas? Metodologia: Movido por questões como estas, o estudo aqui apresentado é uma revisão de literatura a respeito da temática ‘abordagens lúdicas em grupo’ dentro da Terapia Ocupacional. Foi elaborado um levantamento com 10 artigos selecionados criteriosamente e analisadas 18 variáveis diferentes. Resultados e discussões: Foi observado uma presença forte de estudantes de instituições públicas com intervenções em locais públicos dentro do escopo de artigos encontrado. outra observação é de que fatores como o objetivo da intervenção, as funções que o jogo assume e a formação de cada grupo tem um fator importante na escolha de quais jogos foram usados durante as intervenções. Considerações finais: Este trabalho busca entender como profissionais em Terapia Ocupacional realizam a escolha dos jogos, pensam a sua intervenção com o grupo ao qual trabalham e que elementos auxiliam este raciocínio terapêutico. Espera-se que este trabalho auxilie profissionais a conseguir utilizar de intervenções grupais com o elemento do jogo bem como aprofundar estudos a respeito deste tipo de intervenção.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ação de diferentes bebidas estimulantes no humor e no desempenho de exercício físico em exaustão voluntária máxima(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-02-19) Silva, Bruna Fernanda Rio Branco [UNIFESP]; Antunes, Hanna Karen Moreira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1464519773053362; http://lattes.cnpq.br/7290071048921398; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Mesmo com toda organização do treinamento físico com finalidade de obtenção de desempenho em diferentes modalidades esportivas, muitas vezes, o treinador bem como o atleta, procuram por estratégias que possam ampliar esse desempenho, culminando em agilidade, rapidez, resistência do atleta frente à realização de sua prova. Entre as estratégias consideradas como lícitas, o uso de suplementos nutricionais tem ganhado destaque. Alguns estudos indicam que as bebidas energéticas e aquelas à base de plantas (consideradas bebidas ergogênicas), prometem aumentar o desempenho físico por promover um aumento do estado de ânimo, diminuição da fadiga e melhora do bem-estar. Diante do exposto, foi avaliado o perfil de humor e respostas fisiológicas pela ingestão de bebidas ergogênicas, em exaustão voluntária máxima, realizada em esteira ergométrica. Para avaliação da resposta fisiológica, pressão arterial sistólica (PAS), pressão arterial diastólica (PAD) e temperatura corporal nas três seguintes fases: antes do teste, imediatamente após e trinta minutos após. Com esses dados, supõe-se avaliar as possíveis influências no desempenho do voluntário através da ingestão das bebidas. Foram administradas quatro bebidas, sendo assim um teste duplo cego: (Catuama®), energético (Red Bull®), arrebite e placebo. Para avaliar o humor, foi utilizada a escala de Humor de Brunel (BRUMS). Para mensurar a temperatura corporal, foi utilizado um termômetro digital e posicionado no lobo frontal do voluntário. Já para a pressão arterial, utilizou-se o esfigmomanômetro. A partir da observação dos dados, foi o teste ergoespirométrico realizado até a exaustão voluntária máxima nos diferentes grupos, onde, após análise de variância, não encontramos diferenças significativas entre os grupos nas variáveis estudadas. Assim, podemos dizer que as diferentes bebidas estimulantes utilizadas no estudo, não foram capazes de produzir mudanças significativas nos parâmetros respiratórios. Para avaliar o perfil de humor, como já mencionado anteriormente, foi utilizado o questionário de BRUMS. Com a finalidade de mensurar este parâmetro, foi aplicado o mesmo para o grupo que tomou a Bebida energética, arrebite, Catuama® e placebo.Tanto vigor, fadiga, confusão mental e DTH, não encontramos resultados significativos. Em relação à percepção subjetiva de esforço, analisou-se a pressão arterial sistólica e diastólica nos 4 grupos que são: bebida energética, arrebite, Catuama® e placebo, nas quais apresentaram aumentos na pressão arterial sistólica imediatamente após o exercício com retorno aos valores basais após 30’ da realização do mesmo. Para o comportamento da pressão arterial diastólica, no grupo bebida energética apresentou-se com um ligeira diminuição desta variável, voltando aos níveis basais 30 minutos pós teste. Para a bebida arrebite, houve este mesmo comportamento de diminuição desta variável, retornando aos valores basais no momento 30 minutos pós-teste. Nas outras variáveis não foram encontradas diferenças significativas. Para percepção subjetiva de esforço, mensurada com a escala de Borg, relacionando os limiares ventilatórios I e II, resultou-se que todas as condições experimentais apresentaram-se com o mesmo perfil de variação. Conclui-se que no presente estudo, houve poucas alterações significativas, servindo como proposta, para que haja mais estudos em relação às influências de diferentes bebidas estimulantes no humor e desempenho.